domingo, dezembro 21, 2014

Obama reata relações com Cuba no aniversário do Papa Francisco

.


"Fidel, camarada Obama dice que los mejores geriatras están em la America..."

Por João Cruzué

O Papa Francisco comemorou 78 anos de vida no último  17 de dezembro de 2014. Para homenageá-lo, Barack Obama - Presidente dos Estados Unidos, escolheu o mesmo dia para anunciar uma notícia bombástica: O reatamento diplomático da América com o regime cubano dos irmãos Castro.

Jorge Mario Bergoglio, o nome do Papa Francisco, nasceu em 17 de dezembro de 1936 na cidade de  Flores, hoje, um bairro da Região Centro-Sul de Buenos Aires. Se fosse comparar com São Paulo, Flores teria a localização do Brooklin Novo. Na contagem católica Francisco é considerado seu 266º papa.

O anúncio da retomada de relações  com Cuba feito por Obama no dia 17 de dezembro (2014), não foi uma simples coincidência, mas um fato planejado. O Cardeal Bergoglio esteve trabalhando ativa e discretamente no assunto (junto com com a Suíça) durante 2014. Por isso, a data de seu aniversário foi escolhida propositalmente,  para o anúncio do reatamento diplomático entre as duas nações -causando muita surpresa na América Latina.

A notícia também surpreendeu até mesmo a blogueira Yoani Sanchéz. Ela não esperava por isto, conforme escreveu no post "Chegou o dia D?". Na sua visão os acontecimentos em Cuba apontavam em direção contrária.

Raul Castro, o líder do governo cubano, enfatizou que não abrirá mão do regime comunista. Já o Presidente Barack Obama reafirmou que o embargo econômico não será retirado. Mas, como ato simbólico de boa vontade,  Cuba e os EUA libertaram quatro prisioneiros de guerra.

Com regime comunista ou não, com embargo ou sem embargo, se na retórica as palavras significam um cabo de guerra, na prática os fatos sinalizam o contrário.  Está em curso um plano americano que vai, a seu tempo: abrir uma embaixada americana em Cuba, investimentos americanos para melhoria das comunicações e internet em Cuba, revisão do status de Cuba, como país que apoia o terrorismo, autorização para compra e venda de mercadorias dos dois lados, autorização para americanos viajaram para Cuba, etc.

Obama decidiu que os 52 anos de embargo econômico é um tiro no pé dos Estados Unidos. Ao fazer a reaproximação com Cuba, este movimento no xadrez político latino-americano pôs em xeque o bolivarianismo do falecido Hugo Chaves.  Como a nação cubana precisa de alguém que a sustente, pois economicamente sempre foi dependente, a mão estendida de Obama não é coisa para ser desperdiçada. Ainda mais, por que a Venezuela está quebrada economicamente (por causa do barril de petróleo abaixo dos 60 dólares) e o Brasil que joga nosso dinheiro fora em projetos cubanos, também está mal das pernas.

Diante deste cenário, os negócios vêm primeiro e a ideologia em segundo plano, apesar de todas as bravatas retóricas . Pero que si, pero que no, os americanos sempre foram doidos pelas praias cubanas e os irmãos Castro já devem ter descoberto que governar um país rico seria melhor que servir de rolhas contra o progresso.

No xadrez religioso, a Igreja Católica sai na frente. Esta é a vantagem de uma liderança  político-religiosa única.

Por outro lado, suas desvantagens são consideráveis. A Igreja Evangélica em Cuba, atua sob a liderança de várias frentes tanto tradicionais como pentecostais. Batista, Metodista, Assembleia de Deus...  Uma coisa é certa: em Cuba, o Fogo do Espírito Santo cai mesmo!" E a igreja também está engajada na luta contra o avanço do homossexualismo no seio da sociedade. Veja também esta entrevista (2006) com o Pastor Hector Hunter, que presidiu as Assembleias de Deus em Cuba até maio de 2014, quando passou para a glória. Endereços de  Igrejas cubanas: Desarrollo Cristiano

Que venham as mudanças.


Fontes: Diversas mídias.



Nenhum comentário: