terça-feira, dezembro 23, 2014

Agenda 2015 - um novo desafio para os blogueiros evangélicos



Por João Cruzué

A publicação de conteúdo cristão na Internet foi exponencialmente multiplicada com a popularização dos Blogs a partir de 2007, com a Blogosfera Cristã de Poliana Latta e, principalmente, com a  União de Blogueiros Evangélicos de Valmir Milomem e Altair Germano. Cabe, com justiça, destacar o empenho dos blogueiros: Eliseu Antonio Gomes, Sammis Reachers, Luis Ribeiro, Lucas Santos, Wilma Rejane, João Cruzué, Leonardo Gonçalves, Márcia Alves, Pr.Altair Germano, Pr. Carlos Roberto, Pr. Geremias do Couto, Cintia Kaneshigue, Daladier Lima, Victor Leonardo Barbosa - e muitos outros.  Parafraseando Dona Maísa,minha antiga chefe na Prefeitura de São Paulo, a entrada foi muito boa, mas, agora, estamos esperando o prato principal. Embuídos pelo mesmo Espírito que nos levou tão longe, quero apresentar um desafio para o ano de 2015.

Deus é onisciente, onipotente e onipresentes. Isto nós sabemos, mas, entre outros tantos tributos, Ele também é o supremo planejador. Seus planos são feitos e executados ao longo da eternidade e, pelo que podemos ver, sua eficiência máxima é atingida porque conta o Plano A, o Plano B. o Plano C... sempre alcançando seus objetivos. Posso ver o rosto triste de Abrão, depois de ter deixado o sobrinho escolher primeiro. À noite, o SENHOR apareceu ao patriarca e mandou que contasse as estrelas do céu. Da mesma forma, ao meu sentir, todo o ativismo que fizemos para multiplicar o nascimento de blogs cristãos/evangélicos não passou de um plano A.

Quando vejo o Blog de Reinaldo Azevedo alcançar 15 milhões de visitas por mês, fico surpreso com a pequenez do meu trabalho. E que cada um faça sua própria comparação. Acho que nos faltou um pouco de humildade que, por sua vez, mostrou que não havia unidade em torno de um objetivo. Acertamos, quando uma de nossas  políticas foi levar o conhecimento de como blogar ao máximo de líderes cristãos que pudemos. Mas isto não foi o bastante para nos manter unidos. 

Pode ser que faltou o cimento da comunicação. Mas ainda há tempo. Muitos de nós já se tornaram exímios elaboradores de textos ou, conteúdo cristão, como costumo conceituar. Mas, não basta escrever bem, temos voltar a planejar juntos. Neste sentido, precisamos responder a quatro perguntas:

1. Onde estamos?

2. Aonde queremos ir?

3. O que vamos fazer?

4. E quando?

Foi pensando nisto que vou apresentar uma proposta de agenda para 2015:

Introdução: A publicação de conteúdo cristão na Internet não é algo vão. Sei que milhares de almas leem nossos textos e sentem a voz do Espírito Santo falar em seus corações. Deus usa as palavras que Ele quiser, mas é preciso que haja essas palavras. O mundo caminha para uma comunicação majoritariamente eletrônica. Estas razões são suficientes para continuarmos com nosso trabalho.

AGENDA PARA 2015:

1. Melhoria na publicação, na qualidade dos textos de conteúdo cristão publicados em nossos blogs. Comentário: Para alcançar um paradigma de excelência, precisamos escrever com melhor técnica. Precisamos escrever sobre tudo, ou quase tudo, sempre levando em conta um olhar crítico cristão sobre os outros e sobre nossos textos.

2. Melhoria na comunicação entre nós. Isto foi perdido,eu sei, no entanto, também sei que é preciso começar de novo. Cada um de nós é uma parte do todo. E este todo só vai funcionar, mesmo, quando as partes deixarem de pensar por si, para voltar a pensar coletivamente. Eu gosto de filmes infantis e, para melhorar meu inglês estive vendo recentemente os "Três Mosqueteiros" da Disney: All for one and one for all. 

3. Melhoria no planejamento: Eu sei que muitos de nós publicam com excelência, mas por acaso chega a 15 milhões de acesso em um mês? Ou ainda, 100 mil acessos por mês? Para voltar a crescer, nós precisamos nos unir de novo, traçar um objetivo principal, objetivos específicos para resolvermos o problema. 

4. Melhoria no entusiasmo: sozinhos, a tendência é a desestruturação. Quando mais pessoas estiverem unidas e, principalmente, se encorajando, incentivando umas as outras, mas entalpia o processo vai adquirindo.

5. Melhoria no uso da mídia eletrônica: O mundo é dos smarthphones. Como a mensagem de um blog pode ser efetiva para este tipo de usuário? A mundo dos buscadores é do Google, por que insistir em publicar textos em plataformas que não são buscadas pelos algorítimos do Google?  Qual é, hoje, a melhor técnica, a melhor mídia, a melhor forma de publicar? Sozinhos, nós sempre vamos correr e chegar atrasados.

6. Planejando para o futuro: Nossos filhos e netos, costumo dizer, não vão comprar literatura na banca da esquina. O uso da mídia eletrônica é um fato tão real, quanto foi a Imprensa há 500 anos, com Gutemberg.  De 1992 para cá, quem comanda a página eletrônica é Tim Berners-Lee. Tenho um palpite de que nosso trabalho cristão tem uma forma insatisfatória de ser realizado - uma forma "mais-ou-menos", "meia-boca", improvisada. Quando deixamos de fazer desta forma e começamos a planejar, organizar, avaliar, criticar - melhoramos!

7. Compor um núcleo de trabalho: para avaliar, pensar, discutir, planejar e aprovar normas e rumos de ação.  Habilite-se.


Por enquanto é isto que gostaria de dizer. Agora, também estou disposto a ouvir. Fale!


Irmão João Batista Cruzué
Editor do Blog Olhar Cristão
Fale comigo: cruzue@gmail.com


.









2 comentários:

1000NOTICIAS disse...

Estive lendo essa e outra publicação, a mais atual, sobre o trabalho dos blogs e como melhorar no aperfeiçoamento. Muito bom esses materiais que esclarecem e nos trazem informações que são de importância para os que utilizam a net para trocar informações e também anunciar a palavra de Deus. Deus continue abençoando e parabéns pelo trabalho de incentivo. (Ramon)

Joao Cruzue disse...

Feliz ano novo, Ramon!