sexta-feira, abril 18, 2014

A felicidade de ser evangélico, tema do livro de Gilberto Horácio

.
Livro de Gilberto Horácio
JOÃO CRUZUÉ 
.
Tive a grata surpresa de conhecer na semana passada o Livro "SOU EVANGÉLICO, SOU FELIZ - Uma Análise das Principais Questões da Vida Evangélica. um projeto abençoado do Blogueiro Gilberto Horácio. Eu sempre acreditei que um blog é oficina que forja os escritores de nosso tempo. Dou graças a Deus, por ver mais um projeto que teve começo, desenvolvimento e publicação. Como o projeto de um livro é assunto de interesse de muitos leitores, eu pedi  que o irmão Gilberto nos contasse os detalhes de seu projeto vencedor. Leia e anote tudo. Em menos tempo que você imagina, o seu livro também vai ser divulgado neste espaço. Com vocês, o Irmão Gilberto Horácio contando tudo sobre o projeto do seu livro.

POR GILBERTO HORÁCIO

Há alguns anos, foi brotando no meu coração, como uma semente que germina, o desejo de escrever um livro. Vários temas me vieram à mente ao longo do tempo, até que senti o desejo de trocar de igreja e me vi em uma v estrada com várias encruzilhadas, sem ter sequer um mapa nas mãos. Me encontrei perdido e sem direção. Tudo o que havia feito na Igreja era como se apagasse naquele momento e eu tivesse que começar "tudo do zero".

Visitei quinze igrejas. Em uma planilha categorizei várias características sobre elas: como me tratavam como visitante, como era o acolhimento, como assimilava o sermão, os cânticos, os olhares dos irmãos, como me sentia ao sair de lá, e se despertaria o interesse de voltar. Confesso que em algumas igrejas, senti tristeza e ficava mais perdido ainda. Mas, o fruto desta crise interna, que superei, fez nascer o desejo de ajudar irmãos que passam por esta mesma dor. Quando caem em si e percebem que já não se tem tanto prazer e alegria na Igreja onde estão (e não somos culpados por isso, as circunstâncias da igreja, muitas vezes, causam isso nas pessoas - feliz daquele que não passa por tal situação). 

Daí nasceu o livro "Sou evangélico, Sou Feliz - Uma análise das principais questões da vida evangélica". É uma reafirmação de fé, um grito à vida e a nós mesmos, ao buscarmos no nosso interior, o que realmente somos, por essência, e assim seguirmos nisto, convictos pra toda a vida, antes que se corra o risco de não sermos o que mostramos para ou outros.

Sou Analista de Sistemas e também formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Caxiense. Nasci e resido no município de  Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Tenho, graças a Deus, os pais ainda vivos. Noivo de Robertha Maciel, minha auxiliadora e membros da Igreja Batista Vila Leopoldina. Tenho ainda duas irmãs.

Nasci de pais católicos e na igreja Católica fui batizado. Quando ainda criança, observava as testemunhas de Jeová abordando as pessoas, assim como os adventistas, no bairro onde morava. Isto me despertava o interesse. Até que um dia pedi a uma vizinha, da Igreja adventista, que me levasse até a um dos cultos. Em paralelo, comecei a ir na casa de uma irmã da igreja Batista, que fazia um trabalho de ensino bíblico para crianças.

O interesse foi tanto que li toda a Bíblia sozinho e a partir daí não deixei mais a Palavra de Deus. Comecei a acompanhar todos os eventos e programações cristãs de rádio e TV. Até que já na adolescência, percebi que era hora de ser membro de uma igreja e servir a Cristo para sempre.

Foi quando procurei a Igreja Batista Vila Leopoldina, em Duque de Caxias, e conversei com o Pr. Isaque Meireles, pastor da igreja na época, afirmando minha decisão. Pouco tempo depois fui batizado e comecei a servir a Cristo. 

A partir daí fui líder da juventude vários anos, cantei do ministério de louvor por oito anos, professor da EBD, superintendente da EBD,  diretor de evangelismo, etc. 

Fiquei vários anos na Igreja Batista, até que em 2007, por planos de Deus em minha vida, passei a congregar na Igreja de Nova Vida por quase três anos consecutivos, quando então, lá, como membro, nasceu a inspiração do meu livro "Sou Evangélico, Sou Feliz - Uma análise das principais questões da vida evangélica", livro este lançado pelo Conselho de Pastores da Igreja de Nova Vida. Um dia mostrei ao Bispo Miguel, presidente da Editora Conselho e pastor presidente da Nova Vida o livro impresso no Word. Depois de alguns meses de oração ele me retornou dizendo que havia gostado bastante do livro e que queria publicá-lo. 

Foram quase três anos intensos de Nova Vida, onde atuei principalmente na Madrugada com carinho, que é o trabalho com moradores de rua e drogados, na distribuição de roupas, sopa, oração e libertação espiritual. Ao retornar à minha atual igreja de origem (Igreja Batista Vila Leopoldina), há cerca de três anos atrás, me dediquei exclusivamente ao seminário teológico, à divulgação do livro e no servir a Cristo diariamente, que é o melhor ofício inerente a todo discípulo. 

A Igreja Batista Vila Leopoldina tem um ponto forte: ela é conhecida como uma igreja que forma pastores. Dezenas e mais dezenas de seminaristas já se formaram sob sua tutela e dezenas de pastores e líderes consagrados. Como trabalho da área de informática, acompanhei o surgimento e a consolidação da internet. Quando membro da Igreja Batista criei e mantive durante anos o site da Igreja com conteúdo relacionado às atividades da igreja.

A partir deste contato, como sempre gostei de escrever, ao conhecer os serviços de blogs, percebi de imediato a facilidade e a agilidade de manter conteúdo na internet, e com grande poder de alcance. Ficou claro, que poderia abençoar pessoas que estivessem navegando na internet, a começar por meus amigos, sobre princípios cristãos, sobre a fé e a esperança que recebi de Cristo e que obviamente, como todo discípulo, o desejo é o mesmo: de levar este conhecimento e amor a todos. Daí surgiu a primeira postagem e assim chegamos até aqui. Somos formadores de opinião, podemos mudar a mente de quem lê. Isto é fantástico.

A igreja tem mudado muito, assim como a sociedade também. Por  ser, a igreja,  parte da sociedade, é impossível não espelhar na igreja o que ocorre na sociedade em geral. Entretanto, muita heresia, filosofia e práticas que não são cristãs estão presentes na igreja hoje, levando inúmeras falsas crenças para a igreja de Cristo. Mas, a igreja já passou por momentos centenas de vezes piores na história e chegou até aqui, e continuará existindo, preservada em sua essência até a volta de Jesus, pois Ele prometeu que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela.

"Somos" todos Católicos Apostólicos Romanos, pois de lá descendemos. Entretanto, sua doutrina e principalmente seus dogmas adquiriram inúmeras falsas crenças.  Crenças estas que justificaram e fundamentaram o surgimento do protestantismo, ou seja, Católicos reformados, e toda a história que já conhecemos bem sobre a reforma protestante. 

Hoje, a idolatria continua sendo o principal fator da separação católico-protestante, ainda que a maioria dos sacerdotes, na sua intimidade, não são mais devotos, ensinam a milhares de seguidores ser devotos de "santos" e utilizarem imagens de escultura. Entretanto, a Igreja Católica tem mudado muito e graças à existência viva protestante na terra. Até mesmo seus sacerdotes são influenciados por bons teólogos protestantes e releituras da Bíblia com este olhar. 

Mas, a Igreja católica tem seu papel de importância no mundo, ao levar também, o amor de Cristo, o evangelho de Jesus embutido em suas homilias e paróquias que fazem milhões de pessoas estarem, de alguma forma, sob a boa sombra do Cristianismo, seguindo uma vida cristã, melhor até, que muitos grupos evangélicos, muitas, consideradas até seitas (Isto falando a nível mundial).

O papa Francisco é um homem inteligente. Ele entregou sua vida pela Igreja e pela causa Cristã, por seu amor a Deus e à sua fé. Tem coragem de mudar, e é isto que precisa ser continuado pelas próximas décadas e até séculos (se existirem); uma igreja Católica que não queremos que acabe (e nem acabará), mas uma igreja mais próxima do povo e dos ensinos de Cristo, e que isto ocorra com as igrejas evangélicas também.

Acredito que nada nesta vida ocorre por acaso. 

Tudo tem uma razão de ser, de existir e de se comportar. Este projeto do livro, simplesmente tinha que existir. Deus abriu as portas, e eu simplesmente passei cor elas. De forma que para aqueles que possuem um desejo no coração, não haverá necessidade de grandes dicas para escrever seu primeiro livro, nem mesmo serão necessárias horas debruçados sobre pensamentos e idéias para que se tenha a inspiração, porque se tiver de ser, tudo acontecerá naturalmente, em um olhar observador da vida. A ideia brotará, os temas surgirão, os capítulos e os pensamentos  sobre o assunto. Antes, durante e depois, de todos os processos, manter-se em oração. Perceberemos o agir de Deus mostrando claramente o caminho a seguir.

O meu segundo livro, já está na minha mente. Outro dia, caminhando, me veio o título completo à mente, e a cada dia sei que serei guiado a receber cada capítulo; guando sentar para escrever, farei apenas transpor para o papel tudo aquilo que já está na mente e no coração.

Um forte abraço, em Cristo Jesus.

"Combata o bom combate, quando acabar a carreira, tenha guardada a fé."  (II Timóteo 4.7)

Gilberto Horácio



--------

Um comentário:

Wilma Rejane disse...



Olá irmão cruzué,

Conheço bem as dificuldades encontradas por um autor cristão, principiante no mercado editorial, por isso parabenizo o Horácio e louvo a Deus por ter inspirado e abençoado esse trabalho.

Que venham outros livros.

Saudações em Cristo.