quinta-feira, janeiro 31, 2013

Convite de arrependimento ao Filho Pródigo



Volte!

A volta do Filho Pródigo
Amado filho,

"Você, pouco a pouco, foi ficando com o coração vazio e hoje se encontra longe da minha Casa. Eu percebia isso mas nada podia falar porque seus olhos já estavam longe demais para me escutar. Foi muito triste para mim a sua partida, porque eu o amava. Assim, comecei a orar por sua volta.

Sabe por quê hoje você anda triste? É porque perdeu a presença do meu Espírito quando seu coração foi se fechando por uma mágoa, uma crítica, um desprezo, um mal entendido, uma humilhação e até mesmo, quem sabe, por um pecado escondido.

Eu não me agrado que fique remoendo aquelas velhas mágoas e lembranças ruins. Quero perdoá-lo, mas enquanto não se esforçar em perdoar de todo coração as ofensas daquelas pessoas, meu perdão não poderá alcançá-lo. Qualquer um pode cair, mas só quem perdoa não fica no chão. Você ainda pode perdoar? Ainda tem coragem para perdoar hoje mesmo?

Você sabia que mágoas são como correntes malignas? Primeiro elas afastam da Igreja, da família, da comunhão, entristecem o Espírito Santo. Depois elas abrem a porta para deixar ir embora a paz, a saúde, as bênçãos... Peça-me forças pra mim, que eu vou lhe conceder graça para quebrar essas correntes.

Perdoe! Volte! Liberte-se! Haja o que houver, nesse domingo: escolha sua melhor roupa, seu melhor sapato, separe a sua oferta e venha ao culto na minha Casa. Resista ao diabo porque assim ele vai fugir de perto de você.

Tudo que o diabo roubou, tudo o que ele destruiu, você pode ter de volta: o perdão, a paz, a alegria, a presença do meu Espírito, a família e a comunhão com a Igreja. Volte porque seu lugar ainda está vazio e o amor que tenho você ainda é o mesmo."

Do seu maior amigo,

Jesus.


Adaptação de João Cruzué
Carta escrita por Joanyr de Oliveira
publicada na revista "Seara" da CPAD nos anos 70.



.

Seis passos para vencer as dificuldades e encontrar o Caminho

.
Foto: João Cruzué
Subida do Parque Estadual da Serra do Rola Moça



"Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; 
quem crer em mim, ainda que 
esteja morto, viverá.” 
São João 11:25.


João Cruzué

Cristão é aquele que crê e segue os mandamentos de Cristo; em qualquer situação que você estiver, se tiver a coragem de aceitar Jesus, com certeza o mesmo Jesus vai lhe ajudar a vencer as dificuldades – grandes e pequenas – da sua vida.

Foi o mesmo Jesus que também falou: “Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos e eu os aliviarei”.

O primeiro passo para uma vida vitoriosa é aceitar JESUS.

O segundo passo para ter uma vida vitoriosa é conhecer e entender a vontade de Deus para sua vida. Só existe um caminho para isto: ler a Bíblia sempre e fazer um curso bíblico adequado, para compreender os segredos bíblicos. Jesus disse: “A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida”.

O terceiro passo para uma vida vitoriosa é adquirir o hábito da oração nas suas várias formas: ação de graças, petição, intercessão, clamor etc., e também aprender sobre o jejum. Oração e Jejum são duas armas que, se usadas de acordo com a vontade de Deus, derrubam qualquer muralha.

O quarto passo é a conversão verdadeira. O abandono sincero das más companhias, dos maus hábitos, da idolatria, dos vícios, dos palavrões, da prática da mentira, da avareza, do egoísmo, de qualquer tipo de prostituição, da sodomia; pois, aquele que aceita Jesus de coração tem força necessária para se libertar das correntes do pecado.

O quinto passo é produzir frutos para Cristo na vida cotidiana: trabalhando, esforçando-se, perdoando ofensas novas e antigas – condição imposta para ser também perdoado. O lugar de produzir frutos é no trabalho, na escola, na profissão, na família, na Igreja, no comércio etc. O fruto a ser produzido é: a alegria, a paz interior, a humildade, a paciência, persistência, o coração perdoador, a capacidade de ouvir conselhos, temperança de comportamento (evitar os extremos ), o respeito as autoridades constituídas.

O sexto passo é buscar o batismo com o Espírito Santo verdadeiro. Ele é aquele que nos leva até Jesus, que nos aproxima de Deus, a voz que fala ao coração do cristão fiel. Um coração limpo e convertido é o templo do Espírito Santo. Ele não mora em um coração sujo. Quando Ele é convidado a entrar – a sujeira vai embora; e quando ela pouco a pouco está de volta, Ele também, na mesma proporção, vai se entristecendo, se apagando, vai saindo até o dia em que abandona definitivamente o ex-cristão.

O Espírito Santo é o guia, o conselheiro, a voz que dirige o cristão dentro da vontade do Senhor Jesus. Amizade íntima com o Espírito Santo é alegria, paz, poder para ganhar muitas almas perdidas, coragem para pregar a palavra de Deus, força para renúnciar as prática mundanas. Tudo com Ele – e nada sem Ele. Depois que Jesus subiu para o céu de glória, Ele foi enviado e está presente todo o dia conosco. A presença do Espírito Santo em nossa vida é a garantia de que quando Jesus voltar para buscar sua Igreja, estamos preparados e subiremos ao encontro dele.

Para andar um quilômetro, já foi um bom começo.


CRUZUE@GMAIL.COM






.

Tempo de degradacao ou biodecomposição de lixo urbano



MEIO AMBIENTE

Tabela de biodecomposição de resíduos sólidos mais comuns
abandonados ou depositados no meio ambiente.

Tabela por: João Cruzué
Garbage table
Tempo de decomposição natural do lixo.
João Cruzué

Estive pesquisando estas informações na Web e vi que se perde muito tempo atrás de uma fonte confiável. Por exemplo, no caso do vidro: há fontes que informam 4.000 anos, outras que este tempo é indeterminado. Na maioria delas não há citação de fonte científica. Então decidi divulgar o resultado de minha pesquisa. A tabela acima é minha tradução de documento publicado pelo Departamento de Meio Ambiente do Estado de New Hampshire/USA.

A biodegradação (decomposição natural) dos restos depositados ou abandonados na natureza é feita por micro-organismos que vão quebrando o lixo em partes cada vez menores até se torne em solo. A razão da diferença no tempo de decomposição, por exemplo, entre o vidro e uma casca de laranja está na dificuldade de quebra da estrutura molecular.



Fonte de informação da tabela: Department of Enviroment Service - New Hampshire


Blogs - Efeito Santa Maria E 19 mil páginas visitadas em um dia



COMPARTILHANDO TÉCNICA DE BLOGAGEM



Quantidade de páginas acessadas online ao mesmo tempo
(pelo gadget Among us)


João Cruzué

Por que isto aconteceu?  
Análise: publicação de post nas primeiras horas de notícias sobre o assunto.
Por que houve tanto acesso ao mesmo tempo?
Foi por causa do texto?
Não. Foi pelo interesse nas fotos.
Elas apareciam no início da busca por imagens no buscador do google.
As pessoas não estavam interessadas em ler, mas em ver. Típico da cultura brasileira.
Conclusão: um texto sem  as, às vezes fica mal planejado.

Sugestão: Para conseguir o efeito residual  - aumento de visitantes remanescentes de visitas em assunto de grande interesse popular -  nós não podemos desperdiçar a oportunidade. Posts publicados um dia depois do evento não produzem resultado. As buscas na internet acontecem pela influência da mídia  televisiva. Quanto as TVs exploram um assunto popular, as pessoas começam a utilizar os buscadores. Causa e consequência.

E um título bem planejado com quatro tags arremata o resto. E se de meia em meia hora você reverter o post para rascunho e tornar a publicá-lo em seguida, ele ganha novo fôlego. E se tiver mais que um blog, quando um não funciona o outro costuma sair bem na busca. Tenho visto que é assim que funciona.

Não esperava mais ver mais de 300 pessoas online nos meus blogs e  mais de 11 mil visitantes no mesmo dia. Isto só é possível, repito, quando exploramos textos com fotos sobre eventos de grande interesse popular cuja publicação se dá nas primeiras horas de seu acontecimento.

Aí está. Compartilhando as coisas que tenho aprendido.

Abraço.

Irmão João Cruzué


Blog Cristão - Obrigado pelos 3 milhões de páginas visitadas



Obrigado pela sua visita ao Blog Olhar Cristão

Números de visitantes e páginas visitadas:


 período compreendido entre março 2008 a 31 janeiro 2013


4ª MEDIÇÃO EM 31.01.2013


3ª medição-  em 25.11.12


2ª Medição em  14.11.2011
1olhar


1ª medição em 17.09.2011
Olhar Cristão


JOÃO CRUZUÉ



Muito obrigado aos amigos que visitam e o meu sincero agradecimento aos que deixam seus comentários, os quais nem sempre posso agradecer. Mas vim aqui com muita humildade para agradecer e dizer que continuo postando com a mesma consciência e entusiasmo de 2005. Não faço isso para ficar famoso, mas pelo compromisso de escrever para glorificar a Deus. Mesmo não tendo por costume a postagem de fofocas do meio evangélico e nem qualquer título para ostentar no currículo eclesiástico, graças a sua oração e visita, o blog olhar cristão tem sido o primeiro, e às vezes o segundo BLOG CRISTÃO na busca do Google.

Continuo com minha proposta de convidar cada liderança evangélica, de todos os ministérios, a publicar conteúdo cristão na Internet - a começar por um blog. Se os ímpios, incrédulos e ateus têm tempo para e entusiasmo isso, e por causa disso vêm se mantendo como a maioria dos formadores de opinião no país, não posso aceitar que nosso Espírito lhes seja inferior. Cada irmão que goste de escrever, e que não tenha medo de publicar textos, pode contar comigo para aprender os primeiros passos.

No final de janeiro 2013 são 2,071 milhões de visitantes e 3,118 milhões de paginas visitadas. Poderia ter feito mais, mas o que fiz, foi com uma boa consciência e com o humilde propósito de servir a Deus com meus dedos e o talento que estou tentando lapidar.

Muito Obrigado.

Irmão João
João Batista Cruzué

Editor


quarta-feira, janeiro 30, 2013

A bebida alcoólica e mortos no incêndio na boate de Santa Maria


CAMPANHA CONTRA A PROPAGANDA DE BEBIDA ALCOÓLICA
 NAS EMISSORAS BRASILEIROS  DE RÁDIO E TELEVISÃO.

A CERVEJA  TENTOU PASSAR ILESA
DO INCÊNDIO DA BOATE EM SANTA MARIA
MAS EU NÃO DEIXEI!


Montagem com  o interior da Boate Kiss incendiada + a uma propaganda enganosa de cerveja 
João Cruzué


Ninguém comentou. Estão cobrando responsabilidade dos sócios da espelunca, da Prefeitura de Santa Maria, do Corpo de Bombeiros,  do Ministério Público, do músico incendiário da Banda  Gurizada Fandangueira, do Governo do Rio Grande do Sul. Mas, eu sei que muita gente perdeu a vida no incêndio da boate kiss porque as 02:30 da manhã estava embriagada e não conseguiu achar o rumo da porta. 

Olhem bem a propaganda da cerveja mostrando  a imagem de jovens mulheres seminuas para induzir ao consumo da marca.  Olhem agora a marca da cerveja, que tem Fábrica no Rio Grande do Sul, nos freezers do bar da boate kiss. Estão quase intactos, porque porcaria não queima.

Havia fotos mas frontais do bar da boate, mais quando me dei por conta elas estavam  sumindo. 

Estou aqui mais uma vez para cobrar das autoridades brasileiras - Deputados, Governadores, Senadores, Ministros, Secretários, Presidente... Vocês não podem mais fingir que a propaganda de cerveja e demais bebidas alcoólicas na TV e Rádio está induzindo muitos jovens  e adolescentes brasileiros ao consumo do álcool, à morte ou a matar pessoas inocentes.

As pessoas têm a liberdade de fazer o que quiserem. Mas uma TV ou uma emissora de Rádio é uma uma concessão do governo. E se o governo permite livremente a propaganda destas porcarias, ainda por cima enganosa, depreciadora da mulher, comprando por muito dinheiro a consciência e a imagem de mulheres jovens, artistas e celebridades com o objetivo de aliciar mais consumidores, principalmente adolescentes ao vício e à desgraça.

Quero repudiar veementemente os negócios da CBF, a atitude das Autoridades Brasileiras que jogaram a nossa legislação debaixo do tapete para aceitar patrocínio oficial de cerveja para a Seleção Brasileira de Futebol e a volta da venda de bebida alcoólica no evento da copa mundial de futebol em 2014.

ISTO É UMA VERGONHA e PREVARICAÇÃO.



.








terça-feira, janeiro 29, 2013

O verdadeiro crente nunca estará só


Com Jesus no barco
LILIAN 


O verdadeiro crente em JESUS jamais estará só um único momento da sua vida. Não importa se ele passa por momentos tranquilos, de pura alegria, ou momentos difíceis, carregados de lutas e tribulações. Em ambos os casos, JESUS está presente para ajuda-lo na caminhada, pois Ele é fiel. A Palavra do SENHOR nos garante em 1 Cor 1:9 – “Fiel é DEUS, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho JESUS CRISTO nosso Senhor”.

Quem lê a Bíblia sabe que tudo foi criado por DEUS e que toda a criação é obra do mandar de DEUS e/ou das suas poderosas mãos. E DEUS, depois de tudo haver criado, observou que o homem estava só e disse: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele” (Gn 2:18). Então, DEUS, desde o princípio, se preocupou e cuidou para que o homem não estivesse só. E mesmo quando Adão foi expulso do Jardim, DEUS se preocupava com ele e seus filhos.

Algumas vezes podemos passar por momentos difíceis os quais pensamos serem insolúveis. E não há quem nos possa ajudar, um amigo, um parente ou qualquer outra pessoa. Pensamos que nada pode ser feito, com a ajuda de ninguém, tamanha é a luta e enorme o problema. Ficamos tão atônitos que nos esquecemos ou negligenciamos de pedir ajuda para DEUS. São lutas travadas e que tomam conta de todo nosso corpo, onde a preocupação nos domina quase por completo. Mas não há luta em que DEUS não esteja presente e do nosso lado, se nEle confiarmos. E Ele dará ou trará a solução.

E há momentos que, diante dos nossos problemas, muitos daqueles que se diziam amigos e irmãos, simplesmente, somem..., desaparecem... Inclusive os familiares. E qual a explicação para isso? Talvez não queiram ajudar por medo de não conseguirem. Talvez não queiram se envolver para que não façam parte dos problemas. Ou, simplesmente, não ajudam e pronto... Não sei... DEUS o sabe! Mas mesmo assim, nunca estaremos sós. Jamais seremos esquecidos por DEUS, através do seu infinito amor. DEUS jamais nos abandona ou abandonará, conforme nos prometeu em João 6:37: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”

Ainda que sejamos abandonados por todos e quando olhamos para os lados pareça não haver uma saída ou uma solução, DEUS está presente. Ainda que nos sintamos uma “ilha” rodeada por imensas águas bravias, DEUS continua no controle. Mesmo que sejamos abandonados pela pessoa que deveria mais nos amar, aquela que nos deu a luz (e não descarto a possibilidade de haver alguém que lê esse artigo nessa situação, de ter sido abandonado pela própria mãe), DEUS continua nos amando e não nos deixa sós: “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti” (Isaías 49:15). DEUS é tremendo!!!

JESUS chamando os doze mandou que eles fossem cumprir o Ide, pregando a sua Palavra e fazendo discípulos, batizando-os em nome do PAI, do Filho e do Espírito Santo. E não deveriam se preocupar, pois JESUS prometeu estar com eles, todos os dias, até a consumação dos séculos (Mt 28:19-20).

Amados do SENHOR, o caminho da salvação é longo, espinhoso e bastante difícil, mas DEUS prometeu que nos ajudaria em todos os momentos. Para que isso aconteça, basta clamar por Ele. Clamar e confiar. Confiar e deixar que Ele nos conduza por esse mundo através do seu Espírito Santo, o Consolador. Então, porque temer?

Nunca estaremos sós, é promessa do SENHOR através de JESUS. Creia tão somente e receba vitórias da parte do Todo Poderoso DEUS.


Não deixe de fazer uma visita para este Blog




Namoro Cristao: Sansão e Dalila


Sansão e Dalila
João Cruzué

" Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis, pois, que sociedade pode ter a justiça com a injustiça, e que comunhão pode ter a luz com as trevas? Pelo que saí do meio deles e apartai-vos, diz o Senhor, e Eu serei para vós pais e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo Poderoso." II Cor. 6.

Sansão é um triste exemplo bíblico de como a desobediência de um jovem crente a essa ordenança de Deus pode trazer aborrecimentos, infelicidade e desgraça. Fuja deste comportamento. Eis um resumo da sua vida amorosa.

Sansão nasceu de um milagre, de uma promessa de Deus. Por duas vezes, o Anjo do Senhor apareceu e fez promessas a sua mãe, pelo motivo de que era um mulher estéril. Deus cumpriu com o prometido. Sansão nasceu e crescia cheio do Espírito Santo . Até o dia que seus olhos se encantaram com uma mulher de família de ímpios.

Desde cedo, seu coração era atraído por iscas malignas. A Bíblia registra que tanto seu pai quanto sua mãe o advertiram por isso. Mas ficou apenas em uma advertência; não insistiram o bastante em seus conselhos. A pedido de Sansão, eles até o acompanharam à casa da primeira mulher de que ele gostara. Deu tudo errado. Foi como mexer em um ninho de vespas. A partir desse episódio a sua vida começou a correr ainda mais perigo. O diabo procurava matá-lo pela mão dos filisteus.

Continuando com sua desobediência, Sansão começou a procurar por prostitutas. Deus não tinha em mente a infelicidade dele. Nem aprovava suas atitudes. No entanto, Sansão sempre escolhia o caminho errado. Por isso Deus apenas adaptou os planos quanto a destruição dos filisteus.

Depois da prostituta, Sansão se enamorou de outra moça também da família dos filisteus. Seu nome era Dalila. Todo dia, ela perguntava a Sansão onde estava o segredo de sua força; ele sempre se esquivava contando mentiras. Até que começou a se angustiar muito, por causa da importunação constante, com que ela molestava sua alma. Foi por isso, que ele revelou que o segredo de sua força, era seu cabelo comprido que nunca tinha sido cortado.

Dormindo ele, cortaram lhe cabelo.

-Sansão! Acorda porque os Filisteus estão sobre ti!

Pensando que, como de costume, ele se livraria deles com facilidade, desta vez tinha se enganado. O Espírito do Senhor já o tinha abandonado porque ele prosseguira no caminho da desobediência e ainda mais: abrira seu coração, com isto revelara toda sua intimidade para uma mulher infiel.

Furaram seus olhos. Puseram-no, como um animal, a puxar uma pedra de mó para moer trigo para os filisteus. Como um animal e ainda por cima sem os olhos. No fim, ele cumpriu o propósito de Deus quanto a destruição dos filisteus, mas foi a custa da sua própria vida.

Ele morreu jovem, não teve um amor verdadeiro, não se casou, não formou um lar, não deixou filhos. Era fruto de uma promessa mas pôs tudo a perder pela desobediência insistente em cobiçar as coisas mundanas.

Para sua meditação:

Fiel deve procurar por fiel para namoro e casamento. A Bíblia aconselha isso tanto no Velho quanto no Novo Testamento. Infelizmente, todo dia, tem cristão saindo dos limites estabelecidos por Deus. O diabo continua lá: enganando e destruindo a vida de muitos jovens que têm procurado imitar Sansão.

Se este é o seu caso, não se engane nem se deixe enganar. Namoro de cristão é com cristão, e com um detalhe importante : na direção do Senhor. Você ora, espera, e o Senhor prepara o seu par.

Quando Ele escolher, aí sim, você começa namorar. Namoro com garantia do Senhor sempre dá certo! Vale a pena confiar Nele!






Renovando o concerto com Deus


.Mesa de concerto

"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, 
porque ele tem cuidado de vós".
1 Pedro 5:7
João Cruzué

Por que será que Deus sabe de tudo e ainda quer que oremos? Se Deus conhece o passado, o presente e o futuro, porque não intervêm em nosso favor sem necessidade de orarmos? Por que sou induzido a praticar a oração se já orei tanto que não tenho mais vontade de orar? Essas são questões muito comuns que provavelmente já fizeram ou fazem parte de seus pensamentos. Não tenho respostas na ponta da língua para todas essas questões, mas uma coisa sei: que Deus nos ama e deseja que tenhamos intimidade com Ele.

Jesus orava bastante. E por que Ele orava? Porque gostava de conversar, dialogar com o Pai. Ele não tomava nenhuma decisão difícil sem compartilhá-la em oração com o Deus Pai, ou Paizinho, como costumam orar os judeus. Na realidade, conversar sozinho com uma pessoa sem que ela esteja visível por perto parece maluquice, ainda mais nos dias de hoje, eu diria que seríamos taxados de esquizofrênicos. O detalhe é que o próprio Senhor Jesus ensinou-nos a escolher um lugar reservado e que fechemos a porta para ficar a sós com o Pai.

Quando reservamos um tempo especial para falar com Jesus a sós, estamos orando com sabedoria e objetividade. Deus é Espírito e ele promete nos ouvir. Saindo do teórico em partindo para o lado prático do assunto. Dias atrás, lembrei-me de alguns móveis de minha casa, entre eles o sofá, precisavam ser trocados. Também tinha uma dívida a receber de 14 meses. Anos atrás, gastei vários fins de semanas para fazer determinado serviço. 

Eram meus dias de descanso e eu precisava mesmo daquele dinheiro para custear parte das despesas do casamento de minha filha. O serviço fora feito, mas não recebi o combinado. Então com muita educação e paciência fui tratando do caso - sem nunca deixar a porta se fechar - e como disse no começo do parágrafo, fiquei olhando aqueles móveis, e como estava sozinho, disse para Jesus: Senhor está vendo esses móveis velhos? Eu preciso trocá-los. Mas eu somente posso fazer isso, depois de receber aquela dívida que já fez 14 meses." O fato é que na mesma semana recebi, de surpresa, um comunicado de que o dinheiro estava a caminho.

Há coisas que recebemos na hora. Outro dia no escritório procurei por um processo por dois dias, quando percebi que não poderia dar sequência a um trabalho sem aquilo, fui orar e no outro dia o encontrei - em cima da mesa ao lado - de quem estava me pressionando por ele! Outras coisas demoram um mês; outras ainda 14 meses. Eu Já esperei 11 anos por um emprego que nunca vinha, mas ele veio.

 Tudo que pedimos ao Pai em oração - crendo - receberemos. Estou falando de coisas justas, necessárias e moralmente cristãs. Já testemunhei o resultado da oração de uma dirigente de Círculo de Oração, repetida mais de 40 anos - e foi exitosa. Seu esposo incrédulo e duro de coração se converteu, batizou-se frequentou a Igreja ainda por dois anos, para só depois enfrentar um câncer e falecer.

Para alcançar uma bênção, uma vitória, é preciso dialogar com Deus. Conversar, argumentar com Ele. Separe um tempo para falar com Deus. Se a oração é a chave que move a mão de Deus e abre a porta do céu, não pode ser diferente - é preciso dialogar. Bater. Procurar. Esperar. Insistir. Deus quer que oremos e esperemos para depois aprendermos o significado da palavra gratidão. Como agradecer o que não pedimos?

Vou repetir um caso real. Pastor David Wilkerson, o homem que Deus usou para iniciar os "Desafios Jovens" ou casas de recuperação de drogados, nos Estados Unidos, conta esta experiência. No início de seu ministério, recebia reposta para todas as suas orações. Ele orava e pimba! Deus respondia; era uma maravilha. Mas esse tempo passou e ele foi "promovido" a uma nova fase de relacionamento com Deus. 

Agora, ele orava, mas Deus ficava completamente em silêncio e nada acontecia. Até que certo dia isto o levou a uma crise. Com o coração entristecido ele orou assim: Pai como é que o Senhor quer que minha fé cresça, se não tem respondido a mais nenhuma de minhas orações? Olha pai o tamanho da vergonha que tenho passado diante da Igreja, me sinto um terrível fracassado. E falou e reclamou demais perante Deus. 

Um belo dia, veio a resposta de Deus: Filho, qualquer um pode dizer que tem fé, se recebe a resposta de suas orações imediatamente depois de orar. A fé não cresce desse modo: ela cresce à medida que você confia e espera com paciência até o tempo da vitória."

Leitor, você não sabe como nosso relacionamento com o Senhor fica diferente quando a bênção vem, não importa quanto tempo leve. Depois de uma, duas três vitórias, você sabe que o Senhor não vai falhar. Sabe que ao tempo certo ela virá e não tardará. É assim que Deus quer. Que haja uma oração firme e importunante da sua boca. Não murmurando, mas pedindo e confiando. Vai chegar o dia, em que você vai abrir o seu coração e molhar com seus olhos os pés do Senhor. E neste dia aproveite para agradecer pela chegada da bênção - antes mesmo dela vir.

Hoje é o dia aceitável de você voltar a falar com Deus e romper com silêncio. Há algum pecado escondido em seu coração? Você tem murmurado da situação? Sugiro que faça as pazes com Deus; um novo concerto.

Então, sem esticar mais o texto: Em que situação você se encontra? Vá pois, hoje ainda, entre no seu quarto, feche a porta (Eu prefiro o sofá da sala) e converse com Deus. Firme um compromisso SINCERO e HONESTO com Ele, e peça aquilo que precisa. Ah! irmã(o), depois desse novo concerto com Deus, todo impedimento maligno vai embora.

Jeremias 33:3 " Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes , que nãos sabes."




.

domingo, janeiro 27, 2013

Incêndio em boate de Santa Maria pode ter mais de 230 mortos



O RESULTADO DA OMISSÃO DO PODER PÚBLICO


Santa Maria

Mortos e feridos  incêndio Boate Kiss em Santa Maria-RS

Banner da programação de 26.01.2013
fonte: site: www.boatekiss.com.br

Incêndio  Boate Kiss Santa Maria

João Cruzué
A boate Kiss, no Centro de Santa Maria - Rio Grande do Sul  foi cenário de uma tragédia assustadora de grande dimensão. A casa tem capacidade para 2000 pessoas.  O número de mortos pode passar de 230 pessoas, a maioria estudantes da Universidade Federal de Santa Maria.  Toda cidade está envolvida no resgate das vítimas. Os corpos estão sendo levados por caminhões fechados, tal a quantidade, para um ginásio de esportes do município.

É a segunda maior tragédia envolvendo incêndio neste país. A primeira foi o incêndio em um circo no Rio de Janeiro. A Presidente Dilma que estava no Chile, cancelou os compromissos da agenda e viajou para  o Rio Grande do Sul onde vai prestar sua solidariedade aos familiares. Seria muito bom que ela cobrasse firme das prefeituras brasileiras uma atenção maior à segurança das grandes casas de espetáculos.

O Incêndio começou de madrugada quando um integrante de uma banda que está se apresentando no palco acendeu um sinalizador e o apontou para o teto. Pequenas fagulhas deram lugar rapidamente a chamas de altas proporções.  O teto era feito de material inflamável, incluindo espuma.

O pânico se estabeleceu e muitos morreram asfixiados no banheiro por uma fumaça negra e outros foram pisoteados. A grande quantidade de corpos encontrados empilhados no banheiro foi causada pela confusão das pessoas que na ânsia de encontrar uma porta de saída, talvez por falta de sinalização pensaram que a porta do banheiro era a saída de emergência.

Os frequentadores que conseguiram achar a porta da saída no meio daquela fumaça presta que não dava para enxergar nada, foram se amontoando na saída da boate por causa de uma barra de ferra que servia de condutor de fila na entrada. Este empecilho quando foi rompido com a pressão de tanta gente. A partir daí começou um terrível pisoteamento. Quem caíu dificilmente conseguiu se levantar.

Santa Maria hoje é notícia em toda imprensa mundial. 

Notícias dão conta de que o alvará da casa não esta regular. Se isto é verdade, as autoridades (bombeiros, prefeitura) que deveriam zelar pela segurança do local vão responder por prevaricação - e homicídio culposo. 

 Muita gente morreu, porque os seguranças não permitiram a utilização das saída (uma) de emergência, para não permitir que pessoas saíssem sem pagar as comandas.

Se a cidade de Santa Maria acordou com uma tragédia dessas, não posso nem imaginar o tamanho da comoção quando forem sepultar tantos mortos ao mesmo tempo.

Minha pergunta agora é: por ventura esta foi a primeira vez que alguém acendeu fogos de artifícios em um palco de casa noturna? O que deve ser feito para impedir que outro asno mate tanta gente?



Fonte: Internet e TVs.




.

Tributação de negócios religiosos cheira a nazismo



POR: RICARDO MARIANO*

Excerto

"...Nossa legislação, porém, parece despreparada para lidar com a proliferação de igrejas-empresas, conglomerados cujos líderes fazem fortuna, adquirindo jatinhos, helicópteros, mansões, fazendas, gravadoras, editoras, emissoras e redes de TV. Sempre à custa de rebanhos esmagadoramente pobres e socialmente vulneráveis.

Tanto que igrejas neopentecostais e suas controversas técnicas de arrecadação baseadas na teologia da prosperidade ensejaram a popularização dos trocadilhos "templo é dinheiro" e "templo de vendilhões".

Nelas, a adesão religiosa, embora opcional e voluntária, implica o compromisso de fazer doações financeiras polpudas e sistemáticas para garantir a propagandeada retribuição divina aqui e agora.

"A religião tocada como negócio ou atividade econômica está a demandar uma nova regulação pública do religioso, seja para privá-la de privilégios fiscais ou para obstar sua mercantilização, prática em tudo avessa aos fins visados e resguardados pela dispendiosa concessão estatal de isenção tributária."

RICARDO MARIANO é  sociólogo da PUC-RS



Comentário do blogueiro: 

UM NOVO BODE EXPIATÓRIO.

Balão de ensaio com o dedo do romano. Alguém quer brecar o avanço dos evangélicos cortando a fonte de seus recursos. Eu REPROVO os exageros de algumas Igrejas Neopentecostais. Mas, ter uma editora para imprimir livros,  possuir boas casas, emissoras de TV, Gravadoras, aviões, templos magníficos é atributo apenas de Igrejas Evangélicas? Cadê a Igreja Católica? Usar maquinha de cartão que já faz parte do cotidiano das grandes cidades é exploração da fé de coitados, uma vez que eu compro remédios, pago revistas, almoço, até minha condução é paga com o cartão do bilhete único?

Esta análise é tendenciosa desde o berço: PUC-RS! Dor de cotovelo.

Se o Estado quiser tributar as receitas da Igreja Evangélica, sem problemas. Basta que arque também com o serviço social e o bem estar que a sociedade recebe desta Igreja, principalmente nas periferias das grandes cidades. O Estado não está preparado para lidar com as mazelas da sociedade, A Igreja está:. Coisas como dependência química, lotação em prisões, criação de vínculo social entre os rejeitados, a obra social no varejo, etc. A única ação estatal que eu vejo funcionando  nas periferias destas cidades é a coleta de lixo e a repressão policial. 

Se quiserem mesmo tributar receitas das atividades secundárias da Igreja Evangélica (Imprensa, espaço na mídia e arrecadação de ofertas - as mesmas atividades que a Igreja Católica pratica) estariam praticando bitributação. Todo este dinheiro já foi "garfado" pelo governo. Analisando o meu caso: Eu ainda moro mal, paguei uma faculdade noturna de cinco anos com o próprio bolso, passei onze anos desempregado (sem receber um tostão do governo), o transporte público que utilizo é péssimo, e mesmo passando por tudo isto, hoje, depois de muitos concursos e horas e horas de estudos, consegui um bom trabalho. Tenho como sócio majoritário, não a IGREJA EVANGÉLICA, mas o Governo que só de IR me tributa em mais de 25%, mais 11% de previdência, mais 2% de plano de saúde (que não uso). Isso sim é uma vergonha!

Este Governo não me visita quando eu adoeço, não conversa com a minha família, não vai ao meu enterro no dia que eu me for, não me dá um panetone de Natal, não traz relevância na vida da minha família, não consegue recuperar  um toxicômano... suga imposto até do pãozinho do mendigo.

Tributar Igrejas Evangélicas? Ora, ora, por que não vão plantar batatas!

O que esse "sociólogo" (católico) da PUC-RS revela  é uma grande inveja do crescimento da Igreja Evangélica. E olhe que uma arrecadação religiosa de 20 bilhões por ano é uma grande micharia, por exemplo, em comparação com o que leva a corrupção no Brasil: R$300 bilhões  e os negócios do tráfico que pode ser estimado hoje de 2% 5% do PIB mundial, então no Brasil a cifra seria estimada de 40 a 100 bilhões. O Brasil já é o 2º maior país consumidor de cocaína do mundo.

Mas essa gente está só fixada com o acontece no quintal dos crentes.

Como o governo  e seus analistas de plantão não conseguem resolver estes dois problemas,  estão, com certeza, arranjaram um bode expiatório, no caso a parte da Igreja Evangélica que é mais ativa.

Isto está me cheirando  àquelas velhas  ideias que foram colocadas em prática na Alemanha  que demonizavam os judeus da Europa por volta dos anos 40s. Ingênuo é o evangélico que pensa que o alvo destas análises são apenas os neopentecostais.  O problema chama-se dinheiro. Com a perda de receita (a parte mais sensível do bolso da Igreja Católica) e do rebanho, não esperava outra atitude.


















.

A cracolândia e o CRATOD


Prédio o CRATOD
Avenida Prates, 165 - Parque da Luz
João Cruzué

Eu conheço a Cracolândia há mais tempo que o CRATOD - Centro de Referência do Álcool, Tabaco e Outras Drogas. A primeira  é a terra dos noias. Tomei conhecimento da sua existência numa tarde de domingo quando saí de uma prova de concurso, há uns seis anos, numa escola técnica da região. Foi quando passei pelas Ruas Mauá, Santa Ifigênia, Timbiras, São João. Naquele horário, umas 18:00h estava cheio de grupinhos de pessoas acendendo as luzinhas de seus isqueiros e fumando  em seus cachimbos as pedras da morte: o crack.

Já o CRATOD, fiquei conhecendo no começo de 2012. Estive pessoalmente lá a trabalho. Funcionava durante 12 horas; lá pelo meio do ano, o Governador Alckmin anunciou o funcionamento integral - 24 horas por dia. Os profissionais do local são competentes. A alimentação para quem está se tratando em algum programa, é café da manhã, almoço e não tenho certeza, mas deve ter janta também. O CRATOD tem cozinha industrial. Além disso,  tem aulas de instrumentos musicais, bateria e muitas outras atividades. Tem tratamento dentário com próteses e tudo. Farmácia, medicamentos e atendimento médico.


Governador Alckmin no CRATOD

O CRATOD fica bem em frente do Parque da Luz. Região do Bom Retiro. É vizinho da Cracolândia; fica perto da Estação da Luz do Metrô.

De repente, esta Casa se transformou em assunto de primeira páginas de jornais e revistas. Famílias e dependentes químicos começaram a bater na porta da Instituição, buscando internação.

E a resposta tem sido, não, talvez, não é bem assim, quem sabe...

Quanto ao CRATOD, sem problemas. O problema está mais em cima. O governador Alckmin errou. Subestimou o desespero dos dependentes e das famílias que lutam com parentes viciados em crack.

O que está acontecendo: Mexeram em uma legislação, para copiar o que está sendo feito no Rio de Janeiro. Foi dada muita publicidade para o assunto, na base  daquele formato populista de "amostra". Explico. Você faz um estardalhaço manipulando a imprensa, tira a foto de um sujeito sendo internado, e depois sai dizendo nando para todos os desesperados em busca de tratamento e socorro.

O que está errado nisso?

Deveria ter pelo menos uns 40 CRATODs só na Capital de São Paulo. Cada cidade com pelo menos 50 mil habitantes deveria ter no minimo um. Digo mais, a praga do consumo do crack está só aumentando.


Noias na Cracolândia

O CRATOD  é bom e funciona. Mas de que vale apenas uma unidade em uma Metrópole com 10 milhões de habitantes, e um Estado com outros 32 milhões de almas em 644 municípios?

Se não era para valer, por que fizeram tanto barulho por nada? Se o que planejaram atender foi só uma gota. Senhor Governador, quando é que vamos ter um rio?










.

As sete profecias Maia a luz da Bíblia Sagrada

.


Wilma Rejane

Os Maias vêm ganhando adeptos devido os últimos acontecimentos mundiais. Os místicos e supersticiosos, relacionam os eventos de guerra, fome, peste, aquecimento global e outras catástrofes, ao cumprimento das profecias Maias. Tem muita gente acreditando que o mundo vai acabar em 2012 como "profetizaram" os maias. O assunto é bem extenso, mas, meu objetivo é apenas confrontar o que diz os maias com o que diz a Bíblia.


1ª  profecia Maia: A partir de 1999 resta-nos 13 anos, para realizarmos mudanças e fugirmos da destruição. O mundo acabará em 2012.


Jesus disse: "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão O Pai" Mc 13: 32. (Se referindo ao fim dos tempos)


2ª  Profecia: O comportamento da humanidade mudaria rapidamente a partir do eclipse solar de 11 de Agosto de 1999.

O comportamento da humanidade mudou já no inicio da criação, no jardim do Éden. Criado perfeito e revestido de glória, o homem, com o livre arbítrio, dado por Deus, escolheu desobedecer ao criador e dar ouvidos ao enganador (Satanás). A consequência foi a entrada do pecado no mundo e a mudança do comportamento do gênero humano. Gn 3:1-24. O homem, foi destituído da glória inicial:"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus"Rm 3:23.


3ª e 4ª  Profecias: Aquecimento global, derretimento dos gelos nos pólos, mudanças climáticas sem precedentes e a uma velocidade assombrosa.


A Bíblia descreve o declínio do planeta com precisão:


"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes do céu serão abalados (Lc 21:25,26) Também Is 24:4,5 Mt 24:6. Essa profecia Divina é bem anterior aos Maias. A Bíblia nos revela que Jesus, È o verbo que se fez carne (Jo 1:1,2). Ou seja, Ele criou, todas as coisas. Era a Palavra de Gênesis (Gn 1). Os Maias, acertaram, porém, não seriam os primeiros a revelar os segredos do declínio ambiental no planeta. Uma prova, de que Deus É soberano e somente a Ele devemos honra e glória: "As primeiras coisas desde a antiguidade as anunciei; da minha boca saíram, e eu as fiz ouvir; apressuradamente as fiz, e aconteceram" Is 48:3.


5ª  Profecia: O medo se acabará para dar lugar a uma nova realidade.

6ª Um cometa colocará em perigo a humanidade

Os males terrenos, só serão extintos com a 2ª vinda de Cristo:" E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas" Ap 21:4. Enquanto isso, a humanidade sofrerá as consequências do pecado, da rebeldia contra Deus. Ele criou todas as coisas boas (Gn 1:31), após rejeitar o bem, escolhendo o mal, o homem se tornou escravo de suas escolhas. Enquanto houver humanidade, haverá medo e dor. Essa profecia, portanto, não irá se cumprir da forma que os Maias anunciaram. É uma "furada".


7ª  Profecia: Mudanças no sistema solar. Entre 1999 e 2012, a luz emitida do centro da galáxia provoca transformação interna, novas realidades e capacidade de superação através do pensamento.


Uma mudança no sistema solar, provocaria transformação interna? As pessoas alcançariam superação, através do pensamento? Que absurdo! Isso é ficção! A Bíblia relata que nos últimos dias haveria sinais no sol, na lua e nas estrelas(Lc 21:11,25,26- Mc 13:24). Os astros, porém, não têm poder para transformar quem quer que seja. Mudam estações, influenciam na natureza, no planeta. O homem possui espírito, incapaz de ser compreendido pelo que não é espírito.

"Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens . Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo" Jo 1:4,9. Na Bíblia, a única luz, capaz de transformar o homem, chama-se Jesus.

Os Maias, acreditavam que o sol era um Deus, esse é o motivo de creditarem a ele muitos benefícios dados ao homem. Essa teoria, porém, não tem fundamento. O sol, está sujeito ás leis de Deus: céu e terra, são regidos por quem os criou (Sl. 119:89-91).

Se você, está acreditando que o mundo irá acabar em 2012, porque os Maias assim disseram, lembre-se, muitos falsos profetas já aguardaram e pronunciaram outros fins, que nunca vieram. Essa é mais uma mentira. Devemos nos preparar, em espírito e em verdade, para a volta de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, Ele mesmo falou que voltaria. Não marcou dia, nem hora.Há uma necessidade de estarmos sempre preparados. Como? Arrependendo-se do passado, entregando toda a vida a Jesus, obedecendo-o, de acordo com sua Palavra. O homem que assim o fizer, estará salvo, para todo o sempre. Amém.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" Jo 3:16. Acredite, essa é a maior profecia de todos os tempos.


No Blog também: A Falácia do fim em 2012





Fontes: 2012 contagem regressiva
Bíblia Sagrada

sexta-feira, janeiro 25, 2013

Evangélicos e a novela Salve Jorge


João Cruzue


Glória Perez recebeu a difícil tarefa de suceder a novela "Avenida Brasil" de João Emanuel Carneiro. Como leio bastante, acompanhei a performance da primeira, onde aparecia uma personagem religiosa, caricata, que não deu para saber bem se era "evangélica" ou "carismática". Já "Salve Jorge", a novela atual, deve ser tão ruim que nem nos textos dos grandes jornais e revistas ela aparece. Curiosamente, houve um movimento  na internet contra o folhetim de Glória Perez, falsamente rotulado como um boicote dos Evangélicos. É sobre isto que vou deixar alguns parágrafos.

Boicote dos Evangélicos o caramba!

Pelas informações recolhidas, e de forma muito fácil,  deu para perceber que por trás disso estão os blogs da Igreja Universal. Traduzindo: guerra de audiência entre  redes de TV. O pessoal do bispo Macedo contra a novela da Rede Globo. O roto julgando o rasgado. 

Mesmo sem ver um capítulo dessa novela (ruim) é possível saber que sua autora usa e abusa de fórmulas repetitivas. Primeiro, envolvia  na trama um pouco da cultura islâmica - O Clone; depois, cultura hinduísta, por último, turca.  Nada contra estas três ricas culturas, mas com a falta de criatividade da escritora, que acha que ninguém perceba isso. Mesma fórmula, mesmos atores, mesmo nhém-nhém-nhém. 

Quanto à novela anterior, "Avenida Brasil", o que mais apareciam eram "barracos" e mais "barracos". Dificilmente uma pessoa que tenha o Espírito de Deus poderia ter tanto mau gosto, a ponto de deixar vazar, todo dia, na sala ou no quarto da sua casa, diálogos tão irritantes. Principalmente diante da família, a cultura do barraco, da frivolidade, da falta de inteligência, da nudez, da família descartável...

Quer saber uma coisa: estou começando a desconfiar que o Brasil é tão corrupto assim pela cultura folhetinesca "global" que vem destilando um veneno a conta gotas, mostrando que não é tão mal assim ser corrupto, amortecendo e anestesiando o julgamento moral das pessoas. Tramas que  materializam o subconsciente das pessoas. 

Não satisfeito com isso, o pessoal liderado pelo Bispo Macedo, tentou idiotamente combater fogo com fogo, usando a mesma fórmula (novelas) para  conquistar  audiência para a Rede Record. E não foi só novelas. Ele também aprovou as réplicas dos BBBs. Como é que um homem, que já foi um servo de Deus, chegou  a tal ponto de veicular estas porcarias na TV? Não é difícil responder: sentimentos de vingança, dinheiro e perda de comunhão com Deus.
Agora, em vez de uma fonte de lixo "entregue" dentro dos lares brasileiros, temos duas! Corrupção,  barracos, traições, violência, adultérios, fornicações, ingratidões, homicídios, sequestros, roubos, galinhagem... Globo e Record.

Não estou escrevendo este texto com o propósito hipócrita de induzir a todos que não devam assistir isto ou aquilo. Somos livres para escolher e assistir o que quisermos. Eu não posso desligar o controle da televisão de ninguém. O que estou dizendo, é que precisamos ser mais exigentes e menos passivos.  Há quanto tempo estas redes vêm transmitindo novelas de tramas tão bestas, repetitivas, podres, pouco inteligentes. E os noticiários? Bem estes, privilegiam somente notícias ruins: Matou, roubou, sequestrou, corrompeu, estuprou, chacinou....

Estariam mesmo os Evangélicos preocupados em boicotar a novela Salve Jorge?

Creio que quem é evangélico de fato não pode boicotar uma coisa que ele nem assiste! Porque tem bom gosto e não tem muito tempo a perder com coisas que alienam, apequenam e apassivam um cérebro! Há coisas melhores: estudar, ler, cursar uma universidade, fazer o dever de casa, fazer um curso de pós-graduação... separar o horário das 21 às 22:00h para ler a Bíblia, orar, ensinar o netinho a ler, ver um bom filme no DVD Player, documentários, ler um bom livro...  Não precisamos boicotar novelas ruins que não assistimos.

Porém, se esta ou aquela novela ridiculariza  a fé evangélica ou é subsidiada por dinheiros do cofre da Igreja, aí a coisa é diferente.

No primeiro caso, eu observaria as marcas de produtos que patrocinam tal novela e deixaria de comprá-los. Se não todos, pelo menos um que uso com frequência.  

No segundo caso, eu deixaria de ofertar numa arapuca que canaliza o dízimo e as ofertas dos crentes para produzir porcaria e transmitir na TV, e passaria a ofertar em um Igreja Evangélica decente. E por uma "coincidência" foram os líderes do segundo caso é que disseminaram na internet a história do "boicote" à novela Salve Jorge.

Eu creio que Evangélico de verdade tem a mesma  natureza dos antigos judeus bereanos. Examina, confere, compara, avalia, para não escapar dos dentes  do leão e cair depois na boca do jacaré!

Sobriedade, vigilância e inteligência.













Dicas para boas notas na escola



Pessoal hoje vou compartilhar com vocês o que sei para tirar boas notas e se destacar na escola nesse ano.

1º Seja organizado(a) : Organize sua mesa de estudos, programe o que vai estudar com antecedência, para na hora não se perder.

2º Preste atenção nas aulas: Muitas vezes é difícil prestar atenção pois estamos cansadas(os), querendo ir para a casa, mas quando isso acontecer, peça licença e vá até o banheiro, lave o rosto e tente novamente prestar atenção na aula. Muitas coisas que os professores falam caem nas provas.

3º Tire suas dúvidas com o professor:  Quando eu não tirava duvidas com o professor, acabava não indo bem nas provas, mas tire todas as suas duvidas. Sem timidez!

4º  Faça todas as atividades e realize os trabalhos propostos pelo professor. Acredite, isso conta bastante na sua média. Pesquise também um pouco além do que o professor pedir, não seja um estudante mediano, fique acima da média.

5º Estude em casa: Às vezes, quando chegamos em casa, o que mais queremos é assistir televisão, ficar na net. Mas, quando chegar em casa, após o seu descanso, separe uma hora para estudar, para revisar a matéria do dia.

6º Use a Internet a seu favor: Sabemos que a internet tem um grande conteúdo, então aproveite para se especializar em algum assunto! Faça um curso de idiomas gratuito, caso não possa pagar. Há sites ótimos. De espanhol, por exemplo, há o Espanhol Grátis. Aproveite a internet de forma inteligente!


Não deixe de visitar este blog: Iluminar


quarta-feira, janeiro 23, 2013

O irmão do filho pródigo


.
A volta do Filho Pródigo

João Cruzué

Eis o texto que tem por título: A Parábola do Filho Pródigo, quando na verdade seu objetivo  é uma crítica bem formulada contra o pensamento farisaico que desprezava Jesus, porque ele conversava e comia com os publicanos, com os pecadores =- a "gentalha" desprezada da sua época.

"E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou, e não queria entrar.

E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.

E o Pai lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se." (Lucas 15: 25-32).

O texto da Parábola começa com a atitude do filho cobrando sua parte na herança antes da morte do pai, para torrá-la em bebedices com os falsos amigos e meretrizes. Este filho se arrepende depois,  volta, e é recebido com alegria pelo pai, que para expressar seu contentamento mandou chamar todos da casa e deu uma grande festa,  se fosse no dia de hoje, um "churrasco" com música e dança.

O filho mais velho, naquela ocasião, era o contraste em pessoa. Quando soube do regresso do irmão e da festa preparada pelo pai se emburrou,  ao ponto de  recusar-se a entrar para abraçar o irmão. Era um falso apologeta dos bons costumes. Cobrou coerência do pai:  um tratamento duro e exemplar para aquele irmão devasso e dissipador dos bens da família.

Foi usando desta analogia que Jesus criticou o comportamento dos fariseus,  autoridades religiosas do seu tempo, que  passavam muito tempo na Casa de Deus, mas que não O tinham dentro de seus corações. Eram frios, vazios, que não conheciam a verdadeira face de Deus. Uma face de misericórdia, de perdão, que oferecia uma nova oportunidade aos pecadores. O amor como forma de produzir gratidão e garantir o perdão.

O filho mais velho reclamou que em toda sua vida nunca tinha recebido um festa, nem celebrado com os amigos um churrasco de cordeiro. Não recebeu, porque tinha uma imagem muito diferente da pessoa de seu pai. Achava que o pai era austero e mesquinho. Um pai que devia castigar o erro das pessoas.

Ele estava muito enganado.

Preocupado com o trabalho, não tinha mesmo tempo de conversar com seu Pai. Por isso não via que seu "velho" todo dia,  que caminhava até os limites de suas terras para ver se o filho caçula estava voltando. O filho mais velho nunca percebeu isso porque não tinha saudades do irmão Não era generoso nem sabia que tinha um pai generoso, disposto a perdoar, esperançoso da volta do filho.

E no dia que o pródigo voltou, o primogênito  também voltava à tarde do trabalho. Ouviu um barulho de música e o cheiro de boi na brasa. Ao saber do que se tratava, fechou o coração e não quis entrar e festejar.

O filho mais velho é o tipo de crente que trabalha dedicadamente nas Igrejas hoje. Presta um serviço de excelência há muitos anos, mas  por costume e status. Pura formalidade. Em seu coração é um crítico ácido. É perfeito em serviço, mas mesquinho de coração. Quando volta para casa, costuma destilar um rol de críticas sob o que aconteceu no culto.

Está todos os dias dentro da casa do Pai, mas o Espírito Santo não está mais dentro de seu coração. Porque  a boca fala do que há em abundância  no coração. Um coração predominantemente crítico é espelho a ausência do Espírito. E sem o Espírito não há misericórdia, nem perdão nem celebração. E perante os olhos do Senhor a misericórdia prevalece sobre o formalismo farisaico.

O filho primogênito queria ver seu irmão pelas costas. Aliás, se fosse por ele, o irmão somente botaria os pés dentro de casa na condição de jornaleiro.

E com esta crítica sutil na forma de uma parábola, Jesus Cristo mostrou aos fariseus, e mais tarde aos judeus, que o amor de Deus transcende à justiça dos homens. Que para Deus o arrependimento de um pecador é motivo de festa entre os anjos do céu, porque Deus não enviou seu Filho ao mundo para chamar os justos ao arrependimento, mas para anunciar aos pecadores uma nova oportunidade de perdão  e o Ano aceitável do Senhor.