domingo, agosto 11, 2013

Café com Jesus

.
Planos de Envolvimento
Café com Jesus
João Cruzué

A Paz do Senhor Jesus Cristo!

É muito bom chegar o sábado, depois de uma semana de bastante trabalho. E esta semana marcou minha volta das férias. De segunda à sexta-feira eu prossegui com meu plano de caminhadas. cinco vezes, da Estação da Luz à Rua São Caetano, Cantareira, Mercado Municipal, 25 de Março até à Praça da Sé. Mais ou menos três quilômetros, aproveitando o tempo, isto é, levantando mais cedo e descendo longe do trabalho. Com este plano, pretendo, durante o inverno, perder um pouco de peso. Aproveitei o assunto para estabelecer uma analogia entre planos pessoais e planos de serviço na obra do Senhor. E se você tem pensado, e ainda não foi adiante, em fazer alguma coisa que tem desejado para glória do nome do Senhor, venha tomar este café comigo, a três, porque Jesus vai estar presente.

Lembro-me de um episódio registrado no Livro "A Cruz e o Punhal", best seller escrito pelo Pastor David Wilkerson, recentemente falecido em um acidente de carro nos Estados Unidos. Ele contou que tinha uma vida pastoral confortável e tempo de sobra para assistir a umas quatro horas de TV, à noite. Então ele estabeleceu um plano: Iria deixar, por uma hora, de assistir Televisão, para se dedicar à oração. Isso: deixar por uma hora a TV para orar. Parece tão pouco, mas foi isso que produziu uma mudança radical em sua vida para sempre. . Aquelas orações deram início ao Desafio Jovem (Teen Challenger) as Casas de Recuperação de pessoas com problemas com drogas. Seu plano estava dentro da vontade de Deus, e foi uma bênção.


Vou escolher um assunto bem parecido na Bíblia Sagrada. Neemias era um judeu expatriado e servia como copeiro do Rei Artaxerxes, da Pérsia. Um dia ele soube que alguns amigos seus tinham voltado de Jerusalém e foi conversar com eles. Foi aqui que ele ouviu que: Jerusalém estava com os muros fendidos, os portões queimados e os judeus que não foram deportados em grande miséria. Aquelas más notícias doeram seu coração. E ele chorou muito ao ouvir aquilo. E no último verso do capítulo 1, mostra que este trecho de oração: Faze prosperar hoje teu servo e dá-lhe graça perante este homem (o Rei). Ele também tinha um plano no seu coração, aquele plano estava e-x-a-t-a-m-e-n-t-e dentro da vontade de Deus.

Causa e consequência.

E por último vou acrescentar algo parecido em minha experiência de vida. Eu sempre gostei muito de evangelizar com literatura. E certa vez, recebi 500 livretos do Evangelho S. João enviados pela Sociedade Bíblica Trinitariana de Londres. Reparti os 500 em três volumes - de 150, 150 e 200 e os levei para distribuição em cadeias de três distritos policiais da Zona Sul de São Paulo. Isso foi em janeiro de 1995. Seis anos depois veio a primeira notícia.

Um presidiário da "P1" de Avaré escreveu-me uma carta e como envelope dobrou uma folha de papel sulfite cor-de-rosa. Naquela carta ele contava que havia uma congregação de 70 detentos naquele lugar. Que eles precisavam de orações, folhetos para evangelizar e algumas Bíblias. E esta carta veio com uma conclusão muito educada. Ela dizia assim: ...Se fosse possível atendê-lo, muito obrigado! E se não fosse possível, obrigado do mesmo jeito. Esta forma humilde de agradecimento levou a traçar um plano, que vingou, prosperou, e me levou a enviar mais de 500 kg de literatura cristã USADA para mais de 30 penitenciárias paulistas, mais de 500 cartas recebidas de pedidos e agradecimentos. E mais uma coisa, comecei bem no tempo mais complicado - no começo de 2001, o ano que explodiram as rebeliões do PCC. De 2001 a 2003 - dois anos e meio coletando e remetendo caixas de Lições de Escola Dominical, usadas, e Bíblias.

E como foi o meu planejamento? Depois de ter enviado a primeira caixa, com 13 quilos, eu me senti compelido a continuar. Era madrugada em abril de 2001. Como não achei o caderno, peguei uma agenda antiga e fui escrevendo nela: Em dois anos queria ter endereços de dirigentes de congregações do cárcere em 50 prisões paulistas. Em dois anos, fiz uma previsão para enviar uma tonelada de literatura usada. Resultado: no final dos dois anos, tinha 50 endereços completos e comunicação com dirigentes de 48 "igrejas do cárcere". Apenas de meu empenho pessoal consegui remeter meia tonelada, mas tem um detalhe: O Jornal "Mensageiro da Paz" divulgou este trabalho. Eu cheguei a receber caixas de literatura usada/nova de estados com o Pará e o Rio Grande do Sul, daqueles que não quiseram fazer a remessa direto às prisões. E disso não tive como conferir a quantidade. Posso dizer sem receio, que era algo da vontade de Deus que veio ao meu coração para fazer - e prosperou porque foi detalhado em um plano.

Deus trabalha com planos.

No post anterior, "A alegria do Senhor é a nossa força", eu escrevi sobre a bênção de estar trabalhando em algo que glorifica o nome do senhor. No tempo e no lugar certos. E quando você está OCUPADO com algo, que vem do coração DEUS, com CERTEZA, a alegria do ESPÍRITO SANTO fica refletida em seu rosto. O Seu rosto brilha e irradia felicidade, mesmo em dias de lutas ciclópicas.

É para conversar sobre isso que convidei "você" para tomar este cafezinho, juntos, na presença de Jesus. Daí, a explicação de "Café com Jesus".

Não sei se você já notou, que dependendo da Igreja, quando você olha para o rosto dos crentes vê aquela multidão de pessoas com os semblantes preocupados, sóbrios, com testas franzidas, sem nenhum traço de felicidade. Eu sei que não é assim na sua Igreja, mas acontece muito disso por aí... E eu preciso falar sobre este assunto, porque passei por eternos onze anos de desemprego e muitas lutas, para sobreviver. O final deles coincidiu com meu envolvimento com a missão de enviar literatura para presídios.

A alegria do Espírito Santo surge em nossa vida quando nós fazemos algo que alegra o SENHOR. Por exemplo: quando aceitamos Jesus, quando nos batizamos. Se dermos ouvidos à voz do Espírito de Deus, esta alegria aumenta e o brilho em nosso rosto permanece. Mas por falta de discernimento e falta de zelo de muitos pastores, você não é incentivado ou cobrado, para encontrar o propósito de Deus para sua vida. Tem o propósito de cada dia, o propósito para um ano, as missões especiais, e um ministério para uma vida toda. Mas tem que ser com CERTEZA. Estar no lugar certo, fazendo a coisa certa e no tempo certo. Lugar, objetivo e ocasião.

Para ficar por aqui: a maioria dos crentes que anda com "cara" de quem chupou limão ultimamente tem duas explicações: ou eles preferem a zona de conforto de não se envolverem com nada - e por isso vão mesmo perder o brilho do Espírito Santo, ou eles não têm pastores para ensiná-los e cobrá-los de envolvimento.

Sem agradar o Senhor, você vai perder o brilho do rosto, porque o Espírito Santo quer agitar seu coração, tinir os seus ouvidos, para trabalhar em coisas que honrem e glorifiquem o nome do Senhor. Se isto não é feito, ele se entristece em você. E um dia vai embora e deixa para trás um rosto triste, sem brilho e sem graça. Aí, você não mais vai poder dizer "A Alegria do Senhor é a minha força."

Faça planos para agradar o Senhor. Quem sabe hoje de madrugada você vai se sentar à mesa, pegar um caderno e escrever algumas linhas para ações nos próximos meses? Se os olhos do Senhor nesse momento se voltarem para você e contemplar isso, você não imagina do que Deus é capaz.

Foi assim que Deus me ensinou. E foi fazendo assim que o Senhor deu-me vitória depois de onze anos de desemprego - estando na idade dos 50. Quero terminar este café, orando com você.

Senhor Jesus Cristo, aí está meu irmão do outro lado dessa mesa. O Senhor conhece cada dia seu, cada luta e cada necessidade. Se ele estiver triste e sobrecarregado com pesada luta, da mesma forma que o Senhor cuidou de mim, cuida dele, Senhor. Mostre ainda hoje, ou nesta semana, algo que vai depender dele para fazer. Para que ele conheça os detalhes e possa planejar ações que levem o teu amor, Senhor, aos mais necessitados que ele. Amém.


Em Cristo,


Irmão João Cruzué



Se você gostou deste texto, ele é consequência deste outro: A alegria do Senhor é a nossa força



cruzue@gmail.com
















2 comentários:

Pastor José Costa disse...

Paz!
Gostei do Café com Jesus, sempre passarei por aqui para degustar estas palavras que tem nos edificado muito.

Abraços

Unknown disse...

Amém, irmão! Tenho orado bastante por dicernimento pra que eu possa entender o propósito de Deus pra mim; pra que eu possa compreender a voz do Espírito Santo todos os dias. Por outro lado, minha vida está entregue ao Senhor, por isso eu SEI que, no tempo certo, Deus me guiará na direção certa do que Ele tem pra mim. Não me preocupo mais; apenas vivo cada dia buscando glorificá-Lo com o meu ser.
Gostei do seu blog. Tenho um também e estava procurando por outros blogs cristãos. Achei o seu, rs. Fica na paz!