terça-feira, julho 09, 2013

O lado direito do barco

.
Lago da Galileia
João Cruzué


O capítulo 21 do Evangelho segundo São João é muito especial para os servos de Deus que uma vez receberam a chamada ministerial.  Sete discípulos, a poucos dias de receber o apostolado, estavam passando por um período de falta de orientação espiritual. E a experiência por que passaram não deixou mais dúvidas, principalmente no coração de Pedro.

A pescaria durou a noite toda. nada apanharam. Aqueles homens tinham famílias, ainda não tinham sustento da Igreja. A atividade da pesca era a forma de garantir o peixe cotidiano, para esposas, sogras, filhos, vizinhos, a parentela. A vida continuava.

-- Filhos, tendes alguma coisa par comer?

--Não!

-- Lançai a rede à direita do barco e achareis.

Quando Pedro disse que iria pescar, foi acompanhado pelos outros seis. Não tinha se esquecido do compromisso com Jesus, mas não sabiam o que deveriam fazer naqueles dias. Principalmente Pedro.

A mesma rede, o mesmo barco e o mesmo Lago de Tiberíades. Sob a ordem "lançai", um cardume de 153 grandes peixes  se formou à direita do barco à espera da rede. A mesma voz que  falava com os homens, comandava peixes.

Por que os sete pescadores passaram a noite inteira trabalhando e nada conseguiram? Atrevo-me a dizer que estavam fazendo certo a coisa: lançando a rede. Fazer certo é diferente de fazer certo a coisa certa. Jogo de palavras para comparar eficiência com eficácia. Para pescar era preciso um barco e uma rede. Mas, para apanhar os peixes era preciso lançar a rede sobre um cardume. 

E os pescadores foram abençoados porque precisavam sustentar suas famílias. E quando o dia raiou não tinha apanhado nem um peixe sequer. Mas, eis que o Senhor apareceu e mandou lançar de novo a rede à direita do barco e ela se encheu.

Nós podemos ficar muito frustrados, mesmo sendo servos de Deus. Não basta só uma rede e um barco para pegar muitos peixes. Na pressa de fazer muitas coisas, corremos o risco de frustração, se não considerarmos a vontade de Deus. Uma vez salvos e servos de Cristo, nada deve ser mecânico: eu vou, eu faço e eu consigo. Não! Agora não deve ser mais assim. Temos que consultar o Senhor, como fazia Davi antes de definir o planejamento da guerra contra os filisteus.

Fazer a coisa certa, mas fora da vontade de Deus. O Rei Saul era useiro e vezeiro de agir assim. Toma a frente de Deus e até mudava as ordens dele, e depois racionalizava com justificativas esfarrapadas.

--Senhor, hoje nós precisamos pescar para ter o peixe na mesa de nossas famílias amanhã. Foi esta oração que o Apóstolo João registrou no Evangelho? Não!  Às vezes, fazer  uma coisa parece tão óbvio, que julgamos não haver a mínima necessidade de orar. Mas, estas obviedades podem trazer muitos transtornos. 

Estar no lugar errado na hora errada, pode, sim, ter consequências muito graves. Você sabe o que quero dizer. Então, é melhor acostumarmo-nos a depender de Deus e orar, até mesmo diante das coisas simples. 

Quando o Senhor perguntou três vezes: "Pedro, tu me amas?" estava chamando a sua atenção para uma mesma falha. A questão da profecia do cantar do galo e do impulso de subir no barco para ir pescar. Na primeira vez, Pedro não considerou a possibilidade de sua coragem falhar. Na segunda, também não imaginava que a pescaria também poderia fracassar.

Não podemos sair vitoriosos de uma empreitada se não considerarmos primeiro o Deus quer de nós. Isto tem a ver com nossa chamada ministerial.  Pedro tinha um chamado e uma missão. Se ele servisse ao SENHOR no ministério, o SENHOR sustentaria a casa de Pedro. De João, de Antônio, de José...

A questão é:  se somos cristãos, devemos submeter nossos planos a Cristo. Será que, se Pedro tivesse reunido os outros seis, e antes de ir para o lago tivessem pedido a bênção do SENHOR, pescariam a noite inteiro sem ter pegado nem um peixe?

Nos dias de hoje, você faria do mesmo jeito?







2 comentários:

Aluizio Araujo disse...

CRÔNICA DE Aluizio Araujo
DIA 20 JULHO DE 2013
PARA O DIA INTERNACIONAL DO AMIGO E DA AMIZADE

Hoje é o dia do amigo sendo de grande importância, e que bom se fosse comemorado por muito mais pessoas no mundo, para fortalecer laços de amizades tão necessários, servindo como tempero para harmonizar nossas vidas, possuindo também o poder coletivo de se criar um mundo melhor, um mundo de mais amigos seria um mundo com mais alegria e menos contendas! São várias forma de amigos que construímos ao longo da nossa caminhada -– é amigos de infância, amigos da escola, faculdade, amigos do trabalho, do bairro, amigos da igreja, e não vamos esquecer os amigos distantes, e até os que viajaram atendendo um chamado do nosso primordial e verdadeiro amigo Jesus Cristo!

O tempo passa muito rápido, o que é mais uma razão para vivermos intensamente cada momento que passa, procurando ser vigilante nas nossas ações para não machucarmos o próximo, para que tenhamos bons frutos a colher e muitos amigos (as) do nosso lado, nos ajudando a caminhar nessa estrada da vida, que servirá sempre esses registros desses momentos felizes, como uma benéfica vitrine para visitarmos nos corredores das nossas boas recordações, sendo bom para a alma e até costumam dizer que, recordar bons momentos também é viver!

Não poderia terminar essa crônica aos amigos sem falar sobre os laços de amizades que construí durante o tempo que estudei na Escola Legislativa do Rio de Janeiro (Elerj), criada pelo deputado Paulo Melo, presidente da Assembléia Legislativa do RJ e o deputado Gilberto Palmares coordenador dessa escola, o que aproveito para agradecer aos dois parlamentares por me ter concedido a oportunidade de ter estudado naquela unidade onde aprendi muito com os professores e todos os companheiros de classe que me fizeram sentir novamente jovem e afirmo que todos vocês me deixaram saudades!

São muitas as emoções essas histórias das nossas vidas, que vale a pena sempre nos lembrarmos dos amigos (as) que fizeram parte dos nossos roteiros específicos, onde cada um de nós interpretamos nossos papéis através das nossas trajetórias nesse grande teatro da vida! Nesse dia dedicado aos nossos amigos ao longo de toda minha caminhada me junto também com os amigos e amigas das redes sociais, dedicando essa singela mensagem de agradecimento a todos vocês pela grande importância desse relacionamento interpessoal que continua construindo as histórias das nossas vidas! FELIZ DIA DO AMIGO!!!

Joao Cruzue disse...

Grande Abraço, Irmão Aluizio Araujo.