sábado, junho 01, 2013

Ética cristã na arte de blogar

.
Caixa preta 
João Cruzué

"Disse o apóstolo Paulo: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas elas me convém; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma". I Coríntios 6:12.

Blogueiros irmãos, achei oportuno deixar por escrito alguns princípios que podem nortear nossa conduta cristã no uso dessas maravilhosas ferramentas digitais que são os BLOGS. Com humildade venho dizer que pelo fato de estar aqui há cerca de uns oito anos não me arvoro no direito de conduzir o arbítrio de quem quer que seja. Mas não quero me omitir, pois sei que o tempo de falar é sempre o agora.

Somos cristãos e por isso temos uma responsabilidade pessoal com o SENHOR. Estamos aqui para fazer a diferença; para somar, não  para perder tempo com querelas miúdas. Bom seria que todos visitantes de nossas páginas encontrassem sempre assuntos construtivos, alegres, criativos, inteligentes que  surpreendessem e cativassem.

Sobre tudo o que devemos respeitar, penso que no capítulo 05 de São Mateus pode estar o nosso código de ética. Três coisas ali me chamam atenção mais que as outras. A paz, o sal e a luz.

"Bem-aventurados os pacificadores, pois eles serão chamados de filhos de Deus. Não estamos aqui para derramar gasolina e depois acender um fósforo sobre pessoas e instituições. Isso compete aos filhos do diabo, que têm prazer em ver defeitos e enxergar maldade em tudo. Estamos aqui para construir uma ponte. Uma ponte para levar o cheiro do Evangelho em nossoas palavras para qualquer lugar do mundo. Basta escrever em inglês e espanhol, além do português. Se perdermos o nosso tempo postando coisas mesquinharias, os homens e mulheres vazios vão se afastar do caminho, ao som do teclado de nossas máquinas. Em lugar de perfume, nossos textos vão exalar o mau cheiro.


"Vós sois o sal da terra ... Vós sois a luz do mundo. O sal serve para duas coisas: conservar o estado dos alimentos e dar um tempero equilibrado. A Luz é muito necessária em um planeta de 7 bilhões de almas, e a maioria ainda está em trevas. Vamos ter o devido cuidado de antes de escrever alguma coisa, fazer aquela pergunta cristã básica: isto é edificante? Vai alegrar a alma de alguém? Não coloquei algo destrutivo  nas palavras? Por ventura não estou difamando pessoas? Já existem tantos porta-vozes de notícias ruins, preciso  ser mais um corvo de mau agouro? Um espaço construtivo, iluminado e bem temperado.

E, por fim, todo cuidado com a política com "p" minúsculo. 


Toda pessoa deve exercitar-se politicamente por que há muitas injustiças e desequilíbrio social no Brasil. Mas daí, um blogueiro evangélico, usar um espaço abençoado e gratuito desses para difamar, blasfemar, caluniar, expor pessoas ou instituições por mesquinharias políticas ou por vingança, eu o compararia a Judas, que depois da canalhice tentou um arrependimento que não veio. Olhe de vez em quando o nível do óleo da graça meu querido!

Por que a foto da caixa-preta? 


Os blogs são públicos; qualquer pessoa pode vê-los. Se elas não gostarem, a primeira impressão é a que fica. É nosso desejo ao descascar o verbo nesta postagem, que as impressões alheias sobre o trabalho de cada um posam ser sempre surpreendentemente boas.

Para fazer a diferença, temos de nos desafiar uns aos outros com o propósito  semelhante ao do bom jornalista.  Sempre procurando pela uma foto melhor,  pelo melhor assunto, uma ortografia melhor e o post perfeito. Melhorar sempre! Se vamos conseguir, não sei, mas é com isto que  vamos conseguir, dia após dia, o respeito das pessoas.

(Revisão de um velho texto de 2007, publicado na UBE)





2 comentários:

Unknown disse...

Seu blog e uma benção parabéns


Se você soubesse que sua morte ,aconteceria em até vinte quatro horas o que você faria ?
Não é muito fácil pensar e falar nesse assunto por que não queremos morrer ,nos últimos dias tenho pensado mais na morte do que na Vida ,passei por uma cirurgia de urgência ,derre pente eu senti uma dor fui para o hospital e tive quer ser operado ,graças a Deus deu tudo certo e voltei para casa ,mas sei que muitos vão para o hospital mas não voltam para casa vivos continue lendo no blog http://www.suafamiliaevoce.blogspot.com.b­r/2013/06/se-voce-soubesse-que­-sua-morte.html

Cultura e Cristianismo disse...

Excelente texto
http://culturaecristianismo.blogspot.com.br/