sábado, junho 15, 2013

.
João Cruzué

Na Ceia passada, eu encontrei com um irmão amigo dos tempos da juventude, hoje Pastor; esteve no campo missionário, tanto na Argentina quanto em Portugal, hoje o responsável pela extensão da Faculdade de Teologia da Igreja. Eu perguntei a ele sobre o significado da Graça de Deus; o que ele definiu não como "favor imerecido" como eu esperava ouvir, mas como Deus se abaixando ao nível dos homems para lhes prover reconciliação, perdão, etc. Como não sou teólogo, confesso que aquela definição me surpreendeu.

Mas ela é de fato bíblica. No Salmo 40, aparece o inclinar de Deus já no primeiro versículo: "Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor". O Rei Ezequias também orou ao Senhor dessa maneira: "Inclina, SENHOR, o teu ouvido, e ouve; abre, SENHOR, os teus olhos, e olha; e ouve as palavras de Senaqueribe, que enviou a este, para afrontar o Deus vivo". Também no Salmo 17, Davi faz esta oração: "Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos, e escuta as minhas palavras".

Mas o que mais me tem admirado sobre a profundidade da graça de Deus, é a escolha de Salomão para sucessor do trono do Rei Davi. Deus neste episódio mostra sua grande misericórdia. De quem Salomão era filho? De Bethsaba. A mulher de Urias; aquela com quem Davi adulterou; e depois planejou a morte do esposo na frente da batalha. O filho do adultério morreu. O segundo filho foi Salomão. Davi teve outros filhos com várias mulheres, mas nenhum deles foi escolhido por Deus para se assentar no trono.

Davi pagou muito caro ao diabo pelo muro espiritual derrubado pelo pecado do adultério. Mas o perdão de Deus ficou muito evidente na escolha de Salomão para ser o herdeiro do trono. Isto mostra para mim que todos que se voltam para Deus com um arrependimento sincero, podem obter o favor do perdão de Deus.À oração de um coração quebrantado, de um pecador arrependido, Deus não se fará de surdo, mas inclinar-se-á enternecido para perdoar. Ou para abraçar, como fez o pai do "filho pródigo". A imagem de um Deus vingativo não corresponde a um exame bíblico mais acurado.

As misericórdias do Senhor não têm fim, e a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo está ao alcance de quem se arrepende e busca a presença de Deus em oração. Se quiser saber mais sobre reconciliação veja : aqui.





Nenhum comentário: