quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Como sair da depressão com caminhadas e oração

"Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes
 e firmes que não sabes!"   Jeremias  33.3.
João Cruzué


Quando você passa por problemas difíceis por um longo tempo, se não tomar  cuidado, pode entrar em um corredor estreito que não tem fim. Em algumas de minhas mensagens fiz referências aos 11 anos em que estive desempregado. Sei de outras pessoas que passaram e estão passando por graves problemas financeiros, de saúde, familiares, sentimentais... Pode ser que você, neste exato momento, esteja bem no meio do olho de um furacão. Creio que seria muito egoísmo de minha parte, deixar de falar algumas palavras e contar sobre as atitudes que tomei, para enfrentar aqueles difíceis anos e sair da  depressão. Assim  como Jesus me deu vitória, curando meu coração quebrantado, também vai estender a mão para você.

Durante a depressão aquilo que você pensa é o que determina a qualidade do seu dia. Para o bem e para o mal. Como, de fato eu não sei, mas nossa mente pode ser um depósito de pensamentos ruins. Você não se dá conta, e acha que todo pensamento é seu, mas podem não ser. 

Lembro-me de algumas vezes quando saía de casa para caminhar e orar um pouco (gosto de orar caminhando) pelas Ruas de São Paulo. As coisas estavam muito ruins... Havia uma tristeza  imensa, como um pesado fardo estivesse em minhas costas. Pela graça de Deus, eu descobria e identificava aqueles pensamentos, mesmo sem experiência ou ajuda médica, eu dizia para mim mesmo: "João, o Senhor há de lhe tirar dessa". Você vai dar a volta por cima, vai voltar a trabalhar e ser feliz de novo. Daí a Poucos minutos, não é que eu começava a me alegrar mesmo? Meu humor melhorava e assim vencia  eu a provação daquele  dia. É uma luta constante, de todo dia. É preciso disciplina. Levantar, andar e orar.

Quando você põe um vigia à porta da sua mente para observar seus próprios pensamentos, você pode atacar uma das fontes do problema que é maligna. Na Bíblia, a mente é também chamada de coração. No livro de Provérbios diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procede as saídas da vida."

Uma coisa muito importante que você deve saber é: há muitas pessoas que estão passando pelo mesmo problema que você, e até bem maiores. Portanto não está sozinha(o) nisso. Como dizia antes, é importante vigiar os próprios pensamentos; quem sabe a origem da sua depressão é apenas um montinho de areia. Se você olhar para seu cotidiano pode descobrir seu exato tamanho. Minha intuição me diz, que o tamanho de certos problemas é minúsculo quando você olhar a sua volta e perceber que há pessoas com uma carga muito mais pesada que a sua.

"Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." Está na Carta de Tiago, 4:7. Uma forma de sujeição a Deus é orar todo dia. Quando orava eu conseguia mudar meu coração. A tristeza vai saindo com a escuridão da noite, quando vem a manhã. Orar, aqui, não se trata de repetir "Pai Nossos", estou falando de um conversa sincera com Deus. Como um namoro. Só a oração pode fazer o milagre de mudar nos nossos sentimentos, pois, quando você ora, traz a presença de Deus para perto e afugenta os pensamentos da presença maligna.

Certa vez, recebi a carta de um irmão na fé, presidiário, contando sobre seus dias no "Piranhão" de Taubaté. Depois de ter cometido um crime horrível, ele foi posto lá. Todo dia acordava com uma enorme dor de cabeça e um pensamento que não mudava como uma voz insistente que dizia" Você já fez isso e aquilo, envergonhou seus pais, seus vizinhos; seus amigos não gostam mais de você, então você de fato não presta e não deve mais viver. Por que não se mata? Era todo dia a mesma pressão. De vez em quando ele punha um lençol no pescoço, subia em uma cadeira, amarrava o lençol em algum lugar alto, e quando dava por si, estava a um passo do suicídio. Ele dizia que nos piores momentos, antes de tentar se matar, ele se lembrava dos tempos de criança, dos momentos que passeava com seu pai indo à feira. Isso foi antes da sua conversão.

Há um sábio provérbio que diz "mente vazia é oficina do diabo". A oração muda o foco do seu pensamento. Mas tem outra coisa tão boa quanto. Tiago disse "sujeitai-vos a Deus". Sujeitar-se não é apenas orar. A oração leva você até a presença de Deus ou faz você senti-la. Deus pode nos orientar sobre o que devemos fazer enquanto a depressão não se vai.

"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".Romanos 12:2. É uma seqüência de degraus para cima: boa, agradável e perfeita. Nos últimos anos de provações, 2001 a 2003, o Senhor orientou-me quanto ao que fazer para realizar Sua vontade. O carteiro veio e colocou uma carta de um preso no meu portão. Por que eu sabia que aquilo era da parte de Deus? Porque o destinatário da carta tinha os dizeres de um carimbo para folhetos que eu havia perdido há seis anos. Imagine você recebendo a resposta de uma coisa feita seis anos atrás? A probabilidade é muito pequena, não acha?

"Lança o teu pão sobre as águas, pois, depois de muitos dias o acharás" Ao manusear e entender o conteúdo daquela carta, o Espírito Santo, naquele momento, lembrou-me esse versículo acima de 11 de Eclesiastes. É por isso que afirmo: nossos pensamentos podem ter três fontes diferentes: a nossa, a maligna e a divina. E foi seguindo a voz do Espírito que por dois anos e meio nos ocupamos com um dos melhores trabalhos que Deus nos orientou a fazer, que era de recolher literatura cristã usada, e pelo correio, entregá-la em caixas para grupos de cristãos dentro de penitenciárias do interior paulista.

Para não ir tão longe, nos tempos que andei deprimido por vários fatores, sendo o maior um desemprego de 11 anos, a receita que segui e que me tirou do corredor da morte ou do fundo do poço foi: a vigilância dos meus pensamentos, a oração constante e solitária enquanto caminhava por ruas e estradas tranqüilas e por fim executando um trabalho social e cristão que era de escrever cartas de aconselhamento cristão para presos e coletar revistas usadas de Escola Dominical e Bíblias para mandar para as Igrejas do cárcere, pelo correio. Uma madrugada orei e pus no papel um plano: estabeleci que em dois anos conheceria lideranças cristãs em 50 penitenciárias paulistas e enviaria uma tonelada de literatura.

Enquanto coletava literatura usada, e escrevia "cartas sociais", conheci por cartas presos cristãos em 48 presídios. Recebi mais de 500 cartas de lá em uma caixa de papelão; contribuimos com literatura para 29 penitenciarias. Esta ocupação trazia-me um senso de utilidade enquanto tirava o foco dos meus problemas. Foi assim que o Senhor nos deu uma oportunidade para melhorar nossa auto-estima.

Vigiar os pensamentos, orar todo dia, de preferência caminhando, aliando o exercício físico à oração, ocupando-se com algum trabalho cristão enquanto seus dias de vitórias se aproximam, e depois, testemunhando para a Glória de Deus como estou fazendo.

Ao lado do Correio aonde postava as cartas para o cárcere, tem um grande Hospital. E mesmo com 48 anos de idade, Deus deu um basta no desemprego e provação financeira ao enviar alguém em minha casa, para dizer que aquele Hospital estava precisando de um contador temporário. Depois por concurso fiquei efetivo. O Senhor preparou aquela oportunidade para dar em minhas mãos o melhor emprego que jamais tive.

Apesar de ter trabalhado em quase todos os ramos de contabilidade, de contabilidade pública eu não entendia nada. É a mais complicada. Mas como foi o Senhor quem abriu a porta, tive a oportunidade de aprender praticando - a melhor forma de aprendizagem para meu caso.

Eu sei que Deus pode permitir que passemos por lutas de todos os tipos e tamanhos, crises e depressão. Mas não vamos passar sozinhos. O importante é que Ele o(a) encontre ocupado(a). Mexa-se!

"Mas graças a Deus, que nos dá a vitória, por Nosso Senhor Jesus Cristo." Não somos nós que vencemos. É no mundo espiritual que a vitória acontece. Por isso, é Cristo quem dá a vitória para nós. Para você e para mim.







.

3 comentários:

Nal Pontes disse...

Muito boa essa reflexão, Parabéns pela escolha do tema bem necessário para os dias de hoje. Fica na paz

ana cristina manhaes disse...

OLÁ IRMÃO! GOSTEI MUITO DO SEU BLOG, PRINCIPALMENTE DESTA POSTAGEM SOBRE CAMINHAR E ORAR.
NOSSO IRMÃO PAULO, DE TARSO, FALA EM ROMANOS 12: 1 E 2:
ROGO-VOS POIS IRMÃOS PELA COMPAIXÃO DE DEUS QUE APRESENTEIS OS VOSSOS CORPOS COMO SACRIFICIO VIVO, SANTO E AGRADÁVEL AO SENHOR,QUE É O VOSSO CULTO RACÍONAL.
E NÃO VOS CONFORMEIS COM ESSE MUNDO MAS TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DA VOSSA MENTE, PARA QUE EXPERIMENTEIS QUAL SEJA A BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA VONTADE DE DEUS.

AQUI PAULO FALA DE DOMINIO DO CORPO (APRESENTAR COMO SACRIFÍCIO) E FALA SOBRE O DOMINIO DA MENTE (RENOVAÇÃO DA MENTE).
ACHO QUE CAMINHAR E ORAR AJUDA NO DOMÍNIO DESSAS DUAS DIMENSÕES DA PESSOA. SEI QUE DOMINAR O CORPO IMPLICA VÁRIAS OUTRAS ATITUDES MAS A CAMINHADA É COMPROVADAMENTE UM EXERCÍCIO DOS MAIS SAUDÁVEIS.
E A MENTE É UM VERDADEIRO CAMPO DE BATALHA (COMO DIZ A IRMÃ JOYCE MEIER) QUE VENCEREMOS AFASTANDO OS PENSAMENTOS NEGATIVOS E SUBSTITUINDO PELOS PENSAMENTOS DE DEUS, NA SUA PALAVRA.

AMADO IRMÃO TAMBÉM TENHO UM BLOG E SE DESEJAR CONHECÊ-LO SERÁ MUITO BEM VINDO.
Crescimento Cristão

Fan Page Cristãos em Construção

GRAÇA E PAZ

CRISTINA MANHÃES

disse...

Minha saudosa avó dizia esse provérbio!
"cabeça vazia é oficina do diabo" mas,as vezes a depressão vem e nos pega de surpresa de repente ela já se instalou!
Eu questionei muito a Deus o pq? pois,faço da minha vida uma rotina talvez até rígida,tento ler a bília diariamente,oro bastante e tbém tiro tempo para lê-la e estudá-la.E digo irmão,mesmo assim tento controlar minha depressão,sei que se não fosse pela misericórdia do Senhor seria muito pior.
E assim vou vivendo confiando que Deus está comigo e me ajudando dia após dia.
Graças a Deus,tenho uma família,filhos e esposo abençoados e agora ganhei uma linda netinha,chama-se Alice e isso é um grande motivo para me alegrar no Senhor!
Deus o abençõe,suas matérias são mesmo excepcionais,muito inteligente na colocação das palavras,equilibrado,nada radical,muito bom! continue nos abençoando com seus estudos!