quarta-feira, janeiro 09, 2013

Irã - campanha natalina de perseguição aos cristãos

Christian Solidarity Worldwide
Data: 31.12.2012
Tradução: João Batista Cruzué
Dois cristãos de uma denominação da Igreja do Irã, Behzad Taalipasand e Mohammadreza Omidi foram detidos, hoje pela manhã, em um bairro do Noroeste da cidade de Rasht.  As prissões são os mais recentes atos de repressão do mês de dezembro patrocinado pelo  governo iraniano contra templos cristãos.
O regime iraniano geralmente intensifica sua campanha durante a estação do Natal. E ironicamente a o ritual de perseguição no Natal deste ano (2012), recebeu o nome "Presente de Natal".
No Natal de 2010, cerca de 70 cristãos foram presos.  Em 2011, as autoridades de um bairro da  Zona Sul da cidade de Ahwaz ajudaram a prender uma congregação inteira da Igreja Assembleia de Deus - inclusive as crianças da Escola Dominical.
 
Este ano não tem sido exceção. No dia 25 de Dezembro, o Pastor Yousef Nadarkhani, da Igreja do Iran, absolvido de apostasia em setembro, foi preso de novo na cidade de Rasht pelas autoridades prisionais para cumprir um [suposto] restante de 45 dias de uma sentença de três anos por evangelizar muçulmanos.
Em 27 de dezembro [2012], cerca de 50 cristãos foram presos  em um culto familiar em Tehran quando eles se reuniram para celebrar o Natal. Segundo as informações da agencia Mohabat News, a maioria foi solta depois de interrogatório e retenção dos celulares, incluindo os detalhes do conteúdo dos contatos telefônicos, senhas para abrir caixa de emails e redes sociais. Entretanto, o velho Reverendo Vruir Avanesian, 60, ficou detido na prisão Evin, apesar de sofrer de graves problemas de saúde. O líder cristão, desde então, tem sido escoltado por guardas até uma clínica onde  realiza tratamento compulsório de  hemodiálise.  Numa destas ocasiões o reverendo recebeu uma breve visita da esposa antes de retornar para a prisão.
Também em dezembro, notícias confirmaram a prisão  sem acusação formal, desde setembro, do Reverendo Saeed Abedini, um cidadão de 32 anos, com dupla cidadania, iraniana e americana, foi detido enquanto visitava os pais. De acordo com as notícias, o pastor tem sido obrigado a comparecer perante um juiz, atendendo a intermináveis intimações.
Mervyn Thomas, executivo-chefe da CSW - Christian Solidarity Worldwide, disse: "Esta campanha anual de prisões e perseguição do governo iraniano durante esta significativa data religiosa é totalmente inaceitável. Como um dos signatários da Convenção Internacional dos Direitos Políticos e Civis (ICCPR) o Irã é obrigado a manter a liberdade de religião ou crença de todos os seus cidadãos,  e isto obrigatoriamente deve incluir de guardar os dias de adorar e manifestar sua fé em comunhão uns com os outros. Além disso, é bom que o Reverendo Avanessian tenha permissão para receber os cuidados médicos necessários. a CSW condena sua prisão e questiona a contínua má vontade do Iran ou sua inabilidade em providenciar a atenção médica adequada para o Pastor Benham Irani, cuja saúde continua a se deteriorar na prisão. É vital que o governo iraniano ponha um fim nestas perseguições sistemáticas às minorias religiosas dentro de seu território, respeite seus direitos de liberdade religiosa, e libertem imediata e incondicionalmente todos aqueles que têm sido presos por conta de sua fé."


Fonte: Christian Solidarity Worldwide


Comentário do blogueiro: Não deixe de ler minha opinião no próximo Post (acima) sobre o que de fato tem acontecido no Irã - onde nós pensamos que o único perseguido era o Pastor Youcef Nadarkhani. Nosso entendimento da questão iraniana tem sido muito, mas muito subestimada. Há muito mais coisa debaixo daquele tapete persa. (João Cruzue)









Nenhum comentário: