sexta-feira, janeiro 25, 2013

Evangélicos e a novela Salve Jorge


João Cruzue


Glória Perez recebeu a difícil tarefa de suceder a novela "Avenida Brasil" de João Emanuel Carneiro. Como leio bastante, acompanhei a performance da primeira, onde aparecia uma personagem religiosa, caricata, que não deu para saber bem se era "evangélica" ou "carismática". Já "Salve Jorge", a novela atual, deve ser tão ruim que nem nos textos dos grandes jornais e revistas ela aparece. Curiosamente, houve um movimento  na internet contra o folhetim de Glória Perez, falsamente rotulado como um boicote dos Evangélicos. É sobre isto que vou deixar alguns parágrafos.

Boicote dos Evangélicos o caramba!

Pelas informações recolhidas, e de forma muito fácil,  deu para perceber que por trás disso estão os blogs da Igreja Universal. Traduzindo: guerra de audiência entre  redes de TV. O pessoal do bispo Macedo contra a novela da Rede Globo. O roto julgando o rasgado. 

Mesmo sem ver um capítulo dessa novela (ruim) é possível saber que sua autora usa e abusa de fórmulas repetitivas. Primeiro, envolvia  na trama um pouco da cultura islâmica - O Clone; depois, cultura hinduísta, por último, turca.  Nada contra estas três ricas culturas, mas com a falta de criatividade da escritora, que acha que ninguém perceba isso. Mesma fórmula, mesmos atores, mesmo nhém-nhém-nhém. 

Quanto à novela anterior, "Avenida Brasil", o que mais apareciam eram "barracos" e mais "barracos". Dificilmente uma pessoa que tenha o Espírito de Deus poderia ter tanto mau gosto, a ponto de deixar vazar, todo dia, na sala ou no quarto da sua casa, diálogos tão irritantes. Principalmente diante da família, a cultura do barraco, da frivolidade, da falta de inteligência, da nudez, da família descartável...

Quer saber uma coisa: estou começando a desconfiar que o Brasil é tão corrupto assim pela cultura folhetinesca "global" que vem destilando um veneno a conta gotas, mostrando que não é tão mal assim ser corrupto, amortecendo e anestesiando o julgamento moral das pessoas. Tramas que  materializam o subconsciente das pessoas. 

Não satisfeito com isso, o pessoal liderado pelo Bispo Macedo, tentou idiotamente combater fogo com fogo, usando a mesma fórmula (novelas) para  conquistar  audiência para a Rede Record. E não foi só novelas. Ele também aprovou as réplicas dos BBBs. Como é que um homem, que já foi um servo de Deus, chegou  a tal ponto de veicular estas porcarias na TV? Não é difícil responder: sentimentos de vingança, dinheiro e perda de comunhão com Deus.
Agora, em vez de uma fonte de lixo "entregue" dentro dos lares brasileiros, temos duas! Corrupção,  barracos, traições, violência, adultérios, fornicações, ingratidões, homicídios, sequestros, roubos, galinhagem... Globo e Record.

Não estou escrevendo este texto com o propósito hipócrita de induzir a todos que não devam assistir isto ou aquilo. Somos livres para escolher e assistir o que quisermos. Eu não posso desligar o controle da televisão de ninguém. O que estou dizendo, é que precisamos ser mais exigentes e menos passivos.  Há quanto tempo estas redes vêm transmitindo novelas de tramas tão bestas, repetitivas, podres, pouco inteligentes. E os noticiários? Bem estes, privilegiam somente notícias ruins: Matou, roubou, sequestrou, corrompeu, estuprou, chacinou....

Estariam mesmo os Evangélicos preocupados em boicotar a novela Salve Jorge?

Creio que quem é evangélico de fato não pode boicotar uma coisa que ele nem assiste! Porque tem bom gosto e não tem muito tempo a perder com coisas que alienam, apequenam e apassivam um cérebro! Há coisas melhores: estudar, ler, cursar uma universidade, fazer o dever de casa, fazer um curso de pós-graduação... separar o horário das 21 às 22:00h para ler a Bíblia, orar, ensinar o netinho a ler, ver um bom filme no DVD Player, documentários, ler um bom livro...  Não precisamos boicotar novelas ruins que não assistimos.

Porém, se esta ou aquela novela ridiculariza  a fé evangélica ou é subsidiada por dinheiros do cofre da Igreja, aí a coisa é diferente.

No primeiro caso, eu observaria as marcas de produtos que patrocinam tal novela e deixaria de comprá-los. Se não todos, pelo menos um que uso com frequência.  

No segundo caso, eu deixaria de ofertar numa arapuca que canaliza o dízimo e as ofertas dos crentes para produzir porcaria e transmitir na TV, e passaria a ofertar em um Igreja Evangélica decente. E por uma "coincidência" foram os líderes do segundo caso é que disseminaram na internet a história do "boicote" à novela Salve Jorge.

Eu creio que Evangélico de verdade tem a mesma  natureza dos antigos judeus bereanos. Examina, confere, compara, avalia, para não escapar dos dentes  do leão e cair depois na boca do jacaré!

Sobriedade, vigilância e inteligência.













2 comentários:

1000NOTICIAS disse...

PURA VERDADE. INFELIZMENTE, OS EVANGÉLICOS ESTÃO ACHANDO A COISA MAIS NORMAL VER ESSAS PROGRAMAÇÕES PODRES. SERIA BOM, SE TODOS VISSEM ESSA MATÉRIA. MAS PARECE QUE O POVO EVANGÉLICO ASSISTE MAIS ESSAS PROGRAMAÇÕES DO QUE LER CONTEÚDO PARA CRISTÃO. TODO ALERTA CONTRA ESSAS MAZELAS É PROVEITOSO E EDIFICANTE.

Anônimo disse...

Concordo com seu comentário, aquelas novelas so tem porcaria