terça-feira, janeiro 08, 2013

Conversa franca sobre o namoro cristão

.
Namoro
Pastor Armando Vanelli

Como pastor, durante 35 anos nunca disse que o namoro é algo bom, antes, um mal necessário. Até porque não se pode pensar num relacionamento entre dois adolescentes ou jovens sem que haja um cortejar ou galantear, e a partir destes atos é que nasce uma inspiração amorosa. Seria muito bom que os jovens fizessem  seus planos de relacionamento se utilizando  dos princípios da Palavra de Deus, para o passo único e mais acertado da vida a dois - o casamento.

Nos meus muitos anos de pastoreado, percebi que a maioria que conduziu o relacionamento pelas suas vontades pessoais, experimentaram marcas e traumas, a exemplo de uma jovem que me ligou em desespero. Penso que posso sugerir algumas recomendações para um namoro em linha com os padrões divinos.

A primeira conscientização a ser tomada é que um namoro nunca deve ser em caráter experimental. Ao perceber que é tempo e hora de iniciar um relacionamento, é preciso ter convicção de que namoro é algo sério e, portanto, precisa ser iniciado com uma pessoa que também seja séria. Daí,  já se subentende existir duas coisas que não se combinam: “namoro e brincadeira”. 

Despertados pelas descobertas de transformação do corpo, e seduzidos por tão apelativos chamados da mídia, o adolescente que mal largou os brinquedos e brincadeiras, pensam que o que vem pela frente agora - carícias, afagos sensuais, beijos prolongados, tudo isto seja o tão esperado namoro. Esta aproximação tão precoce acaba desembocando em experiências com marcas psicológicas que afetarão a personalidade por toda uma vida, das quais podemos citar a perda da virgindade e a gravidez indesejada. Resta a cada interessado no namoro, buscar em oração que o início de um relacionamento seja apenas o primeiro passo de um caminho que vá culminar em um feliz e perene casamento.

A partir de descoberto o amadurecimento, para o início do relacionamento, com a devida permissão dos pais, este precisa obedecer a regras e limites. 

É hora de romper com os padrões ditados pelas aberrações da mídia que prega o "ficar" como algo bom, porque não implica comprometimento dos envolvidos. A divulgação de estimulação ao sexo está desenfreada, ontem mesmo, no meu celular, recebi uma "proposta" de despertamento de maiores prazeres nas relações através de um livro divulgado, e ainda com pagamento de taxa de 0,31 centavos mais impostos.

Que absurdo! Uma publicidade destas nas mãos de um jovem casal em namoro, sem regras e disciplinas. Esta banalização daquilo que é santo, que foi instituído por Deus, visa denegrir os conceitos primordiais da família e com isto acabam por passar informações distorcidas, como a mais clássica usada hoje: "ser virgem é coisa antiquada". 

O namoro para ser correto, precisa ter cores cristãs, marcas e padrões de Deus.  Se o namoro tiver o timbre cristão, isto é, normas e princípios ditados por Deus, e estes estão por toda a Bíblia, o casal terá mais facilidade de aprender a dizer não ao impulso sexual. E hoje é preciso mesmo ter normas já que a depravação tomou conta dos meios de comunicação.  

Em linhas gerais, cristãos não comprometidos totalmente com a Palavra já não importam se seus filhos praticam o sexo antes do casamento. Há um corrente de pensamento livre (ou libertino) que promulgam que a ideia que compromissados para casar já podem praticar o sexo, mesmo antes de assumirem o consórcio nupcial. Deus, no entanto, em Sua palavra nunca abriu esta concessão. 

A Palavra nos ensina que o sexo foi instituído por Deus como benção a ser desfrutado entre um homem e uma mulher que se amam e que assumem um compromisso permanente. Em suma, o sexo é benção dentro do casamento, fora dele é impureza.  

Se num relacionamento este princípio for levado como fator primário, a dignidade e o respeito pela pessoa amada passam  para um plano de grande fundamento no compromisso: respeito e dignidade. O que quer dizer isto? Um não pode intencionar igualdade de procedimentos ou gostos semelhantes. Quando há falta de respeito fica patenteada a ausência do amor real.

Respeito e dignidade formam pontes para a fidelidade. Se no namoro a fidelidade é algo pratico, este procedimento será bem patente no casamento. Apelidos como “galinhão” ou “vassourinha” são dados a quem tem mais de uma parceira ou parceiro no namoro, no entanto isto é o padrão carnal, logo, é de suma importância fazer prevalecer a vontade de Deus. A quem se ama, fidelidade à toda prova.

E por fim, deixei a parte mais difícil  justamente para fechamento da postagem. Em  início de um relacionamento procure alguém que tema a Deus. Se não houver a mesma crença, que não acredite em Jesus como único e suficiente salvador, tem algo errado. A esta situação a Bíblia dá o nome de “jugo desigual”. Isto está narrado em II Coríntios 6:14-18. Vi também nestes anos de ministério gente que foi “legal”, “bacana” e de “acordo com tudo” no namoro, mas depois do casamento, deixou a igreja, não permitiu mais a esposa de ir à igreja, e o pior, vem gerando confusão na cabeça dos filhos no tocante a fé.

É preciso que a pessoa a ser escolhida para uma vida a dois tenha profunda confissão da fé para que ambos não olhem mais um ao outro, mas o alvo dos olhares agora seja voltado para Jesus. (Hebreus 12.2).

Isto me faz lembrar uma história engraçada contada pelo Reverendo Dario Sallas, professor de Retórica Sagrada na Faculdade de Teologia do Chile. Certa vez entrou no gabinete do Pr. Dario uma jovenzinha dizendo: “Pastor, eu gosto de mais da igreja, estou aqui desde o começo, mas ainda não consegui arrumar alguém para me casar dentro da igreja, e recentemente conheci um moço muito lindo, com lindo narizinho, olhos azuis, corpo atlético e quero lhe confessar que não estou buscando apenas o espiritual, preciso de algo para os olhos”. O pastor perguntou: Tereza, ele tem Jesus Cristo? Não pastor, não tem não. Então ele não tem nada, Tereza! Mas pastor, ele tem carro, casa e é lindo, já lhe disse, estou em busca de algo para os olhos. 

Mesmo com a discordância do pastor, Tereza começou a namorar o jovem, e não muito depois veio a casar se com ele. Alguns meses depois, numa sessão de aconselhamento apareceu Tereza com os olhos todo roxo e dizendo: “pastor, veja o que fez  meu marido...”, e o pastor sem demora arrematou: “olha Tereza, você queria tanto algo para os olhos, e agora já tem!”

Não busque nada para os olhos, busque quem tenha os mesmos princípios de crença e fé, não se prenda a “um jugo desigual”, porque namoro não é brincadeira, é o primeiro passo para uma “união eterna”.






.

4 comentários:

1000NOTICIAS disse...

CARO PASTOR JOÃO CRUZUÉ, ME PERDOE SE EU ESTIVER ERRADO. MAS LEMBRO-ME QUE POSTEI UM COMENTÁRIO SOBRE ESSA MATÉRIA. OLHANDO NÃO A VI. ACHO QUE A OPINIÃO FAZ PARTE DOS BLOGS, PENSEI, DESSA FORMA NÃO OPINO MAIS, ACHEI QUE TINHA LIBERDADE EM COMENTAR NESSE BLOG, QUE É DE MUITA UTILIDADE AOS EVANGÉLICOS E EM GERAL. NÃO SEI BEM O QUE ACONTECEU.

Joao Cruzue disse...


Meu irmão,

Creio que sua indignação não tem razão de ser. Você fez sim o comentário mas debaixo do Post "A sombra do pé de Ingá", imediatamente abaixo do post que pretendia comentar.

Seus comentários nunca foram desprezados. Sempre foram bem-vindos. Mas um mal-entendido pode levar a uma conclusão incorreta

Grande abraço

Irmão João.


1000NOTICIAS disse...

MUITO BOM. PARTICULARMENTE, ACHO QUE HOJE O NAMORO ENTRE CRISTÃOS JOVENS ESTÁ FUGINDO MUITO DO PADRÃO. OS PAIS VACILAM MUITO NA PREPARAÇÃO DE SEUS FILHOS NESSA ÁREA.JAMAIS DEIXARIA UM FILHO ADOLESCENTE NAMORAR(OU PECAR).O CORRETO É PREPARA-LOS PARA A MOCIDADE, NÃO ABRIR MÃO PARA NAMOROS PREMATUROS DE ADOLESCENTES, AINDA MAIS NOS DIAS DE HOJE. SE OS PAIS DEU BOA EDUCAÇÃO E TEM ESTRUTURA DE UMA BOA FAMÍLIA, LOGO MANTERÁ A ORDEM ENTRE SEUS FILHOS.

1000NOTICIAS disse...

AGRADEÇO PASTOR CRUZUÉ,ENTENDI O QUE ACONTECEU, ATÉ CONCORDO QUE EM MATÉRIA TOTALMENTE DIFERENTE NÃO DEVERIA SER POSTADO O COMENTÁRIO, MAS JÁ REMOVI E PUS NA MATÉRIA DO ASSUNTO. ESTAREI REMOVENDO O COMENTÁRIO, QUE ERA SÓ MESMO PARA FALAR COM O SENHOR(EM OFF). PEÇO DESCUPAS PELA FALHA. GRATO. DEUS CONTINUE ABENÇOANDO E QUE ESTE BLOG CONINUE SENDO UM CANAL DE BENÇÃOS PARA OS LEITORES.