sexta-feira, dezembro 28, 2012

Perspectiva Brasil 2013

.
João Cruzué


O ano de 2012 foi conturbado e apocalíptico. Sua retrospectiva começou bem antes com filmes e literatura explorando o fim do calendário maia. Resumindo, meia dúzia de malucos sacudiram o inconsciente de milhões de pessoas. E como vem acontecendo há séculos, ainda existem pessoas que embarcam nas mais estapafúrdias ideias. Felizmente, uma pequena parte, uma vez que a tendência do pensamento desta é a relativização das coisas.  Quero escrever um post, falando de coisas ruins, boas e muito boas.

1. Racionamento de Energia Elétrica.

É bem possível que, onze anos depois, o fantasma do racionamento volte a bater a nossa porta por causa menor quantidade de chuva que vem caindo, principalmente, no Estado de Minas Gerais, cabeceira das maiores usinas hidrelétricas do país. No momento que estou escrevendo, estou em Belo Horizonte. Há muitos anos venho aqui pelo Natal, e era água que Deus dava. Neste ano, afora poucos pingos, não está chovendo. Uma outra coisa curiosa sobre este assunto. Há muitos anos levei do sítio para São Paulo uns tubérculos de amarilis, que com a chegada do inverno enche a varanda da casa de flores afogueadas. Em 2012, as flores não vieram em julho, mas em setembro - dois meses atrasadas. E o que está acontecendo com as mangueiras de Belo Horizonte? Semelhante às flores dos amarilis,  as mangas ainda estão verdes. Na minha observação, que não é tão leiga assim, é como se o clima do Sudeste estivesse dois meses atrasado.

Pode ser que a chuva que ainda não veio, chegue de uma vez. E encha até a boca a Represa de Furnas, os afluentes do Rio Paraná, do  São Francisco, do Rio Doce, do Jequitinhonha... mas, da mesma forma que de 33 em 33 anos uma grande seca destrói a esperança do sertanejo nordestino, não é raro algum tipo de fenômeno de seca no Sudeste. Por coincidência, há onze anos estávamos passando por racionamento de energia. Este período múltiplo de onze nada tem a ver com  calendários esotéricos - eles são científicos e têm a ver com o movimento das  manchas solares.

Pouca água e menos energia elétrica. Pode estar a caminho uma nova forma de tarifa de energia, há tempos sendo ensaiada. Um relógio que registra o consumo de energia a cada hora do dia. E se isto acontecer, o preço do KWh pode até cair, mas paradoxalmente o total da conta vai subir. E como isto é possível? Ponderando o consumo da energia no decorrer do dia. Por exemplo, o  consumo de energia das 18:00 até as 21:00h pode ter peso 2 - ou três. Quem deixar para tomar banho depois das 21:00 já gasta na ponderação de 1:1.


2. Eleições da Mesa Diretora da CGADB

Pela resolução 01/2012 no dia 11/04/2013 será eleita a "nova" diretoria da CGADB. Se no passado houve alguma conotação religiosa ou espiritual deste evento, hoje isto já não existe mais. Na minha concepção trata-se de um evento político igual a qualquer outro. E, sinceramente, vou orar para que não seja pior!  As Igrejas Assembleias de Deus, ao meu sentir, deixaram de ser evangélicas. E deixaram porque se enveredaram pelas mesmas políticas religiosas de séculos ou  milênios atrás.  Como uma infeliz coincidência, o que está acontecendo no plano político e secular o que pode acontecer nos bastidores desta eleição pode fazer corar de vergonha até os incrédulos. É como se estas eleições fossem um trem sem freios, passando por uma curva acima do limite da velocidade.  Sinceramente, estou muito preocupado. E preocupado com o estrago que isto possa (vai) fazer no coração de novos convertidos, famílias, adolescentes, jovens. A perda de referências numa eleição como esta pode tirar o resto do respeito que por ventura ainda exista  entre ovelhas e pastores.

3. O final do julgamento do mensalão

A performance do Ministro Joaquim Barbosa surpreendeu a todos.,Inclusive ao Governo... Eu fiquei pensando: a corrupção neste país é tanta, mas tanta, que quando aparece alguém decente (o que devia ser o padrão) o cara ganha o destaque de "Homem do Ano". E não é pouca coisa, tratando-se do ritual que um ministro do STF segue para usar uma toga. Isto ficou bem claro na divulgação dos bastidores da escolha dos Ministros Fux e Barbosa. Quem os escolhe e recomenda, com certeza espera alguma coisa em troca... Enfin, o mensalão dominou as pautas do segundo semestre, ofuscando o resto. Para 2013, deve vir as prisões.

4. Mudanças

Eu agora vou digitar todo restante do post, que foi perdido há poucos dias em uma "travada" do windows. E, prometo que não serão coisas ruins ou mais do mesmo. Para mim, o ano de 2013 é um ano de muitas bênçãos. Principalmente para aqueles que vêm orando e se esforçando. As manchetes e pautas da imprensa secular, sejam da TV, do Rádio ou escrita estão contaminadas de tanta notícia ruim. E  notícia ruim produz  curiosidade, principalmente se tiver a ver com a vida dos outros. Eu prefiro notícias boas. Ainda não alienei minha mente à porcarias ou ou sistema. Meu sistema é outro: Andar pela fé, e não por vista.

5. O ano de 2013 será o ano das grandes vitórias

O que você tem esperado do Senhor? O que você tem orado ao Senhor? O que você precisa do Senhor? Bem, eu fiquei desempregado por 11 anos. Passei por anos difíceis para ganhar o pão. Mas nunca fiquei conformado com a derrota. Orava, estudava e me aplicava na porta de trabalho que aparecia. Até que um dia se me abriu três portas de uma vez. E eu escolhi a melhor, porque minha família merecia.   Orar, estudar e trabalhar na porta que Deus nos oferece. Ela pode ser pequena, a princípio, mas quando Deus nos abre uma pequena porta, isto não quer dizer que ela vai continuar pequena. Creia em Deus. Creia em Jesus, porque é Ele que conquistas as vitórias para nós. Nós não conquistamos coisa alguma. Apenas tentamos, pedimos e nos esforçamos. Nós entramos com o ânimo e o Senhor com as vitórias.

6. O ano de 2013 será o ano da esperança

Esperei com paciência no Senhor, e Ele ouviu a minha voz. Tudo pode estar dando errado para muita gente. As notícias podem não ser boas. Mas não se incomode. No tempo que Deus quer lhe abençoar o resto não conta. Não deixe de ler a Palavra de Deus. Não deixe de separar tempo para estar a sós com Deus. E não deixe de pedir a Ele, aquilo que você tem por grande necessidade. Não pense se você merece ou não. Ninguém merece. Quando Deus dá aquilo que você espera, não é porque merece, é porque Ele é bom! 


7. O ano de 2013 será um ano bem diferente

Se vai ser bom ou não, não importa. Na verdade não tem ano ruim sob a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo. Os fatos e os eventos podem vir do jeito que vier que a sombra do Senhor nos guardará. Vai faltar luz? Vai faltar justiça? Falta crescimento à Economia brasileira - e daí? Na sua casa, no seu trabalho, no meio da sua família, Deus governa. Entregue todas estas coisas ao Senhor, confia nele, agrada a Ele, e ele cuidará de todas elas. É preciso ter uma atitude de um filho de Deus. E qual é esta atitude? Vou dizer o que não é: Olhar as dificuldades maiores do que elas realmente são. Ter um calafrio no primeiro olhar de uma prova, se com mais atenção pode ver que ela não é difícil. Eu não creio em autoajuda.Eu creio, sim, em ajuda que vem do Alto. Nessa eu creio.
Para mim, por causa da misericórdia de Jesus, o ano de 2013 vai ser diferente para o meu bem. E com certeza para o seu também.

Vou ficar por aqui. Minhas perspectivas para 2013 são ótimas. Ótimas para mim e também para você. 

Glória a Deus.





sexta-feira, dezembro 21, 2012

O futuro dos Blogs evangélicos EM 2012

.

João Cruzué

A internet democratizou e globalizou a comunicação. Se antes a informação era restrita a meia dúzia de grandes jornais  e três ou quatro revistas, hoje temos centenas de fontes em língua portuguesa e milhares, em inglês. No segmento evangélico, até a virada para  século XXI, a restrição era ainda maior, e da mesma forma, também temos centenas de boas fontes. Não há pelo que eu saiba até agora uma data que marca o aparecimento dos primeiros blogs evangélicos. Eu comecei oficialmente em 2005, mas creio que deve ter sido 2004, o ano que este fenômeno começou. De lá para cá, principalmente nos últimos três anos, a blogosfera evangélica explodiu. A cada ano tenho feito uma análise do assunto e as perspectivas para 2013 e anos futuros são muito promissoras.

Os blogs caíram no gosto das lideranças evangélicas. Eles ampliam o poder de comunicação do púlpito local para uma congregação universal. Há sempre um crente com um maravilhoso testemunho para escrever ou uma bênção surpreendente para contar. Se antes isto ficava restrito a uma eventual oportunidade no culto, hoje por meio do computador e um blog, as duas coisas podem ser compartilhadas em português, inglês, espanhol, para os cinco continentes. Ignorar isto é permanecer naquele velho atraso.

Como ativista desta causa, e com ajuda de muitos colegas espalhados pelo Brasil, principalmente os que administram a UBE - União de Blogueiros Evangélicos, difundimos um projeto em que vendíamos um sonho onde cada líder cristão deveria criar e editar um blog de conteúdo cristão. Se os bancos, os supermercados, a pornografia, os magazines, as universidades aproveitavam o internet para vender e ampliar sua clientela e melhorar sua comunicação, quanto mais blogs cristãos tivermos maior seria nosso poder de comunicação.

E a comunicação não seria o fim, mas  o meio,  o meio para atingir o principal que, na minha visão, se trata de criar formadores de opinião: jornalistas, mestres, escritores, políticos,  poetas, esportistas, etc. Como toda certeza, podemos dar graças a Deus  e trabalhar por  isso.

A quantidade de pastores e outros líderes da Igreja que têm invadido a blogosfera evangélica para escrever, comunicar, testemunhar, pregar, criticar, aconselhar tem sido sempre crescente. E põe crescente nisto. Sei que muitos ainda têm preguiça de escrever e fazem parte dos "copiadores", mas, não é precisao escrever bonito para dizer que Jesus é bom. Basta começar.  Ter paciência e continuar. Ninguém começa correndo. É preciso pegar o gosto, engatinhar, levantar, andar, para depois correr. O que na verdade é preciso é ter paixão por aquilo que faz. Somos filhos de um Deus que ama as palavras. Que há milhares de anos se preocupou em deixar sua vontade por escrito. Por palavras escritas. Se o Espírito de Deus habita em nós, logo, o impulso de escrever vai estar presente.

Quando leio a história de Donald Stamps, o comentarista da Bíblia de Estudos Pentecostal, eu fico admirado pelo resultado magnífico que este missionário americano deixou. Morreu antes de ver seu sonho concretizado.  Sua letra era difícil de entender. Mas o objetivo foi muito além do esperado. A imprensa de Gutemberg e a Bíblia de Lutero influenciaram o mundo por mais de 500 anos.

E hoje, no limiar de uma tecnologia muito mais eficiente, ouvir de alguns líderes evangélicos, principalmente do nosso povo erudito que ministra nas escolas dominicais, que não têm tempo para coisas pequenas, eu perco a calma. Recordo-me da frase do poeta inglês John Donne no começo do Livro "Por quem os Sinos Dobram", escrito por Ernest Hemingway.  Eis a frase:

"Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo; se um seixo for levado pelo mar, a Europa fica menor, como se fosse um promontório, assim como se fosse uma parte de seus amigos ou mesmo sua; a morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram, eles dobram por ti.”

Se em 2005 era promissor escrever e publicar conteúdo cristão na Internet, hoje isto é muito mais interessante. Há muitos formadores de opinião não-cristãos que escrevem textos belíssimos. Gosto de ler de  vez em quando  Nizan Ganaes, Arnaldo Jabor, Carlos Heitor Cony, Lia Luft. Vivemos em um país onde a manipulação do coração dos pobres tem perpetuado governos ruins no poder. É preciso falar a verdade, inclusive as verdades que deixamos de ver em nosso meio.

O que tenho visto de negativo na blogosfera evangélica? O gosto pela crítica gratuita aos líderes que estão em evidência. Em vez de se preocupar com a beleza, com a erudição, com a criatividade, tenho visto a baixaria, a inveja, o texto negativista que afugenta o leitor e causa uma primeira (má) impressão qual os pregadores da Praça da Sé, do Centro de São Paulo.

Conteúdo cristão não precisa ser necessariamente comentários de textos bíblicos. É escrever com  lentes, coração e mente cristãos. Como eu não posso sentir a presença de Deus em uma droga de texto (ou uma centena de textos repetitivos) que só fala mal dos outros? Ora, isto me traz à lembrança a cretinice do diabo no começo do Livro de Jó.

Há milhões de almas sedentas de amor. Milhares de almas buscando a morte. Centenas de milhares precisando ler uma frase que leve o Espírito de Deus para seus corações. Não que tudo em um blog deva ser textos homiléticos. No entanto, é preciso dar uma referência positiva e cantar as boas coisas que Deus tem feito, para nos contrapor às torrentes de ações do diabo que são trombeteadas nos jornais nacionais da vida.

O Google tem mantido a gratuidade dos Blogs. A maioria deles, na língua portuguesa, é de evangélicos. É interessante para a empresa e interessante para nós. Sem nenhum exagero, o Google tem sido uma das maiores portas de divulgação da palavra de Deus escrita que conheço. E há espaço para mais um milhão de blogs ali.

Há muitos assuntos a explorar. Marcar nosso ponto de vista sobre atualidades. Principalmente as boas, sem deixar de lembrar as mazelas da nação e o desperdício de dinheiro público. Por exemplo? A derrubada de uma escola perto do estádio do Maracanã para abrir caminho para o esporte.  Pelo baixo investimento no ensino em Belo Horizonte, porque estouraram o orçamento das reformas do Mineirão. Do projeto do trem bala que vai gastar mais de 70 bilhões de reais, porque é "muito" interessante tocar grandes obras no ano das eleições majoritárias para encher os bolsos dos candidatos de propina para bancar campanhas políticas.

Sim tem muitas coisas para descer o verbo. Meu "xará" nos tempos de Jesus já fazia isto.

O que tenho visto na Blogosfera Evangélica? Centenas de colegas blogueiros se tornando escritores e publicando seus livros. Em que oficina literária eles praticaram? Nos blogs!

Falar é bom, mas escrever é melhor. Quem escreve, acumula conhecimentos, desenvolve a arte de trabalhar o texto. É bom que isto seja desenvolvido no meio cristão. A música gospel está chegando lá. Os escritores evangélicos também. Não me refiro àqueles que têm os livros vendidos apenas em lojas evangélicas. O que é bom deve ficar à venda em todo lugar onde se venda livros. E por falar nisso, sempre que passo na frente da Livraria Loyola da Rua Barão de Itapetininga, no Centro de São Paulo, eu vejo três livros expostos na frente de todos os outros: Cinquenta tons disso, daquilo e daquilo outro. Será que em nossa terra nunca veremos um homem, cristão, que não escreva apenas  sobre o próprio umbigo, que um dia possa ter seus livros à venda na frente de todos os outros?:

Minha resposta: Esta pessoa pode ser você, cristão, que por preguiça ou conforto, prefere ver entre livros de besteiras sadomasoquistas vendendo como água nas livrarias da Cidade. Quando é que você vai começar? no ano que vem? Por que não agora?

O futuro dos blogs evangélicos é promissor. Promissor, porque editar um blog é trabalhar em uma oficina de palavras. Um blog não é um fim, mas o começo e o meio de uma vida literária produtiva. Ninguém começa grande. Todos nascemos pequenos. E crescemos quando começamos a engatinhar, andar e correr. A literatura de nossos filhos e netos estará disponível no monitor de uma TV Digital, de um tablet ou de alguma outra forma de leitura virtual.

Se você ainda não tem um blog, tem bom ânimo: dê o primeiro passo. O blogueiro criativo de hoje, será o grande formador de opinião de amanhã. 

A paz do Senhor. Feliz Natal!








quarta-feira, dezembro 19, 2012

Marquito é o 13º vereador evangélico da Cidade de São Paulo


Joao Cruzue

          Com a Ida de Celso Jatene para a Secretaria de Esportes, a convite do novo Prefeito da Capital Paulista, o humorista Marco AntonioRicciardelli - o Marquito, amigo do Ratinho, assumirá vaga na Câmara dos Vereadores. Assim, serão 13 evangélicos na Câmara Municipal de São Paulo.







domingo, dezembro 16, 2012

Sammis Reachers ganha o Prêmio Blogueiro Cristão 2012

.
Premio Blogueiro Cristao

João Cruzué

Academia Brasileira de Blogueiros Evangelicos, tem o prazer de comunicar a todos os amigos e irmãos da Blogosfera Evangélica que o Blogueiro SAMIS REACHERS, editor dos blogs:

EQUATORIA - http://equattoria.blogspot.com.br/

VEREDAS MISSIONÁRIAS - http://veredasmissionarias.blogspot.com.br/

ARSENAL DO CRENTE - http://arsenaldocrente.blogspot.com.br/

CIDADANIA EVANGÉLICA - http://cidadaniaevangelica.blogspot.com.br/

BRADANTE -   http://bradante.blogspot.com.br/

POESIA EVANGÉLICA - http://poesiaevanglica.blogspot.com.br/

CONFEITARIA CRISTÃ - http://confeitariacrista.blogspot.com.br/

AZUL CAUDAL - http://azulcaudal.blogspot.com.br/

----------------------------------------------------------------------------------


Foi agraciado com o PRÊMIO BLOGUEIRO CRISTÃO 2012.  Pesou na escolha a dedicação de muitos anos, o conteúdo cristão,  os objetivos, a qualidade e o bom relacionamento social do Blogueiro com a comunidade.






sábado, dezembro 15, 2012

Um dia de fúria na América, 28 pessoas mortas em Newtown



 Não dê uma arma de presente ao seu filho. 
Dê um abraço!

Presidente Barack Obama
João Cruzué

A América está de luto. Horrorizada. Foi o segundo maior massacre de crianças de sua história.  A pequena cidade de Newtown - considerada a quinta mais segura para se viver nos Estados Unidos-, agora está em estado de choque,  não sabe o que dizer. E tudo isto aconteceu porque ADAM PETER LANZA, um rapaz de 20 anos, magro e muito tímido é suspeito de ter matado 27 pessoas e depois se suicidado.

Não houve bilhetes. Não tem perfil no facebook. Nada! Nem retratos atuais dele a imprensa encontrou. O que mais assusta é que, pela primeira vez na história dos school serial killers, o protagonista matou a própria mãe. Depois seguiu para a escola onde ela dava aulas, uma pré-escola, e matou 20 crianças e 05 adultos. É tão assustador que  nem nos piores filmes de violência protagonizados por Sivester Stallone ou Steve Segal alguém matou a mãe.

O assunto é capa de todos os jormais americanos. O Presidente Barack Obama chorou e pediu para que, na noite de sexta para sábado, cada família abraçasse seus filhos e orasse.

De concreto sobre Adam Lanza, quase nada. A mãe, Nancy Lanza,  era professora e colecionadora armas.  Gostava de armas. Professora na Sandy Hook Elementary School onde aconteceu a tragédia. O  pai largou a família há quatro anos e foi morar com outra mulher, deixando para trás esposa e dois filhos. Ryam, de 20, e Adam P. Lanza, de 16 - isto há quatro anos.

Examinando os comentários em um artigo no Washington Post, americanos estavam chateados com duas coisas: O excesso de artigos e comentários sobre o assassino em detrimento das vítimas, que foram deixadas pela imprensa em segundo plano. A facilidade com que qualquer americano pode comprar um rifle em qualquer supermercado, desde que tenha mais de 21 anos. Estão pensando seriamente em restringir a compra de armas, embora já tenham consciência de que tal como as drogas, quando alguém quiser comprar uma, vai comprá-la de uma forma ou de outra.

Infelizmente, não será esta a última vez que um indivíduo frustrado vá descarregar sentimento de raiva e de derrota sobre crianças inocentes. Qual foi a motivação? Ninguém sabe ainda. Já escarafucharam de todo jeito. Perguntaram para os vizinhos,  para o irmão, para a cidade, e nada de significativo. Para complicar o cara era um nerd, inteligente e de QI alto. Mas o que de fato acontecia com ele dentro de casa, devia ser muito grave. Tão grave  a ponto do filho  matar a própria mãe. É isto que está escrito no WP, o mais conceituado e conservador jornal da América.

Como cristão pentecostal que sou, creio na Bíblia e nos ensinos de Jesus Cristo. Principalmente quando ele trata da fúria destruidora dos demônios. Sozinhos eles não têm poder algum, mas quando encontram uma pessoa de carne e osso que lhes abra a porta da mente, matam, roubam e destroem. É uma associação 100% destruidora.  Toda malignidade destruidora de um demônio  atuando ou influenciando na mente e nos pensamentos de uma pessoa. Foi por isso que  o apóstolo Paulo deixou escrito na Bíblia: Não deis lugar ao diabo! Efésios 4:27.

Penso que essa, e todas  tragédias anteriores poderiam ter sido evitadas. Uma coisa em comum todos estes protagonistas de massacres tiveram: uma fúria destruidora descomunal. Creio que ela se alimenta de ódio, reprovação, de comparações impossíveis, a falta daquela palavra de incentivo? Essas pessoas são mendigos de amor. Como descreveu Madre Tereza:

"Há uma fome  terrível por amor. Experimentamos  isto em nossas vidas na dor, na solidão... Devemos ter coragem para reconhecê-la.  Estes famintos, você pode tê-los dentro da sua própria família. Encontre-os e AME-OS." (Madre Tereza de Calcutá).


 Não sei, e a América inteira deve estar querendo saber, como era o relacionamento entre Adam e Nancy Lanza, o filho e a mãe.  Pelos fatos, era péssimo. Talvez um beijo, um abraço, um "congratulations", um simples "fine" tivesse mudado toda está triste história de Natal que os americanos estão passando. Com certeza faltou amor na vida de Adam Peter Lanza.  

Cada criancinha que ele matou era feliz e amada. Ele tinha ódio disso. Creio que foi para evitar outras tragédias que o Presidente Obama pediu, na noite de sexta-feira passada, que cada família abraçasse seus filhos.






O Gospel na Globo - Festival Promessas 2012

.
Festival Promessas 2012

João Cruzué

Quando minha filha pos a mochila nas costas e foi participar do evento no Campo de Marte - Zona Norte da Cidade de São Paulo, eu pedi para que levasse um guarda chuva. Ela saiu pouco depois do meio-dia para ficar bem à frente do palco e conferir tudo de perto.  Ela gostou e achou que o evento deste ano foi melhor e teve mais participação que o do ano passado.

Não choveu. E quem levou guarda-chuva, não pode entrar com ele, por questões de segurança. Imaginaram que se algum fiel ficasse muito alegre, poderia, eventualmente dar uma guardachuvada no próximo. Não houve divulgação nem incentivo para ir ao evento por parte dos maiores ministérios da Assembleia de Deus da Grande São Paulo. A publicidade maior foram as inserções de chamadas publicitárias da própria emissora.

E hoje, sábado, 15 de dezembro 2012, eu estava escrevendo minhas coisas na sala quando começou passar na TV Globo o Festival Promessas. Na TV o tempo foi muito curto - 75 minutos. Muita coisa foi editada. Teve gente que reclamou porque mostraram tão pouco o André e muito do Thales - que já foi da banda Jota Quest.


No site da Rede Globo, conferi agora, não tem nenhuma foto nem mesmo uma manchete de chamada do assunto.  Para encontrar,  eu precisei clicar no link programação de sábado. Muito escondido. Para mim foi uma atitude de vergonha. A Globo ainda tem vergonha dos evangélicos.


 A Rede Globo promoveu sábado passado - 08.12.2012, o Festival Gospel Promessas. Pela primeira vez em São Paulo, o festival reuniu  100 mil pessoas no Campo de Marte, para cantar durante cinco horas.  

A primeira apresentação foi de André Valadão, às 17h30. Em seguida se apresentaram: Cassiane, Aline Barros, Fernandinho, Thalles e Diante do Trono.  O compacto da apresentação, de 75 minutos, igual ao tempo do ano passado, foi ao ar hoje.

Assisti pessoalmente toda transmissão. Vi a participação da Cassiane, André Valadão, Thales, Fernandinho, Aline Barros e Ana Paula Valadão. Gostei mais da apresentação da Aline Barros.

Um fato me surpreendeu no festival. Apesar do calor terrível, que estava fazendo no Campo de Marte, olhando as cenas transmitidas não consegui ver nenhum participante sem camisa. A quantidade de crentes no Campo de Marte ultrapassou de longe as plateias dos shows de Lady Gaga,  Madona, Andrea Bocelli...

E quem eram os artistas que levaram 100 mil pessoas no Campo de Marte? Meia dúzia de cantores crentes, MAS, que apesar de quase desconhecidos da maioria da sociedade, vendem tranquilamente mais música que qualquer cantor de música secular. Só o grupo Diante do Trono vendeu, de 1997 para cá, mais 10 milhões de cópias de CDs/DVDs. Se não houvesse tanta pirataria no Brasil, creio que  estes números dobrariam.

Notei várias ausências. O ano passado a editora Central Gospel do Pastor Silas Malafaia apareceu com sua publicidade na transmissão do Evento. Neste ano não vi  nem a Central Gospel, nem o cantor Jota A, nem  Regis Danese - a meu ver,  duas grandes ausências no evento. Claro, eles não são da Som Livre...

Creio, que da mesma forma que a Rede Globo ainda tem vergonha de ser gospel, as maiores lideranças evangélicas também ainda não se esqueceram do preconceito "global" fartamente documentado pelos papeis ridículos atribuídos a personagens crentes em suas novelas. No meio evangélico mais conservador o entendimento de que "a globo é do diabo" e vive espalhando porcaria por meio de novelas nojentas, é uma realidade.


Globo Gospel

Por outro lado, não deixa de ser uma vitória evangélica. Não são os evangélicos que precisam da Rede Globo.  É a Rede que precisa dos crentes para garantir seu faturamento. Os evangélicos são, hoje, 1/4 da população brasileira em 2012. Em 2020 serão 1/3, cerca de 70 milhões, crescendo naturalmente e sem pressa à mesma taxa anual de 4,9% dos últimos 70 anos. E chegamos até aqui debaixo do preconceito da família Marinho. 

No quesito IBOBE, embora não se deva misturar duas coisas diferentes, No ano passado a Glob do Rio deu 13 pontos no Ibope. Em São Paulo, em 2012, atingiu 10.2.  Nas duas ocasiões marcou a primeira colocação.

Por fim, quero dizer que a música e os músicos evangélicos evoluíram muito em qualidade no Brasil. Vendem tanto quanto os melhores artistas seculares. Seu crescimento e  sucesso  foram tantos, que chamou a atenção da maior rede de televisão do país.




Diferença de atitudes


João Cruzué


Mensalão

O mensalão tem sido um celeiro subitâneos exemplos. E para minha introspecção de hoje, vou selecionar este: o fator tempo na tomada de uma atitude. É difícil tomar atitudes, principalmente quando a mudança interfere em nossa zona de conforto.

A história do mensalão veio a público em 2004. Sabe quem eram os protagonistas?  Carlinhos Cachoeira e Waldomiro Diniz. O primeiro gravou, em 2002,  uma fita contendo um ato de corrupção envolvendo o segundo. Como a propina foi dada, mas o combinado não foi cumprido, irritado, Cachoeira enviou uma cópia da fita ao Senador Antero Paes de Barros, que por sua vez a repassou ao Ministério Público de Brasília. Dois repórteres "souberam" do fato. E tudo foi  publicado na Revista Época de 13 de fevereiro de 2004, principalmente a foto, que foi o estopim do escândalo.


Roberto Jefferson

Em 2005, a Revista Veja ligou o nome do Deputado Roberto Jeferson a Waldomiro Diniz. Acuado, o deputado tomou uma atitude inesperada para os padrões rasos do meio político: abriu a boca e denunciou todo esquema do denominado  "valerioduto", mas que Jeferson alcunhou de "mensalão". Deu nomes, fatos, cifras, detalhes, tirou José Dirceu do poder, levou um soco no olho, foi cassado por quebra de decoro. E um dos fundamentos da cassação foi  que o mensalão teria sido uma invenção,  uma mentira,

Sete anos se passaram.

Em julho deste ano (2012), o Supremo Tribunal Federal começou julgar a Ação Penal 470 popularmente conhecido como o processo do mensalão. Relatoria do Ministro  Joaquim Barbosa e revisão Ministro Ricardo Lewandowski. O julgamento está quase no fim. E o que Roberto Jefferson disse em 2005 foi confirmado.  O vídeo gravado por Carlinhos Cachoeira, a boca de Jeferson e o martelo de Joaquim Barbosa comprovaram: a história do mensalão era verdadeira.


Marcos Valério

O publicitário mineiro  Marcos Valerio foi acusado na Ação 479 como o operador do mensalão. No julgamento do STF recebeu a mais alta pena - 40 anos de prisão! Eu entendo que  sua atitude, ou falta dela, foi sua desgraça. Quando era tempo de falar, ele permaneceu calado. E por quê ficou calado? Porque toda vez que ameaçava abrir a boca, na verdade estava blefando, ou achacando o PT. Agora quando decidiu falar, depois de ter levado 40 anos de cadeia, descobriu que o tempo de falar passou.

Marcos Valério não foi o maior culpado nem o maior corrupto nesta história. Não foi  o chefe  nem o maior beneficiário da coisa. Como um pedaço de cana, dele extraíram o caldo e depois  jogaram o bagaço fora. E o destino do bagaço é o fogo.


Introspecção

Perante a opinião mais esclarecida da população  brasileira  Roberto Jefferson deveria ter recebido o benefício do perdão. Quem chegou a ver a forma como ele contou a coisa, parecia até a história do filme O Mentiroso   em que o filho de um advogado (Jim Carrey) no dia do aniversário faz um pedido para que o pai não minta por um dia. O que a imprensa perguntou, Jefferson falou. E o que ele falou, e disseram que era mentira, foi tudo confirmado como  verdades. Ele nem crente é.


Marcos Valério, a semelhança de muito "crente", de muito "pastor" por aí, anda envolvido na lama até o pescoço. Imagino que se achava grande, andando no meio dos poderosos. Mas era pequeno.  E fraco. E um dia, quando a corda arrebentou,... Assim também vai acontecer com aqueles que hoje praticam loucuras dentro da Igreja do Senhor, dando suporte a líderes corruptos e caídos. Deus rejeitará e vomitará da sua boca os tímidos - aqueles que têm medo de tomar uma atitude correta. Têm medo porque isto vai trazer prejuízo financeiro e instabilidade  de sustento para a família.

E quando Deus, à semelhança do relator do mensalão, for fazer a dosimetria das penas dos perdidos, muita gente pequena vai ficar assustada quando receber pena muito maior do que os verdadeiros corruptos.

Por isso, é  mesmo muito vergonhoso se deixar corromper e trair  seu compromisso com a sociedade, a família ou a Igreja. Mais muito pior que isso, é permanecer na lama da corrupção por medo de passar fome ou sofrer um prejuízo. Não seja tímido. Tome uma atitude honesta. Hoje, ainda. Para os cristãos, como eu, eu digo uma verdade com muita certeza: na família cristã é impossível ter dois pais ao mesmo tempo. Deus e o diabo. Jesus foi muito claro quando disse no Evangelho "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."







quarta-feira, dezembro 12, 2012

Como descobrir seu numero PIS


João Cruzué

 Para descobrir o número do seu PIS, PASEP ou NIT, entre no link abaixo,

http://www1.dataprev.gov.br/cadint/sp2cgi.exe?sp2application=cadint

Com estes dados em mãos:

Nome completo,  Data de Nascimento, Nome da Mãe e CPF.

Complete com a sequência de letras e número.












.







 

segunda-feira, dezembro 10, 2012

Como jogar o lixo fora antes do Natal

Perdão
João Cruzué
O lixo é algo que preocupa a sociedade e, paradoxalmente, à medida que a consciência da sustentabilidade aumenta, o volume de restos e coisas abandonadas pelas pessoas também continua aumentando. E uma coisa não me deixa esquecer disso:  as "Caravelas do Rio Pinheiros". Tema que vai ficar para outro dia, pois o assunto principal é outro tipo de lixo: O lixo espiritual. Conceituando, lixo espiritual para mim são: aquelas lembranças ruins, ressentimentos, mágoas, inimizades, rancores, ódios, desprezos, preconceitos, amarguras, frustrações e por aí vai. Da mesma forma que não é tão simples a eliminação do lixo natural, o processo de descarte do outro lixo nem sempre é tarefa fácil, pois nem sempre o coração ouve a lógica da razão. Como o Natal é a ocasião que as pessoas ficam mais sensíveis e  mais generosas, melhor ocasião não há para arrumar nossa consciência e jogar o lixo fora. 

LEMBRANÇAS RUINS - principalmente aquelas que nos trouxeram prejuízos tanto grandes quanto pequenos. Aprendi que, quando elas são descartadas de coração, Deus pode trabalhar a nosso favor e nos abençoar com o dobro, tudo quanto o diabo tomou, ou nós mesmos perdemos. Ele pode levar, mas Deus pode dar . m multiplicadamente, se pudermos perdoar e descartar os ressentimentos, as mágoas, os prejuízos - as más lembranças de toda sorte. É difícil? É! Mas, fale com Jesus. Decida perdoar de coração. Perdoar é uma decisão. Não é bom ficar esperando com um coração sufocado de lixo. Decida hoje mesmo tirar esse monte de tranqueiras para jogá-las no lixo, onde é o lugar delas. Mágoas, resentimentos, picuinhas retidas, são como portas sem fechadura, abertas para o diabo, que entra e vai ajuntando o lixo atrás da porta, para as bênçãos de Deus não possam passar. Como tenho alguma experiência nisso aconselho: jogue fora este tipo de lixo que as correntes e cadeados malignos também vão juntos. Vamos fazer isso?

COISAS QUE ENTRISTECEM A DEUS - temos a liberdade de fazer tudo que quisermos, mas nem tudo nos convém fazer. Uma pessoa verdadeiramente cristã deve ouvir primeiro a voz do Espírito Santo. A nudez, não agrada a Deus. a prostituição, também não. A bebida alcoólica, Deus nos livre! A medicina diz que alcoolismo não tem cura. Imagine um cristão atraído pelo marketing das bebidas. Se for fisgado, descobritá tarde o risco de perder o nome e até a família. Um dos instrumentos malignos mais eficazes para destruir uma família é o álcool. Quem sabe se você tem uma tendência a ser alcoólatra e não sabe. Fuja do álcool; da forma escandalosa de vestir e da prostituição: três coisas que entristecem o Espírito Santo.

AVENTURAS AMOROSAS - a vida sentimental de um cristão é  preciosa e muito delicada. Uma família construída fora dos propósitos do Senhor, é como desprezar tudo de bom que Ele planejou para nós. A ansiedade é uma das mais perigosas atitudes que nos leva a escolhas erradas. O amor eterno existe. Enquanto o mundo diz que o amor é eterno até que dure, Os planos de Deus para nossa vida sentimental é exatamente o oposto. Se você orar e deixar Deus mostrar a você (sem intermediários) o cônjuge que Ele tem preparado para você, garanto que o amor entre vocês vai ser mesmo duradouro. Veja o exemplo de Isaque e Rebeca. Abrão orou, Eliezer orou, e quando a noiva chegou, Isaque estava orando. A escolha que você fizer fora da oração e do tempo de Deus, vai determinar o fracasso do seu futuro lar.

Construa seu lar orando e esperando no Senhor. O mundo inteiro anda apressado, ansioso. A ansiedade significa que não confiamos em Deus, que achamos que Ele se esqueceu de nós, que estamos sozinhos à mercê de nossas próprias escolhas. Isso não é verdade. A bíblia inteira ensina o contrário: que você deve orar, e continuar orando enquanto espera. No tempo de Deus, Ele lhe dará o prêmio da sua paciência e orações. Aconteceu comigo, por isso posso ensinar assim. Aquilo que o Senhor prepara, com o passar do tempo nos prova que é muito melhor que as primeiras impressões.


INFIDELIDADE CONJUGAL - Ainda no mesmo assunto, mas já se tratando de pessoas casadas, também tenho uma mensagem de alerta. Não ponha os olhos naquilo que não é seu. Não derrube o muro da fidelidade conjugal para que a serpente maligna - o diabo - não entre para ficar. Não tem como tapar depois a brecha no muro. Você vai perder sua dignidade, sua família, seu cônjuge e seus filhos. Seu mau exemplo tem grande probabilidade de ser copiado por eles. Arrependa e confesse seu pecado antes que seja tarde demais. O pecado do adultério começa com um olhar um convite ou uma conversa fora da direção do Espírito Santo.

A REBELDIA - ser contra tudo; e contra todos. Tudo na Igreja está errado. Este espírito de descontentamento, de achar que há falta de liberdade, aconteceu uma vez na história do Êxodo, quando Moisés voltava do Monte Sinai, com as Tábuas da Lei. O povo estava dançando nu em volta do bezerro de ouro, infelizmente, feito por Arão, um pastor tolerante. Há muitas coisas para não se conformar nos dias atuais: como por exemplo, o comércio de drogas nos bailes funks que estão se alastrando nas escolas públicas do país. Em lugar de um movimento de rebeldia, de baladas crentes pelos clubinhos nas madrugadas, por que não um movimento de oração em favor de pastores santos que ensinem santidade para que haja Espírito nas palavras quando evangelizar quem anda atraído por drogas?


A MURMURAÇÃO - Sei que acontece um "fórum" de debates na volta para casa depois do culto; que depois continua em casa. Duas horas de murmurações. Sabemos exatamente o resultado disso: a ênfase nas coisas ruins que acontece na Igreja, é tudo que o diabo precisa para desviar nossa casa. Podemos nós mesmos estarmos fazendo o marketing dele. Comentários negativos de assuntos da Igreja (às vezes reais) é um caminho muito curto para entristecer o coração de alguém. É por isso que muitos adolescentes, filhos de cristãos, não estão mais interessados pelas coisas santas da Casa de Deus, porque a língua dos próprios pais está profanando o que acontece no ambiente sagrado.

Todo mundo sabe disso, mas continua fazendo o marketing do diabo. Ele deseja que tudo que acontece na Igreja seja visto por nós como uma grande porcaria: coisas malfeitas, pastores ignorantes, obreiros burros, jovens baladeiros e namoros mundanos. Uma língua "não convertida" faz o trabalho dele sem nem perceber.


CONCLUSÃO - quando o lixeiro passar, antes da semana de Natal, e você ouvir o barulho do veículo e dos garis pedindo a oferta do lixeiro, lembre-se desta mensagem. Assuma um compromisso com Deus de se livrar também do lixo espiritual. Junte tudo e coloque dentro de um saco chamado perdão. Não entre em 2013 com um coração sujo. Tome a decisão de perdoar, depois cheque dian te de Jesus, e peça sua alegria de volta.




.








quinta-feira, dezembro 06, 2012

Dia da Biblia Sagrada - Domingo 09 de Dezembro 2012


Homenagem ao Dia da Bíblia


Gutemberg Bible Sheet
Cópia de página impressa da Bíblia de Gutemberg


gutemberg Press Machine Model
Réplica estimada da máquina de imprensa de Gutemberg

Types Gutemberg press machine

Armário onde se guardava os tipos de impressão de Gutemberg



Fonte Flickr.




sábado, dezembro 01, 2012

UD 3191 UMA CRÔNICA DA FIDELIDADE DE DEUS


Chevette Hatch 80

Por João Cruzué 

UD 3191 era a placa, amarela, de nosso segundo carro, um Chevette Hatch cinza 80, comprado em 1987 por Cz$4.100.000,00 e vendido em 2002 por R$200,00. Se você estiver passando por um período  muito difícil quiser ouvir a voz de Deus, sem ser pretensioso, peço que leia este testemunho. Tenho certeza que ele vai fortalecer seu coração até o dia da chegada da sua bênçao. Os protagonistas desta história  foram minha esposa e eu.

Em 1987 ela vendia bordados. Bordados de Ibitinga, uma cidade do interior paulista, próxima de Araraquara; famosa pelas colchas, toalhas, lençóis e todo tipo de bordados. Ela orou por um carro, pois desejava vender de porta em porta.

Alguns dias depois procurando... Achamos um Chevette Hatch usado, prateado, lindo, pelo preço Cz$4.100.000,00. Havia tantos zeros na moeda que não mais me recordo se eram milhões cruzados ou cruzados novos. Uma época em que o ex-presidente José Sarney começava seu discurso assim: "Brasileiras e Brasileiros..." E quando ele fazia discurso na TV, todo mundo saía correndo para os postos porque o preço da gasolina ia aumentar.

De agosto de 1992 a julho de 2003, por onze longos anos, eu fiquei desempregado. Nesse tempo,  minha casa e eu passamos por muitas provações e privações. Atrás de trabalho, devo ter enviado mais de 800 currículos e participado de uma meia dúzia de entrevistas cujo resultado eram sempre portas fechadas. Daí, procuramos nos virar das mais diversas e possíveis maneiras, à medida que alguma oportunidade ia aparecendo. Três anos depois, em 1995, abrimos um armarinho (em tempo errado) que depois não deu certo. Trinta mil reais foi o prejuízo. Voltei para o sítio de meus pais. Plantei tomates, Plantei mandiocas, andei em carroceria de caminhão, bati pedra no Ceasa... sempre evitando a ociosidade.

Depois da fase dos "bordados", ajudei minha esposa a levar pessoas em excursões "bate e volta" para o Paraguai
. Depois ganhamos nosso pão ornamentando eventos. Fui vendedor de planos de saúde da Unimed Paulistana, atividade que o Senhor preparou para fazer de mim uma pessoa mais otimista. Eram muitas aflições, e também muitas orações.

De volta ao Chevette.

Minha esposa aprendeu ornamentação para eventos e muitas vezes fomos com noso Chevette na "Feira de Flores" que acontece nas madrugadas das terças e sextas-feiras no Ceasa de São Paulo, às duas da madrugada. Ao dobrar o banco traseiro, cabe um mundo de flores em um Chevette Hatch. Rosas vermelhas: "dalas" e "vegas"; rosas champangne: "oceânias" e "versilhas". Crisântemos: "margarida" e "polar". Lisiantos brancos e lilazes. Tuyas, maços de gipsófila, paulistinhas, smylacs, heras, tangos, flores do campo, caixas de espuma florais, orquídeas, lírios para buquês, cestas, argila. Ufa! 

De 1992 até 2002, nosso carro não foi licenciado. Isto mesmo, durante dez anos! Com as finanças sempre lá embaixo... lembro-me bem do dia que orei ao Senhor: "Pai, eu preciso de ajuda. Nosso dinheiro dá suprir apenas nossas necessidades básicas. Licença de carro agora é luxo. Gostaria que o Senhor cuidasse deste aspecto para nós e o dinheiro do licenciamento vai nos fazer falta em outra despesa

E  Deus foi fiel. 

Nunca fomos abordados em nenhuma blitz, em idas e vindas para levar nossas filhas, todo dia, para suas escolas. Plínio Negrão na Bragança Paulista e Luiz Arrobas Martins na R. Visconde de Taunay - em Santo Amaro. Também íamos aos cultos da Igreja. E ao Largo do Cambuci de vez em quando para comprar roupas na Granata, para revender. Enquanto o modelo das placas dos carros já eram brancas de três letras a do nosso Chevete ainda era amarela. 

Um dia, precisando ir na Vila dos Remédios para buscar um arcoenorme  de ornamentação eu orei. "Senhor, a Vila dos Remédios é muito longe, fica prá da entrada da Castelo. Nosso carro ainda está com essas placas amarelas... e eu preciso pedir uma bênção. Quero ir e voltar em paz e sem cruzar com guardas. À noite eu darei um oferta de agradecimento.  E fui buscar o tal arco lá na Rua Bem-te-vi.

Passando pela Avenida João Dias, depois da ponte parei para  abastecer. Adiante,  antes do  HSBC, dobrei à direita na Rua Gilbratar para pegar a Marginal de Pinheiros. Sabe quem estava bem depois da esquina?  Um guarda de trânsito. Voltar eu não podia; correr não ia dar certo. Então eu vi um motorista parado junto ao guarda. Tive uma idéia. Também parei ao lado do guarda e perguntei: Seu guarda, como faço para pegar a Marginal? E ele, muito prestativo ensinou: vai em frente, dobra para a direita depois esquerda,...faça assim e assim. E foi desse jeito, que passei com
um carro velho, de placas amarelas  diante do guarda. Não estou me gabando de esperteza, mas testemunhando que Deus é fiel e responde orações.

Fui à Vila dos Remédios. Trouxe o arco, as duas colunas de ornamentação, enormes.. dentro daquele Chevette. Não sei como, mas coube.
Voltei em paz, feliz da vida e cumpri meu voto, uma singela oferta de gratidão na Igreja. Deus não precisava do meu dinheiro, mas aprovou minha liberalidade.

Deus é fiel
O Chevette foi se deteriorando à medida que a "grana" ficava ainda mais curta. A ferrugem foi aumentando e comendo tudo. Era viciado em óleo. Toda semana bebia um litro de óleo grosso. Tornei-me um mecânico razoável.  Sabia trocar velas, pastilhas de freio, sangrias, esquentar vela encharcada de óleo no fogão... mecânica era por minha conta. O carro piorou tanto que depois de cedrto tempo pedaço de ripa de madeira  ocupou o lugar da máquina de vidro da porta do motorista.

O escapamento eram ruim. Quando minha esposa saía da garagem acelerando aquela "bagaça," o ronco era ensurdecedor. Em 1994 fomos cuidar de nossa primeira congregação - a Assembléia de Deus do Parque Santo Antônio. Nosso carro era o mais feio de todos. Eu cheguei a ouvir um comentário de um ex-supervisor da Igreja que era possível saber quem está chegando à Igreja só pelo barulho do carro. Ele com certeza estava falando de nosso carro, que tinha um
ronco inconfundível.

E nós continuávamos esperando com paciência pelas bênçãos que "nunca" chegavam. Infelizmente, de vez em quando também ouvíamos pregações que nos cotovelavam quanto ao testemunho de certos crentes que nunca saíam de baixo das lutas.

Eu não gosto de dizer isto, mas se era o diabo que nos oprimia, ele não gostava de nosso carro. Pasme!  O velho chevette caindo aos pedaços foi roubado. Isso mesmo roubado! E achado, uma semana depois na calçada da subida da curva da Figueira Grande, na Estrada do M'Boi Mirim. E passou mais uma semana. Como ninguém mexeu no carro, nem puseram fogo nele, fomos lá, pusemos gasolina, repusemos a bateria, e ainda por quase um ano, aquele carro nos serviu para buscar flores do Ceasa e carregando os equipamentos de decoração.

Eu  estive caminhando nessa curva em 2009 e aquele montinho de concreto onde o diferencial do Chevette ficou preso - ainda está lá. Sete anos! Isto me fez lembrar como Deus é fiel. E por fim, um sitiante comprou aquela "relíquia" por R$200,00. Ele queria dar  cem reais, mas minha esposa bateu e pé, e disse que por menos de 200 ele não saía.

Em julho de 2003, depois de onze anos sem emprego, o Senhor nos deu uma oportunidade de ser contador num grande Hospital público do Município de São Paulo. Depois veio o concurso e passei. Seis anos depois eu estava de mudança para a Secretaria de Finanças do Município de São Paulo. Fiz entrevista e passei, com nada mais nada menos que o Secretário de Finanças do Município de São Paulo, Dr. Valter Aluísio de Moraes. Mas não fui para a SF. No mesmo mês recebi um telegrama do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Sim senhor! Concurso feito em dezembro de 2005. Quase quatro anos depois a mão de Deus me buscou para um empregaço.  Idade? 53 anos!

Anote aí as placas de nossos últimos carros - todos 0k:
Celta GM 2004 - DMJ 8496. 
Corsa GM Classic 2006 - DSM 9976. 
Logam Renault  2008- EEL 6258.
Livina da Nissan 2010- EQZ 3684 

Livina prata
 
Mas foi através daquele Chevette Hatch 80 que Senhor nos provou e preparou para nós as bênçãos dos anos seguintes. Se não aprendermos a ser agradecidos nas pequenas bênçãos, creio que não saberemos ser gratos pelas grandes.  E da mesma forma que estou aqui dando meu testemunho, dias virão que você também vai voltar aqui para contar o seu.


Ao Senhor Jesus toda glória! 


Se este testemunho conseguiu falar com você, não agradeça a mim. Embora eu não seja tão humilde quanto deveria, sei muito bem que foi o Senhor que fez isto, e é coisa marivilhosa aos nossos olhos. Irmão João.