sábado, março 24, 2012

Autotítulos da presunção evangélica

.

.

COMO AS COISAS ESTÃO MUDANDO...

João Cruzué 

Quando aceitei Jesus, há trinta e poucos anos, passei por perseguições e presenciei pedras e tijolos "caindo" sobre o telhado da Igreja pentecostal. Uma vez quase perdi um emprego, quando recusei comprar os cigarros do patrão, enfim, para ser crente, tinha que pagar um preço alto.  Não que tenha saudades do passado, pois, sou perfeitamente consciente de que a falta de equilíbrio já vem acontecendo desde os tempos do Antigo Testamento. Aborrecido e estupefado, sim, com os títulos cada vez mais inusitados que aparecem.

A sociedade olhava-nos, preconceituosa, com uma lupa e fazia questão de conferir se havia mesmo santidade. E havia. Os pastores eram homens reservados e dedicados à oração e jejum! Um pouco duros talvez, mas conservadores e conscientes do perigo da presunção. Todavia, quando analiso hoje o que se passa Igreja Evangélica não tradicional, fico estupefado. 

O título de Pastor cai bem; desde que a pessoa seja pastor de fato. Há uma multidão de homens por aí aceitando esse título ou se autoentitulando pastores sem nunca ter pastoreado uma pequena congregação.  Pastores de "faz-de-contas": Não foram separados, nem consagrados, nem possuem ministério algum, apesar de um diploma de meio metro quadrado, na parede da sala. 

Um pronome de tratamento nunca fará de um crente um pastor, e aceitar uma adulação para massagear o ego, das duas uma: Ou é muita ingenuidade ou falha de caráter, mesmo.

Mas os tratamentos evoluiram. Apareceu recentemente o Bispo; nome meio pomposo, mas ainda sim discreto. Depois vieram, apóstolo, bispa, e até apóstola! Se falta de bom senso e semancol de um lado, sobra ganância e avareza de outro.   Há poucos anos um desses apóstolos investia não em oração e missões, mas em um haras de cavalos. Recentemente, um outro apóstolo comprou uma senhora fazenda de porteira fechada com quase 5.000 cabeças de gado. Estranho, este gosto apóstólico pela pecuária!

Sei que isso não é invenção brasileira. Veio de fora. Mas como soa ridículo alguns títulos, ou melhor, "autotítulos". Temo, todavia, que isto não pare por aí. Não me assustaria se, dia desses, ouvisse  no meio evangélico, onde congrego, coisas como: Arcebispo, cardeal, papa ou imperador! Quem sabe coisas ainda mais pomposas: Anjo, arcanjo, querubim ou serafim. E para esculhambar de uma vez: Por que não primeira-ministra, rainha, faraó ou césar?

Eu devia ter ficado calado, mas não consegui. Para curar esses desvarios, Jesus, certa vez, deu uma receita infalível: Nascer de novo!







.

Um comentário:

Marlene Barbosa disse...

Do jeito que as coisas estão indo, acho que vamos precisar de uma outra reforma na igreja. Mas é melhor que Jesus volte logo.