sábado, fevereiro 18, 2012

Estratégias de um Blogueiro Evangélico


.
A mídia sob o impacto do Caso Eloá

.
Caso Eloa
Efeito Eloá

João Cruzué

Meus amigos já conhecem meu empenho na blogosfera evangélica para conscientizar cada líder da Igreja cristã a publicar conteúdo bíblico na Internet. Mas talvez não saibam que é mais fácil conscientizar uma pessoa descrente do que tirar da zona de conforto os irmãos em Cristo que insistem em manter alguns talentos enterrados.

Falar é uma das maiores bênçãos que nós temos; o mundo fala dezenas de milhares de línguas e dialetos. Mas ler e entender bem os textos, é o nos capacita para expulsar a ignorância, a miséria e depois a pobreza do seio de nossas famílias. Pois muito bem, e o que vamos ler?

Por uma questão de passividade somos levados a ler e ouvir o que os outros planejam e escrevem. De longe, a palavra escrita é o meio que mantém e empurra a cultura de um povo para cima. Os que lideram são formadores de opinião. A formação de opinião de massa, hoje, depende de planejamento, estratégia, tecnologia e palavras.

Antes da realidade, vêm os sonhos. Um dia eu digitei "church" no barra de navegação do meu computador. Diante de mim se abriu uma página da igreja satânica e eu não estava preparado para aquela surpresa. Refeito da surpresa, eu pensei: Como este povo crente é lerdo... Anda a reboque até da igreja do diabo em questões de uso da tecnologia.

Esta foi, depois do gosto pelos computadores, a causa que me levou a aprender como se cria e edita um blog para que outros não continuassem a abrir páginas de igrejas satânicas - como eu. Sim, porque depois da reflexão daquele fato, descobri que eu fazia parte dos lerdos.

Estou publicando conteúdo cristão desde 2004. No Blogger do Google desde 2005. Ajudando amigos a publicarem textos na Internet desde 2006. Promovendo a causa com o "Prêmio Blogueiro Cristão" desde 2007. A internet é um novo mundo ainda não totalmente explorado. É o chamado mundo virtual. Mas é um mundo virtual que produz grandes mudanças reais. As empresas vendem, os bancos emprestam, o poder público presta contas, as universidades ensinam à distância. A Igreja do Senhor Jesus não pode ficar a reboque de um ceticismo arcaico, sempre rotulando o que não compreende como "coisa do diabo".

Indo ao ponto. Sempre repeti que nós, blogueiros cristãos, devemos escrever sobre tudo, usando como ferramental a melhor tecnologia combinada com nossa cultura bíblica. Não deixando de comentar e interpretar fatos e notícias de grande interesse popular. Eu descobri que o crescimento médio das visitas em nossos blogs se dá em patamares ao longo do tempo.

Você não precisa fazer de seu blog uma vitrine apenas de assuntos de grande interesse popular. Todavia, você potencializa as visitas de seu blog quando leitores diferentes acessam suas páginas em busca de uma matéria que você escreveu ou comentou. A maioria deles não volta, mas fica um efeito residual. É por isso que a visita de seu blog cresce em "shifts" - patamares.

Eu comecei com as fotos da Igreja Subterrânea da China. Publique as primeiras fotos da Manifestação Evangélica do Pr. Silas em Brasília em junho de 2008. Escrevi sobre o desaparecimento do garotinho Lucas. Mas o que mais me chamou atenção foi a explosão na mídia do caso do sequestro da adolescente Eloá, de Santo André, em meados de outubro de 2008. Na ocasião o contador de visitas do Blog Olhar Cristão chegou a mostrar 102 visitas online e o total de 8.252 visitas no dia 20.10.2008, contra um patamar diário de 600 visitas.

Qual não foi o meu espanto, nesta semana (12 a 17 de fevereiro 2012), período em que se deu o julgamento de Lindemberg Alves, réu do caso Eloá. Eu que não imaginava ver tão cedo 102 visitas online, me deparei com o nervosismo do meu contador de visitas. Na segunda-feira, ele chegou à 91 visitas online. Na terça e na quarta à 144, à noite. Na quinta-feira, quando eu pensei que o interesse popular tivesse arrefecido, meu olho se arregalou quando as visitas ultrapassaram 200 visitas. Depois chegaram à 300; alcançaram 400 e ás 20:53, no meio do Jornal Nacional, o ponteiro das visitas online do "Among Us" bateu em 410 visitas online.

Efeito Eloa
Blog Olhar Cristão - dia 16.02.12, às 20:53 h

Resultados da quinta-feira, 16 de fevereiro 2012: 14.779 visitantes, 26.546 e páginas visitadas. você pode conferir na figura do início do post. Aí, você vai me perguntar: Irmão João, quais foram os posts mais visitados por esta gente. Eu respondo: Basicamente foram dois textos de outubro de 2008. Coisa de quase quatro anos atrás. E como eles chegaram até eles? Eu também respondo: Através de três simples fotos, posicionadas em primeiro lugar, na Busca do Google para a tag "Eloá Pimentel."

Analisando o caso. Estou perfeitamente consciente que a maioria daqueles 14.779 visitantes do dia 16 de fevereiro, nem tão cedo, vão voltar ao Blog Olhar Cristão. Isto é fato. Como também é fato, que uma minoria volta. Foi somando minorias que cheguei à média diária de 1.400 visitas. Do ponto de vista dos números, é uma performance pífia, comparando com as centenas de milhares de visitas que os blogs de futebol, novelas, reallitys shows alcançam. No entanto, como um blog religioso não faça tão feio. Estou satisfeito? Não. Em 2008, alcancei 8.252 visitantes em um único dia. Em 2012, cheguei a 14.779 no dia 16 de fevereiro. Mas qual é a vantagem prática nisso tudo? Também vou responder.

Eu escrevo mensagens bíblicas. Dou testemunhos do que Deus fez em minha vida. Como pregador de púlpitos sou bem medíocre. Mas quanto a escrever e publicar textos na Internet, não. Eu sei muito bem que neste espaço virtual há bilhões de usuários. Também sei que a Palavra escrita, quando ela é mesmo escrita sob a inspiração de Deus, o Espírito Santo vai e a coloca diante dos olhos ou ouvidos de quem suspira por DEUS. Ela vai e prospera naquilo para que foi enviada. A mim me compete escrever e deixar à disposição do Espírito Santo. É exponencialmente maior o potencial de pregação no mundo virtual que no meio real.

Além disso, coloquei em meu blog em um botão bem pequeno a palavra "conselhos". Eu recebo muitos emails solicitando aconselhamento. E em nenhum momento me esqueci de que não existe igreja virtual. Se não houver uma Igreja real, pastores reais, batismos reais, arrependimento real, conversão real, discipulado real - a obra de Deus fica só no faz de contas.

Contudo, ainda não inventaram meio mais eficiente de evangelizar e dizer que Jesus é a maior expressão do amor de Deus do que a Internet. O potencial desta comunidade de computadores é atingir 7 bilhões de pessoas nos próximos 10 anos.

E como estes bilhões saberão que Deus é amor e Cristo , o Salvador do Mundo, se não houver dedos que escrevam? Pense nisto! Desenterre o talento e conte conosco para compartilhar o que aprendemos sobre publicação de conteúdo cristão a começar por um blog.

João Batista Cruzué
Associação de Blogueiros Cristãos

cruzue@gmail.com






Um comentário:

Adriana Silva disse...

Paz do Senhor irmão João.
Fico muito feliz em encontrar alguém disposto a nos ajudar nesta empreitada. Tenho dois blogs e ainda preciso aprender muito, mas não vou desistir.Por exemplo no final desta postagem tem assim: criar um link. gostaria de saber como isso funciona. Onde receber essa informação?. Obrigada Adriana Silva