segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Como enfrentar a depressão

.
Conselhos de quem já
esteve deprimido

João Cruzué

Quando você passa por problemas difíceis e continuados, se não tomar muito cuidado, pode entrar num "corredor da morte". Em minhas mensagens já fiz referência aos 11 anos em que estive desempregado; sei também de outras pessoas que passaram ou estão passando por graves problemas de saúde, familiares, sentimentais. Pode ser que você, neste momento, esteja bem no meio do olho de um furacão, e seria muito egoísmo de minha parte, não deixar de falar da ajuda do Senhor Jesus e das atitudes que tomei para enfrentar aqueles difíceis anos de depressão.

Durante a depressão, o que você pensa é o que determina a qualidade do seu dia. Como, de fato eu não sei, mas o maligno pode usar a sua mente como depósito de pensamentos ruins. Você não se dá conta e acha que todo pensamento é seu. Mas pode não ser. Lembro-me de algumas vezes quando saía de casa para caminhar e orar um pouco. Gosto de orar caminhando, principalmente, em lugares mais tranquilos. Então, algumas vezes, estava com uma tristeza imensa como se um pesado fardo estivesse em minhas costas.

Aí, pela graça de Deus, eu detinha meus pensamentos, mesmo sem experiência ainda, e dizia para mim mesmo: "Jesus há de me tirar dessa. Eu vou voltar a trabalhar de vou ser feliz de novo". Dois minutos depois, não é que eu começava a me alegrar e assim vencia a provação do dia?

É uma luta constante de cada dia.

Quando você põe um vigia à porta da sua mente, para observar seus próprios pensamentos, você pode atacar uma das fontes do problema que é maligna. Na Bíblia, a mente é também chamada de coração, e no livro de Provérbios diz: " Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procede as saídas da vida."

Uma coisa, muito importante, que você deve saber: há muitas pessoas que estão passando pelo mesmo problema que você, e até bem maiores, portanto não está sozinha(o) nisso. Como dizia, antes, é importante vigiar os próprios pensamentos; quem sabe a origem da sua depressão é apenas um montinho de areia da praia. Se você olhar para seu cotidiano pode descobrir seu exato tamanho. Também pode ser um "Pico da Bandeira", ou pior, um "Everest".

"Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." Está na Carta de Tiago, 4:7. Uma forma de sujeição a Deus é orar todo dia. Quando orava eu conseguia mudar meu coração. A tristeza vai saindo com a escuridão da noite, quando vem a manhã. Orar, aqui, não se trata de repetir "Pai Nossos", estou falando de um conversa sincera com Deus. Como um namoro. Só a oração pode fazer o milagre de mudar nos nossos sentimentos, pois, quando você ora, traz a presença de Deus para perto e afugenta os pensamentos da presença maligna.

Certa vez, recebi a carta de um irmão na fé, presidiário, contando sobre seus dias no "Piranhão" de Taubaté. Depois de ter cometido um crime horrível, ele foi posto lá. Todo dia, ele acordava com uma enorme dor de cabeça e um pensamento que não mudava como uma voz insistente que dizia" Você já fez isso e aquilo, envergonhou seus pais, seus vizinhos; seus amigos não gostam mais de você, então você de fato não presta e não deve mais viver. Por que não se mata? Era todo dia a mesma pressão. De vez em quando ele punha um lençol no pescoço, subia em uma cadeira, amarrava o lençol em algum lugar alto, e quando dava por si, estava a um passo do suicídio. Ele dizia que nos piores momentos, antes de tentar se matar, ele se lembrava dos tempos de criança, dos momentos que passeava com seu pai indo à feira. Isso foi antes da sua conversão.

Há um sábio provérbio que diz "mente vazia é oficina do diabo". A oração muda o foco do seu pensamento. Mas tem outra coisa tão boa quanto. Tiago disse "sujeitai-vos a Deus". Sujeitar-se não é apenas orar. A oração leva você até a presença de Deus ou faz você senti-la. Deus pode nos orientar sobre o que devemos fazer enquanto a depressão não se vai.

"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus"; Romanos 12:2. É uma sequência de degraus para cima: boa, agradável e perfeita. Nos últimos anos de provações, 2001 a 2003, o Senhor orientou-me quanto ao que fazer para realizar Sua vontade. O carteiro veio e colocou uma carta de um preso no meu portão. Por que eu sabia que aquilo era da parte de Deus? Porque o destinatário da carta tinha os dizeres de um carimbo para folhetos que eu havia perdido há seis anos. Imagine você recebendo a resposta de uma coisa feita seis anos atrás? A probabilidade é muito pequena, não acha?

"Lança o teu pão sobre as águas, pois, depois de muitos dias o acharás" Ao manusear e entender o conteúdo daquela carta, o Espírito Santo, naquele momento, lembrou-me do versículo acima - 11 de Eclesiastes. É por isso que afirmo: Nossos pensamentos podem vir três fontes diferentes: A nossa própria, fonte maligna e a divina. E foi seguindo a voz do Espírito que por dois anos e meio nos ocupamos com um dos melhores trabalhos que já tive na obra do Senhor: Recolher literatura cristã usada e entregá-la em caixas, pelo correio, para grupos de cristãos dentro de 29 penitenciárias do interior paulista.

Para não ir tão longe, nos tempos que andei deprimido por vários fatores, sendo o maior um desemprego de 11 anos, a receita que segui e que me tirou do corredor da morte ou do fundo do poço foi: a vigilância dos meus pensamentos, a oração constante e solitária enquanto caminhava por ruas e estradas tranqüilas e por fim executando um trabalho social e cristão que era de escrever cartas de aconselhamento cristão para presos.

Enquanto ajuntava literatura usada e mandava pelo correio, escrevia "cartas sociais" de aconselamento. Fiquei conhecendo grupos de presos cristãos em 48 presídios. Contribuímos com literatura com 29 deles e com muito prazer, guardei em uma caixa de papelão até o ano passado cerca de umas 500 cartas do cárcere. Esta ocupação trazia-me um senso de utilidade e tirava o foco dos meus problemas. Lembro-me que na madrugada de certo dia, pus no papel e orei por um plano para entregar uma tonelada de literatura cristã para grupos de presos em 50 penitenciárias. Depois que se passaram os dois anos, entrei em contado em 48 deles, e despachei mais de 500 kg, apenas com minhas remessas sem contar a que outros fizeram. Foi a oportunidade que o Senhor me deu para melhorar minha autoestima.

Vigiar os pensamentos, orar todo dia, de preferencia caminhando, aliando o exercício físico com a oração, e se ocupando com algum trabalho cristão enquanto seus dias de vitórias se aproximam. E depois, testemunhando para a Glória de Deus, como eu, pois do lado do Correio aonde postava minhas cartas para o cárcere tem um grande Hospital. E, mesmo com 48 anos, em 2003, Deus deu um basta em minha provação ao enviar alguém em minha casa para dizer que aquele Hospital estava precisando de um contador. O Senhor preparou e deu em minhas mãos o melhor emprego que jamais tive. Apesar de ter trabalhado em quase todos os ramos de contabilidade, de contabilidade pública eu não entendia nada. Mas com foi Deus quem abrira aquela porta, tive a oportunidade de aprender praticando.

Deus pode permitir que passemos por lutas de todos os tipos e tamanhos, crises e depressão. Mas não vamos estar sozinhos. Com oração, exercícios físicos, tratamento médico e atividades sociais cristãs, podemos completar nossos dias até a chegada da nossa vitória. Mexa-se!

"Mas graças a Deus, que nos dá a vitória, por Nosso Senhor Jesus Cristo"


Fale conosco: cruzué@gmail.com




.

5 comentários:

Leonardo Gonçalves disse...

João,

Ótimo texto. Excelente ajuda para quem está deprimido.

Gostaria de postar este texto no Púlpito, se vc permitir.

Só um detalhe: No sexto parágrafo, vc escreveu "pobrema" em lugar de "problema".

Não precisa publicar este comentário, ok?

Joao Cruzue disse...

.

Leo,

Obrigado pelo comentário. É um texto antigo, de 2007. Além do "pobrema", tinha mais uns 15 erros. Eu dei uma passada pelo corretor ortográfico do Word, e ficou razoável.

Eu recebo muitos emails e pedidos de oração por causa deste texto. Já fui convidado pelo canal dos Padres da Canção Nova para gravar um textemunho. "Esqueci" de dar o retorno.

Não sei se o texto vai agradar seus leitores, mas o que é meu, é seu.

João.

disse...

João,foi uma benção este depoimento,fiquei muito tempo sem estas crises, mas as vezes ela insiste em querer me deixar triste!
Um abraço e Deus o abençõe!
Rosana, qdo puder visite o blog http://dejoelhosdiantedopai.blogspot.com/

Anônimo disse...

Uma benção ler esse texto, estou numa fase de ida e vindas de uma tristeza que parece não ter fim. Quando penso que estou forte e livre desse mal, do nada, me sobrevém tudo novamente, de uma forma avassaladora, só quem passa por isso que sabe realmente como é dolorido e, muitas vezes, desesperador. Mas tenho fé em Deus que esse mar vai se abrir e vamos no ver livre desse jugo do Egito, desse fardo tão pesado que é a depressão.

Deus abençoe Pr. João por esse blog tão abençoador.

Marcelo Pessoa disse...

Paz do Senhor convido voce a nos visitar e se possivel nos seguir no http://luzevida123.blogspot.com/ Obrigado e Deus abençoe voce e sua familia.