terça-feira, janeiro 10, 2012

Perdão, um santo remédio

.
O filho pródigo

João Cruzué

Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

E continuou: Certo homem tinha dois filhos; o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres. Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente.

Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos. Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada.

Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores.

E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.

O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés;trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.


COMENTÁRIOS:

1 - O perdão tem natureza divina; foi Jesus Cristo quem ensinou a perdoar. De um lado estão: ofensas, maldades, desobediências - pecados. De outro, o ódio, a raiz de amargura, o resentimento, segredos duríssimos, provenientes de um coração ferido, ofendido, que ainda não perdoou ou não consegue perdoar. Já a culpa é o resultado, guardado no coração, de ter praticado coisas ruins ou causado dor em alguém, por exemplo em familiares, e a pessoa culpada não consegue ver uma saída, ou uma maneira de se aproximar e pedir perdão.

2 - Jesus Cristo é o Príncipe da Paz. Quando a paz de Cristo vem , o ódio, a amargura e a culpa saem. É como um raio de luz que desfaz as trevas. Para ter esta Paz, primeiro, você tem que se arrepender - como fez o filho pródigo. Ele saiu de casa, gastou tudo que ainda não era seu, começou a ter problemas e se lembrou da casa do Papai. Primeiro, mudou seu pensamento, depois, entendeu que deveria ter magoado seu pai, e, por fim, tomou uma atitude corajosa: levantou-se e fez o caminho da volta. Chegou diante de seu pai, arrependido, pediu perdão e foi perdoado.

Qualquer situação colocada em oração, diante de Cristo, com sinceridade, com honestidade, vai ter como resultado o surgimento de uma oportunidade para que haja um concerto. Você já pediu esta oportunidade?

3 - Lucas 15:10 diz que há uma grande alegria no céu quando um pecador se arrepende. Será que esta alegria é apenas pelo arrependimento? Não! Com certeza é também por presenciar o ato de Deus perdoando. Esta cena é semelhante ao abraço do Pai no regresso do seu filho pródigo. Um Deus amoroso perdoando e um pecador arrependendido chorando. A beleza do perdão além de alegrar o céu, aformoseia o rosto de quem é perdoado.

4 - Ouvimos, recentemente, de um moço ainda não cristão, que não conseguia esvaziar seu coração. Todas as mágoas, frustrações, mal-entendidos, não saiam da sua mente. Procurava alívio em um psicanalista. Será que existe cristão agindo da mesma forma? É o seu caso?

5 - O que você tem ganhado com isto? Amargura? Doenças? Perda de amizades? Seus amigos estão se afastando? Seus filhos fogem de você? Quem está envenenando seus pensamentos e aumentando a sua amargura? Com certeza, Deus não o é! Saiba que o diabo é um hábil vendedor de "bolsas" para estocar mágoas. Bolsas de vários tamanhos, e, quem sabe você não esteja carregando uma daquelas bem cheia?


bolsa de mágoas

Abra o seu olho! Não vale a pena manter guardado coisas ruins. Isso é loucura diante de Deus, se Deus é o autor do perdão, se Jesus Cristo veio a Terra para perdoar e reconciliar a humanidade com Deus, você precisa ter uma conversa séria com Ele e tomar uma atitude: confessar cada mágoa, amargura por amargura, ódio por ódio. Use o "omo da graça" e deixe bem "branquinho" o seu coração. Confesse ao Senhor e deixe com Ele o fardo que você tem carregado. Desfaça-se das bolsas do diabo.


6 - Sempre que alguém vier até você querendo desabafar coisas ruins, que você fez, atitudes suas que magoaram, feriram, procure um lugar adequado para ouvir tal pessoa! Aproveite a a portunidade para se desculpar, pedir perdão; isso é uma característica de um cristão. Qualquer um pode ofender, mas só um seguidor de Cristo pode entender o que é dizer: " Por favor me desculpe, me perdoe ". Isso pode aliviar o coração do ofendido por você. Qualquer um continuaria ofendendo, repisando, mas você não vai fazer isso. Ouça e se desculpe. Essa atitude é que mostra aos outros que Cristo faz a diferença. E, nós somos seus seguidores.

7 - Se você não tem nenhum dos problemas citados, mas ainda não sentiu o perdão de Deus, uma coisa precisa ser feita: descobrir na palavra de Deus os versículos que falam de perdão. Decore-os. Guarde-os bem em sua mente para combater a dúvida quando ele vier.

1 João 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Provérbios 28:13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.

Atos 10:43 A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.

Marcos 3:28 Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda sorte de blasfêmias, com que blasfemarem.

Lucas 5:20 E, vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem, os teus pecados te são perdoados.

Lucas 7:48 E disse [Jesus ] a ela: Os teus pecados te são perdoados.

1 João 2:12 Filhinhos, escrevo-vos porque, pelo seu nome, vos são perdoados os pecados.

E muitos outros
Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje!


.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito boa esta postagem. É algo que precisamos colocar em prática em nosso viver, e que não mais se prega nas igrejas. Parabéns!!!

visite o blog http://semeadorfiel.blogspot.com/ e deixe um comentário!