sexta-feira, setembro 30, 2011

David Mota Nogueira

.
Foto de Kleber Thomaz
João Cruzué

Este desenho foi feito pelo garoto David, uma criança de 10 anos, o aluno da Escola Professora Alcina Dantgas Feijão, no dia em que se suicidou. Na parte de cima, há uma frase cortada, mas que pode ser lida: "David Mota Nogueira em 2017". No desenho ele se autorretrata como um jovem vestindo um uniforme policial. Deixou também uma legenda: "Eu com 16 anos".

É muito triste observar que todo ano tragédias, como esta, envolvendo a vida de crianças e adolescentes, têm fustigado o coração de mães, pais e vovôs do país inteiro. Em 1997 foi o garoto Yves Ota de 12 anos. Em 2007 desapareceu em São Carlos e nunca mais foi mais foi encontrado o garoto Lucas Pereira, de 5 aninhos. Em 2008 foi o caso da morte de outra criança, de 5 anos - Isabella de Oliveira Nardoni. Os três casos entristeceram as famílias de todo Brasil.

O que aconteceu na Escola Alcina, provavelmente nunca vai ser entendido, mas eu gostaria de escrever algumas linhas.

Uma garoto de 10 anos, tirando escondido a arma do pai de cima do guarda-roupa, para levar a uma escola para dar um susto ou dizer bang bang para a professora, é algo raia ao absurdo. De tudo que a imprensa e a polícia falaram, nada faz sentido. É como se algo estivesse sendo encoberto por conveniência.

Não é a primeira vez que esta escola tem tido . Em 2008 o garoto K.C.S, de 11 anos tentou se matar por duas vezes por causa de bulling. O pai do garoto procurou a secretaria da escola por umas 10 vezes, e apresentou denúncia forma por meia dúzia de vezes - sem resolver o caso. Para a escola, o garoto estava bem, e que não havia motiva para preocupações. Até que a criança se jogou por duas vezes de uma laje, porque não aguentava mais ser chamada de "mulherzinha, viado e bicha louca".

O que se passava na cabeça do David, no momento que fez seu autorretrato - aí em cima - como um policial de farda com 16 anos? Pelo visto ele não via a hora de crescer, para se livrar de algum tipo de problema, real e incômodo. Por que no seu desenho ele se retratou sozinho - sem nenhum amigo ou companhia? Porque certamente ele possuía colegas, mas nenhum amigo nesta escola.

Os problemas dos adultos estão invadindo cada vez mais cedo o cotidiano das crianças. O medo, a insegurança e a solidão das cidades grandes estão levando as pessoas a ter uma vida virtual. No entanto, somos seres reais, com angústias e problemas reais. Eu insisto em dizer que, atrás de cada criança "boazinha" e "normal" pode haver alguém pedindo socorro através do seu silêncio.

E este caso é tão mais complexo, pois David era de uma família evangélica. Cresceu participando das atividades da Igreja. Escola dominical, cultos, etc. Mas isto não evitou uma tragédia dentro da sua casa. Pelas informações colhidas até agora, ninguém sabe o que se passava na alma de David.

Será mais um caso de esquizofrenia? Na primeira vez que assiste o filme, "Uma mente brilhante", com Russel Crowe no papel do matemático John Nash, eu só fui perceber que se tratava dessa patologia, quase no final do filme.

Qual foi o motivo que levou uma criança de 10 anos pegar a arma lá em cima do guarda-roupa do quarto do pai, levar na escola, pedir para ir no banheiro, voltar com ela na mão e dar um tiro na professora e depois se matar? Foi por acaso?

Não. A decisão do suicídio foi muito rápida. Se o tiro na professora fosse uma fatalidade, no mínimo ele teria ficado paralisado de medo. Mas não foi isso que aconteceu, porque eu entendo que havia um plano.

E na falta de outro argumento racional ainda tem um explicação no plano espiritual. Quando uma pessoa dá lugar a pensamentos de morte, há um demônio destruidor ao derredor, bramando por sangue. Basta que uma porta seja aberta, dentro da família, para que ele arquitete uma tragédia. Essas coisas que não são explicadas pela lógica e pela racionalidade, podem ter uma fonte maligna. E do tentador só Deus pode nos livrar, como está na oração do "Pai Nosso".

Eu creio, sim, que não foi uma simples fatalidade, o que aconteceu na Escola Alcina de São Caetano.
Então eu volto para a Bíblia. Ali tem o Salmo 91, que muitos costumam ler e achar que Deus pode nos guardar de tudo, sem uma condição a ser cumprida por nós. Esta condição é: encarecidamente amar a Deus.

Será que frequentar a Igreja todo dia é prova de amor a Deus? Não foi isto que aconteceu com o irmão mais velho do "filho pródigo". Mas também ficar ausente dela não é desculpa, pois o salmista também disse: "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor!"

A vida na Grande São Paulo corre velozmente. Depois que passa janeiro, logo vem junho, e já estamos em outubro. O corre-corre faz parte da cultura paulista. Entretanto se quiser o favor de Deus, a segurança de sair pela manhã e à noite a família se reunir inteira, é preciso mais que orações feitas debaixo do chuveiro, um minutinho na hora de deitar ou de levantar. É preciso ter momentos de diálogo com Deus. E é isso que está faltando: arranjar tempo para estar na presença de Deus.

E arranjar tempo para conversar e descobrir o que se passa no coraçãozinho de nossos filhos pequenos. Posso estar enganado, mas deve ter sido isto a causa da ação do garoto David. Ele tinha um problema, que ninguém sabia.


"O LADRÃO NÃO VEM SENÃO PARA ROUBAR, MATAR E DESTRUIR"
(Jesus Cristo - Evangelho de João, 10:10)






quarta-feira, setembro 28, 2011

Porque editar um blog cristão

PORQUE CONTUINUAR
João Cruzué

Recentemente estive conversando com um colega de weblogger e percebi sua frustração por não ter conseguido avançar tanto quanto gostaria. Muito trabalho por pouca coisa. Eu imagino que milhares de outros estejam com o mesmo sentimento. Daí, quero escrever algumas linhas e dizer porquê ainda continuo publicando, mesmo sabendo que o crescimento do número de leitores tem sido um processo lento e demorado.

Para organizar melhor os pensamentos, vou simular perguntas e dar as respostas.

1 . Qual tem sido meu objetivo em editar um blog?

R. No princípio, lá por 2005, não havia ferramentas de estatísticas. Eu blogava no "escuro". foi a partir de 2006/2007 que comecei a utilizá-las. Enfim, eu descobri que durante dois anos, eu tinha alcançado o "fantástico" número de 7000 visitas. Não por dia, mas o acumulado de dois anos. Hoje, eu consigo mais de 8.000 leitores e mais de 12.000 visitas por semana. Assim, pude ver que estou progredindo, no passo do boi: devagar, mas sempre.

É claro que os "tic tacs" dos contadores de visitas são muito importantes, mas eu mudei de entendimento. Eu pude perceber que, enquanto escrevia, eu achava que os textos antigos tinham muitos erros (e ainda têm), e isso acontecia porque minha autocrítica começou a funcionar, e por isso, na minha opinião, que não sei se é humilde ou não, hoje escrevo melhor que há cinco anos; que posso escrever sobre qualquer tema. Minha capacidade de redigir está melhorando. Meu foco também está se desenvolvendo.

Assim, quando eu pensar em parar - já não mais vou poder fazer isto. Eu tenho um desejo firme e profundo de ser um bom escritor e vender muitos livros. O blog Olhar Cristão é minha oficina de trabalho, minha academia intelectual. Se eu parar e abandonar tudo agora, vou abortar o futuro que ainda está em fase de concepção na minha mente.

2. Há pessoas interessadas no que escrevo?

Com certeza. Isso também é verdadeiro para você. Eu creio firmemente no que escreveu o Profeta Isaias, que traduzindo é algo parecido com isso: A palavra que você escrever inspirado pela vontade de Deus NUNCA vai voltar vazia. Daí um pequeno segredo: ou se escreve por vaidade ou para a glória de Deus. Em uma dessas formas você e eu nos encaixamos. O propósito de Deus é alto e sublime - nós podemos participar dele - de que forma? Não escrevendo tolices, boçalidades, fofocas e textos legalistas sob uma capa apologética. Eu tenho recebido todo o mês dezenas de pedidos de aconselhamento por causa de um simples botom "Conselhos" que existe no Olhar Cristão. É tão pequeno..., mas as pessoas que precisam estão vendo. Eu já entendi que essas coincidências não podem ser explicadas pelo acaso.

3. Se hoje há dezenas de milhares de blogs cristãos, por que devo eu continuar a publicar?

Da mesma forma que hoje há milhões de crentes, isso não significa que não há mais lugar na vinha para evangelizar. Vem aí uma China com 1,3 bilhões de almas. Eu ainda não tive tempo, mas já dá para perceber que, para quem sabe escrever em inglês, e tem unção de Deus, o alcance é descomunal. Meu blog em inglês não é editado há anos, mas nem por isso ficou estéril. Semana passada alguém deixou um comentário em um post no www.christianlook.blogspot.com : "How to reconcile with God". O moço disse assim: que estava parado na fé, e tendo lido os passos de reconciliação, agora tinha entendido a vontade de Deus para ele, por isso se reconciliou e estava indo em frente. Quantas visitas equivaleriam a um comentário desses?

Se você sabe escrever em inglês, o tempo que se dedicar na redação em português, vai ser precioso para quando for revisar e verter seus textos para aquela língua.

4 . Quem vai divulgar todos meus textos na Internet?

O Google. O maior portal de buscas do mundo. Por acaso isso é pouco? Uma empresa que tem nos oferecido uma plataforma de blogs gratuita (www.blogger.com), hospedagem também gratuita de nossos blogs em seus computadores, arquivo de nossos textos em sua biblioteca de buscas - e ainda por cima - disponibiliza nossas postagens no serviço de buscas. Eu constatei, de uns quatro anos para cá, que 90 a 95% de todas as pessoas que acessam meu trabalho vêm pelo serviço de busca do Google, do Bing, do Ask.com... Dessa forma, eu não preciso ser conhecido no meio evangélico para ser lido. A mesma coisa funciona para você.

5 . Quanto tempo preciso ter paciência para conquistar uma média diária razoável de leitores?

Isso não vai acontecer da noite para o dia. A quantidade de leitores vai subindo de patamar em patamar - shifts. Para um blog evangélico que não trabalha com FOFOCAS nem CRÍTICAS GRATUÍTAS (a crítica pela crítica) é sei que não vou explodir o contador de visitas. Tenho um compromisso com a inteligência de meus leitores; eles não merecem porcarias. Aqui vai um princípio que, ao longo do tempo, pode fazer seu blog ir galgando novos patamares: Não seja monótono. Não toque uma música de uma nota só. Cansa os outros! Eu percebi que todo assunto que chama MUITO a atenção popular, é um assunto em potencial para você desenvolver e postar sob sua perspectiva. Nem todos os que acessarem seu blog por causa desta matéria vão se fidelizar com sua página, mas há um efeito residual, isto é, certa quantidade deles sempre voltam. É por isso, que de assunto popular em assunto popular, você vai construindo pequenos patamares para CIMA.

6 . Por que não recebo comentários em meu blog?

Taí uma coisa que não é nenhuma novidade. Entre 2005/2007 eu me agregava a muitas comunidades do Orkut. Eu cheguei ao extremo de participar de mais de 800 comunidades da "Assembleia de Deus". E também pude ver que houve entusiasmo apenas no início; depois ninguém escrevia mais nada nos foruns. Somente umas duas dezenas delas progrediram. Com blogs não é muito diferente. Uma grande expectativa inicial, seguida de uma frustração do mesmo tamanho. É claro que os comentários são muito legais, mas aqueles que só trazem elogios ou apologia a nossos textos não têm tanto valor quanto às críticas. E ninguém anda fazendo crítica por aí... o curioso é que elas podem nos fazer mudar para MELHOR. A maioria das pessoas que leem nossos blogs podem nem saber onde fica o link dos comentários. Em outros casos, é tanta burocracia (digitar letras) que o leitor desiste de comentar.

Muitos comentários recebem os blogueiros, cujos leitores pensam da mesma forma. O contrário também é verdadeiro. Publiquei em 2008 umas fotos de um protesto evangélico em Brasília contra o PL 122, e nunca vi tanta ripa vinda de pessoas homossexuais.

Com comentário, ou sem comentário, eu sigo adiante do mesmo jeito.


7 . Conclusão

Eu penso que toda liderança evangélica deve publicar textos e emitir opiniões na internet. A forma mais simples e GRATUITA de fazer isto ainda é através de um BLOG. A maioria deles tem complexo de inferioridade. Explico: ficam com vergonha de escrever e receber a crítica dos colegas. Eu sei disso, como também sei que esse excesso de prudência passa. Se tem um "monte" de ímpios, ateus, incrédulos, etc, com coragem para escrever, nós também podemos. O foco não está no escrever, mas nos usuários da Internet. Sintetizando: se não houver textos cristãos com fatura na Internet para serem lidos, o que vão ler as pessoas, ou mais claramente: o que os seus e os meus filhos e netos vão ler: somente as coisas ruins? Eu digo que esta vergonha de escrever, de publicar, seja uma forma de lavar as mãos e deixar a realização para outros. Uma pena.



cruzue@gmail.com




segunda-feira, setembro 26, 2011

Vem aí outra marolinha

.

João Cruzué

A Grécia já avisou que vai dar o calote. A Irlanda, Portugal, Espanha e Itália também estão endividados e vão entrar em uma zona de tepestade violenta. Vem aí outra marolinha, só que bem maior.

No plano espiritual uma guerra entre dois reinos está sendo travada, e os lances dessa guerra parecem movimentos de Xadrez. É tempo de orar mais e buscar intimidade com Deus, para não se assustar com o barulho das marolas.

E como disse uma vez o Pastor Valdir Raul Steuernagel, em um Congresso de Missões na Igreja Batista do Morumbi: Quando se avizinha uma crise financeira mundial, o primeiro dinheiro que desaparece são as contribuições para fins humanitários.

Que ninguém se engane. Não é tempo para aventuras financeiras. Outra "marolinha" está a caminho, só que bem mais forte.









domingo, setembro 25, 2011

Carta de Paulo aos bispos da Igreja Universal

.

II Timóteo, 3: 1-9

"1 SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;

7 Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

8 E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.

9 Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles."




.

sábado, setembro 24, 2011

Saude, alimentação e caminhadas


.
João Cruzué
.
A maior bênção que Deus nos deu é o nosso corpo, depois nosso espírito e a provisão para salvação. No capítulo seis da I Carta aos Coríntios, Paulo ensina que nosso corpo é o templo do Espírito Santo, se for mal cuidado não chegará à vida útil planejada pelo Senhor. Daí, quero conversar com você nesta manhã sobre a importância de manter esta "máquina" maravilhosa em boa saúde, para evitar os males que encurtam nossa vida e abortam os propósitos que Deus para nossa existência.
.
Por que tanta gente vem fazendo uso (cada vez mais cedo) de medicamentos de uso controlado, que por sua vez levam à necessidade de usar outros, cujos efeitos antagônicos ou sinérgicos não são completamente conhecidos? Você já notou a quantidade de contraindicações presentes em suas bulas? Enfim, será que são mesmo inevitáveis os grandes males desta geração: a hipertensão, o diabetes e o câncer?

Eu tenho certeza que não.

Fazemos parte de uma geração estimulada e (mal)condicionada ao consumo. Aparelhos de TV manuseados por controle remoto, carros confortáveis com direção elétrica, remédios "milagrosos", pizzas de sabores irresistíveis, e se não bastasse o freezer veio para deixar a tempo e a hora os mais apetitosos alimentos.

De outro lado, um sedentarismo justificado pela escassez do tempo, na verdade mal planejado, principalmente para exercícios físicos.

Ou aprendemos a planejar nosso tempo e nossa saúde ou vamos desperdiçar (ou encurtar) nossa vida em um terço ou até mesmo pela metade. Com isto vamos limitar e abortar o que Deus tem planejou para nós - principalmente para os dias que teremos maior conhecimento, mais sabedoria e maior experiência.

Vou deixar três sugestões.

1. Atenção com o óleo de cozinha.

Na medida correta ele é benéfico. E qual é a medida certa? Conheço um caso particular com um desfecho ruim. Certa conhecida foi internada às pressas com sintoma de diabetes. Exames revelaram que sua taxa de glicose estava próxima - pasmem! - de 900. Tendo feito anamnese, o médico descobriu que ela usava 18 litros de óleo de cozinha na comida por mês.

Ele observou que bastava apenas um litro. O médico pediu autorização a paciente para registrar o caso dela nos anais médicos: a única pessoa que ele conhecera com 900 mg/dL e ainda estava viva. Eu não entendo muito disso, apenas que essa senhora era fiel ao Senhor e muito disciplinada em suas orações.

Os "amantes" do óleo de cozinha, das gorduras suculentas dos churrascos, os clientes da indústria do
fast food estão trazendo um custo social enorme para a Sociedade. O assunto do momento no Congresso Nacional é a Emenda 29. A busca de mais fontes de recursos para cobrir um grande buraco que uma multidão de doentes insiste em cavar; o tamanho dele é de 40 bilhões de Reais. Dinheiro que seria muito bem vindo, na Educação por exemplo.


2. Sal de cozinha - inimigo nº 1 da saúde

O mau uso do sal de cozinha - por causa do Sódio - é de longe a maior causa de hipertensão de milhões de brasileiros. Assunto rebatido, mas nunca enfrentado. A quantidade de remédio de "pressão" que é vendida nas farmácias deve bater na casa de bilhões a cada ano.

O condicionamento cultural que leva uma pessoa a apreciar sal em excesso, pode ser o mesmo que pode levar à apreciação uma comida com MENOS sal. Isto se chama REEDUCAÇÃO. Os benefícios vão muito além do bolso.

A dependência de anti-hipertensivos leva ao uso de outros remédios. Para que? para tratar dos efeitos colaterais. Aquela velha história de trazer rato para cara para cuidar das baratas. Depois um gato para expulsar o rato, um cachorro para expulsar o gato, até que o dono foi engolido por um leão.

No dia que você vai ao restaurante de vê uma pessoa jovem despejar a metade do conteúdo de um saleiro sobre a salada, você para e pensa: O sal é tão imprescindível assim? É dessa forma que o propósito de Deus começa a ser abortado na vida de uma pessoa, que não usa o bom senso para cuidar bem do seu corpo.

3. Caminhadas


É do poeta romano Juvenal (Decimus Iunius Iuvenali) a frase "Orandum est ut sit mens sana in corpore sano", que hoje tem esta interpretação: somente um corpo são pode produzir ou manter uma mente saudável, em plena forma.

A caminhada é um exercício moderado que pode ser praticado por crianças e velhos. A humanidade atravessou milênios caminhando. Cristo e os discípulos subiam às festas em Jerusalém caminhando. E voltavam também caminhando. Não havia trens, metrôs, bicicletas, nem automóveis naquela época. Também não havia
freezers, geladeiras nem MacDonads.

Metrópoles, como São Paulo, enfrentam de uns 40 anos para cá o pior trânsito que já se viu. "Nunca na história deste país" se viu tanto carro no meio da rua. Oito em cada dez transportam apenas o próprio motorista. É mais estresse, mais monóxido de Carbono, mais desperdício de combustível, perda de tempo, menos saúde e menos anos de vida.

É preciso planejar para a vida.

No primeiro ano de trabalho no Centro, eu descia no ponto final do ônibus. De lá caminhava para o trabalho na Praça da Sé. Como o trabalho exige muito da minha mente, decidi voltar aos exercícios. A estação do Inverno e da Primavera são excelentes para implementar uma mudança de hábito. "Algumas coisas nunca mudam. Outras custam a mudar, mas quando mudam, mudam para melhor." Então eu iniciei uma mudança

Criei coragem; comecei a descer um ponto antes do final. Dois quilômetros e 24 minutos. Como gosto (muito) de Fórmula 1, fui aceitando desafios: Passei a descer na saída do Túnel da Nove de Julho. São três quilômetros até a Praça da Sé. Meus colegas e eu achávamos um absurdo - era muita distância.

Depois dos três quilômetros, percebi que poderia tentar algo mais distante. Fiz uma loucura e desci na Avenida Faria Lima. São sete quilômetros até à Praça da Sé.

De São Paulo, desci até o município de Barra do Turvo, na divisa com o Paraná, a caminho de Curitiba. Todos da família tinha ido até a "cachu", um córrego que desce 70 m de altura, a oito quilômetros do Centro daquela cidade. Com mais oito da volta, são 16. Fiz o percurso por duas vezes.

De Barra do Turvo fui até a cidade onde me criei: Dom Cavati. Desta cidade até Iapu são 18 quilômetros. Caminhei o percurso em 2:35 minutos.

Em Belo Horizonte tem o famoso "Parque Estadual da Serra do Rola Moça", onde passa o trem sobre uma ponte puxando mais de um quilômetro de vagões vazios. São quatro quilômetros de uma serra de tirar o fôlego a começar pelo Pongelupe e terminar na Precon - antiga Sical.

Desde o inverno do ano passado, costumo descer na Ponte Cidade Jardim para caminhar os oito quilômetros que a separam da Praça da Sé. São 90 minutos de pura caminhada. Não inteiramente pela Av. Nove de Julho, com muitos carros e poluição, mas pela Professor Artur Ramos, Maestro Elias Lobo (com sabiás pela calçada), Alamedas Pamplona, Jahu, Casa Branca, MASP, FVG, Praça XIV Bis, etc. Com dias não tão frios, eu encurto o trajeto para quatro quilômetros, a começar pela Estação Consolação do Metrô, descendo pela Rua Frei Caneca, onde há uma feira nas manhas de quinta, com direito a pastel e caldo de cana.

Para enfrentar estes desafios, levanto uma hora mais cedo. O resto do dia não mais me estressa tanto, apesar de muito, muito mais trabalho. Também tomo cuidados especiais: um par de sapatos com amortecedores. E vou mudar. Pretendo deixar um par de sapatos no trabalho, e ir e vir do trabalho com tênis, para preservar minha coluna.

O rendimento no trabalho de uma pessoa que se exercita pela manhã é incomparavelmente melhor. Primeiro porque a caminhada faz o sangue irrigar melhor o cérebro. A perda de peso também é outra boa consequência, mas em ritmo mais lento isso não vai acontecer. Um outro benefício, além de evitar que você seja mais um consumidor compulsório dos remédios de hipertensão e diabetes é a melhora de sua capacidade de respirar, levando mais oxigênio para os pulmões, e daí para o cérebro.

Estou quase terminando.

Se você não começar a planejar seriamente a saúde do seu corpo, antes do previsto pode começar a gastar mais e comprometer seu orçamento pelo resto da vida. Remédios nunca são inofensivos. É muito "chato" passar a meia idade e chegar à velhice estereotipado: sabe aqueles papos (chatos) sobre doenças e remédios? Você pode não perceber, mas os mais jovens a sua volta, sim.

Uma boa coisa é planejar para a vida, todavia outra coisa muito melhor é implementar estes planos. Hoje eu falei sobre cinco coisas que podem melhorar a saúde do seu corpo: consumo do óleo de cozinha, redução da quantidade do sal de cozinha, Levantar mais cedo, evitar o uso do automóvel e descer antes do destino para caminhar.

Você precisa aprender ou reaprender a se amar . Estabelecer planos, mudar velhos hábitos - ir dos planos à ação. Fazendo isto estará cuidando do seu corpo para chegar mais longe. Objetivo disso é manter-se vivo, para cumprir todos os propósitos que Deus estabeleceu para você.




sexta-feira, setembro 23, 2011

Guia da Igreja Construtiva


Sermões do Pastor Martin Luther King

Martin Luther King, Jr
Pastor Martin Luther King- (1929 - 1968)

"O manual da Igreja construtiva"
(Guidelines for a constructive Church)

Pastor Martin Luther King

Tradução:* João Cruzué

Esta manhã, eu gostaria de pregar para vocês que nós, seguidores de Jesus Cristo, que mantemos sua Igreja viva e caminhando, também temos um manual de instruções a seguir. Em algum lugar por trás da névoa escura da eternidade, Deus estabeleceu seu manual de instruções. Através de seus profetas, e acima de tudo, através de seu Filho Jesus Cristo, Ele diz: “Há algumas coisas que minha Igreja deve fazer. Há um manual que minha Igreja deve seguir.” E se nós, dentro da Sua Igreja, não quisermos ver os recursos da graça cortados de sua divina providência, temos que seguir este manual.

Ele está claramente estabelecido para nós em algumas palavras proferidas pelo nosso Senhor e Mestre assim que ele, um dia, entrou na sinagoga, e fez uma leitura no livro do Profeta Isaías: “O Espírito do Senhor é sobre mim, porque Ele me ungiu para pregar as Boas Novas aos pobres, ele me enviou para dar vista aos cegos, para trazer à liberdade os que estão cativos, para pregar o ano aceitável do Senhor”. Estas são asinstruções.

Veja você, a Igreja não é um clube social, apesar de que algumas pessoas pensem assim. Eles são apanhados em seus exclusivismo, e sentem que ela é uma espécie de clube social com um leve viés de religiosidade, mas a Igreja não é um clube sócia. A Igreja não é um centro de entretenimentos, apesar de que algumas pessoas pensem que ela é. Você pode dizer que em muitas igrejas como eles agem, revelando que eles pensam que ela é um centro de entretenimento. A igreja não é um centro de entretenimento. Macacos são para entreter, mas os pregadores não.

Mas em uma análise final a Igreja tem um objetivo. A igreja está tratando do ultimato ao homem. E por isso ele deve seguir as instruções.

Eu desejo que o tempo me permita entrar em cada aspecto deste texto, mas quero apenas fazer menção a alguns deles. Vamos primeiro pensar no fato de que a Igreja esteja seguindo seu manual, procurando curar os quebrantados de coração. Não há provavelmente nenhuma outra condição humana mais atormentadora do que um coração quebrantado. Veja você que um coração quebrantado não é uma condição física; mas uma situação de esvaziamento espiritual. E quem aqui esta manhã já não experimentou um coração quebrantado?

Eu diria que um coração quebrantado vem basicamente da experiência de uma frustração. E eu não acredito que haja muitas pessoas aqui nesta manhã sob o som da minha voz que não foram desapontadas por alguma coisa.

Aqui está um jovem e uma moça sonhando com um grande carreira e pretendendo chegar na escola para tornar possível aquela carreira. Até descobrir que eles não têm faculdades mentais o bastante, a experiência técnica, para adquirir excelência naquele determinado campo. E assim eles terminam por escolher a segunda alternativa de vida melhor, e porisso eles terminam com um coração quebrantado.

Aqui está um casal de pé diante do altar em um matrimônio que parecia ter nascido no céu, somente até descobrir que, seis meses depois ou um ano mais tarde, os conflitos e dissensões surgiram; argumentos e desentendimentos começaram a aparecer. E aquele mesmo casamento que há um ano atrás parecia ter nascido no céu, termina na justiça civil e os indivíduos ficam com um coração quebrantado.

Aqui está uma família, a mãe e um pai se esforçando desesperadamente para educar seus filhos, no caminho que eles devem andar. Trabalhando muito, para conseguir uma boa educação para eles; trabalhando duro para lhes dar um senso de direção, orando fervorosamente por sua orientação. E, de repente, a despeito de tudo, um ou dois filhos terminam por entrar em um caminho errado em direção a um país longínquo estranho e trágico. E os pais vêm a saber que aqueles filhos que eles criaram são pródigos, que estão perdidos em um país distante, e assim eles terminam com um coração quebrantado.

E depois vem aquela última tragédia, que sempre produz um coração quebrantado. Quem aqui nesta manhã não experimentou isto? Quando você fica diante do caixão de um ente querido. Naquele dia quando se fecham as cortinas da vida, aquela experiência chamada morte, que é o denominador comum irredutível de todos os homens. Ninguém perde um amado, ninguém perde uma mãe ou o pai, a irmã, o irmão, uma criança, sem ficar com um coração quebrantado. Corações quebrantados são uma realidade na vida.

E domingo após domingo, semana após semana, as pessoas vêm à Igreja de Deus com os corações quebrantados. Elas necessitam de uma palavra de esperança. E a Igreja tem uma resposta – se ela não tiver, ela não é uma Igreja. A Igreja deve dizer que, em essência, que quebrantadura de corações é um fato na vida. Não tente escapar quando você passa por uma experiência dessas. Não tente reprimi-la. Não termine em cinismo. Não fique com pena de si mesmo quando vier esta experiência. A Igreja deve dizer para este homem e para esta mulher que a "Sexta-feira da Paixão" é um fato na vida. A Igreja deve dizer para as pessoas que a queda é um fato na vida. Algumas pessoas estão condicionadas somente ao sucesso. Elas estão condicionadas apenas a realizações. Então quando as provas e os fardos da vida sobrevêm eles não conseguem se aguentar de pé com eles. Mas a Igreja deve dizer aos homens que a "Sexta-feira da Paixão" é um fato na vida, como a Páscoa. Quedas na vida são fatos muito mais freqüentes que sucessos. Frustrações são um fato muito mais freqüente que realizações. E a Igreja deve dizer aos homens para tomar seus fardos, tomar suas tristezas e olhar para elas e não correr delas. Diga esta é a minha tristeza, e eu devo suportá-la. Olhe bem duro para ela e diga: Como posso transformar este passivo em um ganho?

Este é o poder que Deus deu a você. Ele não disse que você vai escapar das tensões; Ele não disse que você vai escapar das frustrações, Ele não disse que você vai escapar das provas e tribulações. Mas o que a religião diz mesmo é que: Se você tiver fé em Deus, que Deus tem o Poder de dar a você um espécie de equilíbrio interior através da sua dor. Então não se turbe o vosso coração. Se você crer em Deus, e também crer em mim” Outra voz ecoa “Vinde a mim, todos que estão fatigados e estão sobrecarregados” Como se dissesse: Vinde a mim, todos vós que estais sobrecarregados. Vinde a mim todos vós que estais frustrados. Vinde a mim todos vós com nuvens de ansiedade flutuando sobre o céu das vossas mentes. Vinde a mim todos vós que estais quebrados. Vinde a mim todos vós que estais com os corações quebrantados. Vinde a mim todos vós que estais sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. E o descanso que Deus dá é um que ultrapassa todo entendimento. O mundo não entende este tipo de descanso, porque ele é um descanso que torna possível a você ficar de pé em meio as tempestades exteriores, enquanto você mantém a calma interior. Se a Igreja está verdadeiramente em suas , ela cura os corações dos quebrantados

Em segundo lugar, quando a Igreja está verdadeiramente dentro do manual, ela tem o desejo de pregar a libertação para aqueles que estão cativos. Este é o papel da Igreja: Libertar as pessoas. Isto quer dizer de forma simples, libertar àqueles que estão escravos. Agora se você observar algumas Igrejas elas nunca lêem esta parte. Algumas igrejas não estão preocupadas em libertar ninguém. Algumas Igrejas brancas enfrentam o fato de domingo após domingo de que seus membros são escravos do preconceito, escravos do medo. Você tem em um terço delas, a metade delas ou mais, escravos de seus preconceitos. E os pregadores raramente fazem alguma coisa para libertá-los do preconceito.

Depois, você tem um outro grupo assentado ali, que realmente gostaria de fazer alguma coisa conta a injustiça racial, mas eles têm medo das represálias econômica, políticas e sociais, assim eles ficam em silêncio. E os pregadores nunca diz alguma coisa para levantar suas almas e libertá-las daquele medo. E assim eles terminam cativos. Vocês sabem que isto também acontece nas Igrejas negras. Vocês sabem que há pregadores negros que nunca abriram suas bocas em favor do movimento da liberdade. E não apenas eles não têm aberto suas boas, com não têm feito qualquer coisa. E de vez em quando você tem alguns membros que falam demais sobre os direitos civis naquela Igreja. Eu estava conversando com um pregador, outro dia, e ele me contou que alguns membros da sua Igreja estavam dizendo isto. Eu disse: não preste atenção no que eles dizem. Porque, número 1: Não foram os membros que ungiram você para pregar. E qualquer pregador que permite que seus membros lhe digam o que deve pregar, não tem nada de pregador.

Para que estas instruções fiquem bem claras, Deus me ungiu. Nenhum membro da Igreja Batista Ebenezer convidou-me para o ministério. Você me chamou para a Ebenezer e pode tirar-me daqui, mas você não pode tirar-me do ministério, porque eu consegui o manual e minha unção do Deus todo Poderoso. E qualquer coisa que eu quiser dizer, eu vou dizer aqui deste púlpito. Isto pode ferir alguém, eu não quero saber, alguém pode não concordar com isso. Mas quando Deus fala, quem mais pode profetizar? A palavra do Senhor é sobre mim como um fogo cerrado em meus ossos, e quando a palavra de Deus vem sobre mim, eu tenho que dizê-la, Eu tenho de contá-la a todos em qualquer lugar. Porque Deus me chamou para libertar aqueles que estão no cativeiro.


Algumas pessoas estão sofrendo. Algumas pessoas estão famintas esta manhã. Algumas pessoas ainda estão vivendo em segregação e discriminação esta manhã. Eu vou pregar sobre isto. Eu vou lutar em favor delas. Eu morrerei por elas se necessário, porque eu tenho o meu manual bem claro. E o Deus a quem eu sirvo, e o Deus que me chamou para pregar, já me disse que de vez em quando eu terei que ir preso por elas. De vez em quando eu terei que agonizar e sofrer pela liberdade de suas crianças. Eu posso até ter que morrer por isso. Mas se isto é necessário, eu preferiria seguir o manual de Deus do que o manual dos homens. A igreja foi chamada para por em liberdade aqueles que estão cativos, para por em liberdade aqueles que são vítimas da escravidão da segregação e da discriminação, aqueles que foram apanhados na escravidão do medo e do preconceito.

Então, a Igreja, que está verdadeiramente dentro do manual, deve pregar o ano aceitável do Senhor. Você sabe que o ano aceitável do Senhor é o ano que é aceitável para Deus porque preencheu os requisitos do seu Reino. Algumas pessoas quando estão lendo esta passagem sentem que isto está falando a respeito de um período além da história, mas eu digo a vocês nesta manha que o ano aceitável do Senhor pode ser este ano. E a Igreja é chamada para pregá-lo.


O ano aceitável do Senhor é qualquer ano quando os homens decidirem fazer o certo.

O ano aceitável do Senhor é qualquer ano quando os homens pararão de mentir e enganar.

O ano aceitável do Senhor é aquele ano quando mulheres começarão a usar o telefone para propósitos construtivos e não para espalhar fofocas maliciosas ou boatos sobre seus vizinhos.

O ano aceitável do Senhor é qualquer ano quando os homens pararão de jogar fora as preciosas vidas que Deus lhes tem dado em um viver sedicioso.

O ano aceitável do Senhor é aquele ano quando o povo no Alabama pararão de matar o direito civil dos trabalhadores e o povo que simplesmente está engajado no processo de busca pelos seus direitos constitucionais.

O ano aceitável do Senhor é aquele ano em que os homens aprenderam a viver juntos como irmãos.

O ano aceitável do Senhor é aquele ano em que os homens manterão suas teologia ao lado de suas tecnologias;

O ano aceitável do Senhor é aquele ano em que os homens manterão os fins pelos quais eles vivem ao lado dos mesmos meios em que vivem.

O ano aceitável do Senhor é aquele ano em que os homens guardarão sua moralidade ao lado de sua mentalidade

O ano aceitável do Senhor é aquele ano em que todos os líderes mundiais se assentarem junto à mesa de conferência e perceberem que a menos que a humanidade ponha um fim na guerra, a guerra vai por um fim na humanidade.

O ano aceitável do Senhor é aquele ano em que os homens converterão suas espadas de em relhas e suas lanças em ganchos e que as nações pararão de se levantar umas contra as outras, nem estudarão a guerra nunca mais.

O ano aceitável do Senhor é aquele ano em que os homens permitirão que a justiça role para baixo como águas e a retidão desça como uma poderosa corrente.

O ano aceitável do Senhor é aquele ano em que nós enviaremos ao Congresso e às Assembléias estaduais de nossa nação homens que procederão justamente, que amarão a misericórdia e que caminharão humildes com o seu Deus.

O ano aceitável do Senhor é aquele ano em que todo o vale será exaltado, e cada montanha será rebaixada, que os lugares ásperos seriam aplainados e que os os lugares tortuosos, retos, e a glória do Senhor será revelado, e toda carne verá verão isto em junta.

O ano aceitável do Senhor é aquele ano em que os homens farão para os outros aquil que eles querem que os outros façam para eles

O ano aceitável do Senhor é aquele ano em que os homens amarão seus inimigos, abençoarão aqueles que os maldizem e orarão por aqueles os perseguem.

O ano aceitável do Senhor é aquele ano em que os homens descobrirão por causa do sangue Deus fez todos homens para habitarem sobre a face da terra

O ano aceitável do Senhor é aquele ano em que todo joelho se dobrará e toda língua confessará o nome de Jesus. E em todos os lugares os homens clamarão “Aleluia, Aleluia! O Reino deste mundo tem se transformado no Reino de Nosso Senhor de de seu Cristo, e ele reinará por todo o sempre. Aleluia, aleluia!”

O ano aceitável do Senhor é o ano de Deus.

Estas são as instruções do manual, e se nós apenas seguirmos o manual, nós estaremos aptos para o Reino de Deus, e nós faremos aquilo que a Igreja de Deus é chamada para fazer. Nós não seremos um pequeno clube social. Nós não seremos um pequeno centro de entretenimento. Mas estaremos em um negócio sério, de trazer o Reino de Deus para esta terra.

Parece que eu já posso ouvir o Deus do universo sorrindo e falando para esta igreja, dizendo “Vocês são uma grande Igreja, porque eu estava faminto, e vocês me deram de comer. Vocês são uma grande Igreja porque eu estava nu, e vocês me deram o que vestir. Vocês são uma grande Igreja, porque eu estava enfermo e vocês me visitaram. Vocês são uma grande Igreja porque eu estava na prisão e vocês me consolaram e visitaram. E esta é a Igreja que é vai salvar este mundo. “O espírito do Senhor é sobre mim, porque ele me ungiu para curar os quebrantados de coração, e por em liberdade os cativos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.

Início da tradução: 09.12.08; conclusão: 10.12.2008. Proibida a cópia sem o consentimento do tradutor.

Source: http://www.stanford.edu/group/King/publications/sermons/contents.htm


Leia também o sermão Redescobrindo os valores perdidos


cruzue@gmail.com

.

Meditação no Salmo 4

.
Salmo 4

Comentários de João Cruzué.

1 OUVE-ME quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.

O salmista ora clamando ao Senhor pedindo por duas vezes para ter sua oração ouvida. Ele devia estar angustiado com um grave problema, que demandava um bom advogado. Na sua época ainda não havia este Advogado, que viria somente 1.000 anos mais tarde - O Senhor Jesus Cristo.

2 Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? ( Selá. )

Esta constatação é atual: basta ver o grau de vaidade que invadiu até a Igreja. A Casa do Senhor que já foi defendida com azorrague, hoje, em muitas "igrejas" se tornou uma fonte pessoal de negócios. Um evangelho da prosperidade, uma inversão de valores.

3 Sabei, pois, que o SENHOR separou para si aquele que é piedoso; o SENHOR ouvirá quando eu clamar a ele.

4 Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos. ( Selá. )
Este versículo diz também muito sobre o contexto atual. Os ministros da casa do Senhor praticam a iniquidade e os membros das Igrejas começam a murmurar, a falar mal da Casa do Senhor e pecam do mesmo jeito. Há uma ordem de reflexão aqui: pesar e analisar as coisas observando os dois lados da questão: nós e eles. Lá e cá. Como cristãos não podemos ser simples observadores dos fracassos e falhas dos outros. E a parte de responsabilidade que nos cabe?

5 Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no SENHOR.
Oferecer sacrifícios de justiça, é andar na luz, fazer e ter prazer em fazer as coisas que glorificam a Deus em nossas vidas. Deus prefere isto a sacrifícios caros, ofertas substantivas, pois o dinheiro não valor para Ele. Quem oferece sacrifícios de justiça confia no Senhor, ao passo que os que preferem contribuir somente com dinheiro estão confiados no poder do dinheiro e não na justiça de Deus.

6 Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? SENHOR, exalta sobre nós a luz do teu rosto.

Entendo neste versículo o grau de secularização do mundo. A mesmo deboche que Pilatos fez com Cristo "O que é a verdade?" O que é o bem? Na verdade, só não pratica o bem quem não quiser. Quem é que não sabe que nós queremos tudo de bom e rejeitamos o que não nos agrada? A justiça, o caminho do bem, o amor cristão, podem ser aprendidos muito rápido, se o interessado estiver de fato INTERESSADO nas coisas que são da vontade de Deus.

7 Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho.

A alegria no coração de um crente vem da presença do Espírito Santo. E ele não se alegra em um coração mundano ou tolerante com o pecado. É por isso que os que temem ao Senhor e procuram andar na presença dele - mesmo que não tenham um tostão furado no bolso - ainda assim têm alegria verdadeira no dia a dia.

8 Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.

Indo e vindo nesta grande Metrópole, cada dia que minha família e eu voltamos para casa sem nenhum acidente ou mal sucedido durante o dia, é motivo de uma importante lembrança: De agradecer sinceramente a DEUS por tamanha bênção. Segurança nos dias de hoje, principalmente no Brasil, é coisa rara. Mas o crente que anda na presença do Senhor anda seguro, viaja segura, dorme seguro, porque Deus é a sua espada e escudo.

Se estou digitando este post neste momento, é por causa da bondade e misericórdia do Senhor. Se isto não fora, já há muito meus ossos estariam na sepultura. Disse Jesus: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vai ao Pai se não for através de mim"

Ebenezer! Maranata!





terça-feira, setembro 20, 2011

Marcha contra corrupção no Rio de Janeiro, dia 20 Setembro


.
Rio 920
Imagem de protesto na Cinelândia

João Cruzué

Assim como aconteceu no 7 de setembro, quando os protestos contra a corrupção explodiram em 30 cidades brasileiras, o Rio prepara um grande ato de protesto no dia 20 de setembro, a partir das 17:00 h na Cinelândia.

Os grandes agentes de protestos do passado, UNE, SINDICATOS, ESTUDANTES, ainda não deram um "pio" - por que será heim?

Incomode um corrupto! comparece e protesta! O Brasil não é dos dirceus, nem dos sarneys, nem dos malufs. O Brasil é dos cidadãos que levantam cedo, enfrentam um transporte coletivo da pior qualidade, dão duro no trabalho o dia todo e voltam para casa tarde. E quando chega no final do mês, é tanto imposto e tanta conta...para garantir o "superávit primário" - o interesse dos banqueiros e agiotas internacionais.

Cada ano são mais de 200 bilhões de juros que vão direto para o bolso deles. Observe as favelas, os moços pobres que trabalham durante o dia para pagar uma faculdade cara de noite. Tudo isso é injustiça.

A Presidente Dilma tem poucas chances de governar no meio dessa alcateia e o nosso silêncio é a razão do avanço das "aves" de rapina. Dessa forma, eles pensam que está tudo bem... que nós não estamos incomodados, por isso podem continuar.

Deus não tolera injustiças. Nem eu.

Protesta!




A Igreja de Cristo - voz profética contra a corrupção

.


.
“Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel;
da minha boca ouvirás a palavra, e os avisarás da minha parte.’’
Ezequiel 3.17


Pr. Mauricio Price

www.mprice.com.br

O mundo está em plena decadência moral, e no Brasil não é diferente. Apesar de sermos conhecidos mundialmente como um país de maioria “cristã”, o Brasil tem sido palco ultimamente de grandes conquistas, mas também de intensas crises, principalmente na esfera moral tanto do seu povo, quanto na vida de seus líderes e governantes. Os desvios morais e éticos são cada vez mais freqüentes principalmente na vida daqueles que deveriam ser exemplo para o povo do nosso imenso e amado Brasil.

Inserido nesse cenário, nós cidadãos, religiosos e não religiosos, estamos acompanhando um momento crítico em nosso país: a institucionalização da corrupção no Brasil. Diariamente, acompanhamos diversas notícias na mídia que evidenciam que essa “praga” tem contaminado todas as esferas do Poder Público. A população anda descrente. A impunidade tem desanimado os mais esperançosos por um Brasil de todos e para todos. Pergunto-lhe: qual será o futuro moral da nossa nação? Pense nisso.

O ex-reitor da Universidade de Brasília, Cristovam Buarque, nos lembra que o patrimônio maior de um povo é o seu capital moral. Ele afirma que: “Durante décadas, o Brasil concentrou seu projeto de desenvolvimento nos resultados que obteria de investimentos de capital econômico. Procurou financiamento externo, mobilizou capital estatal, investiu em indústrias, proibiu importações, montou uma sofisticada infra-estrutura econômica, mas o País continuou subdesenvolvido. O Brasil esqueceu que seu futuro depende também de capital moral. Foi o prêmio Nobel de economia, Amartya Sem, quem chamou a atenção para a necessidade de capital moral na promoção da riqueza de um país.

Segundo ele, a honestidade do povo, especialmente dos líderes políticos, empresariais e profissionais, a auto-estima elevada e a motivação coletiva para os projetos nacionais têm um papel tão importante quanto os investimentos diretamente financeiros. Em nossa estratégia de desenvolvimento, esquecemos o capital moral. A crise moral brasileira é tão grande, que ao despertarmos para a corrupção jogamos a culpa apenas nos outros, especialmente os políticos, como se não tivéssemos, cada um de nós, uma parte na degradação do capital moral de todo o País. Sem uma forte e decente infra-estrutura moral de nada adianta todo o esforço de fazer a democracia funcionar e a economia crescer.”

Uma pesquisa feita por um economista da Fundação Getúlio Vargas, Marcos Fernandes da Silva, reunindo dados de investigações da Controladoria Geral da União, da Polícia Federal e do Tribunal de Contas da União, revelou que pelo menos o valor equivalente à economia da Bolívia foi desviada dos cofres do governo federal em sete anos, de 2002 à 2008.Cerca de R$ 40 bilhões foram perdidos com a corrupção, sendo este valor subestimado pois não foi considerado os desvios em Estados e municípios, que possuem orçamentos próprios.

São R$ 6 bilhões por ano que deixam de serem aplicados na provisão de serviços públicos essenciais como aúde, saneamento e educação.

Com tal volume de recursos, seria possível aumentar em 23% o número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família – hoje quase 13 milhões. Ou ainda reduzir à metade de casas sem saneamento – no total, cerca de 25 milhões de moradias.

Creia, meu amigo, que a corrupção mata nesse país! Essa “praga” tem causado estragos inestimáveis em nossa população já tão sofrida. Pense nisso.

Meu amado(a), estamos às vésperas de um colapso moral em nosso país e talvez de intensas e até violentas mobilizações sociais contra o Estado corrompido que assola o país, ou pelo menos parte dele. E não adianta só orar; é preciso agir. Precisamos enquanto Igreja de Cristo nessa nação exercer a autoridade que nos foi confiada pelo Senhor Jesus, sendo uma voz profética denunciando todo mau e todo tipo de pecado que afronta ao próprio Deus e ameaça à vida e à dignidade humana.

É hora de toda a Igreja de Cristo orar, agir e reagir contra essa “praga” da corrupção que contamina o país, pois é “....a Igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade”(1Tm3.15) é uma voz profética contra toda manifestação do pecado, inclusive contra a corrupção e seus agentes malignos.

Desperta Igreja! Reage Brasil! Pois, assim diz o Senhor:‘’ Sai dela, povo meu, para que não sejas participantes dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas, porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela.’’(Ap 18.4-5). Ele espera por você! “Em Deus faremos proezas...”

No amor de Cristo, Pastor M. Price



domingo, setembro 18, 2011

Mensagem para adolescentes evangélicos.

.

.
JOÃO CRUZUÉ

Escrevi há uns quatro anos um post chamado "Carta para uma adolescente"; este texto é bastante lido. Quando o escrevi, estava pensando na minha filha caçula, que naturalmente se parecia e tinha os mesmos interesses que toda adolescente cristã tem: cuidados com a beleza, roupas, sapatos, amigas, o primeiro namorado, novelas, muitas incertezas, uma mente saindo da infância mal adaptada em um corpo em rápida transformação para o mundo dos adultos. Pois bem, estou de volta para escrever, agora, tanto para garotos quanto mocinhas que não chegaram a uma consciência das complexidades deste mundo, que está em um processo vertiginoso de mudanças.

Olha que eu vou escrever muito. Você está disposto a concluir esta leitura? E fazer uma releitura para gravar melhor certas proposições? Maravilha!

Obrigado!


INÍCIO

Como enfrentar o futuro, o desconhecido, às incertezas, por quais caminhos andar para evitar tantos estresses e se dar bem na vida. Isso depende muito da maneira que cada um faz da leitura do contexto social, educacional, profissional, sentimental, etc. Daí quero escrever sobre alguns princípios para subsidiar seus processos de escolha e planejamento.

Conceito: Princípio é um ponto de referência. Uma proposição que dá segurança para se guiar por um caminho.
Um farol de aviso no meio da neblina.


1. PRINCÍPIO DO USO DO TEMPO

Einstein certa vez explicou com muito humor o que seria a Relatividade. Ele disse assim: Se você colocar a mão no fogo 10 segundos vai parecer uma eternidade, mas se ficar meia hora com sua namorada, o tempo vai passar tão depressa que vai parecer que foram apenas 10 segundos. Isso, de certa forma, prova que
sempre temos tempo para coisas que nos interessa. Isso também leva a outra constatação: Que nem sempre separamos tempo para as coisas que nos aborrecem, e que via de regra tais coisas tem muito a ver com o nosso futuro.

Por causa do amálgama de nossa cultura (Portuguesa, indígena e africana) temos dificuldade em planejar nosso tempo. Esses clichês já dizem tudo: "Deixa como está, para ver como é que fica" ou "Deixa a vida me levar" - aquele samba que trouxe a fama de Zeca Pagodinho. Mas a experiência de meus 55 anos (sou avô) já me mostrou que - quando fiz um planejamento de longo prazo - eu consegui atingir 95% dos meus objetivos. Planejamento é como sonhar: você senta, toma um caderno e escreve um alvo para daqui a dois anos. Depois quebra esse planejamento em períodos menores: seis meses, um ano. Isso vai ajudar no acompanhamento do seu tempo. E, à medida que o tempo passa, vai anotando o que foi conseguindo. Você vai perceber que o tempo pode ser bem administrado. O seu coração não para. Ele marca com pancadas cada segundo da sua vida.


2 . PRINCÍPIO DO PLANEJAMENTO.

Como cristão, você já deve saber que os olhos do SENHOR acompanham cada passo da sua família. Ainda que sua família seja humilde, e que sua casa seja um barraco de família, você é muito especial para Deus, e não nasceu para conquistar coisas pequenas. Tudo aquilo que você sonhar, Deus é capas de realizar em tamanhos muito maiores. Preste atenção neste pequeno testemunho.

O Pastor David Wilkerson foi a pessoa que Deus usou para iniciar o projeto das Casas de Recuperação para dependentes de drogas, o "Teen Challenge", os Desafios Jovens que surgiram a partir de 1958. Ele era pastor de uma igreja em uma pequena cidade do interior. Como não tinha muita coisa para fazer à noite, ficava assistindo televisão. Talvez, como você vem fazendo. Mas um dia ele decidiu fazer uma coisa diferente. Ele PLANEJOU separa uma hora daquele tempo para se dedicar à oração e meditação na palavra de Deus. E foi assim que o Espírito Santo teve oportunidade de mudar a vida daquele pastor. Um dia ele acordou com um desejo de ir à grande cidade de Nova York. E ele foi com o líder da mocidade da Igreja. Lá eles dormiram à noite no carro, e pela manhã ao passar perto de uma banca de jornal, viram que naquele dia iria acontecer o julgamento de alguns jovens negros, acusados de matar um menino branco. Ele foi até a CORTE do julgamento, e se viu no emio de um grande tumulto por lá. Na saída, a imprensa estava frustrada por não ter conseguido entrar e tirar fotos dos acusados. Ao ver aquele caipira saindo com o paletó todo amarrotado e o cabelo desgrenhado pela confusão, não perderam tempo:

--Pastor, levanta essa Bíblia bem alto!

E assim, tiraram uma foto e no outro dia apareceu aquela foto nos jornais e um texto que trouxe muita vergonha para os crentes da pequena cidade daquele pastor. Mas Deus estava naquele negócio, e por causa da foto "vergonhosa", as gangs de adolescentes de Nova York passaram a ter simpatia por aquele pastor. Ele passou para o Senhor em junho deste ano e deixou com o seu exemplo milhares de casas de recuperação espalhadas por todo mundo. Eu já tive a oportunidade conhecer uma e a presença do Espírito de Deus nestes lugares é indescritível.

E tudo começou de um simples plano: separar uma hora por dia, do tempo que ficava assistindo televisão, para passar na presença do SENHOR.

Vou repetir: Deus tem muito senso de humor. Quando você sonha com um grão de areia ele pode lhe surpreender com uma montanha.

O tempo que você separa (todo dia) para passar na presença de Deus, vai ser o tempo que ele vai usar para fazer dos dias da sua vida tudo, menos tediosa.


3 . PRINCÍPIO DO TEMOR DE DEUS.

Como você tem visto, o Brasil está apodrecendo de tanta corrupção. Do congresso à uma Igreja há pessoas que querem se dar bem e levar vantagem em tudo. E quando alguém procura levar vantagem (indevida) em tudo, vai tomar o que não é seu e deixar uma pessoa no prejuízo. Você terá que decidir entre o santo e o profano. A retidão e a corrupção. Servir a Deus ou ao diabo. Entre entrar pela porta estreita (de uma vida digna) ou no caminho largo da corrupção. O que plantar, mais tarde vai colher. Se você enganar, vai colher engano em dobro. Se você roubar, o produto do roubo será maldito. Tudo o que você fizer, alguém lá no céu estará anotando no Livro das Obras. Não se iluda: nem todos que vão a Igreja todo dia, estão servindo ao SENHOR com sinceridade. Ainda nesta vida você vai poder testemunhar a colheita nas famílias de cada um deles. O malfeito de um crente é pior do que o mesmo pecado de um incrédulo, porque um pratica a iniquidade conscientemente e o outro por ignorância.

Se você quiser ser muito próspero em sua vida, não iludas pessoas. Quando não gostar, não diga que ama. Quando fizer uma coisa errada, não ponha a culpa nos outros. E sobretudo deixa de ser medroso quando tiver alguma coisa para fazer que tem a ver com as coisas de Deus. Adolescentes costumam viver debaixo da "saia" da mamãe, e costumam enxergar as coisas distorcidas de seus verdadeiros tamanhos. Às vezes você passa a vida inteira tentando ver Deus, sem saber que Deus tem passado perto de você todos os dias. Leia bem o que está escrito em Mateus 25: 36 a 40, que vai entender.

Sabe por quê vale servir sua sinceridade com Deus? Quando você estiver passando por tempos difíceis, Deus vai ouvir suas orações. Quando alguma coisa ruim estiver acontecendo em sua casa, você vai pedir socorro a Deus, e via de regra, ele vai responder na HORA. A sinceridade diante de Deus e dos homens é como o investimento em uma Caderneta de Poupança - do céu. Diante de um fato inexperado, você vai poder sacar, porque vai ter crédito na contabilidade do Céu.


4 - PRINCÍPIO DA PACIÊNCIA

A muitos crentes se casas fora da vontade do SENHOR, por trás disso está a ansiedade. O sentimento de que Deus está demorando em atender aquilo que você quer. Resumindo: a pressa estraga tudo. Quando você faz uma escolha para depois orar pedindo a bênção de Deus, você está atropelando a provisão de Deus. Muitas adolescentes (e adultos) fazem confusão sobre o que é o amor. Amor nunca foi sinônimo de sexo. A cultura mundana atual trocou e rebaixou o conceito de amor e no embalo, alguns cristãos têm aprendido errado.

Amar é se guardar para uma entrega (corpo alma e espírito) àquela pessoa especial que Deus sabe vai ser feliz e fazer você muito feliz quando constituir o seu lar. De novo o pecado da ansiedade tem levado muitos a passar na frente de Deus e escolher pessoas para ter ou conseguir algo delas. Isso não é amor. Quando você ama, você deseja dar o melhor de você para alguém - e quando for egoísmo, paixão, você deseja o melhor das pessoas para satisfazer sua cobiça pessoal.

Como é muito difícil encontrar por si próprio seu para ideal, é melhor entregar isso nas mãos de Deus, para que Ele ajude na Escolha. Foi Deus que respondeu às orações de Abraão, Eliezer e Isaque. Rebeca foi ao encontro de Isaque, em resposta de orações. Isaque não começou a namorar ou ficar com uma "pá" de garotas até descobrir que a garota certa era a Rebeca.

Também foi Deus quem preparou o encontro de Jacó com Raquel. Mas muitas coisas deram errado na vida sentimental deles, porque no passado Jacó não foi sincero com o irmão e com o Pai. Também no dia do seu casamento estava tão bêbado que não reconheceu a mulher com que se deitou.

Quanto a mim, tenho liberdade para aconselhar sobre este assunto, pois alcancei o favor de Deus. Foi ele que mostrou a Cléo para mim. Estamos casados há 27 anos. Passamos por muitas dificuldades, mas como Deus participou do processo da escolha, nos tempos ruins, ele se levanta no barco para repreender o mar e fazer calar o vento.

Quando Deus é convidado a tomar à frente do processo de construção de um lar, é um amor para toda vida. Bem diferente das coisas descartáveis que andam acontecendo por aí.


5. PRINCÍPIO DO PERDÃO

Na vida, fatalmente, você vai pisar em muitos espinhos. Vou escrever pouco sobre este assunto. Você não pode ficar preso/a ás frustrações e decepções do passado. A forma mais eficiente do diabo roubar a bênção de muitos crentes é pela forma sorrateira de plantar pensamentos de amargura e tristeza no coração das pessoas quando elas ficando olhando para as coisas ruins que aconteceram no passado. Quando Deus manda perdoar, você deve OBEDECER. Você não percebe, mas no decorrer do dia você deixar de fazer muitas coisas que deveria feita e pratica outras que aborrecem às pessoas e a Deus. A natureza de Deus é perdoadora. A natureza do diabo é de se queixar e acusar cada pessoa. Quando você decide murmurar, reclamar, se amargurar com as perdas do passado, você está indo contra um dos dois maiores princípios cristãos: o Perdão. Tudo o que o diabo roubar, tirar, e dar prejuízo, O SENHOR, o dono do ouro e da prata, tem poder para repor duas, três quatro, dez vezes mais.


6 - FOCO NA EDUCAÇÃO

Jesus disse que o PAI trabalha e no capítulo 1 do Livro de Jó, o diabo respondeu que andava ocioso. Em certo tempo de minha vida eu fiquei desesperado, pois passei 11 anos desempregado. Eu queria levar um pão mais farto para dentro da minha casa, mas não havia uma porta sequer, aberta. Por este motivo eu aprendi a dar muito valor ao trabalho. Para conquistar cargos mais altos e ter remunerações maiores, você tem que se graduar em uma Faculdade, ou com sorte, em uma Universidade Pública. Se não mantiver o foco nos estudos, vai suar muito e ganhar pouco.

Certo lenhador, já velho, produzia muito mais lenha cortada do que os companheiros mais jovens. Enquanto eles se esforçavam o dia inteiro, ele parava a cada meia hora para afiar o machado. A graduação em uma universidade é o esmeril que vai afiar o seu machado. Se você for muito pobre e estudar em uma escola pública muito simples, desde já saiba que, talvez, não possua os melhores livros para estudar. Mas isto pode ser melhorado com planejamento. Na internet da sua cidade, faça uma busca no Google, e lá digite "melhores colégios de São Paulo" ou da cidade grande que desejar. Depois adentre no site deles, descubra os endereços, anote, e depois envie uma carta em atenção ao "Responsável pela Biblioteca". Peça os livros que deseja. Não peça apenas para um colégio. Peça de uma vez para uns cinco. Garanto que um dia vai se surpreender com uma caixa chegando pelo correio com os livros que você pediu.

Enquanto muitos garotos estão na rua dançando o funk, bebendo porcaria, e fumando crack, você precisa ter sabedoria: Planeje seu tempo para estudar. Planeje também suas horas de lazer. Não deixe de praticar algum esporte. Se não gostar de nenhum, pelo menos caminhe 40 minutos umas três a quatro vezes por semana. Uma mente sadia, precisa de um corpo saudável. Afine seu corpo como as cordas de um violão. Nem muito frouxas, nem muito esticadas. É isso que vai fazer sua mente aprender e guardar coisas que aprendeu.


7 - BUSQUE AS MELHORES OPORTUNIDADES

Afie o machado. Busque as melhores oportunidades. Eu passei em três concursos públicos e fui convocado para tomar posse em dois grandes Tribunais do Estado de São Paulo. Ano 2009 e 2010. Sabe desde quando eu vira as folhas de minhas apostilas? Desde 1994.

Enquanto na Europa, nos Estados Unidos, Japão, os três primeiros anos de uma Universidade/Faculdade são de matérias básicas - não profissionalizantes - no Brasil é diferente.

A Máquina Pública do estado brasileiro é muito grande. Por causa disso, dependendo da carreira que escolher, você corre o risco de se graduar e não gostar da sua opção. Ha carreiras generalistas, hoje, que constroem uma boa base profissional. Por exemplo: Direito, Tecnologia da Informação, Administração, Pedagogia, Engenharia Civil, Contabilidade. Todas elas garantem uma boa remuneração para alçar voos mais complexos, ou seja, outras graduações específicas ás oportunidades que vão surgir mais tarde. Direito e Contabilidade são duas carreiras básicas que dão acesso às melhores oportunidades em concursos públicos.

O maior empregador do país é o governo. Por muitos anos olhei com desdém a carreira de servidor público, mas se tivesse sido aconselhado lá atrás, não teria passado tanto sufoco na iniciativa privada. Não é preciso fazer cursinho para passar em concursos. Com uma boa apostila você pode fazer isto: tome nota: meta Concurso, Central de Concursos, Damásio de Jesus, pela ordem.

Em São Paulo, na Rua Barão de Itapetininga tem uma Livraria Siciliano. Pelo menos nos dois últimos anos tinha. Aquela livraria se converteu em um "sebo" de livros novos, com algum tipo de desatualização. Eu comprei muita coisa lá por R$ 9,00. Hoje mesmo, estava folheando um compêndio de Direito Administrativo de José Cretella Junior. Sabe o que deve estar desatualizado ali? muita pouca coisa. Comprei muitos CDs de concursos nas bancas de Jornais para ver questões e respostas de provas. As perguntas de certas matérias (principalmente) Direito dos concursos não mudam muito com o passar do tempo. Os temas são finitos. Enquanto trabalha, você pode ir afinando as cordas da sua memória e estudando essas coisas. Vi o testemunho de uma moça que andou passando em primeiro lugar em alguns concursos. Ele andou refazendo muitos simulados ( testes anteriores) Disse que fez mais de 100. Quando chegou no dia da prova, estava tudo na ponta da memória.

Uso do Tempo, sinceridade com Deus, Deus na frente das escolhas, Educação, graduação, preparo para as melhores oportunidades, constituição de um lar, segurança financeira e expulsão da pobreza (para sempre) do meio da sua família pelas gerações seguintes.



7 - PRINCÍPIO DO AMOR

Amar é deixar Deus se expressar em nossa vida. Deus expressa seu amor através das mãos de um cristão fiel. Faça tudo aquilo que você deseja que os outros façam para você. Sobretudo, ame você mesmo.

Se ofender, peça perdão.
Difamar é pecado, mesmo se a pessoa não prestar;
Não compre, se não vai poder pagar;
Se não puder pagar uma dívida, converse com o credor;
Se seja um eterno escravo de dívidas.

Se sujar uma louça, um copo, um prato, limpe;
Ao acordar, arrume a cama;
se acender uma luz, apague;
se usar o chuveiro, não demore.
Se sobrar comida no prato, guarde na geladeira;

Quando chegar, não jogue o sapato no meio da sala;
Quando vier chateado da rua, não traga junto o mau humor;
Quando receber algo, diga muito obrigado;
Quando vir seus pais,peça a bênção;
O mais jovem cumprimenta o mais velha;

Não fume, não beba, não procure baladas;
Não coloque coisas ruins diante dos olhos;
Não fique atento à coisas que não prestam;
Não creia tudo verdade, o que os outros dizem;

Guarde sua mente dos pensamentos ruins;
Não seja companheiro de ímpíos;
Fuja da prostituição;
Não fale mal da Igreja;
Não fique ocioso;
Controle seu tempo na Internet.
Não despreze a opinião dos pais.


Tem muito mais, mas até aqui chega. Tudo isto são pequenos detalhes, que DEMONSTRAM amor, pela família, pelos outros e por você mesmo.


8 - PRINCÍPIO DA PERSEVERANÇA

É muito difícil conseguir as coisas na primeira tentativa. Há sempre outras que já fizeram várias tentativas e estão em vantagem. E nós, por sua vez, algum dia à frente também estaremos competindo com iniciantes.

Deus sabe do que precisamos, mas ele quer estabeleçamos um diálogo com Ele, para o dia que recebermos - expressarmos nossa gratidão.

Adolescentes costumam desanimar diante de coisas que parecem não dar certo, por outro lado são pessoas que expressam muito mais alegrias que os velhos.

A gente começa conseguindo pequenas conquistas, elas vão aumentando de tamanho, ao mesmo tempo que aumentam o grau de dificuldade para recebê-las ou conquistá-las. Os objetivos mais difíceis, demandam mais esforços, mais oração e mais tenacidade.

Alguém comparou a resposta de uma oração por uma causa difícil como uma balança de dois pratos. De um lado foi posto o peso de um quilo. Do outro, um cartão de visitas. O peso não se mexeu.

Dois cartões de visitas. Nada!

Dez cartões. Nada!

Cem cartões. Nada!

Mill cartões. Nada!

Dez mil cartões. Parece que se moveu um pouquinho.

Quinze mil cartões: O peso se levantou e os pratos ficaram em equilíbrio.

Você não sabe quando o peso vai subir. Mas sabe que em algum momento ele vai subir. Isto é esperança - Continuar tentando, pois sabe que Deus não vai permanecer em silêncio por todo tempo. Então continue tentando. O peso pode ser grande, mas continue tentando. Orando, e mantendo a expectativa. Um dia a bênção chega - e maior do que imagina.


9 - PRINCÍPIO DO SERVIÇO NA CASA DE DEUS

A Igreja é uma instituição estabelecida pelo SENHOR Jesus Cristo. Não se trata da Igreja Batista, Presbiteriana, Assembleia de Deus, Universal, Internacional da Graça, Batista da Lagoinha - não. São as pessoas salvas em Cristo que servem a Deus em espírito e em verdade, que servem a Deus congregando em todas elas. Não está escrito em suas testas. São Pessoas salvas que aceitaram Jesus e congregam me várias organizações humanas.

O bispo pode não ser fiel, o pastor pode ser um avarento, um lerdo, mas na Igreja que você congrega, há salvos congregando. Você pode ser um deles. Dizendo mais sobre isso, nos dias de Jesus a maioria das autoridades religiosas do Templo, estavam corrompidas e cegas. Mortas espiritualmente. Nem por isso o Senhor Jesus deixava de frequentar o Templo e participar de todas as festas judaicas - principalmente - da Páscoa. Ele honrava a Casa do seu Pai.

Da mesma forma, é muito importante que você - adolescente - esteja envolvido em alguma atividade na sua Igreja, para que isto agrade e glorifique ao Senhor. Se não houver nada lá, que você possa participar, não se esqueça de que, o amor de Deus é requerido lá fora, as pessoas que precisam de Jesus não entram no Templo, elas estão perdidas e têm carência de Deus nas suas casas, na rua, nas praças... Jesus ensina nos templos e sinagogas, mas evangelizava nas ruas, nas praias, nas praças, nas casas dos judeus, e até nas casas de fariseus e publicanos.

Da mesma forma que você pode traçar um plano para uma causa pessoal, você pode
estabelecer um plano simples para se manter ativo, no serviço do Senhor. Por exemplo: tem uma senhora doente na sua comunidade? Faça-lhe uma visita. Tem um jovem que é dependente de drogas na sua rua? Arranje uma Bíblia usada e dê para ele, sem se esquecer de dizer que Jesus o ama e tem um propósito especial para a vida dele. Você conhece uma moça ou um jovem que deixou de ir na Igreja? Arranje uma companhia e vá até ele ou ela e diga que as pessoas estão sentido a falta dele/dela na Igreja. Estas coisas não precisam de autorização do Pastor para fazer.

Cristo já nos comissionou para isto: Ide por todo mundo e pregai o Evangelho.

Muitas pessoas gostam de falar em Missões. Pois bem, os antigos pastores ensinavam que nós devemos fazer um compromisso anual de ofertar um quantia exata para o sustento de missões. Ajunte ao longo do ano uma parte de seus recursos, economize, e depois oferte. A uma multidão de adolescentes e jovens na Igreja que nunca ouviram falar desta proposta.

Fazendo assim, você vai se manter ocupado na obra de Deus. Deus tem os maiores propósitos para aqueles que não ficam alheios, omissos, indiferentes e ociosos na sua Igreja. Por que Davi foi ungido Rei, e seus irmãos mais velhos, não? Porque ele se mantinha ocupado - TRABALHANDO - enquanto os outros ficavam à toa dentro de casa. Quando o Profeta Samuel veio à casa de Jessé, todos os irmãos estavam dentro de casa, com exceção de Davi - que estava cuidando das ovelhas no campo.

Faça da mesma forma. Tenha um espírito voluntário. O que é uma pessoa com espírito voluntário? É alguém que não precisa receber ordens para fazer algo. Antes de mandar, ele já estava trabalhando naquilo. Hoje isto é contextualizado com outro nome: pró-ativa!

Viu? Eu não disse que iria escrever muito?

Deus lhe abençoe!

Não deixe de me visitar!



Irmão João.




Frases para adolescentes

.


Tradução de João Cruzué

Fonte:
Wishafriend
.
.
"O amor imaturo diz: Eu te amo porque preciso de você. O maduro diz "Eu preciso de você porque eu te amo" (Erich Fromm)


"O amor é igual ao Pi: natural, irracional e muito importante."
(Lisa Hoffman)
.
.
"Não sonhe com coisas pequenas, porque elas não têm o poder de mover os corações dos homens." (Goethe)
.
.
"As pessoas veem Deus todo dia, elas apenas não O reconhecem."
(Pearl Bailey)

.
.
."Amigo é a pessoa que conhece tudo sobre você e ainda continua gostando de você.(Elbert Hubbard)

..
.
."Quando você para de sonhar, você também para de viver."
(Malcolm Forbes)
.
.
"É mais fácil perdoar um inimigo do que perdoar um amigo."
(Willian Blake
)

.
.
"Orar é quando você fala com Deus, meditar é quando você ouve Deus falar." (Diana Robinson)
.
.
"Deus ama cada um de nós como se houvesse apenas um."
(Santo Agostinho)
.
.
"Quando uma coisa é idiota para ser falada, ela é cantada."
(Voltaire)

.
.
"Eu sou tão inteligente que algumas vezes eu não entendo uma palavra do que estou dizendo."(Oscar Wilde)


.
.
"Nunca pertube um jacaré, se ainda não tiver cruzado o rio."
(
Cordel Hull) 
.
.
"Seus talentos são presentes de Deus."

.
.
"Deus é o poeta perfeito." (Robert Browning)
.
.
"Deus somente pode fazer por você aquilo que Ele pode fazer através de você."

.
.
"Um arrogante certo é certamente melhor que um sujeito humilde e errado." (Geoff Arbuthnot)
.
.
"O dinheiro não pode comprar amigos, mas pode lhe arranjar um monte de inimigos." (Spike Milligan)
.
.
"Somente os amigos verdadeiros dirão que seu rosto está sujo."
(Provérbio Siciliano)

.
.
"Um amigo fica mais barato que uma terapia.(Desconhecido)
.

.
."Um amigo verdadeiro nunca aparece em seu caminho, a não ser que você esteja caindo. (Arnold Glasow)
.
.
"Amigos de verdade são aquelas pessoas raras que perguntam como você está e depois esperam pela resposta". (Desconhecido)

.
.
"Amigo é aquela pessoa que aparece quando todo mundo já foi embora(Púlpito da Graça)
.
.
"Nós podemos procurar por Deus através do nosso intelecto, mas somente podemos encontrá-lo com o nosso coração." 
.

.
"Dentro da vontade de Deus nós encontramos a nossa paz. (Dante Alighieri)
.
.
"O que somos é um presente de Deus para nós. O que nos tornamos é nosso presente para Deus."
.
.
"Uma jornada de  mil  milhas começa com um simples passo"
(Lao tzé)
.
.
"Os sonhos são as respostas de hoje para as questões de amanhã"
(Edgar Cayce
)
.
.
"Nada acontece sem que primeiro sonhemos." (Carl Sandburg)

.
.
"A única maneira de fazer alguém confiante, é confiar nele. "
(Henry L. Stimson)
.
.
"Aqueles que confiam em nós, nos educam.(T. S. Eliot)


"Não é a carne ou o sangue, mas o coração que nos torna pais e filhos.(Johann Schiller)
.
.
"O amor cura as pessoas - tanto as que dão quanto as que o recebem."
(Dr. Karl Menninger
)
.
.
"Melhor é ter amado e perdido, do que nunca ter amado na vida."
(Santo Agostinho
)

.
.
"Nós não amamos uma mulher porque ela é bonita, mas ela é bonita porque nós a amamos." (anônimo)
.
.
"A paixão tem um final gelado. " (Sócrates)




Mensagem sobre Oração para Adolescentes Cristãos

.