terça-feira, novembro 22, 2011

Opinião de blogueiro evangélico

.
João Cruzué

Estou de férias. Após um longo ano de muita instrução de processos. Assim, sobrou um tempinho para respirar e escrever um artigo atualizado do que estou pensando sobre nosso futuro na Internet como blogueiros cristãos, depois de (meus) seis anos de uso do Blogger do Google.

1. Blogueiros costumam ser individualistas - cada um no seu casulo. Nós cristãos podemos ser diferentes.

É isso mesmo. Mas sozinho, não dá para manter um entusiasmo crescente por muito tempo. Também é antibíblico agir sozinho. Veja: Os grandes portais das mídias impressas seculares usam um time de blogueiros. A direção é blogar em grupo. É difícil? É. Por analogia vou usar uma coisa que todos gostam. Um carro. São milhares de peças. Quando reunidas, bem ajustadas, com combustível no tanque, pode funcionar como um relógio e nos levar mais rápido e para longe. Eis o grande desafio: abandonar o casulo e migrar do individual para o comunitário, pelo exercício da comunicação e da humildade.

2. Estilo de postagem.

Eu dou graças a Deus pela paciência sua paciência de leitor. Já coloquei até um texto no
sidebox pedindo perdão por não poder agradecer de pronto a sua boa vontade de não ter desistido, ainda, de comentar alguns de meus posts. Sinceramente: Tenho três horas livres de segunda à sexta. Único tempo disponível para festar com a família. O resto (maioria) é gasto no trabalho e no trânsito de São Paulo.

Bem, na minha opinião, um blogueiro cristão deve escrever/comentar sobre tudo. Ou quase tudo. Melhor ainda: Se priorizar a criação de notícias trabalhando sobre fatos originais. Principalmente sobre os assuntos de grande interesse popular.

A diferença é que um blogueiro cristão deve evitar o excesso de polêmicas, sempre que possível. Como também deve evitar cabresto e patrulhamento ideológico/teológico da cultura religiosa de onde vem. Você pode revelar (sem perceber) as faces de seu caráter quando escreve. E o caráter de um cristão é mostrado pela moderação nas palavras e não pela beligerância delas. Posso dizer tudo o que penso, mas nem tudo pode ser edificante. Coerência e respeito à consciência dos leitores é um bom investimento para crescer sempre, considerando que o bom senso das pessoas rejeita o radicalismo.

Escrever sobre assuntos variados, como é variado o conteúdo de uma boa revista. Surpreendendo os leitores antigos e cativando os novos com
posts bem construídos, inteligentes. Não é petulância minha lembrar um ponto importante: quanto mais presentes estivermos na produção e publicação de conteúdo na Internet melhor. Não basta postar, tenho firme convicção de que temos que desafiar que outros também venham a publicar. Somos atores de um processo de aculturação digital. E o mundo digital passa por transformações diárias. A velocidade das transformações é rápida demais. Se não investirmos tempo e esforço nessa direção vamos perder nossa capacidade de comunicação com as novas gerações.

A cultura cristã que eu vejo deve influenciar todas as áreas humanas, principalmente as de interesses de adolescentes e jovens, pois são eles que definem os fins da era digital. E isso pode ser feito sem perder a presença de Deus em nossa vida. O processo da comunicação do Evangelho pode envolver novas formas e novos conceitos, a essência da sua mensagem, não.

3 . Ainda há futuro para quem ainda pretende começar um blog cristão?

Minha resposta sempre foi sim. Como ponto de partida, não de chegada. Um blog é uma mídia digital nada desprezível. Quando comecei não era tão popular por aqui. Hoje todos os artistas e esportistas têm um. Desde 2007 a União de Blogueiros Evangélicos e outras associações de blogueiros têm incentivado e promovido a criação de Blogs.

Foi manuseando blogs que aprendi sobre HTML, CSS, design gráfico, melhora no uso da Língua Portuguesa, indexação por tags, funcionamente de motores de busca, entedimento dos aplicativos de estatísticas de visitas, trend topics ou assuntos populares do momento, etc. Se eu tivesse desprezado tudo isso e continuasse acomodado a uma cosmovisão antiga tudo isso seria "grego" para mim. Não teria acumulado os conhecimentos que tenho, que não são tantos, mas, consideráveis.

Como cristãos, tudo o que Deus tem feito por nós é motivo de agradecimento. Quando você dá seu testemunho ou conta uma bênção na sua Igreja, o alcance da sua voz pode ser restrito. Mas quando você escreve sobre as coisas que Deus lhe deu, eum uma mídia de alcance GLOBAL (um blog) sua gratidão pode ser conhecida na sua língua em qualquer canto do mundo. E se você traduzir para o inglês, poderá ser lido por quase três bilhões de pessoas. Isso não é nada desprezível.

É preciso uma consciência cristã sensível para começar. E uma disciplina de um maratonista para continuar. Escrever e publicar pelo menos um texto por semana. Os não cristãos escrevem por vários motivos. Nós podemos escrever sobre tudo, mas sempre com um propósito sincero de glorificar a Cristo. Um meio para buscar um fim.

4. Como alguém vai ler minhas coisas, se sou como uma formiga diante dos grandes sites da Internet?

Não menospreze o talento que você não sabe (ainda) que tem. Quando eu não tinha contadores de visitas em meus blogs, achava que ninguém os lia. Nos dois anos (2005 e 2006) comecei a usá-los e descobri que tinha recebido 7.000 visitas. Para atingir a mesma quantidade, hoje, eu preciso em média de apenas quatro dias. Diante de outras mídias digitais seculares é muito pouco, entretando estou sempre crescendo.

De onde vieram tantos leitores? Desde março 2008 já foram mais de 2 milhões de visitas. Mas não é tanta gente assim. Uma coisa precisa ser dita: 95% de meus leitores chegam até meus textos pela
busca do Google. A mesma empresa que hospeda gratuitamente o meu e todos os blogs que possuem a extensão "blogspot". O Google não privilegia os grandes sites em detrimento de meus textos. De certa forma a divulgação é democrática. E, é assim porque a esta empresa interessa que a maioria do conteúdo da internet seja produzido por pessoas que utilizam sua plataforma.

5. Qual é o grande segredo de aparecer na primeira página de buscas do Google em qualquer assunto?

O segredo não é complicado. Primeiro, você precisa postar com regularidade. De um a dois textos (de sua autoria) por semana. Dê preferência a criar seus próprios textos, isto é muito importante. Segundo: aprenda a planejar o título das suas postagens. Isto mesmo! Títulos planejados para suas postagens. Por exemplo: veja o link da combinação das três "tags" (palavras importantes) que usei para titular o texto: opinião+blogueiro+evangélico". Veja as possibilidades de busca: 1) opinião de blogueiro; 2) Blogueiro Evangélico; 3) Opinião Evangélico; 4) Opinião de Blogueiro Evangélico.

Um título planejado precisa ter
no mínimo de três tags. Pense: Se alguém for fazer uma pesquisa na Internet, que palavras ele vai usar na busca do Google, para chegar até seu texto?

Texto maravilhoso sem um título bem planejado é como colocar uma nuvem escura entre o sol e o seu blog. Pense nisto.

6. Por que criar mais um blog evangélico?

Se você tem espírito de liderança, você precisa ter um blog. Se você já exerce de fato esta liderança em alguma área da sua Igreja, você precisa publicar um blog. Se você serve, principalmente, no ministério do Ensino, deve começar a publicar um blog com urgência.

Por que?

Porque há muitos leitores esperando para saber o que Deus tem feito por você.

Porque a maioria das pessoas que publicam na Internet não é cristã.

Porque a maioria dos formadores de opinião não é cristã.

Porque Deus espera que você compartilhe com todo mundo o que recebe Dele.

Porque o Espírito que habita em nós não é indiferente diante das oportunidades de apregoar o Evangélico para todos os povos, raças tribos e nações.

Porque nossos filhos e netos são usuários frequentes da Internet.

Porque mesmo se você achar que todos os argumentos acima não sejam válidos, vou responder dizendo que o mal nunca dorme nem desanima.


7. Um blog, comparado com um site, não é uma mídia inferior?

Não. Se fosse, o Hufpost não teria sido vendido no ano passado por 350 milhões de dólares. E esta é apenas uma das respostas. Aproveite e planeje o seu; por enquanto tanto a criação quanto a hospedagem pode ser de graça. Daqui a alguns anos, não teremos mais esta oportunidade.

Se quiser mais detalhes para começar: como blogar e
curso de blogs


Associação de Blogueiros Cristãos





2 comentários:

Pastor Geremias Couto disse...

Como sempre, bastante interessante as suas ponderações.

Aproveito o ensejo, convido-o a visitar, se já não visitou, o blog da Terceira Via na CGADB.

Se quiser postar, contra ou a favor, fique à vontade. O espaço é aberto.

Abraços!

Nilton Rodolfo disse...

A paz do Senhor, irmão João Cruzué.

Eu li seu texto e me lembrei das dificuldades de escrever semanalmente no blog. Mas vale a pena "conseguir" um tempo para escrever nesta vida tão "corrida".

Que Deus continue nos dando graça para que usemos o nosso tempo para a Sua glória, e , em especial, escrevendo nos blogs.

Um grande abraço,

Nilton Rodolfo.