sábado, agosto 06, 2011

Café com Jesus 9

.
Planos de Envolvimento

Café com Jesus
João Cruzué

A Paz do Senhor Jesus Cristo!

É muito bom chegar o sábado, depois de uma semana de bastante trabalho. E esta semana marcou minha volta das férias. De quarta à sexta-feira eu prossegui com meu plano de caminhadas. Três vezes, da Ponte da Cidade Jardim à Praça da Sé. Mais ou menos oito quiilômetros, aproveitando o tempo, isto é, levantando mais cedo e descendo longe do trabalho. Com este plano, pretendo, durante o inverno, perder um quilo por mês. Às vezes, no intervalo do almoço, eu como algumas frutas e estico um segundo trecho, do Centro até o "Panelão" da PM lá na Avenida Cruzeiro do Sul. O Resultado? dentro do esperado - seis quilos a menos de abril até agora. Aproveitei o assunto para estabelecer uma analogia entre planos pessoais e planos de serviço na obra do Senhor. E se você tem pensado, e ainda não foi adiante, em fazer alguma coisa que tem desejado para glória do nome do Senhor, venha tomar este café comigo, a três, porque Jesus vai estar presente.

Lembro-me de um episódio registrado no Livro "A Cruz e o Punhal", best seller escrito pelo Pastor David Wilkerson, recentemente falecido em um acidente de carro nos Estados Unidos. Ele contou que tinha uma vida pastoral confortável e tempo de sobra para assistir a umas quatro horas de TV, à noite. Então ele estabeleceu um plano: Iria deixar, por uma hora, de assistir Televisão, para se dedicar à oração. Isso: deixar por uma hora a TV para orar. Parece tão pouco, mas foi isso que produziu uma mudança radical em sua vida para sempre. . Aquelas orações deram início ao Desafio Jovem (Teen Challenger) as Casas de Recuperação de pessoas com problemas com drogas. Seu plano estava dentro da vontade de Deus, e foi uma bênção.


Vou escolher um assunto bem parecido na Bíblia Sagrada. Neemias era um judeu expatriado e servia como copeiro do Rei Artaxerxes, da Pérsia. Um dia ele soube que alguns amigos seus tinham voltado de Jerusalém e foi conversar com eles. Foi aqui que ele ouviu que: Jerusalém estava com os muros fendidos, os portões queimados e os judeus que não foram deportados em grande miséria. Aquelas más notícias doeram seu coração. E ele chorou muito ao ouvir aquilo. E no último verso do capítulo 1, mostra que este trecho de oração: Faze prosperar hoje teu servo e dá-lhe graça perante este homem (o Rei). Ele também tinha um plano no seu coração, aquele plano estava e-x-a-t-a-m-e-n-t-e dentro da vontade de Deus.

Causa e consequência.

E por último vou acrescentar algo parecido em minha experiência de vida. Eu sempre gostei muito de evangelizar com literatura. E certa vez, recebi 500 livretos do Evangelho S. João enviados pela Sociedade Bíblica Trinitariana de Londres. Reparti os 500 em três volumes - de 150, 150 e 200 e os levei para distribuição em cadeias de três distritos policiais da Zona Sul de São Paulo. Isso foi em janeiro de 1995. Seis anos depois veio a primeira notícia.

Um presidiário da "P1" de Avaré escreveu-me uma carta e como envelope dobrrou uma folha de papel sulfite cor-de-rosa. Naquela carta ele contava que havia uma congregação de 70 detentos naquele lugar. Que eles precisavam de orações, folhetos para evangelizar e algumas Bíblias. E esta carta veio com uma conclusão muito educada. Ela dizia assim: ...Se fosse possível atendê-lo, muito obrigado! E se não fosse possível, obrigado do mesmo jeito. Esta forma humilde de agradecimento levou a traçar um plano, que vingou, prosperou, e me levou a enviar mais de 500 kg de literatura cristã USADA para mais de 30 penitenciárias paulistas, mais de 500 cartas recebidas de pedidos e agradecimentos. E mais uma coisa, comecei bem no tempo mais complicado - no começo de 2001, o ano que explodiram as rebeliões do PCC. De 2001 a 2003 - dois anos e meio coletando e remetendo caixas de Lições de Escola Dominical, usadas, e Bíblias.

E como foi o meu planejamento? Depois de ter enviado a primeira caixa, com 13 quilos, eu me senti compelido a continuar. Era madrugada em abril de 2001. Como não achei o caderno, peguei uma agenda antiga e fui escrevendo nela: Em dois anos queria ter endereços de dirigentes de congregações do cárcere em 50 prisões paulistas. Em dois anos, fiz uma previsão para enviar uma tonelada de literatura usada. Resultado: no final dos dois anos, tinha 50 endereços completos e comunicação com dirigentes de 48 "igrejas do cárcere". Apenas de meu empenho pessoal consegui remeter meia tonelada, mas tem um detalhe: O Jornal "Mensageiro da Paz" divulgou este trabalho. Eu cheguei a receber caixas de literatura usada/nova de estados com o Pará e o Rio Grande do Sul, daqueles que não quiseram fazer a remessa direto às prisões. E disso não tive como conferir a quantidade. Posso dizer sem receio, que era algo da vontade de Deus que veio ao meu coração para fazer - e prosperou porque foi detalhado em um plano.

Deus trabalha com planos.

No post anterior, "A alegria do Senhor é a nossa força", eu escrevi sobre a bênção de estar trabalhando em algo que glorifica o nome do senhor. No tempo e no lugar certos. E quando você está OCUPADO com algo, que vem do coração DEUS, com CERTEZA, a alegria do ESPÍRITO SANTO fica refletida em seu rosto. O Seu rosto brilha e irradia felicidade, mesmo em dias de lutas ciclópicas.

É para conversar sobre isso que convidei "você" para tomar este cafezinho, juntos, na presença de Jesus. Daí, a explicação de "Café com Jesus".

Não sei se você já notou, que dependendo da Igreja, quando você olha para o rosto dos crentes vê aquela multidão de pessoas com os semblantes preocupados, sóbrios, com testas franzidas, sem nenhum traço de felicidade. Eu sei que não é assim na sua Igreja, mas acontece muito disso por aí... E eu preciso falar sobre este assunto, porque passei por eternos onze anos de desemprego e muitas lutas, para sobreviver. O final deles coincidiu com meu envolvimento com a missão de enviar literatura para presídios.

A alegria do Espírito Santo surge em nossa vida quando nós fazemos algo que alegra o SENHOR. Por exemplo: quando aceitamos Jesus, quando nos batizamos. Se dermos ouvidos à voz do Espírito de Deus, esta alegria aumenta e o brilho em nosso rosto permanece. Mas por falta de discernimento e falta de zelo de muitos pastores, você não é incentivado ou cobrado, para encontrar o propósito de Deus para sua vida. Tem o propósito de cada dia, o propósito para um ano, as missões especiais, e um ministério para uma vida toda. Mas tem que ser com CERTEZA. Estar no lugar certo, fazendo a coisa certa e no tempo certo. Lugar, objetivo e ocasião.

Para ficar por aqui: a maioria dos crentes que anda com "cara" de quem chupou limão ultimamente tem duas explicações: ou eles preferem a zona de conforto de não se envolverem com nada - e por isso vão mesmo perder o brilho do Espírito Santo, ou eles não têm pastores para ensiná-los e cobrá-los de envolvimento.

Sem agradar o Senhor, você vai perder o brilho do rosto, porque o Espírito Santo quer agitar seu coração, tinir os seus ouvidos, para trabalhar em coisas que honrem e glorifiquem o nome do Senhor. Se isto não é feito, ele se entristece em você. E um dia vai embora e deixa para trás um rosto triste, sem brilho e sem graça. Aí, você não mais vai poder dizer "A Alegria do Senhor é a minha força."

Faça planos para agradar o Senhor. Quem sabe hoje de madrugada você vai se sentar à mesa, pegar um caderno e escrever algumas linhas para ações nos próximos meses? Se os olhos do Senhor nesse momento se voltarem para você e contemplar isso, você não imagina do que Deus é capaz.

Foi assim que Deus me ensinou. E foi fazendo assim que o Senhor deu-me vitória depois de onze anos de desemprego - estando na idade dos 50. Quero terminar este café, orando com você.

Senhor Jesus Cristo, aí está meu irmão do outro lado dessa mesa. O Senhor conhece cada dia seu, cada luta e cada necessidade. Se ele estiver triste e sobrecarregado com pesada luta, da mesma forma que o Senhor cuidou de mim, cuida dele, Senhor. Mostre ainda hoje, ou nesta semana, algo que vai depender dele para fazer. Para que ele conheça os detalhes e possa planejar ações que levem o teu amor, Senhor, aos mais necessitados que ele. Amém.


Em Cristo,


Irmão João Cruzué



Se você gostou deste texto, ele é consequência deste outro: A alegria do Senhor é a nossa força



cruzue@gmail.com

















2 comentários:

Rosane Luz disse...

A paz do Senhor!

Li os dois textos sobre" a alegria do Senhor é a nossa força" e os achei muito edificante.
Obrigada,pois estava realmente necessitando deles.

Joao Cruzue disse...

Oi Rosane,

A paz do Senhor.


Agradeço a Deus pelo seu incentivo.

Ore por mim, para que eu possa melhorar, dentro dos propósitos do Senhor.

Obrigado pelo seu comentário.


João.