domingo, maio 22, 2011

Como Jesus me livrou da Depressão

.
.
E pode tirar você também do fundo do poço


Caminhando e orando

João Cruzué

Quando você passa por problemas difíceis e continuados se não tomar muito cuidado pode entrar num "corredor da morte" e pensar quem não há uma saída. Em minhas mensagens sempre faço referências aos 11 anos que passei desempregado. Sei de outras pessoas, que passaram e estão passando por graves problemas de saúde, perdas familiares, dívidas, traições, assuntos sentimentais e outros. Pode ser que você, neste exato momento, esteja bem no meio do olho de um furacão. Eu pensei que seria muito egoísmo de minha parte, não compartilhar, aqui, minhas experiências com a oração, a ajuda do Senhor Jesus e falar sobre as atitudes que tomei para enfrentar aqueles difíceis anos no alto de uma grave depressão. Há sim, uma porta de saída.

Durante a depressão, o que você pensa é o que determina a qualidade do seu dia. Como, de fato eu não sei, mas a sua mente pode ser um depósito de pensamentos ruins. Você não se dá conta, e acha que todo pensamento é seu. Mas nem todos eles são. Lembro-me de quando saía de casa para caminhar e orar um pouco, e algumas vezes eu estava com uma tristeza tão imensa, como se um pesado fardo estivesse em minhas costas.

Eu enfrentei este mal trabalhando em duas frentes: uma no plano espiritual e outra no plano físico. Quanto a este último, eu, como desempregado, podia caminhar todo dia, ou quase todo dia, pelo menos durante uma hora. O que deve ser feito em cada plano não pode ser negligenciado. Não adianta orar o dia inteiro, se o exercício físico - uma boa caminhada - não está em seus planos. Por outro lado, não adianta ser um recordista em maratona se isto de nada influi no plano espiritual. A oração e o exercício físico; você fazendo a sua parte, Deus vai cuidar das impossibilidades. E já que não tem mais o que falar sobre o plano físico, vamos continuar no plano espiritual - o mais importante.

Então pela graça de Deus, eu comecie a observar com atenção meus próprios pensamentos. Mesmo ainda sem experiência, dizia para mim mesmo: " Jesus há de me tirar desse buraco. Eu vou voltar a trabalhar e vou ter paz e ser feliz de novo. Dois minutos depois, não é que eu começava a pensar nessas possibilidades e assim vencia a provação do dia? Era uma luta constante, todo dia.

Quando você põe um vigia à porta da sua mente, para observar seus próprios pensamentos, você pode atacar uma das fontes do problema que é maligna. Com cristão, eu creio na Bíblia Sagrada como a Palavra escrita de Deus. E na Bíblia, a mente é também chamada de "coração e no livro de Provérbios. Lá está escrito: " Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procede as saídas da vida."

Uma coisa, muito importante você precisa saber: há muitas pessoas que estão passando pelo mesmo problema. Outras passam problemas bem maiores. Portanto você não está sozinho nisso. Faz parte do cotidiano. E como eu dizia antes, é importante vigiar os próprios pensamentos, quem sabe a origem de sua depressão é apenas um montinho de areia que diante de seus olhos parece uma grande montanha? Analise bem isto comparando com o que você ouve e lê.

Se você já é cristão, vou lembrar deste versículo: "Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." É o que está escrito na Carta de Tiago, 4:7. Uma forma de sujeição a Deus é através da oração. Ele ensinou bater, e bater, e continuar batendo. Insistindo. Recomeçando. Teimando.

Quando eu orava, conseguia mudar os sentimentos do meu coração. A tristeza ia saindo como a escuridão da noite, quando vem a manhã.

Orar, aqui, não se trata de repetir "Pai Nossos" nem "Ave Marias", estou falando de um conversa franca e sincera com Deus. Como um namoro. Só a oração pode fazer o milagre de mudar nossos sentimentos, pois, quando você ora, você traz a presença de Deus para perto e afugenta os pensamentos de origem maligna. A propósito, você já aceitou Jesus, como Senhor da sua vida? Se é um crente afastado, já buscou uma reconciliação? Enquanto alguma sujeira estiver em nosso coração, ela vai impedir que nossa oração suba até o Trono da Graça, onde está Deus.



Certa vez, recebi a carta de um jovem presidiário, contando sobre seus dias no "Piranhão" de Taubaté. Após ter cometido um crime hediondo, ele foi jogado lá. E todo dia ele acordava com uma enorme dor de cabeça. E com um pensamento insistente, uma voz que dizia: "Você já fez isso e aquilo, envergonhou seus pais e seus vizinhos; seus amigos não gostam mais de você; de fato você não presta e não deve mais viver. Por que não se mata?

Todo dia era a mesma pressão. E a fonte era maligna.

De vez em quando ele punha um lençol no pescoço, subia na cadeira, amarrava o lençol em algum lugar alto, e quando dava por si, estava a um passo do suicídio. Ele contou que, nos piores momentos, antes de tentar se matar, ele se lembrava dos tempos de criança, dos momentos em que passeava com o pai andando pela feira e comiam pastéis. Aí, a corrente maligna se quebrava, ele voltava a si , descia da cadeira e desatava o nó do lençol no pescoço.

Há um sábio provérbio que diz "A mente vazia é oficina do diabo".

A oração muda o foco do seu pensamento. Mas tem outra coisa tão boa quanto.

Na carta de Tiago está escrito: "Sujeitai-vos, pois, a Deus". Sujeitar-se não é apenas orar, quer dizer fazer aquilo que Deus aprova e deixar de fazer o que não o agrada. A oração pode levar você até a presença de Deus ou fazer você sentir a paz de espírito. Deus tem um desejo intenso de nos abençoar, mas espera que de nossa parte também haja uma reconciliação por meio de Jesus, para que ele possa responder nossas orações e nos orientar.

Quando a vontade de Deus domina sobre nossa vontade, a depressão não tem mais sustentação. Nossos olhos são abertos e podemos ver dezenas de saídas. É por isso que o texto completo escrito na Carta de Tiago é: "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vos.

"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".Romanos 12:2. É uma seqüência de degraus para cima: boa, agradável e perfeita. Nos últimos anos de provações, 2001 a 2003, o Senhor orientou-me quanto ao que fazer para realizar Sua vontade. O carteiro veio e colocou uma carta de um preso no meu portão. Por que eu sabia que aquilo era da parte de Deus? Porque o destinatário da carta tinha os dizeres de um carimbo para folhetos que eu havia perdido há seis anos. Imagine você recebendo a resposta de uma coisa feita seis anos atrás? A probabilidade é muito pequena, não acha?

"Lança o teu pão sobre as águas, pois, depois de muitos dias o acharás" Ao manusear e entender o conteúdo daquela carta, o Espírito Santo, naquele momento, lembrou-me esse versículo acima de 11 de Eclesiastes. É por isso que afirmo: nossos pensamentos podem ter três fontes diferentes: a nossa, a maligna e a divina. E foi seguindo a voz do Espírito que por dois anos e meio nos ocupamos com um dos melhores trabalhos que Deus nos orientou a fazer, que era de recolher literatura cristã usada, e pelo correio, entregá-la em caixas para grupos de cristãos dentro de penitenciárias do interior paulista.

Para não ir tão longe, nos tempos que andei deprimido por vários fatores, sendo o maior um desemprego de 11 anos, a receita que segui e que me tirou do corredor da morte ou do fundo do poço foi: a vigilância dos meus pensamentos, a oração constante e solitária enquanto caminhava por ruas e estradas tranqüilas e por fim executando um trabalho social e cristão que era de escrever cartas de aconselhamento cristão para presos.

Enquanto coletava literatura usada, para depois mandar pelo correio e escrevia "cartas sociais" fiquei conhecendo grupos de presos cristãos em 48 presídios. Contribuímos com literatura com 29 deles, e com muito orgulho, no bom sentido, guardo em uma caixa de papelão, cerca de umas 500 cartas que recebi do cárcere. Esta ocupação trazia a me um senso de utilidade, tirava o foco dos meus problemas. Lembro-me que na madrugada de um certo dia, pus no papel e orei por um plano de mandar uma tonelada de literatura cristã para grupos de presos em 50 penitenciárias. E depois que se passaram dois anos atingiu o resultado que está descrito neste parágrafo. Foi a oportunidade que o Senhor me deu para melhorar a minha autoestima.

Vigiar os pensamentos, orar todo dia, de preferência caminhando - aliando o exercício físico à oração, se ocupando com algum trabalho cristão enquanto seus dias de vitórias se aproximam. Depois, testemunhando para a Glória de Deus, como eu, pois do lado do Correio aonde postava as cartas para o cárcere tem um grande Hospital. E, mesmo com 48 anos, em 2003, Deus deu um basta em minha provação ao enviar alguém em minha casa, para dizer que aquele Hospital estava precisando de um contador. O Senhor preparou aquela oportunidade para dar em minhas mãos o melhor emprego que jamais tive.

Apesar de ter trabalhado em quase todos os ramos de contabilidade, de contabilidade pública eu não entendia nada. É a mais complicada. Mas como foi o Senhor quem abriu a porta, tive a oportunidade de aprender praticando - a melhor forma de aprendizagem para meu caso.

Eu sei que Deus pode permitir que passemos por lutas de todos os tipos e tamanhos, crises e depressão. Mas não vamos passar sozinhos. Mexa-se!

"Mas graças a Deus, que nos dá a vitória, por Nosso Senhor Jesus Cristo"





cruzue@gmail.com




........

4 comentários:

Anônimo disse...

Confirmação

Lendo esse comentário do testemunho do Irmão João Cruzué, posso lembrar da minha participação em que compartilhei como testemunha de perto da sua provação, até que na época partilhei com a minha dificuldade financeira no mesmo tempo seu.
Grande foi a sua provação, mas ele voltou-se para executar a obra do Senhor, a qual estávamos a fazer juntos, na área do ensino da EBD, evangelização e ele foi muito mais avante, abraçando o trabalho de evangelizar os presos. Foi difícil, muito difícil, mas Deus é fiel e honrou a sua fé e objetivo na sua obra. Foi quando Deus abriu a porta da benção para ele, conforme diz no seu testemunho.
Hoje me encontro distante dele, mas não esqueço que Deus recompensa os fiéis o o abençoa.

Moro hoje em Maceió-Al.

Laerço dos Santos

Ane Amaral disse...

Caro Irmão em Cristo, estou passando praticamente pelos mesmos problemas que tu passaste. Sou formada em fisioterapia e estou desempregada, tenho tentado por vários anos concursos públicos em áreas diversas da minha profissão, porém, sem sucesso. Também estou passando por um período de muita tristeza, mas creio que Deus tem algo maravilhoso preparado para mim. A tua mensagem só reforçou esse pensamento em mim. Se permitires quero colocar essa mensagem no meu blog Ele Vive. Deus te abençoe!

Vera Simões disse...

A paz do Senhor! É amado irmão em Cristo Jesus, você realmente é um vitorioso! Graças ao nosso amado Deus! Olha, meu marido está desempregado à dois anos, estou quase louca, não aguento mais vê-lo dentro de casa, sem trabalho. Mesmo tendo um monte de coisas pra fazer em casa,como pequenos consertos, mas ele não faz.Isso me irrita,nem posso chamar ninguém pra consertar pq ele não gosta, a casa caindo as pedaços,e ele nem ai.Nossa relação conjugal está de mal a pior. Sabe peço a DEUS para nos tirar deste deserto, mas cada dia tem sido muito sacrificante par mim. Inclusive tb tenho procurado emprego,mas tudo é muito dificil. Por favor ore por nós! E q DEUS continue te abençoando.

Anônimo disse...

Não são religioso e nunca fui, o mais perto de religião que tenho é voltado para a igreja católica, já vi algumas missas, fui batizado quando criança e batizei meu filho também quando completou um ano, com relação a experiencia com Deus tive muito poucas ha pouco tempo atras, mas ainda não sei se foi presença de Deus ou se foi a vontade que está ficando cada vez maior em mim em encontra-Lo. Sou de uma família com muitos membros bem racionais e minha esposa tambem é muito racional, ela é uma pessoa que crê em Deus, mas não suporta nenhuma religião, é de uma familia muito boa, boa mesmo, os pais dela e o irmão são seres humanos sensacionais, pessoas do bem, porem não existe religiao para eles e isso me faz pensar que realmente não são todas as pessoas que necessitam de religião e acaba me fazendo pensar que os fracos precisam de religião como uma muleta e sendo assim eu me afasto dessa busca de Deus. Gostaria de uma palavra sua e saber se você realmente crê que Deus te tirou dessa situação ou foi criado por sua mente esse fato de que Deus te ajudou, você já pensou nisso alguma vez na sua vida, já teve duvida?