segunda-feira, abril 04, 2011

Jesus junto ao Tanque de Betesda


Photobucket

Jesus e o paralítico do poço de Betesda

João Cruzué


O que há de
novo sobre o paralítico do tanque de Betesda em São João, capítulo cinco? Deus ainda se interessa pelas necessidades de cada um? A rotina do cotidiano direciona-nos a entender que não, mas a Palavra de Deus diz que sim.

Os acontecimentos diários e os conselhos das pessoas de sucesso em nossa geração frequentemente nos leva a pensar que somos solitários. Abandonados à própria sorte. Achamos que Deus não tem tempo para ouvir nossas angústias e resolver nossos problemas. Daí, quando acreditamos nisso perdemos nosso interesse em orar e meditar.

Trocamos nosso tempo (que achamos pouco) por outras coisas. Horas diante de TV, games, Msn, computador, passeios, shoping, afazeres domésticos, lição da escola. Não me admira mesmo que estejamos tão inquietos, insatisfeitos, famintos. E um paradoxo surpreendente: famintos à beira de uma mesa onde existe tudo o que necessitamos. Ao simples alcance de uma oração.

Uns dizem: Deus não existe! Outros discordam: Deus existe, mas não interfere nem se preocupa com o destino de cada um. Esta última corrente filosófica reduziu Deus a uma tartaruga marinha, que viaja muito longe, para enterrar seus ovos na areia. Depois vai embora, deixando 6,5 bilhões de tartaruguinhas à própria sorte, em um ambiente hostil, cheio de predadores.

Minha forma de crer é diferente. Deus existe e se preocupa com o dia a dia de cada um de nós. "Como a alguém que sua mãe consola, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados". Isaias 63:13. Nossos sentidos podem nos levar a crer que estamos sós e abandonados, todavia a Sua palavra diz: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sair da boca de Deus. Sem fé é impossível agradar a Deus. E, é necessário que, aquele que se aproxima de Deus, creia que ele Existe". Com o "Existe" no presente indicativo.

Resumindo: Devemos andar por fé e não por vista. 2 Coríntios 5:7. Crer para ver.

A fé é loucura diante da razão. Aceitamos Jesus Cristo pela fé, como Senhor de nossa vida e Salvador de nossa alma. Para vencermos as circunstâncias adversas que nos cercam, precisamos de olhos espirituais para ver além das impossibilidades. Todo aquele que é nascido de Deus - disse S. João - vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1 João 5:4.

E à beira do Poço de Betesda, estava um paralítico há 38 anos. Ele podia descer no poço? Não! Ele tinha alguém para jogá-lo nas águas? Também não! Então, qual era a razão de estar ali? Esperança! Na competição pela cura, era ele o único em desvantagem. Diante dos olhos dos outros enfermos, ele era completamente louco. Mas o olhar de Deus era sobre ele. O olhos de Deus estão sobre VOCÊ!

A fé é loucura mas com uma grande diferença: Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. 1 Coríntios 1:25.

A fé não é produzida pelos homens, ela é dada. Quem crer será salvo, quem crer e se esforçar, e levantar, e suar a camisa, será abençoado.

Contra todas as expectativas, Jesus estava passando por ali seguindo para uma festa em Jerusalém. Não foi o paralítico que viu Jesus, foi Jesus quem o viu primeiro. Viu e sabia das suas reais condições. Sozinho em meio a uma multidão de enfermos pronta para disputar de todas as formas a "pole position" para descer ao tanque e dali um apenas sair curado.

Não enfrentamos situação parecida em nossos dias, em muitos aspectos da vida? Disse Jesus: Queres ficar são? A resposta do paralítico não mostrou fé: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque. Quando eu vou, desce outro antes de mim. Ele racionalizava de acordo com as circunstâncias.

Disse-lhe Jesus: Levanta, toma a tua cama e anda!
Logo, aquele homem (caiu na real) ficou são, tomou sua cama e partiu.

Crê na Palavra do Senhor; não veja as dificuldades pela aparência do que são. Com os olhos da fé podemos entender que para Deus não há nada impossível (Lucas 1:37). Não fique prostrada(o) na "cama" do desânimo. Antes de ordenar para levar a cama, Jesus disse: Levanta! "Mas não há a mínima possibilidade..." Quem disse isto - o diabo? Existem possibilidade e certeza SIM!

Se você ainda não é crente, procure um Igreja Evangélica não avarenta, próximo de sua casa para aceitar Jesus como Senhor e Salvador. Participe principalmente da Escola Dominical. Compre uma Bíblia para alimentar-se regularmente com a leitura da palavra de Deus.

Se já é um crente em Jesus, não use todo seu tempo diante de uma TV ou computador. Estas coisas costumam esfriar a nossa fé. Elas produzem um vazio. Separe parte deste tempo para meditar na Palavra e orar. Precisamos arranjar tempo para ficar a sós com Deus. O tempo que passamos na presença de Deus tem maior valor que as muitas horas desperdiçadas com coisas às vezes mundanas. Deus sabe o que precisamos, mas ele insiste em ouvir de nossa própira boca, por que nos considera como filhos.

De onde às vezes vem o desânimo? Da contínua recusa e pregüiça de ler a Bíblia, de orar e conversar com Deus. Creio pessoalmente que muitas bênçãos não são recebidas devido a ausência de tempo diante do Senhor. Queremos as bênçãos mas não temos tempo para ficar na sua presença, apesar disso arranjamos tempo para o lazer e para o resto das coisas. Sejamos justos, não vamos colher bênçãos sem dialogar com o Deus nem meditar na sua palavra. É tão simples assim? É! O tempo que investimos na leitura, meditação e oração é o mesmo tempo que passamos em sua presença. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração""

Deus existe e é galardoador dos que O buscam. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar. Agrade ao Senhor e Ele cumprirá o desejo do seu coração. Salmo 37:4.

cruzue@gmail.com

Minhas Mensagens

.



7 comentários:

Carolina disse...

Maravilhosa mansagem!
Escrevi algo parecido no meu blog nos últimos dias.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Amado.

Boa reflexão bíblica!

Assim como todas as Escrituras Sagradas, a passagem da cura do paralítico que jazia 38 anos prostrado perante o Tanque de Betesta é espiritualmete edificante.

Três observações:

1º - Vemos que o homem afirmou para Jesus que não havia ninguém por ele naquele lugar. Será verdade? Como ele sobrevivia naquele lugar por quase quatro décadas? Ninguém o alimentava? Não cuidada de suas roupas? Parece que estava sofrendo de autocomiseração!

2ª - Jesus perguntou se o doente queria ficar são. Parece um pergunta ridícula, mas não é. Existe quem rejeite a saúde. Talvez aquele homem tivesse se acostumado com a enfermidade, se acomodado em viver naquela péssima situação, mas não revelasse isso para ninguém.

Há quem sinta a dor e se acostume com ela, usa o sofrimento para aproximar e manter pessoas ao seu redor, transforma a enfermidade em ferramenta para monopolizar atenção sobre si.

3ª – Está registrado em João 5.8, versão Almeida Revista e Atualizada – SBB, que após Jesus dizer “levanta-te e anda”, imediatamente o enfermo "se viu curado". Isso denota fé em ação, pois a fé traz à existência as coisas que ainda não existem (Romanos 4.17).

Abraço.

Joao Cruzue disse...

Oi Carol,

Obrigado pelo comentário. Vou visitar seu blog para conferir.

Muitas Bençãos.


João.

Joao Cruzue disse...

Oi Irmão Eliseu,


Obrigado por ter usado seu tempo precioso para ser gentil conosco.

Muitas bênçãos.



.

Ailton Silva disse...

e olha que hoje não é muito diferente, parece que é mais facil acreditarem em seres agitando aguas, paredes, céus, terra, sendo que basta somente aceitar Jesus como Salvador. Glória a Deus.

Ailton Silva disse...

belo conselho sobre a escola dominical, devemos incentivar o povo a estudar realmente. tbem trato do assunto.

Joao Cruzue disse...

Obrigado pelo Comentário, Ailton Silva.

Muitas Bênçãos!