quarta-feira, abril 13, 2011

Crer x acreditar

.


João Cruzué

Em uma análise semântica, crer e acreditar são sinônimos. Dar crédito, ter confiança, ter como verdadeiro, ter fé, enfim iguais. No campo da exegese bíblica, nada tão diferente, a não ser o fato de que há pouquíssimo uso do verbo acreditar, pelo menos nas traduções da "Almeida Revista e Corrigida, edição 1995 e Bíblia Digital América (Sociedade Bíblica Trinitariana) com citações da Versão King James. Na pesquisa desta última, o verbo crer aparece flexionado 92 vezes, e acreditar apenas 11. Na Versão Almeida Corrigida, acreditar aparece citado apenas 10 vezes. Então, biblicamente, dá para perceber que há diferença de significados entre eles.

O significado de acreditar na bíblica é basicamente "dar crédito" e confiar. Crer, por outro lado, é um verbo "carismático", ativo, que envolve um componente especial: a fé. Tendo feito essas considerações burocráticas, vamos meditar um pouco.

No segundo Livro dos Reis, o rei da Síria fazia guerra contra Israel, e Deus revelava os planos dele ao profeta Eliseu. O rei soube que o profeta estava em Dotã; e para lá enviou, à noite, carros, cavalos e um grande exército. O profeta tinha um assistente. E o moço do profeta acordou bem cedo e viu o grande exército da Síria cercando a cidade. Com medo ele acordou o profeta Eliseu e disse: Ai, meu senhor! O que faremos? E isto aconteceu, porque o moço ACREDITAVA naquilo que seus olhos viam.

Então o profeta Eliseu respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com os sírios. Ele dizia assim, porque tinha muitas experiências com Deus. Eliseu usava os olhos da fé para se orientar e não dava crédito apenas aos que seus olhos viam. E por isso orou pelo moço: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos [espirituais] para que veja.

Ver com os olhos da fé é crer. E depois que o Senhor abriu os olhos do moço, ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.


É possível conhecer e acreditar em muitas coisas. E ser a mais infeliz, vazia e derrotada das pessoas. E a maioria dos que olham para você podem acreditar que você é feliz, bem resolvido e vitorioso. Sim é possível, porque acreditar é confiar apenas naquilo que seus olhos veem.

Outro caso bíblico.

O profeta, Samuel, foi enviado à casa de Jessé, o belemita, para ungir um novo rei sobre Israel. E quando Eliabe, o primogênito de Jessé, passou diante dos olhos do profeta, este pensou: Certamente, está perante o Senhor o seu ungido.

Ele se encantou pelas aparências. Mesmo sendo um profeta experiente, Samuel estava enganado. E ele foi surpreendido pela voz do Senhor: "Samuel, não dê crédito à aparência, nem para a altura de sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração."

Fico imaginando, se até um profeta como Samuel equivocou-se, quanto mais um simples crente, como eu?


Paulo escreveu assim em II Coríntios 5:7: "Porque andamos por fé e não por vista." Andar por vista é acreditar na aparência daquilo que vemos.

Crer é diferente.

Para crer é preciso fé. E a fé não é de todos. II Tes. 3:2. Para que o moço de Eliseu visse os cavalos e os carros de fogo sobre os montes, ele não fez um curso de teologia nem um doutorado em divindade. Os olhos da sua fé foram abertos por uma oração: "Senhor abra os olhos do moço, para que veja"


Quem sabe, até aqui você tem acreditado em algumas coisas que têm aparência de verdade, cheiram à verdade, outros atestam que são verdadeiras, mas não passam de declarações humanas.

E como prova disso, aí está você, no seu íntimo, como a mais infeliz das criaturas. Olha, as pessoas costumam passar a vida inteira a procura de alguma coisa, e paradoxalmente, não conseguem ver que o que procuram está tão perto.

Outras procuram uma religião e pensam que rituais, liturgias e regras de conduta são bastantes para acreditar que um deus está no comando de suas vidas. Mas podem estar tão enganadas, quanto Saulo antes de se converter.

O segredo está em aceitar Jesus Cristo, como Senhor e salvador, e buscar intimidade com ele, pelo conhecimento e obediência da sua palavra.


A fé não vem pelo ver, mas pelo ouvir a palavra de Deus. Romanos 10:17. O Senhor Jesus é o autor e aperfeiçoador da fé. Hebreus 12:2. Você precisa de uma mudança em sua vida? Isto pode ser iniciado, dedicando um tempo diário para ler a Bíblia Sagrada e falar com o Senhor Jesus.

Para os que já conhecem o caminho, não há condições de crescer na comunhão com Deus se não separar tempo para conversar com Ele. O Senhor ama que estejamos como Ele, conversando, desabafando, orando, intercedendo, dialogando e ficando em silêncio.


Senhor, abre-me os olhos, para que eu possa ver. Para que eu possa crer e ir além do que os meus olhos veem. Amém.







.
.

2 comentários:

Carolina disse...

Essa mensagem é linda! Cheguei me emocionar!
É maravilhoso crer nas promessas de Deus!
Fique na Paz!

Marlon disse...

Tem surpresa para você no meu blog – um selo de reconhecimento. Passa lá e pegue-o.

Marlon - blog a cada manhã