quinta-feira, abril 21, 2011

A compaixão do pai do filho pródigo

.

João Cruzué

Fui assistir hoje, pela décima vez, o filme Lutero. E sempre que o vejo, aprendo uma coisa nova ou descubro algo que antes não tinha prestado atenção. Desta vez, quase no final do filme, me deparei com a cena em que Lutero contava a párabola do filho pródigo para um grupo de crianças. Por que aquele pai saiu correndo para abraçar o filho? perguntou. Eu imagino que tudo mundo saiba, mas de algum modo, eu não tinha pensado nisto antes.

Quando seu filho voltou, poderia ter acontecido o mesmo que certamente ocorre na maioria das "sedes" das grandes Igrejas evangélicas brasileiras: Nada! Preocupados com tantas reuniões, pregações, convenções, prioridades... Os levitas e sacerdotes de nossa época não mudaram, continuam tão religiosos como os parábola do "Bom Samaritano".
E como tem "irmão" mais velho em nossos dias - principalmente nos púlpitos.

O pai do pródigo era esperançoso. Todo dia olhava pelo caminho por onde o filho tinha se ido embora. Foi por isso que o avistou ainda longe, voltando para casa. Então saiu correndo ao encontro do moço, abraçou-o e beijou-o.

No filme, "lutero" conta às crianças a história do Pai do filho pródigo: Sabem por que aquele Pai saiu correndo para abraçar o filho? Foi porque tinha medo de que o filho fosse mal recebido e voltasse de vez para o chiqueiro de porcos. Era exatamente isso que teria acontecido se, a primeira pessoa a recebê-lo, fosse o irmão mais velho.

Essa atitude tem um nome: compaixão.





.

5 comentários:

Thayane Cardoso. disse...

Que post lindo! =)
Que verdade fundamental.

Sejamos melhores..

Tretswelt disse...

Licao maravilhosa essa irmao Joao...compaixao e o unico motivo porque nos ainda estamos vivos...Deus e movido por ela...
Ore por mim e meu marido...ele esteve no hospital 18 dias e nos nao pudemos ir p o Brasil.Um abraco abencoado de pascoa.Bju-Luciene.

Bárbara Guedes disse...

Olá, João! Parabéns por seu trabalho.
Gosto da maneira que você escreve. Que Deus siga te abençoando.

Maria Magdalena Moraes de Souza disse...

Boa noite, João. Achei bastante interessante este comentário. É a pura realidade. Eu ainda não havia pensado nisso! Irmão mais velho...

Joao Cruzue disse...

.
Vim para dize os comentários de minhas queridas leitoras e irmãs em Cristo:

Thayane, Luciene, Bárbara e Magdalena.

Muito Obrigado.


Irmão João.


.