segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Cinco anos de Blogs Evangélicos

.

A Blogosfera Evangélica de 2005 a 2016


Joao Cruzue

Por João Cruzué

Sábado - 27.02.2011.

No começo, nos primeiros cinco anos da última década, os blogs cristãos brasileiros eram coisas de nerds, intelectuais evangélicos que tinham livre acesso à cultura americana. Com sua popularização a partir de 2007, a blogosfera intelectual começou sofrer o impacto de emergentes menos "nobres" E como água e gasolina não se misturaram. Os "intelectuais", no isolamento, sumiram. Os blogueiros emergentes, mormente presbíteros da Igreja Assembleia de Deus, deram início a uma segunda leva de associação de blogueiros, da qual a UBE - União de Blogueiros Evangélicos foi precursora. Daí por diante se iniciou uma política de incentivo à publicação de conteúdo cristão na Websfera.

Sem falsa modéstia, fomos um dos pioneiros no fomento de criação de blogs cristãos para ir de encontro às porcarias da Internet que não tinham nenhum contraponto cristão. Não estive sozinho nisso, pois os fundadores da UBE e outros moderadores da comunidade estiveram juntos. Pagamos o preço do atrevimento sofrendo muitas críticas, a maioria delas contra a péssima qualidade dos textos dos novos, manchada ainda mais pela esterilidade e consequente publicação de textos de outros autores.

Até hoje ainda não sei escrever direito, e creio que não chegue a ficar bom nisso, mas procurei dar qualidade às publicações investindo em revisões de português, melhoria de layots, estudo de HTML, CSS, uso do corretor ortográfico do Office... e ao mesmo tempo, compartilhava meus progressos em dois tutorias: Como Blogar e Curso de Blogs.

É bem verdade que a qualidade não acompanhou a quantidade na blogosfera cristã, mas ela existe e pode ser apreciada em muitos blogs que surgiram de 2009 para cá. Continuamos insistindo no mesmo ponto: Cada líder cristão, principalmente os que trabalham com educação cristã, deveria transpor a linha que marca o limite entre o usuário passivo e um publicador de conteúdo cristão na Internet - 100 mil blogs até 2012. E para não ficar apenas em palavras, investi do próprio bolso nisso porque acredito na efetividade de um blog : Prêmio Blogueiro Cristão.

Por natureza um blogueiro evangélico é uma pessoa individualista, plenamente contextualizada com esta era pós-moderna. Narcicista. Minha visão começa a mudar aqui. Para que a Websfera cristã comece de fato a ser efetiva ela precisa deixar de ser individualista e narcisista para trabalhar o lado social desenvolvendo laços entre blogueiros, compartilhando espaços em seus blogs para outros escritores - convidados. Do individual para o comunitário.

A título de exemplo, há três semanas Ariana Huffington vendeu seu Blog, o Huffington Post que na verdade é um espaço agregador que divulga links de 9000 blogueiros afiliados. Não estou aqui fazendo apologia dos ganhos financeiros (315 milhões de dólares) que ela obteve com a transação com a AOL, mas da capacidade estratégica que teve, consciente ou não do princípio bíblico da unidade composta.

Ainda há espaço para um novo blog evangélica na Websfera?

Tenho uma excelente notícia para você: o seu espaço continua vazio por lá. Há milhões de leitores esperando textos que traduzam experiências de vida, conselhos bíblicos, testemunhos bíblicos, boas notícias de evangelismo, missões, ações sociais, etc. Crie seu blog e comece a escrever nele a sua cosmovisão, as coisas que acredita, a visão das coisas a sua volta. Não tenha medo de escrever. É preferível começar alguma coisa errando (e depois melhorando) do que deixar o medo embotar um dom que você talvez nem imagina que tem. Mas não comece sozinho/a. Tente primeiro compartilhar seus planos com um irmão amigo. Um planejamento a dois é bíblico. Vai reduzir o tempo de amadurecimento e aumentar as chances de qualidade do conteúdo de suas publicações.

A maioria dos presbíteros, professores e superintentendes de EBD de nossos dias vieram de tempos da ou imediatamente pós-ditadura, onde um grau maior de passividade empurrado e aceito por esta geração. Tenho observado isso em minhas tentativas de convencimento de destacados colegas, mestres em teologia e docentes da Escola Dominical. É uma pena.

Uma pena porque daqui a cinco anos, 100 milhões de Tablets estarão substituindo os atuais celulares nas bolsas e valises de cada brasileiro. Um equipamento de fato portátil, onde se pode ler a bíblia na igreja, fazer as anotações do sermão do pastor, fazer ligações telefônicas para o mundo, ler jornais, baixar arquivos da internet, fazer treinamento de EAD e gravar aulas na escola. Isto é irreversível!

Não podemos começar a pensar nisto daqui a cinco anos, mas agora. Se você estiver na blogsfera, potencialize sua criatividade, transforme seus olhos e seu coração em uma janela onde seus leitores possam ver aquilo que você está vendo e sentindo. Comente sobre todos os assuntos com RESPONSABILIDADE, sem cair na crítica improdutiva e perigosa, pois há um crescente aumento de processos por ofensa moral sendo julgados nos tribunais, contra difamações gratuitas. Comente sobre tudo, pois é preciso estar nas primeiras páginas dos buscadores virtuais para atingir todas as áreas em busca de todos os leitores.


Escrito para o Blog Olhar Cristão e Associação de Blogueiros Cristãos.






.

2 comentários:

Francikley Vito disse...

Irmão João, a Paz de Cristo.
E nós somos gratos a Deus por usar a sua vida para abençoar tantos de nós que só estavam precisando de "um empurrão" para começar neste ministério. obrigado, que o Senhor o abençoe. Um abraço.
www.vosbi.blogspot.com

Joao Cruzue disse...

.

OBRIGADO PELO AMÁVEL COMENTÁRIO, IRMÃO VITO!

FUI CONHECER SEU BLOG E GOSTEI.


JOÃO.