terça-feira, janeiro 25, 2011

Missão Integral na visão do Pastor Valdir Steuernagel

.

PR. VALDIR RAUL STEUERNAGEL*

Compilação de João Cruzué

O QUE VEM A SER MISSÃO INTEGRAL?

Sempre temos uma pergunta, sobre o que é Missão Integral. Mas em última análise, ela é nada mais do que ouvir o chamado de Jesus uma vez mais, e a obediência e o seguimento a este chamado uma vez mais.

Jesus nos chama para estarmos com Ele. É a pergunta da relação. Jesus nos chama a pregarmos o evangelho, é o anúncio das boas novas. Jesus nos chama a expulsar os demônios. É o anúncio da libertação. Jesus nos chama para curar os enfermos. É a possiblidade de vermos o Shalon da saúde.

Missão integral é a forma que nós temos e buscamos de juntar tudo isto para que o nosso seguimento a Jesus seja o mais profundo, o mais bonito, o mais intenso possível. Jesus nos chama de uma forma integral. Chama toda a nossa vida e nos chama por toda nossa vida. A Missão Integral quer responder a este chamado de Jesus. Envolvendo toda nossa vida e a vida de toda Igreja. A vida de todas as pessoas.

A missão integral é um jeito de respondermos a nossa vocação para sermos cidadãos do Reino de Deus no mundo de hoje. Cidadãos do reino de Deus na nossa sociedade, nas nossas comunidades, nas nossas Igrejas, famílias e pessoalmente falando. Juntando tudo isso em termos de como nós respondemos à missão que Deus nos tem confiado no mundo de hoje.


QUAIS SÃO OS AVANÇOS E RETROCESSOS NO BRASIL?

A segunda pergunta tem a ver com a Missão Integral na vida da nossa Igreja aqui no Brasil. É interessante que nossas respostas ao Evangelho de Jesus Cristo, ao seu chamado, acabam sendo sempre parciais. E também é verdade que sempre buscamos novamente por respostas completas

Paulo fala sobre isso, não é verdade? Paulo fala que nós não as alcançamos agora, mas que estamos sempre em busca. Assim também na nossa Igreja aqui no Brasil, nas diferentes Igrejas deste nosso país, temos muita gente servindo a Jesus Cristo de forma de intensa, de forma bonita, de forma integral. Nas comunidades, nas periferias. São pequenos projetos, pequenas Igrejas, programas de desenvolvimento comunitário que fazemos em nome do Evangelho. É uma nova geração que desperta para a compreensão do Evangelho que seja para a vida toda e que envolva toda vida. Nós celebramos estes sinais no Brasil de hoje.

A Missão Integral também encontra desafios, quem sabe poderíamos dizer que dois dos grandes desafios de hoje são: 1) aquilo que chamamos de Teologia da Prosperidade. Essa ênfase, esta onda que está nas nossas igrejas e que nos impede de ver um E evangelho todo e para a pessoa toda e para todas as comunidades e que de alguma forma materializa apenas o Evangelho essa é uma grande tentação. 2) A outra grande tentação é desencarnar o Evangelho. É fazer dele uma batalha espiritual que não tenha a ver com as estruturas pecaminosas na socieadade, quando nós precisamos de uma batalha espiritual que tenha a percepção das nossas estruturas, dos nossos vínculos, das nossas relações pecaminosas.

Assim quando procuramos seguir a Jesus Cristo, hoje, tentamos vencer essas tentações, tentamos dizer não, para estes caminhos que nos levam, em última análise, para longe do Evangelho de Jesus Cristo. Voltando-nos sempre e novamente para uma Missão Integral que se encarne na vida das pessoas, das comunidades, das comunidades pobres abandonadas desse nosso país.

O que eu mais celebro no Brasil de hoje é isso: este evangelho que ganha corpo na periferia. É este evangelho que abraça uma geração nova e uma geração nova que abraça este Evangelho, numa expressão nova de obediência ao chamado de Jesus Cristo.

O forum de missão Integral realizado aqui no Brasil no ano passado foi um sinal nesta direção e nessa direção nós precisamos seguir

Fonte: www.youtube.com/watch?v=RXR48kAG_MA


Pastor Valdir Raul Steuernagel é pastor da Igreja Luterana. Entre outras funções, já foi diretor mundial da World Vision. Quem já ocupou um cargo desses, dispensa apresentações. Tive a oportunidade de vê-lo em ação na abertura do Congresso de Missões da Igreja Batista do Morumbi em outubro de 2008, falando sobre a incapacidade da humanidade em lidar com processos demoníacos destruidores - como em Darfur no Sudão. Não imaginava que um Pr.Luterano tivesse tanta substância pentecostal em suas palavras.

.

2 comentários:

Acorda pra Jesus disse...

gloria a Deus .Deus abençoe vcs

Glauber Destro disse...

Puxa vida!

Muito bom ler e saber sobre Missao Integral! Temos mesmo ainda muito o que aprender, até praticarmos plenamente tudo isto!

Parabens pelo seu BLOG! Ja estou o seguindo! :) E tb tenho o meu,

http://glauberdestro.blogspot.com/

Propaganda: La vc tb encontra um pouco dessas coisas. Curta! :)

Que Deus continue te abençoando a transmitir essas palavras!

Um forte abraço, e prazer em conhece-lo!

Glauber Destro
glauber_destro@hotmail.com