segunda-feira, janeiro 03, 2011

Blogs evangélicos e a Escola Dominical em 2011

.

Antes que ela comece a ler, aprenda a publicar.

João Cruzué

Já tenho escrevido vários artigos de incentivo voltados para lideranças evangélicas. Meu propósito é conscientizar sobre a necessidade de publicar conteúdo cristão na Internet, assumindo uma posição ativa, deixando a comodidade de um simples leitor. Apesar disso, acho que ainda não disse o suficiente diante da espantosa velocidade das mudanças que estão acontecendo na comunicação global.

Conheço por experiência própria que a maioria dos superintendentes e professores de EBD que possuem acesso à banda larga, não está entusiasmada em publicar textos cristãos na Web, principalmente porque tem muitos outros compromissos para atender e não querem perder tempo com elaboração de textos ou mesmo tem aquela timidez inicial. Bem, ninguém começa correndo, senão engatinhando, andando, para depois arriscar uma corrida.

Fato muito interessante aconteceu no princípio de 20010, quando o Papa Bento XVI conclamou aos sacerdotes católicos a ampliar suas paróquias locais, para paróquias globais, observando a devida discrição para não se tornarem mais populares na Internet que no seu campo eclesiástico. Como blogueiro evangélico, tenho a honra de possuir entre meus leitores, padres que usam blogs para publicar conteúdo cristão. Talvez Benedictus XVI tenha bem mais consciência de uso da mídia virtual que a maioria dos pastores evangélicos brasileiros.

Pessoalmente já incentivei por várias vezes as lideranças da EBD da Igreja onde congrego, onde há excelentes professores, mas até agora não obtive sucesso. Mas continuo tentando. E da mesma forma o que acontece aqui deve ser o viés em todas as outras congregações - grandes e pequenas. O que é uma pena, pois não sabemos por quanto mais tempo teremos a gratuidade nos grandes portais que hospedam gratuitamente nossos blogs.

Um blog é, hoje, a porta de entrada para a publicação de conteúdo cristão. Se você tem um computador e acesso à banda larga, criar e manter um blog não traz nem um centavo a mais de custo. Causa-me estranheza a recusa em utilizar esta mídia que ainda não está devidamente popularizada em nosso meio, apesar dos 20 anos de existência que completará em 2011. Ainda não me cansei de repetir que as próximas gerações não comprarão um jornal impresso em papel na banca da cidade. E nos próximos 10 anos, a maioria dos jovens cristãos não vai levar a Bíblia impressa para a Igreja, porque ela vai ser substituída por netbooks, iPads, Kindles e outras novidades que ainda não apareceram.

Com tanta gente lendo e se atualizando pelo que hoje conhecemos por Internet, quem vai prover o conteúdo de suas leituras? Porventura serão os escritores e editores não cristãos? Você acha (por comodismo) que esse status quo deve continuar? Eu imagino que você acha que não. Então já está atrasado para começar. Cada ano escrevendo e publicando são experiências e saberes que se acumulam e que ninguém pode roubar.

A melhor forma de editar um blog é fazendo isto em um pequeno grupo. Minha sugestão é que se comece pela forma mais simples de mídia de publicação que se chama blog. Dê uma pequena espiada em Curso de Blog, principalmente nas primeiras publicações. Por um pequeno grupo, quero dizer seus amigos professores da mesma Escola. Depois de cinco anos blogando, cheguei à conclusão de que é melhor publicar em grupo.

Se a elite da liderança evangélica - que está servindo Escola Dominical - não se conscientizar disso, as chances de nos tornarmos provedores de conteúdo cristão na Internet fracassará. E dessa forma, Deus se decepcionará conosco, pois quando foi inventada a Imprensa por Guttemberg, ela foi usada para imprimir a Bíblia. Depois foi utilizada pelo mundo para publicar qualquer coisa. Veio o Rádio, e as primeiras lideranças evangélicas nacionais o abominaram. Veio a TV e a rotularam de "caixote do diabo". Agora chegou a Internet. Quer queira quer não, todo mundo, incluindo nossos filhos e netos, vão utilizá-la maciçamente.

Espero que, de novo, não sejamos o "fim da fila". Acorda irmão. Não fique só falando na EBD, comece a escrever, pois se a palavra falada fosse tão importante, Deus não teria se dado ao trabalho de inspirar 40 homens para escrever a Bíblia. É tempo de escrever, é tempo de publicar, é tempo deixar de ser um passivo leitor para se tornar um publicador ativo de conteúdo cristão.

Com todo meu respeito,

cruzue@gmail.com









12 comentários:

joão disse...

Apoio completamente sua iniciativa, sr. João. Só vejo uma dificuldade, grande, nisso tudo (buscar ler): me parece que está difícil encontrar jovens INTERESSADOS EM LER, em buscar conhecimento. Consequentemente, eles não lerão nem mídia impressa, nem falada ou digitada.

Sendo assim, como aborda-los de forma que eles conheçam e aprendam com a Bíblia?

Esta é uma pergunta sincera de uma dificuldade que vi em todas as igrejas em que passei. Você poderia ao menos indicar alguma iniciativa que vem dando certo?

Joao Cruzue disse...

.


Obrigado meu irmão e Xará.


Realmente o que falta hoje são jovens e adolescentes que gostem de ler, em detrimento aos games, videos, etc.

Infelizmente estes vão ficar a reboque dos outros: que leem e desenvolvem o pensamento. Certamente estes não vão estar ou pernanecer na liderança de coisa alguma.

Quem lê, escreve; e quem escreve pode influenciar.

Mesmo sabendo desta realidade, vale a pena desenvolver a arte de pensar e de escrever.

Muito obrigado pela participação.


João.

Sonhos De Deus disse...

BOM DIA,GOSTEI MUITO DO TEU BLOG, JÁ ESTOU TE SEGUINDO ,TE ENCONTREI TRAVÉS DE UMA AMIGA,TENHO UM BLOG GOSTARIA DE TI CONVIDAR ME SEGUIR O ENDEREÇO É http://SNSDEUS.BLOGSPOT.COM/
LEIA O POST E COMENT,VAI SER DE GRANDE BENÇÃO NÃO SÓ PR MIM MAS TABÉM PRS SEGUIDORES DO BLOG,UMA SEMANA COM TODA SORTE DE BENÇÃO FOCA COM NOSSO PAPAI!

Aluizio Araujo disse...

“SOMOS TAMBEM O QUE LEMOS”

Salvo melhor observação, vejo que o nosso intelecto se alimenta de leitura, ao ponto de: mesmo que eu tenha uma formação acadêmica, se não acompanhar o ‘avanço constantemente em todas as áreas’ que não para, vou parar no tempo e certamente não serei um bom profissional.

Certamente meu irmão Cruzué, o início desse comentário mostra que estou de pleno acordo em usar essa mídia que alcança o mundo levando a Palavra de Deus que salva e transforma vidas para o aprisco do Senhor. Essa minha observação pode contrariar alguns conservadores, ser um contra senso para alguns e respeito claro outras formas de pensar.

Afinal de contas esse que vos fala já passei dos 64 anos, mais graças à Deus, mesmo sem nenhuma formação completa escolar, ao me converter desde uns dezessete anos passados, comecei lendo a Bíblia, depois a ensaiar algumas preleções escritas no papel, lendo também outros textos, jornais, blogs, venho absorvendo informações também através da sabedoria humana para conviver melhor na sociedade. Um fato importante é que desde uns dois anos venho usando essa ferramenta, ‘ensinado pelo meu filho’ que com a ajuda do corretor de texto venho conseguindo expressar minha opinião na web. Um abraço e Feliz ano Novo à todos.

AnaKrol disse...

Ola' irmaos!
Boas noticias: ha' muitos jovens ainda que gostam de ler! Nao tantos como antigamente, suponho.
Mas, o que alguns precisam e' de incentivo!
No principio, eles precisam de alguem que leia para eles e os conte sobre as novidades que estao escritas. Quando traduzimos do que lemos algo surpreendente(como sao as historias biblicas), todos ficam interessados! E isso e' pregar o evangelho.
Na minha igreja aqui em BH (Getsemani) somos incentivados na leitura da biblia e de livros cristaos. E as leituras sao acompanhadas pelos nossos pastores.
Gostei muito do blog e concordo com todos os tipos possiveis de expansao do evangelho.
Eu apoio e tento fazer a minha parte! algumascoisasdedeus.blogspot.com

A Paz do Senhor Jesus seja com todos nos!

Marcos de Almeida Santos Jr. disse...

Boa noite é com grande satisfação que encontrei sua página. Sou aluno de Ciência da Computação, cursando ainda o 2º período e desde o ano passado tenho adiado a idéia de escrever um blog.
Com a sua ajuda agora encontrei um tema para escrever, ao divulgar a Palavra através da WEB estarei estarei ajudando a realizar a grande obra do Reino e ao mesmo tempo colocando em prática meus estudos de computação.

Estou muito feliz porque Deus, através de seu blog falou ao meu coração que já estava sedento de participar, de uma forma mais dinãmica na grande missão que nosso Mestre nos recomendou(o ide).

Joao Cruzue disse...

MARCOS,

Obrigado pelo comentário.

Fico feliz em conhecer mais um irmão consciente de honrar a Deus escrevendo textos que abordam assuntos cristãos.

Parabéns.

Daniel disse...

gostei do curso de blog, muito bom
mesmo!Deus o abençõe.
e para aqueles que quiserem fazer uma
visita o endereço é:
http://danielramossa.blogspot.com

Lu disse...

Paz do Senhor Irmão. Eu concordo com vc e acho que a internet,nos permite evangelizar sim e fiz um blog de nome SEMENTES da Fé e com mensagens no sentido de passar meu recado e chegar no coração de uma alma ferida...e, ser util de alguma forma no conforto de um ombro amigo e voltado a Jesus Cristo

Lidiane Marques disse...

- Oiie,Bom dia !
Amei seu blog ! Uma bênção !
E parabéns por essa atitude de conscientizar os jovens a Lerem,algo que fica a cada dia mais difícil devido à informática,games,Tv...
Muito rico isso aki rs !
Muito Feliiz por ter encontrado :)
e já estou seguindo !
Fica na Paz de Deus !

Isabel disse...

Amei conhecer mais um blog para divulgar a palavra de Deus!!Estou arrumando o meu devargar, passe lá!!!vai ser um imenso prazer em te receber: http://omeulouvor.zip.net

rael real disse...

http://ieaderrncanavialmacaiba.blogspot.com/ só sabemos que jesus está voltando!