segunda-feira, maio 31, 2010

O que vou fazer amanhã?

.
Salmo 23
João Cruzué

Esta mensagem foi escrita para você que está passando por grandes dificuldades e diante de tantas incertezas e más notícias parou e se perguntou: E agora, o que é que eu vou fazer amanhã?

Bom, eu também já me fiz várias vezes esta pergunta durante certo tempo de minha vida. Um tempo ruim que sempre acontece na vida de todas as pessoas - inclusive cristãs.

Se amanhã quando você se levantar, sentir-se a pior das pessoas e chegar ao ponto de desejar a morte, saiba que existe um propósito para suas aflições. Se você ainda não é um cristão, dobre seu joelho lá no seu quarto e peça ajuda para ajuda para Jesus. Converse sobre seus problemas como se estive diante do maior amigo que nunca teve. Ele vai lhe ajudar.

Se você já é um cristão e Jesus tem sido o Senhor da sua vida - creia. Creia que o que o Senhor está preparando você para receber grandes bênçãos que ainda não sabe. Quando se levantar pela manhã, triste e desesperançado, lembre-se desta palavra: E uma coisa faço, e é que me esquecendo das coisas que para trás ficam, e olhando para as que estão adiante de mim, prossigo para o alvo, pela soberana vocação de Deus - em Cristo Jesus.

Também conte para Jesus suas frustrações, a dor da decepção e da inutilidade. Lance sobre Jesus toda sua ansiedade. Também creia que ele foi preparar a sua vitória. Que ele já conquistou esta vitória para você. Pense nisto. E da mesma forma que o sol faz evaporar a cerração da manhã O Senhor vai secar suas lágrimas e alegrar sua alma por mais um dia.

É uma batalha nossa a cada dia. E também uma vitória nossa de cada dia. E depois de algum tempo, quando você menos esperar, o inesperado vai bater a sua porta trazendo novas de grande alegria.

Eu sei muito bem o que estou falando. Jesus "te" ama. Ele está perto de você, embora seus sentidos não o percebam. Creia nisso e continue de pé. Continue tentando. Continue Estudando. Continue insistindo e continue orando.

Passei por onze anos de desemprego. Fui chamado de preguiçoso, de lixo, etc. Teve tempo que eu simplesmente desejei morrer, pois me sentia a mais inútil das pessoas. Enviei mais de 700 currículos. As poucas entrevistas que fiz, todas menos uma, foram portadas na minha "cara". Aí, Jesus começou a operar o milagre. Primeiro a bênção foi pequena, depois de seis anos a surpresa bateu três vezes na minha porta. Foram três oportunidades. Cada uma melhor que a primeira. Passei em três concursos públicos. De novembro/2009 para cá foi chamado para trabalhar em três lugares muito altos: Na Secretaria de Finanças do Município de São Paulo, No Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Para quem ficou 11 anos desempregado e tem 54 anos de idade qual é a explicação que você tem para bênçãos tão grandes? Se você não sabe, vou lhe dizer: a resposta está no Salmo 23.

"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias."

O Senhor também vai transbordar o "teu" cálice. Anime-se e continue enfrentando com oração os dias maus, pois outros dias virão e eles serão bons. E basta um dia de vitória para que uma vida inteira de derrotas seja esquecida.

Deus lhe abençoe com a paz.






Frases do Pastor Martin Luther King Jr

.
Phrases

Tradução de João Cruzué


"O homem tem uma incrível capacidade de relegar a mais alta das virtudes a um vício trágico. Sem Amor, a benevolência torna-se egoísmo e o martírio, em orgulho espiritual"


"Um homem não pode cavalgar nas suas costas, a menos que elas estejam curvadas."


"Um direito atrasado é um direito negado.


O protesto é a linguagem dos que não são ouvidos.


Via de regra: uma minoria criativa e dedicada tem feito um mundo melhor


Eu quero ser irmão de um homem branco, mas não o seu cunhado.


Nunca se esqueça de que tudo o que Hitler fez na Alemanha foi dentro da lei.


A Paz não é meramente um objetivo que nós procuramos, mas um meio pelo qual nós chegamos a esse objetivo.


Ver nem sempre é crer


A primeira pergunta que o sacerdote e o levita se fizeram foi: Se eu parar para ajudar este homem, o que acontecerá comigo? Mas o bom samaritano inverteu a questão: Se eu não parar para ajudar este homem, o que vai acontecer com ele?


A função da Educação é ensinar alguém a pensar intensivamente e de forma crítica. Inteligência com caráter - este é o verdadeiro objetivo da educação.


O lugar mais quente do inferno está preparado para aqueles que se matêm neutros em tempos de grande conflito moral.


A qualidade, e não a longevidade, é a coisa mais importante de uma vida.


O tempo está sempre certo para se fazer o que é certo.


A pior tragégia não é a opressão ou a crueldade das pessoas más, mas o silêncio dos bons diante dos atos delas.


Ser um cristão e não orar é tão impossível quanto viver e não respirar.


Não somos fazedores de história. Somos feitos pela história.


Fonte: MLK Quotes





sábado, maio 29, 2010

Como colocar menu de site - Topnav - no seu blog


TOPNAV - CSS e HTML

O resultado do Topnav

Por João Cruzué

Desde o início, eu sempre desejei ter um menu de site no Olhar Cristão. Como eu sei que você também já deve ter imaginado isto, se ainda não conseguiu a mudança vou compartilhar outra vez este assunto para sua análise.

Se acaso um dia quiser testar esta melhoria, é preciso escolher entre tuas medidas de segurança:
1) Fazer uma cópia de todas as linhas de configurações usando o Ctrl+a, Ctrl+c, e colando com Ctrl+v em arquivo do bloco de textos. Salve o arquivo com o nome de meublog; 2) Se achar melhor, crie um blog de testes semelhante ao modelo que tiver, para testar a inserção do CSS (figura 1) e HTML (figura 2). Depois de experimentar e acertar, siga os mesmos passos para inserir o Topnav no seu Blog principal. Relembrando, para acessar o "Editar HTML" do seu blog você pode ir pelo menu Layout ou Personalizar.

clique duas vezes para ampliar a figura
Figura 1 - CSS

A primeira parte das configurações do blogspot é escrita em CSS. No Modelo Rounders 3, as linhas de CSS do Topnav são inseridas abaixo do HEADER e acima do POST. Em outros modelos você precisa fazer o teste para saber ONDE INSERI-LAS. As linhas de CSS alteram configurações de backgroundCollor, tamanho das fontes, espaçamento... clique 2x na figura 1


Figura 2: HTML

No final das linhas de CSS, iniciam outras configurações em HTML. É bem no começo que você insere a segunda parte das configurações para colocar o menu de site no blogspot. Observe bem quando começa o HTML com a tag ]] skin . As linhas em vermelho mostra o que acrescentei para finalizar a configuração. A posição fica entre o /div e a linha que tem as tags croscol-wrapper.



Há muito tempo desejei ter um menu de site no meu blog. Aprendi sozinho, observando. Gostei e estou compartilhando. Irmão João Cruzué, da Associação de Blogueiros Cristãos ABC

Visite o blog da Associação de Blogueiros Cristãos para copiar as linhas do CSS e HTML das figuras. Funciona assim: se você clicar com o botão direito do mouse em nosso blog, vai abrir uma caixa de seleção. Escolha a opção código-fonte, Copie e cole cada uma em arquivos separados do programa bloco de notas.

Este programa existe no seu computador em: Iniciar/Todos Programas/ Acessórios/Bloco de Notas. Depois que você copiar os dois grupos de linhas (CSS e HTML) em arquivos do bloco de notas, salve com os nomes de CSS e HTML. Para mudar os links do meu blog para os seus, observe na figura 2 as linhas que estão em azul. É provável que isto pareça grego para você. Era assim que eu também achava. Mas o compromisso de oferecer melhor conteúdo em melhor visual me levou a investir um pouco do meu tempo investigando e aprendendo essas coisas.

Um abraço sincero. João. cruzue@gmail.com

Associe-se na ABC. Veja como no menu do meu blog - lá em cima. Já é resultado do efeito Topnav.



.



sexta-feira, maio 28, 2010

UD 3191 - Deus é fiel



Um Chevette Hatch 1980

João Cruzué

UD 3191 era a placa amarela de um Chevette Hatch, cinza, ano 80, comprado em 87 Cz$4.100.000,00 e vendido em 2002 por R$200,00. Se você está precisando ouvir a voz de Deus por causa de tempos dífíceis, este testemunho vai fortalecer seu coração. Os protagonistas foram minha esposa e eu.

Em 1987, minha esposa vendia bordados de Ibitinga, cidade do interior paulista, próxima de Araraquara, famosa pelas colchas, toalhas, lençóis e outros bordados. Ela orou por um carro, para vender de porta em porta.

Alguns dias depois, achamos um Chevette Hatch prateado, lindo, usado,pelo preço Cz$4.100.000,00. Havia tantos zeros na moeda que não mais me recordo se eram milhões cruzados ou cruzados novos. Era de uma época, em que o ex-presidente José Sarney começava seu discurso assim: "Brasileiras e Brasileiros..." E quando fazia discurso na TV, todo mundo corria aos postos porque o preço dos combustíveis ia aumentar.

Como já testemunhei, de agosto de 1992 a julho de 2003, fiquei desempregado e minha casa e eu passamos por muitas provações. Naquele período devo ter enviado mais de 500 currículos e participado de dezenas de entrevistas cujo resultado eram apenas portas fechadas. Daí, procuramos nos virar das mais diversas maneiras possíveis e decentes, à medida que as oportunidades iam aparecendo. Em 1995, abrimos um comércio ( em tempo errado) que depois não deu certo. Trinta mil de prejuízos. Também plantei tomates e depois mandiocas no sítio dos meus pais no Estado das Gerais - para não ficar ocioso.

Depois da fase dos "bordados", ajudei minha esposa a levar pessoas em excursões "bate e volta" para o Paraguai. Depois ganhamos nosso pão ornamentando eventos. Fui vendedor de planos de saúde da Unimed Paulistana, atividade que o Senhor preparou para me fazer mais otimista. Eram muitas aflições, e também muitas orações.


Fomos dezenas de vezes com ele na "Feira de Flores" que acontece nas madrugadas de terças e sextas-feiras, no Ceasa de São Paulo. Duas da madrugada. Ao dobrar o banco traseiro, cabia muita coisa em um Cehvette Hatch. Rosas vermelhas: "dalas" e "vegas"; rosas champangne: "oceânias" e "versilhas". Crisântemos: "margarida" e "polar". Lisiantos brancos e lilazes. Tuyas, maços de gipsófila, paulistinhas, smailacs, heras, tangos, caixas de espumas florais, orquídeas, lírios para buquês, cestas, argila.Ufa!

De 1992 até 2002, nosso carro não foi licenciado. Com os recursos sempre lá embaixo, lembro-me do dia que orei ao Senhor mais ou menos assim: "Pai, eu preciso de ajuda. Nosso dinheiro dá suprir apenas nossas necessidades básicas. Gostaria que o Senhor cuidasse de nós neste aspecto, porque o dinheiro do licenciamento vai nos fazer falta. E Deus foi fiel. Nunca fomos abordados, em nenhuma blitz, em nossos caminhos para levar nossas filhas, todo dia, para suas escolas em Santo Amaro, para ir aos cultos na Igreja, para comprar roupas no Largo do Cambuci de vez em quando. Enquanto o modelo das placas dos carros já eram brancas e com três letras, a daquele Chevete sempre ficaram nas amarelas.

Um dia, precisando ir na Vila dos Remédios para buscar um arco de ornamentação com grandes colunas eu orei. "Senhor, a Vila dos Remédios é muito longe. Nosso carro ainda está com essas placas amarelas. Vou pedir uma bênção. Quero ir e voltar em paz. À noite eu darei um oferta de agradecimento. Fui buscar o arco.

Passei pela Avenida João Dias, depois da ponte, para abastece. Adiante do antigo Banco Bamerindus, hoje HSBC, dobrei à direita para pegar a "Marginal". Sabe quem estava lá na frente? Um guarda de trânsito. Voltar eu não podia; correr não ia dar certo. Vi um motorista parado junto ao guarda, e tive uma idéia. Também parei ao lado dele e perguntei: Seu guarda, como faço para pegar a Marginal? E ele, muito prestativo ensinou: vai em frente, dobra para a direita depois esquerda,...faça assim e assim. E foi desse jeito, com muita classe, que passei com um carro velho, com placas amarelas proibidas diante do guarda. Não estou me gabando de esperteza, mas testemunhando que Deus é fiel e responde orações.

Fui à Vila dos Remédios, e trouxe o arco duas colunas para ornamentação, enormes, dentro daquele Chevette - não sei como, mas coube. Voltei em paz, feliz da vida e cumpri meu voto. Uma oferta de gratidão na Igreja. Deus não precisava do meu dinheiro, mas aprovava minha liberalidade.


O Chevette foi se deteriorando à medida que a "grana" ficava ainda mais curta. A ferrugem foi aumentando e comendo tudo. Era viciado ém óleo. Toda semana precisava de litro de óleo. Me tornei um mecânico razoável. As velas, pastilhas de freio, sangrias, eram por minha conta. A coisa piorou tanto que uma pedaço de ripa de madeira se transformou máquina do vidro da porta do motorista.

O escapamento eram ruim. Quando minha esposa saía da garagem acelerando, aquela "bagaça," o ronco era ensurdecedor. Em 1994 fomos cuidar de nossa primeira congregação - a Assembléia de Deus do Parque Santo Antônio. Nosso carro era o mais feio de todos. Eu cheguei a ouvir um comentário de ó possível saber quem está chegando à Igreja só pelo barulho do carro. O nosso tinha um ronco inconfundível.

E, nós continuávamos esperando com paciência pelas bênçãos que "nunca" chegavam. Infelizmente, de vez em quando, também ouvíamos pregações "cotovelando" o testemunho de certos crentes que estão sempre debaixo de lutas.

Pasmem! o velho chevette caindo aos pedaços, foi roubado. Isso mesmo roubado! E achado, uma semana depois na calçada da subida da curva da Figueira Grande, Estrada do M'Boi Mirim. Passou uma semana, como ninguém mexeu no carro, nem puseram fogo nele, fomos lá, pusemos gasolina, uma bateria e ainda nos serviu por quase de um ano buscando flores do Ceasa e carregando os equipamentos de decoração. Eu estive caminhando nesta curva recentemente (2009) e o montinho de concreto onde o diferencial ficou preso - ainda está lá. Isto já faz sete anos! Deus é fiel.

E por fim, um sitiante comprou aquela "relíquia" por R$200,00.

Em julho de 2003, depois de onze anos sem um sustento fixo, o Senhor nosdeu uma oportunidade de ser contador num grande Hospital público do Município de São Paulo. Depois veio o concurso e passei . Estávamos sem carro há um ano e meio. Minha esposa também havia conseguido uma oportunidade como professora substituta em uma escola estadual.

Em Dezembro de 2004, o Senhor nos concedeu a oportunidade de comprar nosso primeiro carro 0km, um Celta 2004 - DMJ 8496. Ficamos com ele pagando prestações até outubro - 2006. Na terceira semana de outubro/06, nós o trocamos por um Corsa também novinho em folha - sem dívidas. Na segunda semana de outubro 2008, trocamos o Corsa por um Renault Logam 1.6.Também sem dívidas. Mas nunca nos esquecemos daquele Chevette.


Foi através dele que Senhor nos provou e preparou para nos as bênçãos dos anos seguintes. É por isso que precisamos dar graças pelos dias de "deserto" porque é o tempo de ser provado no pouco. Se não aprender a ser agradecido pelas pequenas bênçãos do dia a dia, como vai saber ser grato pelas grandes?

Dê graças em tudo. Aguarde orando, porque o Senhor também vai virar o seu "cativeiro". Fiquei desempregado durante 11 anos ( julho/92 a julho/2003). Não passava em nenhuma entrevista. Mas as coisas mudaram. Em 2004, Passei em um concurso para contador em uma Autarquia da Saúde do Município de São Paulo. Em 2009, Passei em uma entrevista com o Secretário de Finanças do Município de São Paulo para um cargo bem melhor. Mas não fui para lá, pois recebi um telegrama em casa para tomar posse de um cargo em umTribunal de Contas Estadual. Vaga conquistada por concurso. Uma bênção enorme. Há dois dias, recusei outra vaga, de contador no Tribunal de Justiça de São Paulo, também conquistada por concurso, mas de salário menor. Mas durante 0nze anos eu não tive nada - a não ser Jesus, que tudo observava.


Ao Senhor Jesus toda glória! As mesmas bênçãos que ele me deu, também dará a você. Fique firme, continue orando esperando, pois dias virão que você vai orar e agradecer chorando por bênçãos tão grandes, que não merecia. Isto aconteceu comigo e vai acontecer com você.


Se este testemunho foi importante para sua vida, ore por mim. cruzue@gmail.com



O Código da Vinci sob um olhar cristão

Photobucket
A Última Ceia - quadro de Leonardo Da Vinci

Roger Cotton
Tradução: João Cruzué

"O Código da Vinci não passa de um romance, e como tal, descobri que é muito pernicioso. Induziu a uma busca recentemente pelo Santo Graal e o que ele propõe realmente são documentos secretos, mostrando que Jesus era casado com Maria Madalena e que produziram uma linhagem de sangue real. O uso de um narrador comentando teologicamente e filosoficamente sobre a vida, religião e Igreja – e usando uma linguagem de exageros - soa, com aquelas afirmações dentro do romance, como "verdades" que nós deveríamos considerar – verdades secretas que precisaríamos recuperar para libertar nós mesmos das mentiras da igreja. Isto chama a atenção das pessoas e vende livros.

Entretanto, o diretor de estudos do Novo Testamento, Bem Witherington II, em seu livro O Código do Evangelho (Inter Varsity, 2004) respondendo ao Código Da Vinci, disse: “Ele pode ser bastante divertido, tanto quanto é corruptor". Nós devemos tratar este livro como ele realmente é – não uma ficção histórica mas quase uma inteira ficção, pelo menos quando ele traz suposições e afirmações quanto a Jesus, Maria Madalena e os primórdios do cristianismo.

Eu gostaria de esclarecer alguns dos seus maiores enganos em relação à história da Igreja e à Bíblia, bem como os pontos básicos de nossa fé cristã nas escrituras, os quais são opostos às idéias desse livro. Eu fico em débito com a excelente pesquisa de Witherington sobre estes fatos.

A primeira e maior ficção defendida no livro é que há muitos outros documentos iguais ou melhores que os quatro Evangelhos, que a igreja tem suprimido, que exaltariam uma “divindade feminina” e ensinam que Jesus é apenas humano e não divino. A verdade é que os tais documentos (20, e não 80) foram claramente escritos depois da composição do Novo Testamento. Eles estão fora dos grupos da corrente principal dos primórdios da Igreja. E quanto aos rolos do Mar Morto, eles são judaicos e nada dizem sobre Jesus.

Os Evangelhos gnósticos a que Brown, freqüentemente se refere, na verdade ensinam que o mundo material jaz no maligno, incluindo o sexo, e que o homem está em posição de autoridade sobre a mulher. Estas idéias são o contrário do que o livro de Brown ensina, todavia ele reivindica que estes documentos dão suporte as suas idéias, as quais estão em oposição à Bíblia. Brown diz que aqueles documentos claramente afirmam que Jesus foi casado com Maria Madalena, mas Witherington mostra que ele os cita erroneamente. Além do mais, eles nunca estiveram em qualquer lista de escrituras inspiradas e oficiais.

A segunda maior ficção diz que Constantino e a Igreja no Concílio de Nicea, trouxeram textos novos, antibíblicos, ensinando que Cristo era divino, e suprimindo a "verdade", por decisão no voto, sobre Sua humanidade, o "casamento" com Maria Madalena, e eliminaram os livros que ensinavam estas coisas. A verdade é que o Concílio nunca propôs as crenças afirmadas em seus credos ou a lista de escrituras do cânon, mas formalizou as que a maioria já há de muito cria. O Novo Testamento sempre ensinou claramente que Jesus é Deus: João 1:1-3, 18; Romanos 9:5; Filipenses 2:6-11; Hebreus 1:2,3 e I João 5:20.

A terceira ficção é que a Igreja foi ameaçada pela idéia de Jesus tendo uma esposa e filhos, porque assim Ele poderia não ser divino e a Igreja perderia sua mais poderosa reivindicação de ser o único caminho para Deus. Pelo contrário, a Bíblia claramente afirma que Jesus é o único caminho para Deus e que a Igreja não controla tal caminho (João 14;6; Atos 4:12). Sobre o outro ponto, a Bíblia ensina que Jesus, a encarnação do Filho de Deus, é totalmente Deus e totalmente humano. Assim é que, Ele poderia ter se casado e também ter filhos, mas escolheu não fazê-lo, dentro do plano de Deus.

Com relação a idéia de uma divindade feminina e santidade do sexo, a Bíblia e o Cristianismo não rebaixa o sexo, mas afirma que ele é muito especial e somente diz respeito ao casamento. Entretanto, ele não é um caminho para realizações espirituais e experiências com Deus, como se afirma no livro. A Bíblia inteira é contrária a utilização do sexo dentro da adoração, como os pagãos têm feito desde os tempos antigos. A Bíblia claramente se opõe a toda adoração de deusas. O Único e Verdadeiro Deus não é nem masculino nem feminino, porém Jesus usou o termo “Pai” e nos ensinou a fazer o mesmo. Uma outra razão maior para não se referir a Deus como mãe, como Elizabeth Achtemeier mostrou, em “Por que Deus e não Mãe?” – [Revista] Christianity Today, 16 de agosto de 1993, é que isso conduz à idéia de um Deus dando-nos à luz, e por esta razão O rebaixando para ser um como nós e com a natureza de nos criar para ser deuses.

O Código Da Vinci expressa muito das idéias populares atuais de nosso mundo e nos ajuda a ver onde estão os pontos de debate para nossa fé. As atitudes encorajadas por esse livro, as quais são a mais séria oposição à verdade que Deus tem revelado nas escrituras são as seguintes: despersonificar Deus, trazendo-O para baixo, para o nosso nível e nos elevando à deidade – enquanto elimina Sua santidade; para negar a necessidade de um salvador fora de nós mesmos e a necessidade de arrependimento que nos mostra como mortos sem Cristo; para tratar Jesus apenas como um grande homem; para negar que as escrituras são a palavra inspirada de Deus; para fazer do sexo uma parte da adoração; para roubar o maior objetivo da lei moral; para negar que há uma verdade absoluta; para fazer de nossas experiências a única autoridade religiosa ou espiritual para nossas vidas, e para desconsiderar a história de qualquer valor.


As principais verdades
bíblicas, que creio devemos deixar bem claro e afirmar continuamente são as seguintes: 1) Deus é uma pessoa, atuando para o nosso bem no mundo, o qual Ele criou e do qual Ele é totalmente distinto, comunicando abertamente conosco em linguagem humana real, escrita na Bíblia e não em códigos secretos. 2) Deus nos fez, nos ama e quer restaurar o relacionamento pessoal, íntimo e sem fim, que nós quebramos com ele através de escolhas egoístas. Ele providenciou o único caminho para Ele através da encarnação, morte e ressurreição de seu Filho, Jesus, o Cristo, que é totalmente Deus e totalmente humano. Ele deu significado e propósito para nossas vidas. 3) Ele nos fez para desfrutar de grandes realizações em uma vida de harmonia com Sua vontade, caráter e valores através do Espírito Santo. Isto inclui guardar a intimidade e o ato sexual dentro de um relacionamento marital (macho-fêmea) vitalício e exclusivo.


Em conclusão,
o melhor antídoto é ler e meditar sobre a verdade nas Escrituras e guardar nosso relacionamento com o Senhor de forma santa. E aqui estão algumas das mais claras afirmações das Escrituras que dão algumas das crenças básicas da fé cristã: Mateus 16:13-20; Lucas 24:36-49; João 1:1-5, 10-12, 14, 18; 3:16-18; 14:6, Atos 4:12; 10:34-43; 17:30-31; Romanos 1:16-25; 1 Coríntios 15:1-8; 17-19; 2 Timóteo 3:15-16; Hebreus 1:1-3; 1 John 1:2,3, 5-2:2; 4:1-16; 5:1-5, 11-12, 18-21; Apocalipse 22:12-17".


Autor: Dr. Roger Cotton

Perfil: http://www.agts.edu/faculty/cotton.html
Fonte: Enrichment Journal - Springfield - USA
Tradução: João Cruzué - SP 09/02/08 -00:00h



Comemoração das 70 mil visitas alcançadas em 31 jan 2008.
E mais de 1.000.0000 em 27 de maio de 2010

.

Moody e a oração de Dimas


Dimas


O evangelista Dwight Lyman Moody pregando
sobre o resultado da oração de Dimas, o bom ladrão, q
ue
foi cruxificado junto com o Senhor Jesus Cristo
:

Tradução de João Cruzué

"Pela manhã, Dimas foi condenado para morrer como um criminoso;
à tarde, foi salvo de todos seus pecados.

Pela manhã, maldizia sua sorte e todas as autoridades romanas;
à tarde, estava cantando aleluia com um coral de anjos.

Pela manhã, o condenaram com um traste que não merecia viver;
à tarde, estava pronto para ir para o céu.

Pela manhã, o pregaram em uma cruz;
à tarde, entrou no paraíso de Deus.

Pela manhã, não havia um único olhar humano que se compadeceria dele;
à tarde, era lavado e limpo com o sangue do cordeiro.

Pela manhã, se encontrava junto com outro ladrão,
mas à tarde, entrou na presença de Cristo na cidade eterna."


www.iglesiabautista.org

---
Se você gostou Leia mais em Mensagens de João Cruzué

.

quarta-feira, maio 26, 2010

Três conselhos para sair da depressão

.

TRÊS CONSELHOS

PARA VENCER
A DEPRESSÃO


Photobucket


João Cruzué

Esta mensagem foi escrita para quem anda deprimido ou sofrendo com a perda de muitas batalhas, e necessita desesperadamente de estratégias para ganhar a guerra. Quero dizer que não importa a situação em que você se encontra, posso adiantar que há certeza de vitória para você, desde que leia, guarde e os ponha em prática esses conselhos que me ajudaram a dar a volta por cima depois de 11 anos de desemprego.

Primeiro conselho: não fique preso ao passado.

Se a causa dos problemas está no passado (e não vou fazer uma lista) cada vez que você fica olhando para trás, um pensamento de amargura pode invadir seu coração. Posso ilustrar isso com o caso do enterro do gato.

Morreu o gato de uma família e as crianças combinaram fazer um enterro solene para o bichano. Como gostaram muito da brincadeira, decidiram deixar o rabo dele prá fora. No outro dia repetiram o enterro. Outra vez deixaram o rabo do gato de fora. A cada enterro, porém, o mau cheiro ia ficando insuportável, até que resolveram parar.

Você não vai conseguir resolver seus problemas ou sair deles, se todo dia ficar desenterrando um "gato" que está no seu passado. Esta decisão foi-me muito útil e este conselho está na Bíblia em F
ilipenses 3:13 e 14. Examine. Deus quer que mude seu olhar para o futuro, pois será de lá que virão suas vitórias.

Segundo Conselho: Oração e exercícios físicos

A oração é a chave que abre a porta do Céu. Mas há duas condições para orar e ser ouvida/o. Se você ainda não aceitou Jesus como Senhor de sua vida, vá ao Culto da Igreja Evangélica mais próxima, e diga ao pastor que precisa reconciliar-se com Deus - aceitar Jesus. Se você estiver afastado da fé por algum problema, procure a Igreja onde se afastou, se ela for próxima, e volte para Jesus. Por que é preciso fazer isto? Resposta: Evangelho de João 9:31.

---------------------------------------------------------------------------

"Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas

se alguém é temente a Deus e faz a sua vontade,

a esse ouve".

----------------------------------------------------------

Se você não se enquadra nas duas situações anteriores e está debaixo da maior luta, não se desespere. Os dias no Vale são tempos de preparação para a melhoria do caráter do cristão e para que ele esteja preparado para bênçãos maiores que estão próximas. Na Bíblia quem passou por isso foi Jó: depois da grande aflição ele ganhou de Deus o dobro de tudo que possuia.

Durante os 11 anos de grande desemprego que passei onde as coisas não davam certo, eu fazia regularmente longas caminhadas em uma rua calma próxima de casa. É provado pela medicina que os exercícios físicos estimulam a produção endorfina pelo cérebro. Durante essas caminhadas eu orava. Na Bíblia há uma pessoa que fez uma longa caminhada em tempos de depressão: o profeta Elias em 1Reis 19:4 ao 7.

O tempo que você passa em comunhão (conversando) com Deus é o tempo que Ele vai ajudá-la/o a resolver seus problemas. Ele sabe perfeitamente tudo sobre eles, mas cabe a você a iniciativa de procurá-LO. O que muita gente não sabe é que o SENHOR tem interesse em manter um relacionamento firme conosco para abençoar-nos - como fez com Jó - enquanto que a nossa realidade mostra que não temos muito interesse em conversar (orar) e construir um relacionamento vitorioso com ELE.

Terceiro Conselho: Não fique desocupado

Ao longo da Bíblia podemos ver Deus observando um padrão para escolher (muitos são os chamados, poucos os escolhidos) pessoas para liderança. Posso afirmar que este padrão é o trabalho. Em um processo de escolha Deus nunca separou alguém para uma vida vitoriosa, entre gente ociosa. Talvez porque pessoas ociosas além de nada fazerem desenvolvem o mau hábito de uma língua extremamente crítica - o que pode ser visto nas duas conversas entre Deus e satanás nos dois primeiros capítulos do Livro de Jó.

Uma das principais razões porque há tanta gente triste, amargurada, deprimida entre cristãos é a falta de ocupação ou a recusa de assumir responsabilidades na obra do Senhor. Ora, se a presença do Espírito Senhor na vida do crente traz alegria, qual será o motivo de tantas faces tristes, amarguradas e deprimidas? Deve ser que, quando recusamos a nos ocupar com as atividades de nosso chamado, entristecemos o Espírito Santo, dia após dia, até que fiquem de resto as cinzas de uma brasa que se apagou lentamente. Na Bíblia estude o
primeiro capítulo do Livro de Josué.

Photobucket
O sorriso da vitória
Conclusão

Não traga o passado para o presente; olhe para frente. Reconcilie-se com Deus para que sua oração seja ouvida; não deixe de praticar exercícios físicos. Procure envolver-se e assumir responsabilidades na Casa do Senhor. Fique firme, não desanime, porque você vai ganhar esta guerra. Olhe bem para esta foto. Pela fé posso ver o mesmo sorriso em você, se ouvir o que o Espírito do Senhor tem falado.




Message in english

y español

João Cruzue
blog Olhar Cristão
cruzue@gmail.com

.

terça-feira, maio 25, 2010

O maior tsunami de todos os tempos

João Cruzué

Há 50 anos, exatamente em 25 de maio de 1960, um poderoso terremoto de 9,5º devastou a ilha de Chiloé na costa chilena. O sismo produziu um maremoto tão grande que causou destruição do Alaska à Nova Zelândia; do México às Filipinas. Cerca de 15 horas depois do abalo, ondas enormes chegaram à costa do Japão deixaram 500 mil desabrigados e 185 mortos a milhares de quilômetros de distância.


O satélite NOAA registrou as imagens. Se este grande terromoto produziu uma catástrofe tão grande assim, imagine o que pode acontecer se um meteoro de 500 metros de diâmetro cair no meio do mar, como está previsto na Bíblia? Bobagen? Basta examinar as fotos do solo lunar para ver que isto faz parte da história de nosso planeta. Se um asteróide desses caísse no meio do Pacífico devastaria todos os países banhados por este oceano em menos de 10 horas, matando milhões de pessoas e desabrigando centenas de milhões.

Se ondas de cinco, dez metros fizeram um estrago tão grande, qual seria o tamanho da catástrofe quando ondas de 200 ou 500 metros de altura se erguessem no meio do oceano? A Bíblia fala de homens desmaiando de pavor por causa do bramido do Mar.




tsunami

segunda-feira, maio 24, 2010

Lutero e a Reforma - 25 de maio 2010 - aniversário do Édito de Worms


Blog Olhar Cristão

Um compromisso com a inteligência de seus leitores.


Joseph Fiennes - no papel principal de Luther.

João Cruzué

Hoje, 31 de outubro de 2010, faz 493 anos que um frade alemão afixou uma crítica com 95 teses na porta da da catedral católica do Palácio de Wittemberb. O primeiro passo para uma Reforma ainda não concebida. Lutero era um mestre católico de Teologia. As circustâncias e o plano divino o conduziram à Reforma. Se esta obra fosse concebida apenas de homens, ela teria sido esmagada e arraigada para sempre. Mas não era. Eu quero deixar neste texto alguns fatos e fotos para celebrar as conquistas que a humanidade obteve com a Reforma. E oro ao Senhor como fez Habacuque para que outras Reformas aconteçam para que a lama da corrupção, do desvario e do pecado sejam sacudidos para dar lugar a outra primavera na vida do Cristianismo.

Em 25 de maio de 2010 p.p., foi a data do 489º aniversário da publicação do Decreto de Worms - o desfecho da decisão do Imperador Carlos V e do núncio papal Girolamo Aleander, depois da conclusão da Dieta de Worms, em 19 de abril de 1521. Data em que Lutero declarou publicamente, diante do Imperador, da nobreza germânica e do representante do Papa Leão X, que não renegaria seus escritos nem revogaria suas teses. Por causa disso, em 25 de maio de 1571, um mês depois, Lutero foi declarado herege e sua cabeça foi posta a prêmio pelo Édito de Worms .

ÉDITO DE WORMS
Tradução de João Cruzué.

"Por esta razão, proibimos que toda e qualquer pessoa, de agora em diante, ouse por palavras ou obras, receber, defender, abrigar ou favorecer o dito Martinho Lutero.

Pelo contrário, nós o queremos capturado e punido como merece um notório herege, que deve ser trazido diante de nós ou ser mantido em segurança até que os que o prederem nos informem, para que ordenemos a maneira apropriada de como proceder com o esse Lutero.

Aqueles que ajudarem na sua captura serão generosamente recompesados pelos bons ofícios."



As ilustrações abaixo são algumas imagens clicadas do Filme "Luther"


Lutero foi convocado pelo Imperador para ir a Worms e renegar as 95 teses que publicou contra as práticas abusivas e anti-bíblicas da Igreja Romana.


O núncio Papal Girolamo Aleander e o Imperador Carlos V


Príncipe Frederico da Saxônia, Tio de Carlos V e protetor de Lutero

O mentor espiritual de Lutero era Johann von Staupitz,

O embate entre Aleander e Lutero - no ápice do filme.


Lutero, você renega seus livros e as heresias que eles contêm?


"A menos que me convençam mediante o testemunho das Escrituras e claros argumentos da razão, porque não acredito em Papas nem em concílios, já que está provado que por tantas vezes se contradizem, pelos textos da Sagrada Escritura que já citei. Minha consciência permanece cativa à Palavra de Deus - renegar, eu não posso!



Por isto, não posso nem quero renegar nada, porque ir contra a própria consciência não é seguro nem saudável."



E assim, o imperador Carlos V da Alemanha, se retirou irado e envergonhado diante do clero e da nobreza alemã. Um mês depois redigiu e mandou publicar o Édito de Worms, em 25 de maio de 1571, declarando Martinho Lutero fugitivo e herege, banindo suas obras da Alemanha. O estopim da Reforma estava armado. É a História.


Veja o magnífico trailer no YouTube

http://www.youtube.com/watch?v=r5P7QkHCfaI



.

Capetown 2010 - Conversa sobre missões mundiais pelo link Global

.
[Atualização em 24.10.2010]

VEJA A ABERTURA
DEPOIS DA CONVERSA DO PR. VALDIR STEUERNEGEL


Missão Global


MAIS PARCEIROS NA MESA DA FAMÍLIA


Conversa pelo Global Link (Capetown 2010) com o pastor Valdir Steuernagel

Comitê de Lausanne

Tradução de João Cruzué

Como devemos servir uns aos outros na diversidade de uma Igreja Global?

Pr. Valdir - Missões mundiais necessitam de parcerias além fronteiras, entre culturas diferentes, ricos e pobres. Como trabalharemos juntos efetivamente de modo a respeitar nosss diferenças? Como devemos nos associar de modo que os ricos e poderosos não passem por cima dos fracos? Como devemos nos associar para honrar a Deus através de relações familiares fraternas? Tim Stafford conversa com Valdir Steuernagel, um pastor em teólogo brasileiro cujo papel na World Vision lhe dá uma ampla exposição na igreja global.

Por que uma parceria é importante?

Pr. Valdir - Tanto Jesus como Paulo nos dizem claramente que a mensagem do Evangelho é uma mensagem comunitária. Ela nunca é um empreendimento individual. Nós somos chamados para pregar o Evangelho e fazer o bem, e nós somos chamados para ser uma comunidade do Evangelho.

E maravilhoso que mesmo Deus é uma comunidade: Pai, Filho e Espírito Santo. E Jesus orou por nós para sermos uma comunidade. O modelo da Trindade para nós de como seguir em frente, de como ser independente, de como manter nossas próprias especificidades sem um espírito de competição.

Não estamos falando de um modus operandi pragmático. Parceria é um mandato do Evangelho que deve ser expresso em como devemos nos relacionar em uma comunidade global. Os evangélicos não são muito bons nisso. Nós olhamos para este assunto com as lentes do pragmatismo. Usamos a palavra cooperação em lugar de comunidade.

Cooperação sugere um alto nível de autonomia individual.

Pr. Valdir -Isto é pragmatismo: você põe sobre a mesa o que você tem, e nós vamos ver como podemos trabalhar juntos.Em lugar de: nós devemos começar como sendo uma família.

Existem desafios distintos para uma parceria hoje?

Pr. Valdir -Certamente. No passado nossos olhos eram focados nos missionários europeus e americanos. Hoje há muito mais jogadores à mesa, cada um com suas próprias particularidades. É importante para nós discernir nossas próprias experiências, para entendermos um ao outro, assim vamos servir bem, juntos.

Missionários ocidentais trouxeram tremenda ajuda. Os Norte-americanos vieram da experiência de crescimento da Igreja e reavivamento, com histórias positivas para compartilhar. Eles trouxeram otimismo e um espírito de “você pode fazer”. Eles podiam dizer: aqui está – você pode fazer isto. E eles trouxeram recursos.

Hoje não é mais assim. Uma questão chave é como uma agência de missões americana serve em uma missão, quando não há mais o “chefe”. Quando você vem para a mesa hoje, você tem, por exemplo, os coreanos. E eles vão dizer: nós fazemos do nosso jeito. Então nós temos os brasileiros que dirão: Olha, nós podemos fazer nossas próprias coisas. Isto é bom e ruim. Quando eu era um garoto, eu podia dizer que tudo isso é culpa dos americanos. Yankees, vão embora! Hoje eu não posso falar assim, porque o Brasil tem desenvolvido seus próprios impérios. Isto é bom, porque hoje nós podemos apontar para a Pueblo Musulmanes International, uma missão latino-americana que trabalha dentro da cultura islâmica com grande habilidade e anos de experiência.
SP 24.05.2010

.
ABERTURA
17.10.2010

Realização: Comitê de Lausanne para Evangelização Mundial
LCWE - Fundado por Billy Graham
Capetown 2010
COMITÊ DE LAUSANE PARA EVANGELIZAÇÃO MUNDIAL - LCWE


Dia 17.OUT.2010 - Abertura

Cidade do Cabo - África do Sul

Tradução: João Cruzué

O Terceiro Congresso de Lausane para Evangelização Mundial foi aberto neste fim de semana, no domingo 17 de outubro de 2010. Ele reune 4.000 participantes convidados de 197 nações, e se extende através do site GlobaLink para 90 países. O Tema do Congresso: Deus em Cristo, reconciliando o mundo para si mesmo"(II Coríntios, 5:19) e como produzir testemunho de Jesus Cristo e todos seus ensinos em todas as regiões do mundo em cada esfera social.

O Movimento de Lausanne, fundado por Billy Graham, tem o único propósito de reunir evangélicos para um objetivo comum. O congresso reafirmará as principais verdades do Cristindade bíblica, em trabalhará com questões críticas para posicionar a Igreja na próxima década. Estas questões têm sido identificadas através de consultas mundiais. Doug Birdsall, superintendente do Movimento de Lausanne, disse: "Nós temos trabalhado para conseguir o compromisso de líderes evangélicos em todos os continentes. Este é o primeiro congresso dessa natureza da era digital e nós estamos orando para que ele seja o arauto de um novo momento na história da Igreja"

Nesta era da informação, a expectativa de visitas no site deste congresso em oito línguas é muito alta, a rede de rádio vai levar ao ar programas atráves da África e América Latica, sobre os temas do congresso.

-----

Comentário de João Cruzué: Na medida que tiver disponibilidade de tempo, vou traduzir muitas coisas interessantes. Aí está a abertura do Congresso que venho divulgando desde março 2010. Já tenho as matérias dos dias 19, 21, 22, 23 e 24 de outubro.

----

VEJA NO YOUTUBE

Convite: Abertura

John Stott: Saudações

Rick Warren Em Capetown

Lindsay Brown Abraçando o Islã

Steve Moore Contextualização

Chris Wright Convenção de Lausanne

Samuel Escobar Reflexões s/ Lausanne


cruzue@gmail.com






O que é Missão Integral - Pr. Valdir Raul Steuernagel

.

PR. VALDIR RAUL STEUERNAGEL*

Compilação de João Cruzué

O QUE VEM A SER MISSÃO INTEGRAL?

Sempre temos uma pergunta, sobre o que é Missão Integral. Mas em última análise, ela é nada mais do que ouvir o chamado de Jesus uma vez mais, e a obediência e o seguimento a este chamado uma vez mais.

Jesus nos chama para estarmos com Ele. É a pergunta da relação. Jesus nos chama a pregarmos o evangelho, é o anúncio das boas novas. Jesus nos chama a expulsar os demônios. É o anúncio da libertação. Jesus nos chama para curar os enfermos. É a possiblidade de vermos o Shalon da saúde.

Missão integral é a forma que nós temos e buscamos de juntar tudo isto para que o nosso seguimento a Jesus seja o mais profundo, o mais bonito, o mais intenso possível. Jesus nos chama de uma forma integral. Chama toda a nossa vida e nos chama por toda nossa vida. A Missão Integral quer responder a este chamado de Jesus. Envolvendo toda nossa vida e a vida de toda Igreja. A vida de todas as pessoas.

A missão integral é um jeito de respondermos a nossa vocação para sermos cidadãos do Reino de Deus no mundo de hoje. Cidadãos do reino de Deus na nossa sociedade, nas nossas comunidades, nas nossas Igrejas, famílias e pessoalmente falando. Juntando tudo isso em termos de como nós respondemos à missão que Deus nos tem confiado no mundo de hoje.


QUAIS SÃO OS AVANÇOS E RETROCESSOS NO BRASIL?

A segunda pergunta tem a ver com a Missão Integral na vida da nossa Igreja aqui no Brasil. É interessante que nossas respostas ao Evangelho de Jesus Cristo, ao seu chamado, acabam sendo sempre parciais. E também é verdade que sempre buscamos novamente por respostas completas

Paulo fala sobre isso, não é verdade? Paulo fala que nós não as alcançamos agora, mas que estamos sempre em busca. Assim também na nossa Igreja aqui no Brasil, nas diferentes Igrejas deste nosso país, temos muita gente servindo a Jesus Cristo de forma de intensa, de forma bonita, de forma integral. Nas comunidades, nas periferias. São pequenos projetos, pequenas Igrejas, programas de desenvolvimento comunitário que fazemos em nome do Evangelho. É uma nova geração que desperta para a compreensão do Evangelho que seja para a vida toda e que envolva toda vida. Nós celebramos estes sinais no Brasil de hoje.

A Missão Integral também encontra desafios, quem sabe poderíamos dizer que dois dos grandes desafios de hoje são: 1) aquilo que chamamos de Teologia da Prosperidade. Essa ênfase, esta onda que está nas nossas igrejas e que nos impede de ver um E evangelho todo e para a pessoa toda e para todas as comunidades e que de alguma forma materializa apenas o Evangelho essa é uma grande tentação. 2) A outra grande tentação é desencarnar o Evangelho. É fazer dele uma batalha espiritual que não tenha a ver com as estruturas pecaminosas na socieadade, quando nós precisamos de uma batalha espiritual que tenha a percepção das nossas estruturas, dos nossos vínculos, das nossas relações pecaminosas.

Assim quando procuramos seguir a Jesus Cristo, hoje, tentamos vencer essas tentações, tentamos dizer não, para estes caminhos que nos levam, em última análise, para longe do Evangelho de Jesus Cristo. Voltando-nos sempre e novamente para uma Missão Integral que se encarne na vida das pessoas, das comunidades, das comunidades pobres abandonadas desse nosso país.

O que eu mais celebro no Brasil de hoje é isso: este evangelho que ganha corpo na periferia. É este evangelho que abraça uma geração nova e uma geração nova que abraça este Evangelho, numa expressão nova de obediência ao chamado de Jesus Cristo.

O forum de missão Integral realizado aqui no Brasil no ano passado foi um sinal nesta direção e nessa direção nós precisamos seguir

Fonte: www.youtube.com/watch?v=RXR48kAG_MA


Pastor Valdir Raul Steuernagel é pastor da Igreja Luterana. Entre outras funções, já foi diretor mundial da World Vision. Quem já ocupou um cargo desses, dispensa apresentações. Tive a oportunidade de vê-lo em ação na abertura do Congresso de Missões da Igreja Batista do Morumbi em outubro de 2008, falando sobre a incapacidade da humanidade em lidar com processos demoníacos destruidores - como em Darfur no Sudão. Não imaginava que um Pr.Luterano tivesse tanta substância pentecostal em suas palavras.

.

domingo, maio 23, 2010

Para onde vai a Igreja Evangélica brasileira


.

SE NÃO HOUVER COMPROMISSO,

ISSO PODE ACONTECER MAIS CEDO DO QUE VOCÊ PENSA!


Indiferença


--------------------------------------------------------


"O preço da liberdade, é a eterna vigilância."

Thomas Jefferson.
------------------------------------------------------

João Cruzué

É doloroso para mim, expor essa idiossincrasia que, sinceramente, gostaria fosse apenas pensamentos ruins em uma tarde cinzenta de domingo. Espero que nosso Deus tenha misericórdia de nós e continue falando conosco sobre o mal que está a caminho para enfraquecer e corromper ainda mais a família brasileira. Se você quiser, pode copiar e passar adiante este texto .

Nos início dos anos 60, um movimento mundial de rebeldia sacudiu a juventude sob o falso nome de liberdade. A chamada era do "sexo, drogas e rock n' roll. O resultado foi a banalização do amor, a publicidade do uso do cigarro e das drogas pelos artistas, produzindo dentro das famílias uma geração de filhos nascidos sem amor e sem responsabilidade, que ainda jovens começaram a repercutir em maior escala o meio de cultura de onde vieram.

Na geração seguinte, por falta de amor familiar, as drogas levaram para as prisões 80% (ou mais) de sua populações carcerárias. Uma multidão de zumbis perambula hoje pelas ruas fumando crack, enquanto transformam em latrina as calçadas dos prédios públicos do Centro das grandes cidades. A ponta do iceberg.

Não satisfeito, o adversário espiritual de nossa fé procura implementar a nível mundial a segunda fase da cupinização da família. Família esta instituída na concepção de Deus a partir da união de um homem com uma mulher. Infelizmente este mal virá e suas consequências serão muito mais graves que delinquência, moradores de ruas, cracolândia e latrinas nas calçadas. Que resultados podem vir de uma família constituída de forma diametralmente oposta ao estabelecido pelas Lei Divina, se o trailer que vemos hoje já é terrível e impossível de reverter?

Podem me rotular de fundamentalista religioso, mas se os efeitos nocivos das gerações nascidas após os anos 60 foram alarmantes e nenhum deles pode ser controlado pelo poder público, quais serão então os efeitos das gerações nascidas em um ambiente onde não haverá mais famílias?

A quem se deve responsabilizar por tal situação? A resposta é bem clara: à Igreja, e suas lideranças, cujas funções principais são: salgar e iluminar a sociedade. Salgar, para que não se corrompa e apodreça; iluminar, para que aponte o caminho que se chama Jesus Cristo. Estou vendo uma igreja atuante? Não. Fico ainda mais preocupado quando leio o veredito de Jesus: Quando o sal não presta mais para salgar ele para nada mais presta. Os ímpios já estão pisando na Igreja de nossos dias.

---------------------------------------------------------------------------------

"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar?

Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens."

Mateus 5.13

---------------------------------------------------------------------------------------------

Depois dessas considerações, vamos aos fatos. Quero começar chamando sua atenção para o primeiro fato. Enquanto a América do Sul, praticamente inteira, estava sob o chicote das ditaduras, a Venezuela era um mar de democracia. Entretanto, a corrupção foi aumentando, aumentado, aumentando tanto, que uma geração depois a Venezuela esta ruindo debaixo de um governo autoritário. A economia já foi, a liberdade de expressão está indo, e se já não está fazendo água, a Igreja venezuelana - tanto católica quanto protestante - serão transformada em Templos de "chapas brancas". A causa da mudança foi a corrupção.

O caso do Chile. Sob o azorrague do General Pinochet, milhares de chilenos foram torturados, mortos e desaparecidos durante os 17 anos de seu governo ditatorial. O tempo de Augusto Pinochet passou. A Igreja cristã é forte no Chile; quase 18% são evangélicos. Mas nem homens fortes da Igreja Evangélica: Bispo Manoel Covarrubias, Emiliano Soto Valenzuela e Roberto Lopez Rojas puderam conter o ímpeto do movimento homossexual no Chile que recebeu muitos recursos da Espanha para conquistar espaços políticos sob a influência da Igreja. Como resultado disso foi o amparo do MEC chileno para a distribuição de um manual de homoafetividade chamado "Educando na diversidade, Orientação Sexual e Identidade de Gênero. Qual a minha interpretação sobre o caso chileno? Creio que a vaidade dos "grandes" Bispos em participar das consultas governamentais e as portas abertas do Palácio de La Moneda lhes tirou os pés do chão. Acho que foram enganados, imaginando possuir uma força política que na verdade não tinham.

A terceira análise é sobre a Igreja Católica. Embora o credo protestante não inclua Maria e os "Santos" no seu credo, quando o assunto são os diretos da família, a Igreja Romana exercita uma grande pressão política nos países sulamericanos. Entretanto, no momento ela está sob o fogo cerrado da imprensa mundial penitenciando-se de milhares e milhares de abusos praticados por padres pedófilos acobertados por seus superiores. Quando os líderes romanos começam a repreender o ímpeto do movimento homoafetivo mundial, eles são envergonhados recebendo no rosto o que fizeram. Uns analisam que a super-exposição da pedofilia dos padres romanos na mídia é parte de um plano nascido dentro do próprio Clero, para desestabilizar o Papa. Mas eu também acho que o movimento homossexual esteja por trás disso.

E sobre a Igreja Evangélica brasileira, onde dei meus primeiros passos nos anos 70, quando o Batismo no Espírito Santo era hierarquizado no topo das orações dos crentes pentecostais e a Bíblia a regra de fé e prática de Presbiterianos, Batistas, Metodistas e Quadrangulares, como mudou! E uma mudança de 180º para pior. Onde foi que pioraram?

Tanto a Igreja protestante Tradicional quanto a Pentecostal perderam a paixão. Sua coluna mais forte - o Louvor - está adernada. Foi uma surpresa a aceitação do movimento pentecostal no meio Tradicional. Até a Igreja Católica trouxe o "pentecoste" para barrar o avanço da Teologia da Libertação. Mas o Pentecoste das Igrejas Pentecostais foi corrompido por um poderoso sofisma: a teologia da prosperidade. A "plata" hoje está no topo da hierarquia, e se ainda existe algum evangelista que pregue sobre o Batismo com o Espírito Santo, é um caso raro e isolado. Os pregadores tiraram completamente sua importância, pois para orar por ele é preciso andar em santidade, jejum e oração.

Não é com jatinhos e bilhões de dólares gastos em redes de TV que se ganha e CUIDA de uma alma. Lembro-me do "poderoso" Jimmy Swaggart da igreja Assembléia de Deus Americana. Ele, em certo tempo tinha os recursos que quisesse para evangelizar em quase todos os países do mundo. Quando ele estava no topo da escada, que não foi Deus quem construiu, o diabo lhe derrubou. O escândalo foi tão grande, em proporções mundiais, que forma muito mais as almas que deixaram de entregar pela porta do que as que entraram e permaneceram. Muitos outros "swaggarts" estão a caminho, inclusive no Brasil.

Deus não se deixa escarnecer. E sua glória não dará a ninguém, para que o homem não venha a dizer que conquistou almas com a força do dinheiro e do próprio braço. Quem convence integralmente uma alma do pecado e produz arrependimento verdadeiro ainda é o Espírito Santo. As igrejas estão cheias de membros que não têm certeza de salvação. Por quê? Porque ouviram um evangelho corrompido. Um evangelho do é dando que se recebe! Muito diferente do que diz a Bíblia: Melhor coisa é dar do que receber! Imagino que se receber aquilo que Deus não quer é caminho certo para o engano e o inferno.

Quero deixar uma pequena experiência. Certa vez, quando era mais jovem, estava pregando o Evangelho no Largo Treze de Maio, em Santo Amaro, São Paulo e o assunto era o mal que um homem sem Deus chega ao ponto de praticar. Na hora do apelo, eu vi uma nuvem de mãos levantadas. Eu orei por aquela gente, e nunca mais vi nenhuma delas. Esse fato perturbou-me. Meditando sobre aquele assunto cheguei à conclusão, de que eu era responsável pelo cuidado daquelas vidas diante de Deus. Pelo menos assim se entende do trabalho de Cristo e Paulo. Ganhar almas e deixá-las ao "deus-dará" para mim, é como uma mulher que acabou de dar a luz e deixou seu bebê na grama do parque e foi embora.

Os telepregadores não estão conscientes disso. Ou nem querem. Depois que eu ouvi o áudio da Instrução de um Bispo da Igreja Universal (R. Panceiro) explicando as metas a seus obreiros eu corei de vergonha. Não pelo que ele disse, mas pelas palavras que cuidadosamente deixou subentendidas. Falava sobre o período seis meses de carência estipulado para que um pastor reuna um rebanho na congregação para que passe a produzir a meta do "leite" necessário. Dizia mais ou menos isso: se outros conseguem em seis meses e você não, é porque é "mole".

É por isso que na parábola das dez virgens está escrito: "Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós,
ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. Estão vendendo o Evangelho e este joio, se espalhou por quase todas as Igrejas. O mal está tão disseminado, que muitos pregadores não sabem que estão plantando joio em lugar do trigo.

Os dias de sucesso e fama das Igrejas Evangélicas e de seus líderes estão fechando seus olhos para o que está por vir. Da mesma forma que aconteceu no Chile o movimento LGTBS já planejou ações no campo da Educação para executar no Brasil.

Não estou usando este texto para discriminar gays nem julgar suas ações políticas organizadas mundialmente. Isto faz parte do tabuleiro democrático. Estou sim, criticando, e cobrando a mesma paixão, o mesmo empenho, o mesmo engajamento dos líderes da Igreja Evangélica brasileira que se diz 25% da população brasileira. Se eles estão demonostrando que "não estão nem aí" é porque não são mais pastores e nem estão preocupados com os destinos do país.

Nunca pensei que chegaria ao ponto de dizer isso: mas se daqui a alguns dias o Ministerio da Educação de nosso país começar a mandar professoras distribuirem cartinhas de homoafetividade em classes de aulas, pessoalmente vou entregar algumas delas nãs mãos dos líderes da Igreja onde congrego. Mas antes que isso aconteceça, vou pessoalmente escrever uma carta para cada um deles - avisando.

Para onde caminha a Igreja Evangélica brasileira? Para os lados e para trás. Diante de assuntos extremamente importantes, ela está morna e seus líderes indiferentes - com raríssimas exceções. Infelizmente, há mais possibilidades que o PL 122 passe, do que o Congresso o reprove. De que vale 25% de evangélicos na população se sua liderança é frouxa e até comprometida com políticos que declaradamente consideram a causa gay moderna e o fundamentalismo religioso o atraso da nação.

Isto é uma vergonha!


João Cruzué é editor do Blog Olhar Cristão