terça-feira, novembro 02, 2010

Estratégias de blogagem e efeito residual


Por João Cruzué

Quero deixar algumas dicas que têm dado certo no Blog Olhar Cristão, para você que publica conteúdo cristão na Internet e deseja melhorar o alcance de seu blog em termos de visitas, páginas visitadas, sem deixar de cumprir seu papel de agente cristão a serviço do Senhor Jesus.


Gráfico do sitemeter.com
Gráfico do Blog Olhar Cristão do mês de outubro 2010

Uma das estratégias que comprovadamente vem pontencializado os "shifts" do Blog Olhar Cristão, são os comentários de assuntos contidianos de grande interesse popular. Examine bem o gráfico produzido pelo sitemeter , uma ferramenta estatística de grande valia.

Alguns leitores deste blog reclamam quando escrevo sobre assuntos não bíblicos, pois preferem que eu continue apenas com as mensagens. Eu respeito a opinião deles, mas tenho também que pensar em todas as maneiras éticas que possam atrair sempre mais leitores.

Observando o gráfico do sitemeter.com você pode observar três colunas que se destacam dentre as outras. Em 18.10.10, aconteceu o primeiro debate dos candidatos à presidência de República na Rede TV/UOL. Houve um salto para 2.065 visitas no dia seguinte. As pessoas estavam interessadas em saber quem tinha ganhado o debate realizado na noite anterior

No dia 26.10.10, foi a vez da realização do debate na TV Record. Pelo mesmo gráfico, você pode ver que houve 2.605 visitas. De novo o que motivou esse aumento foi o grande interesse dos internautos em saber, quem tinha vencido o debate da segunda, dia 25.10.10.

Por fim, a coluna amarela do dia 30.10.10, marcou 2040 visitas. Foi o resultado do debate da Rede Globo, feito na sexta-feira, dia 29.10.10.

Nem todos os que visitaram este blog pela primeira vez, por ocasição das postagens sobre os debates, vão ser fãs de carteirinha do Blog Olhar Cristão, mas sembre acontece um efeito residual. Algumas pessoas sempre voltam ou quando vão procurar por alguma outro assunto e vê comentário neste blog, elas retornam, e continuam vindo. Esse é o efeito residual que vai produzindo "shifts", isto é, novos patamares com médias de visitas mais altas.

É por isso que sempre aconselho ao blogueiro cristão que mantenha seu foco principal nos textos que se propôs a escrever. Todavia, que não deixe de comentar e produzer reportagens ou textos sobre tudo, ou quase tudo, para que também atraia visitas de várias classes e interesses. Quer uma imagem ainda mais clara: edite seu blog como se fosse uma revista.

O resultado vai lhe mostrar que tenho razão. Pelo menos é assim que avalio. Há dois anos, minha média de visitas girava em torno de umas 300 visitas por dia. Hoje já estou mantendo média em torno de 1400. Note que estou falando de visitas. Se fosse análisar por textos visitados, os números são bem maiores. Dia 18.10 = 3.026 páginas visitadas; dia 26.10 = 3.949 páginas e 30.10 = 3.066 páginas. Como está na figura abaixo.



Diante disso, minha sugestão é que mantenha o foco naquilo que você gosta de escrever. Veja que eu coloquei bem destacado na lateral do blog as "Mensagens de João Cruzué". Mas você precisa pensar que deve produzir impacto na comunidade local, nacional e global. Sabe como? Escrevendo e dando sua opinião sobre todas as coisas que interessam, sob o seu ponto de vista. A partir de certo momento, você estará influenciando na formação de opinião das pessoas. Como cristãos, somos sal e luz; temos a missão de sermos sal e luz da sociedade - escrevendo e comentando sobre tudo, sob um olhar cristão.


-------

Se você gostou, assine o friend conect da Associação dos Blogueiros Cristãos.

Se você tem um blog cristão e necessita de alguma informação sobre os novos modelos do Blogger, fale comigo pelo email: cruzue@gmail.com. Ou visite nosso Curso de Blogs

SP- 02.11.2010



.

Nenhum comentário: