terça-feira, novembro 23, 2010

Blog Olhar Cristão apoia Manifesto da Igreja Presbiteriana

.

Rev. Dr. Augustus Nicodemus Gomes Lopes

"Uma das questões que tem chamado a atenção do povo brasileiro é o projeto de lei em tramitação na Câmara que pretende tornar crime manifestações contrárias à homossexualidade. A Igreja Presbiteriana do Brasil, a Associada Vitalícia do Mackenzie, pronunciou-se recentemente sobre esse assunto. O pronunciamento afirma por um lado o respeito devido a todas as pessoas, independentemente de suas escolhas sexuais; por outro, afirma o direito da livre expressão, garantido pela Constituição, direito esse que será tolhido caso a chamada lei da homofobia seja aprovada.

O Salmo 1, juntamente com outras passagens da Bíblia, mostra que a ética da tradição

judaico-cristã distingue entre comportamentos aceitáveis e não aceitáveis para o cristão.

A nossa cultura está mais e mais permeada pelo relativismo moral e cada vez mais distante de

referenciais que mostram o certo e o errado. Todavia, os cristãos se guiam pelos referenciais

morais da Bíblia e não pelas mudanças de valores que ocorrem em todas as culturas.


A Universidade Presbiteriana Mackenzie, sendo de natureza confessional, cristã e reformada, guia-se em sua ética pelos valores presbiterianos. O manifesto presbiteriano sobre a homofobia, reproduzido abaixo, serve de orientação à comunidade acadêmica, quanto ao que pensa a Associada Vitalícia sobre esse assunto:

“Quanto à chamada LEI DA HOMOFOBIA, que parte do princípio que toda manifestação contrária ao homossexualismo é homofóbica, e que caracteriza como crime todas essas manifestações, a Igreja Presbiteriana do Brasil repudia a caracterização da expressão do ensino bíblico sobre o homossexualismo como sendo homofobia, ao mesmo tempo em que repudia qualquer forma de violência contra o ser humano criado à imagem de Deus, o que inclui homossexuais e quaisquer outros cidadãos.

Visto que:

(1) a promulgação da nossa Carta Magna em 1988 já previa direitos e garantias individuais para todos os cidadãos brasileiros;

(2) as medidas legais que surgiram visando beneficiar homossexuais, como o reconhecimento da sua união estável, a adoção por homossexuais, o direito patrimonial e a previsão de benefícios por parte do INSS foram tomadas buscando resolver casos concretos sem, contudo, observar o interesse público, o bem comum e a legislação pátria vigente;

(3) a liberdade religiosa assegura a todo cidadão brasileiro a exposição de sua fé sem a interferência do Estado, sendo a este vedada a interferência nas formas de culto, na subvenção de quaisquer cultos e ainda na própria opção pela inexistência de fé e culto;

(4) a liberdade de expressão, como direito individual e coletivo, corrobora com a mãe das liberdades, a liberdade de consciência, mantendo o Estado eqüidistante das manifestações cúlticas em todas as culturas e expressões religiosas do nosso País;

(5) as Escrituras Sagradas, sobre as quais a Igreja Presbiteriana do Brasil firma suas crenças e práticas, ensinam que Deus criou a humanidade com uma diferenciação sexual (homem e mulher) e com propósitos heterossexuais específicos que envolvem o casamento, a unidade sexual e a procriação; e que Jesus Cristo ratificou esse entendimento ao dizer, “. . . desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher” (Marcos 10.6); e que os apóstolos de Cristo entendiam que a prática homossexual era pecaminosa e contrária aos planos originais de Deus (Romanos 1.24-27; 1Coríntios 6:9-11).

A Igreja Presbiteriana do Brasil MANIFESTA-SE contra a aprovação da chamada lei da homofobia, por entender que ensinar e pregar contra a prática do homossexualismo não é homofobia, por entender que uma lei dessa natureza maximiza direitos a um determinado grupo de cidadãos, ao mesmo tempo em que minimiza, atrofia e falece direitos e princípios já determinados principalmente pela Carta Magna e pela Declaração Universal de Direitos Humanos; e por entender que tal lei interfere diretamente na liberdade e na missão das igrejas de todas orientações de falarem, pregarem e ensinarem sobre a conduta e o comportamento ético de todos, inclusive dos homossexuais.

Portanto, a Igreja Presbiteriana do Brasil reafirma seu direito de expressar-se, em público e em privado, sobre todo e qualquer comportamento humano, no cumprimento de sua missão de anunciar o Evangelho, conclamando a todos ao arrependimento e à fé em Jesus Cristo”.

Rev. Dr. Augustus Nicodemus Gomes Lopes
Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie



Comentário do Editor do Blog: De repente, todo pensamento contrário ao interesse homossexual é taxado de "homofóbico" e medieval, inclusive a Bíblia Sagrada. Se um gay expressa sua opinião - é o cara, se o crente se expressa: é o atraso. Como é mesmo o nome deste tipo comportamento? PRECONCEITO!

Sobre os espancamentos e assassinatos de homossexuais no Brasil, isto é inaceitável. Que a justiça seja feita e os agressores presos e condenados a maior pena que puder. Discordar de opiniões e atitudes homossexuais é uma coisa - agredir e matar, é outra.

Este blog cristão é contrário às práticas homossexuais, entretanto como pessoas e seres humanos que são, têm todo o meu respeito e orações.
(João Cruzué).







3 comentários:

joão disse...

acho engraçado esse relativismo na hora de interpretar a lei. Mais uma vez aproveitam as injustiças sofridas por alguns para validar uma série de cerceamentos à liberdade individual.

Eu considerei esse manifesto da Presbiteriana louvável, pois foi o único que ganhou destaque, apesar do Brasil possuir outros ministérios evangélicos grandes, porém nenhum deles (que eu saiba) se manifestou de forma clara à respeito disso. Por quê?

está cada vez mais próximo o momento em que seremos obrigados a decidir a quem servir, obedecer. É uma pena que esse tipo de atitude venha de uma "democracia". O jeito agora é levantar a voz, se opor (à essa lei), mostrar ao mundo que nós não estamos apáticos aos acontecimentos.

Que Deus nos proteja e que Ele guie nossos governantes!

Anônimo disse...

Caro Pr. Cruzué,

Espero que os blogueiros de plantão sigam o seu exemplo, pois se torna necessário colocar-mos em nossos blogs o quanto é grave esse assunto.
Conte com esse amigo e irmão em Cristo Jesus.

Luciano Zamboni disse...

Irmão em Cristo, a Paz!
Parece realmente um retrocesso na lei, mas vemos alguns disparates, como o judciário, por exemplo obrigar que você faça um casamento que você desaprova, e se não cumprir é preso.
Que Deus continue abençoando seu ministério e sua vida!

Graçã e Paz!