segunda-feira, julho 12, 2010

Pastor Eraldo Vera Cruz - Missões no Timor Leste

.
Bandeira do Timor Leste

Dia 08 de julho passado, recebi um email do Pr. Eraldo comentando sobre sua leitura de um texto nosso sobre Robert Morrison, o missionário que traduziu a Bíblia para o mandarim chinês. Em seu email, o Pastor nos informava que está há quatro anos trabalhando em missões transculturais no Timor Leste.

Pastor Eraldo e sua esposa dão assistência espiritual a um grupo de presos nativos no Timor, e nos perguntava onde poderia adquirir duas Bíblias em mandarim, para atender o pedido de dois cristãos de Taiwan que ingressaram no grupo que ele assiste.

Remeti algumas informações e aproveitei para disponibilizar o Blog Olhar Cristão para divulgar a Obra de Deus executada no Timor Leste, país de língua portuguesa, que alcançou a liberdade recentemente, separando-se da Indonésia. Lá, entre outros missionários, trabalha o Pastor Eraldo e sua esposa, Irmã Rosinalda.

Eis, então, o primeiro relato escrito por nosso Irmão e Pastor contando o que Deus tem feito na vida de pessoas novas convertidos no Timor Leste sempre que ele desejar, o Blog Olhar Cristão estará à disposição para o que precisar. (João Cruzué)


O CASO BOAVENTURA

Pastor Eraldo Vera Cruz

Era mais ou menos umas oito horas da noite do dia 03.09.2009, quando o telefone soou. Era Boaventura, jovem timorense de 25 anos, que havia lido um de nossos folhetos evangelísticos e gostara. Parecia que o folheto estava falando diretamente para ele.

Sua história era igual a de muitos jovens, aqui em Timor Leste - vazio, triste, conflitos intermináveis, falta de sono, perturbado, sem paz e sem futuro. O Boaventura tinha mais um problema - quando estávamos falando a Palavra de Deus, ele ficava com um sono e sua mente vagueava "viajava". Era o diabo tentando desviar sua atenção. Paramos de falar a Palavra e fizemos de imediato uma oração especifica e aquele incômodo desapareceu imediatamente.

O Boaventura começou a contar sua vida. Disse ele que começou a estudar em uma escola que preparava os alunos para no futuro serem padres na ICR, mas continuava vazio, triste, sem força, etc. Assim ele passou alguns anos, mas, devido a dificuldades financeiras, decidiu sair da escola. E isto ocorreu em 2003.

De lá para dias atrás viveu uma vida sem sentido e no estado já dito antes. O folheto foi para ele como uma porta de escape e de encontro com uma verdade que ele desconhecia. Depois de ouvir a explanação da Palavra de Deus que falamos sobre a Salvação em Jesus Cristo, ele abriu o coração e decidiu deixar que o Espírito Santo fizesse a Obra e de fato, assim aconteceu. Depois da oração de perdão de pecados e de entrega - disse ele: "Agora eu me sinto leve = agora hau rasik sente kmaan".

No outro dia, ele estava de novo em nossa casa e oramos outra vez e ele confirmou que agora era uma nova criatura. Porém, ele não veio sozinho - trouxe sua irmã - Suzana, jovem de 21 anos que terminou os estudos secundarios e quer estudar na universidade.

O Boaventura, vivia de apostar em briga de galos. Vezes ele ganhava, vezes perdia. Ao começar o discipulado o Boaventura se dedicou a orar e a ler a Palavra de Deus. Cada oração era para ele um momento especial e rapidamente foi amadurecendo espiritualmente. Depois o orientamos a estudar e ele se submeteu a testes na principal universidade de Timor Leste - UNTL e foi aprovado para estudar Direito.

Paralelamante, ele estudava o idioma coreano e também foi aprovado e selecionado para ir estudar e trabalhar na Coréia do Sul, local onde ele está agora e precisa de orações para que seja bem sucedido nessa nova etapa de desafio e adaptações a um sistema cultural totalmente novo e surpreendente.

Orem por nós e pela expansão do Reino de Deus em TL.


Pr. Eraldo - Rosinalda





.


Nenhum comentário: