domingo, julho 04, 2010

A chegada do Pentecostes ao Japão



Assembleias de Deus do Japão
Nihon Assenburiizu obu Goddo Kyodan

Do Pentecoste ao período da II Guerra.


Photobucket
ADJ - Tokyo

As Assembleias de Deus estão oficialmente no Japão desde 1913; este é seu portal digital com endereços de 200 igrejas. Ao procurar sua história, deparamos com um excelente artigo acadêmico publicado em inglês por Masakazu Suzuki. Demandou três dias a tradução com conclusão prevista e realizada no feriado de carnaval de 2008. Enquanto o mundo sambava, traduzimos um arquivo de 29 páginas, contendo parte substancial dos primórdios do pentecoste no Japão, para homenagear a comunidade evangélica japonesa e o Centenário de sua imigração para o Brasil comemorado em 2008. Agradeço a gentileza do Pastor Masakazu Suzuki, em ter concordado com a tradução de seu texto, publicado pelo Seminário assembleiano Ásia Pacífico com sede nas Filipinas. João Cruzué


"UM NOVO OLHAR NA HISTÓRIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
PERÍODO ANTERIOR À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL"


AUTOR: MASAKAZU SUZUKI

Tradução: João Cruzué

1. INTRODUÇÃO

"Existem dois livros publicados sobre a historia das JAG-Assembleias de Deus do Japão. Um foi escrito em comemoração ao 30º ano da fundação do grupo e o outro por ocasião do seu Jubileu de Ouro. A descrição do segundo livro é quase a mesma do primeiro. Ao ler os dois tive a impressão de que alguma coisa estava incompleta, pois havia ambiguidade neles; parecia como se alguma coisa a mais estava faltando do apenas detalhes. Em resposta, com minha pesquisa esperava conseguir um pouco mais de clareza nessa história. Mas fiquei perplexo ao encontrar outros incidentes significativos, os quais na verdade aconteceram mas foram completamente excluídos dos dois livros de história publicados pela JAG.

O propósito deste artigo é oferecer um esboço sobre os missionários do Pentecoste a fim de examinar a historiografia das JAG - Assembleias de Deus do Japão e propor uma estrutura para o período histórico do pré-guerra o qual poderá ser usado como ajuda para entender nosso exame futuro desta história.

Veja o texto integral aqui: O Japão para Jesus


cruzue@gmail.com

.

Um comentário:

Anônimo disse...

A paz do Senhor, irmãos! Recentemente,Deus me deu um sonho sobre uma viagem que eu iria fazer para pregar o evangelho no Japão-Tóquio . Em sonho, eu estava(sou uma jovem de 22 anos sedenta por Deus, por sua santa presença)indo para a cidade de Tóquio, no Japão com mais alguns irmãos. E então, eu via muitas pessoas muito distantes de Deus, ferindo o coração de Deus, via muitos jovens que nem sequer queriam saber sobre Deus. E lembro-me que eu e mais outros irmãos fomos para as ruas de Tóquio pregar o evangelho nas casas das pessoas. Eu chegava numa casa, lá havia uma criança e então eu começava a conversar com aquela criança, a falar de CRISTO para ela. Era um sonho tão real, e Deus me fazia sentir uma grande obra maligna naquela cidade. Ai quando eu estava conversando com aquela criança eu me lembrava daquele ultimo tsuname que ocorreu no Japão e falava para ela e ela me dizia que tinha atingido uma área bem perto do local de onde estávamos, em Tóquio, pregando. Eu falava para ela como foram rápidas as reconstruções e tudo mais...sabe, irmãos,um sonho muito real, e antes de dormir, nesta noite, como costumo fazer, orei e pedi ao Senhor que me revelasse em sonhos seus segredos, sua vontade para minha vida.E nem sequer estava pensando em Japão, nada disso,mas o Senhor me revelou em sonhos.Agora estou buscando uma forma de levar a palavra do nosso Deus para aquele país e em especial para a cidade de Tóquio.Não sei como fazer isto,mas orem por mim porque se for esta a vontade de meu Deus sei que portas serão abertas futuramente e eu farei aquilo que Deus colocar em meu coração e o Senhor haverá de me capacitar para pregar o evangelho do nosso Salvador Jesus Cristo.Vamos orar para que Deus começe a achar coraçoes que o recebam verdadeiramente naquele país e em especial em Tóquio.