sexta-feira, maio 28, 2010

UD 3191 - Deus é fiel



Um Chevette Hatch 1980

João Cruzué

UD 3191 era a placa amarela de um Chevette Hatch, cinza, ano 80, comprado em 87 Cz$4.100.000,00 e vendido em 2002 por R$200,00. Se você está precisando ouvir a voz de Deus por causa de tempos dífíceis, este testemunho vai fortalecer seu coração. Os protagonistas foram minha esposa e eu.

Em 1987, minha esposa vendia bordados de Ibitinga, cidade do interior paulista, próxima de Araraquara, famosa pelas colchas, toalhas, lençóis e outros bordados. Ela orou por um carro, para vender de porta em porta.

Alguns dias depois, achamos um Chevette Hatch prateado, lindo, usado,pelo preço Cz$4.100.000,00. Havia tantos zeros na moeda que não mais me recordo se eram milhões cruzados ou cruzados novos. Era de uma época, em que o ex-presidente José Sarney começava seu discurso assim: "Brasileiras e Brasileiros..." E quando fazia discurso na TV, todo mundo corria aos postos porque o preço dos combustíveis ia aumentar.

Como já testemunhei, de agosto de 1992 a julho de 2003, fiquei desempregado e minha casa e eu passamos por muitas provações. Naquele período devo ter enviado mais de 500 currículos e participado de dezenas de entrevistas cujo resultado eram apenas portas fechadas. Daí, procuramos nos virar das mais diversas maneiras possíveis e decentes, à medida que as oportunidades iam aparecendo. Em 1995, abrimos um comércio ( em tempo errado) que depois não deu certo. Trinta mil de prejuízos. Também plantei tomates e depois mandiocas no sítio dos meus pais no Estado das Gerais - para não ficar ocioso.

Depois da fase dos "bordados", ajudei minha esposa a levar pessoas em excursões "bate e volta" para o Paraguai. Depois ganhamos nosso pão ornamentando eventos. Fui vendedor de planos de saúde da Unimed Paulistana, atividade que o Senhor preparou para me fazer mais otimista. Eram muitas aflições, e também muitas orações.


Fomos dezenas de vezes com ele na "Feira de Flores" que acontece nas madrugadas de terças e sextas-feiras, no Ceasa de São Paulo. Duas da madrugada. Ao dobrar o banco traseiro, cabia muita coisa em um Cehvette Hatch. Rosas vermelhas: "dalas" e "vegas"; rosas champangne: "oceânias" e "versilhas". Crisântemos: "margarida" e "polar". Lisiantos brancos e lilazes. Tuyas, maços de gipsófila, paulistinhas, smailacs, heras, tangos, caixas de espumas florais, orquídeas, lírios para buquês, cestas, argila.Ufa!

De 1992 até 2002, nosso carro não foi licenciado. Com os recursos sempre lá embaixo, lembro-me do dia que orei ao Senhor mais ou menos assim: "Pai, eu preciso de ajuda. Nosso dinheiro dá suprir apenas nossas necessidades básicas. Gostaria que o Senhor cuidasse de nós neste aspecto, porque o dinheiro do licenciamento vai nos fazer falta. E Deus foi fiel. Nunca fomos abordados, em nenhuma blitz, em nossos caminhos para levar nossas filhas, todo dia, para suas escolas em Santo Amaro, para ir aos cultos na Igreja, para comprar roupas no Largo do Cambuci de vez em quando. Enquanto o modelo das placas dos carros já eram brancas e com três letras, a daquele Chevete sempre ficaram nas amarelas.

Um dia, precisando ir na Vila dos Remédios para buscar um arco de ornamentação com grandes colunas eu orei. "Senhor, a Vila dos Remédios é muito longe. Nosso carro ainda está com essas placas amarelas. Vou pedir uma bênção. Quero ir e voltar em paz. À noite eu darei um oferta de agradecimento. Fui buscar o arco.

Passei pela Avenida João Dias, depois da ponte, para abastece. Adiante do antigo Banco Bamerindus, hoje HSBC, dobrei à direita para pegar a "Marginal". Sabe quem estava lá na frente? Um guarda de trânsito. Voltar eu não podia; correr não ia dar certo. Vi um motorista parado junto ao guarda, e tive uma idéia. Também parei ao lado dele e perguntei: Seu guarda, como faço para pegar a Marginal? E ele, muito prestativo ensinou: vai em frente, dobra para a direita depois esquerda,...faça assim e assim. E foi desse jeito, com muita classe, que passei com um carro velho, com placas amarelas proibidas diante do guarda. Não estou me gabando de esperteza, mas testemunhando que Deus é fiel e responde orações.

Fui à Vila dos Remédios, e trouxe o arco duas colunas para ornamentação, enormes, dentro daquele Chevette - não sei como, mas coube. Voltei em paz, feliz da vida e cumpri meu voto. Uma oferta de gratidão na Igreja. Deus não precisava do meu dinheiro, mas aprovava minha liberalidade.


O Chevette foi se deteriorando à medida que a "grana" ficava ainda mais curta. A ferrugem foi aumentando e comendo tudo. Era viciado ém óleo. Toda semana precisava de litro de óleo. Me tornei um mecânico razoável. As velas, pastilhas de freio, sangrias, eram por minha conta. A coisa piorou tanto que uma pedaço de ripa de madeira se transformou máquina do vidro da porta do motorista.

O escapamento eram ruim. Quando minha esposa saía da garagem acelerando, aquela "bagaça," o ronco era ensurdecedor. Em 1994 fomos cuidar de nossa primeira congregação - a Assembléia de Deus do Parque Santo Antônio. Nosso carro era o mais feio de todos. Eu cheguei a ouvir um comentário de ó possível saber quem está chegando à Igreja só pelo barulho do carro. O nosso tinha um ronco inconfundível.

E, nós continuávamos esperando com paciência pelas bênçãos que "nunca" chegavam. Infelizmente, de vez em quando, também ouvíamos pregações "cotovelando" o testemunho de certos crentes que estão sempre debaixo de lutas.

Pasmem! o velho chevette caindo aos pedaços, foi roubado. Isso mesmo roubado! E achado, uma semana depois na calçada da subida da curva da Figueira Grande, Estrada do M'Boi Mirim. Passou uma semana, como ninguém mexeu no carro, nem puseram fogo nele, fomos lá, pusemos gasolina, uma bateria e ainda nos serviu por quase de um ano buscando flores do Ceasa e carregando os equipamentos de decoração. Eu estive caminhando nesta curva recentemente (2009) e o montinho de concreto onde o diferencial ficou preso - ainda está lá. Isto já faz sete anos! Deus é fiel.

E por fim, um sitiante comprou aquela "relíquia" por R$200,00.

Em julho de 2003, depois de onze anos sem um sustento fixo, o Senhor nosdeu uma oportunidade de ser contador num grande Hospital público do Município de São Paulo. Depois veio o concurso e passei . Estávamos sem carro há um ano e meio. Minha esposa também havia conseguido uma oportunidade como professora substituta em uma escola estadual.

Em Dezembro de 2004, o Senhor nos concedeu a oportunidade de comprar nosso primeiro carro 0km, um Celta 2004 - DMJ 8496. Ficamos com ele pagando prestações até outubro - 2006. Na terceira semana de outubro/06, nós o trocamos por um Corsa também novinho em folha - sem dívidas. Na segunda semana de outubro 2008, trocamos o Corsa por um Renault Logam 1.6.Também sem dívidas. Mas nunca nos esquecemos daquele Chevette.


Foi através dele que Senhor nos provou e preparou para nos as bênçãos dos anos seguintes. É por isso que precisamos dar graças pelos dias de "deserto" porque é o tempo de ser provado no pouco. Se não aprender a ser agradecido pelas pequenas bênçãos do dia a dia, como vai saber ser grato pelas grandes?

Dê graças em tudo. Aguarde orando, porque o Senhor também vai virar o seu "cativeiro". Fiquei desempregado durante 11 anos ( julho/92 a julho/2003). Não passava em nenhuma entrevista. Mas as coisas mudaram. Em 2004, Passei em um concurso para contador em uma Autarquia da Saúde do Município de São Paulo. Em 2009, Passei em uma entrevista com o Secretário de Finanças do Município de São Paulo para um cargo bem melhor. Mas não fui para lá, pois recebi um telegrama em casa para tomar posse de um cargo em umTribunal de Contas Estadual. Vaga conquistada por concurso. Uma bênção enorme. Há dois dias, recusei outra vaga, de contador no Tribunal de Justiça de São Paulo, também conquistada por concurso, mas de salário menor. Mas durante 0nze anos eu não tive nada - a não ser Jesus, que tudo observava.


Ao Senhor Jesus toda glória! As mesmas bênçãos que ele me deu, também dará a você. Fique firme, continue orando esperando, pois dias virão que você vai orar e agradecer chorando por bênçãos tão grandes, que não merecia. Isto aconteceu comigo e vai acontecer com você.


Se este testemunho foi importante para sua vida, ore por mim. cruzue@gmail.com



10 comentários:

Robson Ferreira disse...

Obrigado por escrever este testemunho...
Estava precisando ler exatamente estas palavras.

Que Deus abençoe cada vez mais você e sua família.

Obrigado!

Anônimo disse...

PAstor, Deus sabe como estou chorando ao ver este testemunho, sem fingimento e demagogia, parece que o senhor esta falando a minha vida, que luta. Mas eu creio que vou passar. Muitas profecias dizendo: vc vai ser usado na pregação... mas até agora nada. As bençãos estão chegando, mas ate agora nada. Vou vivendo e crendo que vou passar este deserto tambem.
Lindo testemunho.
Que Deus os abençoe.

Cleverson

Wallysou disse...

amado irmão Cruzué, apz.

gosto de ler seus testemunhos, e sou edificado por eles, graças a Deus por isso.

peço liberdade, se lhe convier, de postar o link de meu testemunho aqui, que possui partes semelhantes ao seu:

http://wallysou.com/?p=176

gde abço, sucesso.

wally.

Unknown disse...

Certa vez, um homem pediu a Deus
uma flor...
...e uma borboleta.

Mas Deus lhe deu um cacto...
...e uma lagarta.

O homem ficou triste pois não entendeu o porque do seu pedido vir errado.
Daí pensou : Também, com tanta gente para atender...
E resolveu não questionar.
Passado algum tempo, o homem foi verificar o pedido que deixara esquecido.
Para sua surpresa, do espinhoso e feio cacto havia nascido a mais bela das flores.
E a horrível lagarta transformara-se em uma belíssima borboleta.
Deus sempre age certo.
O Seu caminho é o melhor, mesmo que aos nossos olhos pareça estar dando tudo errado.
Se você pediu a Deus uma coisa e recebeu outra, confie.
Tenha a certeza de que Ele sempre dá o que você precisa, no momento certo.
Nem sempre o que você deseja...
é o que você precisa.
Como Ele nunca erra na entrega de seus pedidos, siga em frente sem murmurar ou duvidar.
O espinho de hoje...
será a flor.
Tenha uma excelente semana
Abraços
Diacono Sergio Christino

Jesus is Real disse...

Amado irmão...glória ao Senhor por este exemplo de fé e persenverança... e que Cristo efetue em nós o seu poder dia pós dia.

Visite-nos

claudiopimenta disse...

Muito bom meu irmao, esse e um verdadeiro testemunho, hoje tenho uma certa cautela quando vejo um crete citar esse jargao " Deus é fiel" pois geralmente usa de forma distorcida que esta na maior bonança.

Micheline Gomes disse...

Belo testemunho de fé pastor!

Sem barganhas,nem confissões positivas ou coisa do gênero... Apenas fé e esperança!!

Obrigada!!

Décio Crisóstomo disse...

mais uma vez.. Deus é Fiel!!

Joao Cruzue disse...

Vim para agradecer os comentários dos meus amigos. Obrigado.

Também estou pronto para ouvir as críticas. Elas promovem o meu crescimento.

De coração, um abraço e meu pedido de oração para: Robson, Cleverson, Wally, Sergio, Francisco, Micheline e Décio

claudiopimenta disse...

Eu e que peço oraçao pela minha vida ao senhor, peço ao senhor que me dê conciçao de ser o cristao do salmo 15 , ou o do salmo primeiro

SEU TESTEMUNHO tocou-me profundamente