terça-feira, fevereiro 02, 2010

Como livrei-me da depressão


Conselhos para quem anda deprimido


Photobucket

João Cruzué

Quando você passa por problemas difíceis por um longo tempo, se não tomar alguns cuidados pode entrar em um "corredor da morte". Em algumas de minhas mensagens fiz referências aos 11 anos em que estive desempregado. Sei de outras pessoas que passaram e estão passando por graves problemas financeiros, de saúde, familiares, sentimentais... Pode ser que você, agora mesmo, esteja bem no meio do olho de um furacão, e seria muito egoísmo de minha parte não deixar de falar algumas palavras das atitudes que tomei para enfrentar aqueles difíceis anos de depressão e como Jesus me deu vitória, curando meu quebrantamento.

Durante a depressão aquilo que você pensa é o que determina a qualidade do seu dia. Como, de fato eu não sei, mas "alguém" pode usar sua mente como depósito de pensamentos ruins. Você não se dá conta e acha que todo pensamento é seu. Mas pode não ser. Lembro-me de algumas vezes quando saía de casa para caminhar e orar um pouco (gosto de orar caminhando) pelas Ruas de São Paulo. Algumas vezes, estava com uma tristeza tão imensa, como se um pesado fardo estivesse em minhas costas. Pela graça de Deus, eu detinha meus pensamentos, mesmo sem experiência ainda, eu dizia para mim mesmo: "Jesus, o Senhor há de me tirar dessa" eu vou voltar a trabalhar de vou ser feliz de novo. Poucos minutos depois, não é que eu começava a me alegrar, meu humor se transformava, e assim vencia a provação do dia. É uma luta constante, de todo dia.

Quando você põe um vigia à porta da sua mente, para observar seus próprios pensamentos, você pode atacar uma das fontes do problema que é maligna. Na Bíblia, a mente é também chamada de coração. No livro de Provérbios diz: " Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procede as saídas da vida."

Uma coisa, muito importante, que você deve saber: há muitas pessoas que estão passando pelo mesmo problema que você, e até bem maiores, portanto não está sozinha(o) nisso. Como dizia, antes, é importante vigiar os próprios pensamentos; quem sabe a origem da sua depressão é apenas um montinho de areia da praia. Se você olhar para seu cotidiano pode descobrir seu exato tamanho. Também pode ser um "Pico da Bandeira", ou pior, um "Everest".

"Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." Está na Carta de Tiago, 4:7. Uma forma de sujeição a Deus é orar todo dia. Quando orava eu conseguia mudar meu coração. A tristeza vai saindo com a escuridão da noite, quando vem a manhã. Orar, aqui, não se trata de repetir "Pai Nossos", estou falando de um conversa sincera com Deus. Como um namoro. Só a oração pode fazer o milagre de mudar nos nossos sentimentos, pois, quando você ora, traz a presença de Deus para perto e afugenta os pensamentos da presença maligna.

Certa vez, recebi a carta de um irmão na fé, presidiário, contando sobre seus dias no "Piranhão" de Taubaté. Depois de ter cometido um crime horrível, ele foi posto lá. Todo dia acordava com uma enorme dor de cabeça e um pensamento que não mudava como uma voz insistente que dizia" Você já fez isso e aquilo, envergonhou seus pais, seus vizinhos; seus amigos não gostam mais de você, então você de fato não presta e não deve mais viver. Por que não se mata? Era todo dia a mesma pressão. De vez em quando ele punha um lençol no pescoço, subia em uma cadeira, amarrava o lençol em algum lugar alto, e quando dava por si, estava a um passo do suicídio. Ele dizia que nos piores momentos, antes de tentar se matar, ele se lembrava dos tempos de criança, dos momentos que passeava com seu pai indo à feira. Isso foi antes da sua conversão.

Há um sábio provérbio que diz "mente vazia é oficina do diabo". A oração muda o foco do seu pensamento. Mas tem outra coisa tão boa quanto. Tiago disse "sujeitai-vos a Deus". Sujeitar-se não é apenas orar. A oração leva você até a presença de Deus ou faz você senti-la. Deus pode nos orientar sobre o que devemos fazer enquanto a depressão não se vai.

"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".Romanos 12:2. É uma seqüência de degraus para cima: boa, agradável e perfeita. Nos últimos anos de provações, 2001 a 2003, o Senhor orientou-me quanto ao que fazer para realizar Sua vontade. O carteiro veio e colocou uma carta de um preso no meu portão. Por que eu sabia que aquilo era da parte de Deus? Porque o destinatário da carta tinha os dizeres de um carimbo para folhetos que eu havia perdido há seis anos. Imagine você recebendo a resposta de uma coisa feita seis anos atrás? A probabilidade é muito pequena, não acha?

"Lança o teu pão sobre as águas, pois, depois de muitos dias o acharás" Ao manusear e entender o conteúdo daquela carta, o Espírito Santo, naquele momento, lembrou-me esse versículo acima de 11 de Eclesiastes. É por isso que afirmo: nossos pensamentos podem ter três fontes diferentes: a nossa, a maligna e a divina. E foi seguindo a voz do Espírito que por dois anos e meio nos ocupamos com um dos melhores trabalhos que Deus nos orientou a fazer, que era de recolher literatura cristã usada, e pelo correio, entregá-la em caixas para grupos de cristãos dentro de penitenciárias do interior paulista.

Para não ir tão longe, nos tempos que andei deprimido por vários fatores, sendo o maior um desemprego de 11 anos, a receita que segui e que me tirou do corredor da morte ou do fundo do poço foi: a vigilância dos meus pensamentos, a oração constante e solitária enquanto caminhava por ruas e estradas tranqüilas e por fim executando um trabalho social e cristão que era de escrever cartas de aconselhamento cristão para presos e coletar revistas usadas de Escola Dominical e Bíblias para mandar para as Igrejas do cárcere, pelo correio. Uma madrugada orei e pus no papel um plano: estabeleci que em dois anos conheceria lideranças cristãs em 50 penitenciárias paulistas e enviaria uma tonelada de literatura.

Enquanto coletava literatura usada, e escrevia "cartas sociais", conheci por cartas presos cristãos em 48 presídios. Recebi mais de 500 cartas de lá em uma caixa de papelão; contribuimos com literatura para 29 penitenciarias. Esta ocupação trazia-me um senso de utilidade enquanto tirava o foco dos meus problemas. Foi assim que o Senhor nos deu uma oportunidade para melhorar nossa auto-estima.

Vigiar os pensamentos, orar todo dia, de preferência caminhando, aliando o exercício físico à oração, ocupando-se com algum trabalho cristão enquanto seus dias de vitórias se aproximam, e depois, testemunhando para a Glória de Deus como estou fazendo.

Ao lado do Correio aonde postava as cartas para o cárcere, tem um grande Hospital. E mesmo com 48 anos de idade, Deus deu um basta no desemprego e provação financeira ao enviar alguém em minha casa, para dizer que aquele Hospital estava precisando de um contador temporário. Depois por concurso fiquei efetivo. O Senhor preparou aquela oportunidade para dar em minhas mãos o melhor emprego que jamais tive.

Apesar de ter trabalhado em quase todos os ramos de contabilidade, de contabilidade pública eu não entendia nada. É a mais complicada. Mas como foi o Senhor quem abriu a porta, tive a oportunidade de aprender praticando - a melhor forma de aprendizagem para meu caso.

Eu sei que Deus pode permitir que passemos por lutas de todos os tipos e tamanhos, crises e depressão. Mas não vamos passar sozinhos. O importante é que Ele o(a) encontre ocupado(a). Mexa-se!

"Mas graças a Deus, que nos dá a vitória, por Nosso Senhor Jesus Cristo"


cruzue@gmail.com


5 comentários:

Reinaldo Carlos da Silva disse...

irmão gostei desta postagem , posso divulgar no meu blog?

Cristi@ne disse...

Grande vitória !!!
Estou passando por isso no momento, e estou na espera do meu milagre...
Deus o abençoe!

Reinaldo Carlos da Silva disse...

irmão joão, já publiquei, muito obrigado.

Luciano disse...

Irmão, ótimo testemunho. Um verdadeiro manual prático de fugir da depressão.
Comecei um post sobre a depressao, mas nem cheguei a publicar, agora vejo que eis uma fórmula, acessivel a todos.
* Já lhe conhecia da UBE, mas ainda não conhecia o seu abençoado testemunho.

Graça e Paz!

Unknown disse...

Irmão, adorei o post, abençoado mesmo!
Estou começando em meu blog e gostaria de saber se posso postar este testemunho nele.

A paz!!!