sábado, fevereiro 06, 2010

Blogs Evangélicos - Por que é preciso começar

Agenda 2012


João Batista Cruzué

Recebi, um dia desses, um email de uma pessoa amiga contando que ainda estava um pouco atrapalhada sobre o que escrever em seu blog, principalmente, porque dispunha de pouco tempo. Daí, pensei em abordar QUATRO ASPECTOS muito interessantes sobre este assunto, visando contribuir com mais tijololinho na edificação das comunidades de blogueiros evangélicos e aumento na publicação de conteúdo cristão na NET. É sempre bom lembrar que conheço muito sobre blogs, mas ainda estou aprendendo.


A VISÃO.

Quando você conhece de perto a necessidade de escrever e publicar conteúdo cristão em blogs, sua consciência se aviva e você descobre que precisa assumir um compromisso com Deus. Se blogar simplesmente por modismo ou vaidade, vai se cansar e um dia vai parar. Veja agora porquê comecei a blogar.


A visão veio há uns cinco anos, quando digitei a palavra "church" no browser do IE. Esperando que aparecesse um site cristão, fui surpreendido com o portal de uma igreja satanista. Ali estava a imagem da cabeça de um bode, com barbicha e chifres, na mandada de uma parede. Eu não estava preparado para a surpresa.

Com tantas Igrejas Evangélica e Católica no mundo, porque nenhuma estava na primeira posição do browser? Isso começou a martelar na minha mente. Cheguei a pensar que as lideranças das Igrejas Evangélicas em todo mundo eram passivas, atrasadas em tecnologia, uma vergonha. Pricipalmente, porque há 500 anos, a primeira máquina de Imprensa foi criada para imprimir a Bíblia.


Analisando depois com mais calma, concluí que a carapuça caía também justa na minha cabeça, porque eu havia me esquecido de que era uma liderança cristã.

Então comecei a agir. Naquela época já andava bisbilhotando os blogs do UOL. Eram chatos, complicados, e tinham pouco espaço. Esqueci o UOL e comecei a procurar um Portal que oferecesse uma plataforma gratuita para publicação de Blogs. Encontrei o www.blogger.com do Google. Eu já sabia de que nos Estados Unidos, eles definiam eleições presidenciais. Cheguei a subscrever o Blog do John Kerry que disputou e perdeu a eleição para o Bush.


Meus primeiros testemunhos foram publicados em 2004 no antigo site do Pastor Silas. Como eles alcançavam muitos leitores, achei que poderia crescer e publicar com as próprias pernas.

Comecei com TESTEMUNHOS.Depois traduções, reportagens, crônicas, etc. Minha família e eu sofremos muitas privações com os 11 anos de desemprego que passei. Achei que seria um bom motivo publicar e contar para o mundo a a vitória que Jesus Cristo me dera. Eu não ia ficar de boca calada. E decidi compartilhar os conhecimentos que viria adquirir com todos os que perguntassem como criar e publicar um blog.


O DISCURSO

Como escrever
: é muito simples. imagine que seu melhor amigo ou amiga esteja diante de você. Os melhores mestres da comunicação digital ensinam que para se comunicar bem, você deve escrever como se estivesse CONVERSAR com uma pessoa amiga. Quer ver a diferença?


Este é um discurso de blog: Oi meu irmão, estou aqui, neste momento, escrevendo este texto, porque sei que Deus vai usar você poderosamente em textos que vão levar a voz de Deus diretamente ao coração dos leitores de seu blog.

Ou:

A paz minha irmã, sabe aquele texto que você escreveu ontem, contando aquela vitória que Jesus lhe deu? Você não sabe, (e talvez nunca vá saber) mas do outro lado do mundo, havia um brasileiro que estava navegando na Internet, à noite, e deu de cara com seu testemunho. Durante a leitura daquele texto, que você achou tão fraco, o Espírito Santo começou a falar no coração daquele moço, e entre lágrimas ele renovou sua confiança em Jesus.


Mas evitem este tipo de discurso: Irmãos vocês devem escrever textos de testemunhos para publicar em blogs para que Deus possa usar o que estejam escrevendo". Há um erro de posição aqui: é como você estivesse acima do leitor.

A diferença entre os dois discursos: Blogs são veículos de comunicação informais. O discurso pessoal, direto, olho-no-olho, é a forma de linguagem mais adequada. Ele é forte, íntimista e eficiente.

O outro discurso , não fala diretamente, não olha olho-no-olho, não considera que a pessoa do receptor, é a parte mais importante no diálogo. Um fato a ser notado é que o discurso pessoal e direto, olho-no-olho, pode ter milhões de recepTores, cada um deles sendo chamado de "você". Quer um fato concreto? Em todos os emails e posts da campanha presidencial de Barack Obama foram usados este tipo de discurso.



A MISSÃO.

Por que é importante escrever
? Você vai escrever para glorificar o nome do Senhor. Assim como ninguém nasce falando, andando, nem lendo, você vai melhorar com o tempo.
E tudo que publicar com inspiração, vai encontrar um ou vários leitores ávidos do outro lado do monitor.

Como dar qualidade ao seu blog: uma paráfrase de Romanos 12:2 "E nunca fique satisfeito com sua bagagem cultural de blogueiro, mas renove dia a dia seu conhecimento da língua portuguesa, para que seus textos gradativamente galguem os degraus da escada da boa, agradável e perfeita escrita. O primeiro degrau é bom, o segundo degrau é agradável e no terceiro degrau você estará perfeito.

Minha sugestão: há bons manuais de redação em boas livrarias. O meu, "Tecnicas de Redação" é bastante antigo, não sei se ainda existe para venda. O nome do autor é João Bosco Medeiros, da Editora Atlas.



COMPROMISSOS

COM DEUS. A cultura do Mundo Ocidental caminha para se tornar mais e mais individualista. Narcisista. Até os cristãos estão sendo atraídos por este desvio Não foi assim que Jesus Cristo viveu no primeiro século. Ele chamou 12 jovens para ESTAREM com Ele. Para ter e crescer em COMUNHÃO com Ele. Eles assistiam ao discurso, mas Cristo ia além das palavras, pois o Reino de Deus é poder para ação. Se nos consideramos CRISTÃOS então devemos assumir um COMPROMISSO de serviço para ter comunhão com ELE. Mesmo nos multiformes tipos e formas de blogar é perfeitamente possível manter este compromisso de fidelidade.

COM O EQUILÍBRIO PESSOAL: temos que levar em conta outro compromisso: o de zelar pelo equilíbrio do virtual com o mundo real. O que fazemos no mundo real é o que dá peso às coisas que publicamos na Internet. Discurso desprovido de substância, de experiência com Deus, não vai produzir fé no coração de ninguém, pois ele será rejeitado pelo Espírito Santo.

COM A IGREJA - A maioria dos formadores de opinião da grande imprensa não são profissionais cristãos. A esmagadora maioria de jornalistas, repórteres, artistas e políticos não veem a Igreja evangélica com bons olhos. Eles nos consideram como os fundamentalistas do atraso. Crentes bobos explorados por pastores ladrões. Como somente eles falam, suas opiniões são aceitas como verdadeiras pela sociedade. Só há um caminho para enfrentar este desafio: compartilhar tecnologia de uso das mídias digitais. As próximas gerações vão se informar PRINCIPALMENTE pela Internet.

Quanto mais líderes evangélicos aprenderem publicar conteúdo cristão na NET melhor. Nem todos vão atingir altos patamares de popularidade, mas muitos vão. Se nós não expressarmos nossa opinião perante a sociedade, ela vai continuar bebendo de ateus, homossexuais, ímpios, incrédulos e de autores de novelas cheias de prostituição e maus exemplos. Precisamos particiapr e convocar nossos conhecidos a tomar parte no maior veículo de comunicação globalizada, chamada Internet. E a porta deste caminho chama-se BLOGS.


Aí está o texto prometido. Dos quatro aspectos abordados, todos são importantes, mas eu creio que a VISÃO é o combustível que pode levar à conquistas de feitos que você ainda nem sequer pensou, mas que estão no coração de Deus a sua espera.


.


|ubeblog.com|

6 comentários:

Erica disse...

Apreciei o post,muito boas as dicas.
A paz do Senhor!

Renan da Costa disse...

"Quando você conhece de perto a necessidade de escrever e publicar conteúdo cristão em blogs, sua consciência se aviva e você descobre que precisa assumir um compromisso com Deus. Se blogar simplesmente por modismo ou vaidade, vai se cansar e um dia vai parar."

Simplismente perfeito! Essa parte saltou aos meus olhos!

Fica na Paz,

Renan da Costa.
renandacosta.com

LUCAS TITO disse...

Bom Post e ótima iniciativa!!!! Deus abençoe!!!

Genilda Silva disse...

Excelentes dicas, principalmente para mim que sou iniciante.
Comecei um blog evangelístico dia 24/02/2010 e estou gostando muito de agora fazer parte daqueles que anunciam a palavra de Deus pela internet.
É muito gratificante e podemos ver os resultados através dos comentários e contatos dos leitores.

Lucas disse...

oi adorei o que você escreveu tenho 14 anos e sinto no meu coração como se fosse o senhor me dizendo que tenho que ganhar almas pra ele tenho certeza que um blog é uma ótima forma de ganhar essas almas.
o senhor abenço~es sua vida e que ele levante muittas e muitas pessoas como você.

Joao Cruzue disse...

Resposta ao LUCAS

Parabéns! garoto.

Fiquei muito contente com seu comentário. Eu aprovo sua decisão, mas vou pedir uma coisa: sua prioridade são os estudos. Blog é uma coisa que pode viciar e tomar muito tempo - que a gente nem sempre tem.

Promete que vai usar de bom senso?

Então, como incentivo vou deixar o endereço de dois blogs que vão trazer muitas dicas de como fazer as coisas:

Curso de blog: www.cursodb.blogspot.com

Como Blogar
www.comoblogar.blogspot.com


Abraço


.