sexta-feira, janeiro 15, 2010

Haiti - Consul suspeita de maldição religiosa


Foto: Daily Mail
Porto Príncipe - Daily Mail
(amplie)

O Cônsul do Haiti no Brasil, Sr. George Samuel Antoine, suspeita que a cultura religiosa (macumba) haitiana é a responsável por tantas desgraças no seu país, confome se entende de suas declarações gravadas "antes" da entrevista a um jornal brasileiro:

"A desgraça de lá está sendo uma boa pra gente aqui, fica conhecido", disse o cônsul. "Acho que de, tanto mexer com macumba, não sei o que é aquilo... O africano em si tem maldição. Todo lugar que tem africano lá tá f..." Fonte: Folha Uol.

Suas palavras se tornaram ainda mais verdadeiras, quando um dia depois procura minimizar o assunto alegando pouca habilidade com o português. Mesmo estando no Brasil há desde 1975. Ele não sabia que estava sendo gravado. Tentou desmentir depois, mas a verdade ficou clara. Ele entende que a "macumba" (vodu) está na origem da miséria sem fim da África e do Haiti

Album de fotos do Daily Mail: aqui

Há muitas pessoas ainda vivas debaixo dos escombros em Porto Príncipe, Capital do Haiti. Sexta-feira, encontraram uma senhora viva, depois de quatro dias debaixo dos escombros. Domingo (17.01), cinco dias depois, ais três pessoas - um homem, uma senhora e uma criança, foram encontradas debaixo de um supermercado que desablouInfelizmente faltam ferramentas: tesouras pneumáticas, macacos hidráulicos, retro-escavadeiras, tesouras pneumáticas para libertar os feridos.

A falta d'água potável tem levado as pessoas usarem a água que escorre no meio da rua para banho de crianças e adultos. O mau cheiro é insuportável, tanto de corpos em deconposição ainda por retirar dos escombros quanto excrementos humanos feitos em plena rua, pois não há quase mais nada de pé em Porto Príncipe.

Há necessidade de remédios e principalmente materiais médicos para primeiros socorros de pessoas feridas. Com certeza vai precisar de doadores de sangue para os hospitais de campanha que estão sendo erguidos na Capital.

A imprensa do mundo inteiro está chegando no Haiti. O Terceiro Setor (ONGs) também está se movendo para lá. É provavável que aconteça um "mutirão" ainda não visto em catástrofes anteriores. Com certeza a Internet (Twitter, Facebook, Blogs) vão ser muito atuantes no Haiti.

O terremoto, de 7,0 graus na Escala Richter, aconteceu na terça-feira às 16:53h, horário do Haiti, 19:53h horário de Brasília. Morreram 14 militares brasileiros e 22 ficaram feridos. A médica sanitarista, Dra. Zilda Arns Neumann, 75 anos, irmã do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, também perdeu a vida. Ela acabara de dar uma palestra para 150 pessoas em uma Igreja Católica de Porto Príncipe, quando um pedaço do teto caiu sobre sua cabeça. Ela foi velada e sepultada no Cemitério Água Verde em Curitiba. Ela deixou 04 filhos e 10 netos. A Senadora Marina Silva, evangélica, esteve presente ao velório, entre outras autoridades, e disse que a Dra. Zilda Arns foi uma pessoa que viveu o Evangelho e acreditava no que fazia, defendendo os pobres e buscando a solidariedade.

Já se fala em 200 mil mortes.

Veja os dados sobre o Haiti: fonte: Departamento de Estado Americano

Site Oficial do Haiti depois do terremoto: Embaixada do Haiti nos Estados Unidos

Manual de Donativos: CIDI- Centro de Informação sobre desastres Internacionais



.

Um comentário:

Tubular triciclo super disse...

A religião ou seita mais apropriadamente, se chama vodú a qual tem muita semelhança com o candomblé no Brasil. Acho que o cônsul foi infeliz ao tentar colocar a culpa de tal fato na religião daquele povo. Não esqueçamos que o povo histórica mente mais foi escravizado e perseguido foi o povo de Deus. O Haiti se sofre alguma maldição ela foi provocada por aqueles que os escravizaram no passado e os que os escravizão no presente, Um governo corrupto e controlado pelo governo americano que vem à anos enviando armas para as milícias haitianas assim tento o pretesto da ocupação. Esta é a verdadeira maldição deste povo.