domingo, outubro 04, 2009

Mensagem cristã para adolescentes

.

Não pare no meio do caminho
João Cruzué

Tenho visto dezenas de adolescentes (e adultos também) indo à frente do púlpito ao final de uma mensagem, a convite do pregador. Por vezes e vezes, vejo os mesmos teens indo, e indo à frente, sempre que há um convite. Isto aconteceu de novo neste domingo. E quando eu olhei e vi aqueles rostos, meu espírito se moveu e eu chorei. Eles estavam preocupados com sua forma de caminhar.

Chorei porque eu vi angústia e um desejo sincero deles em buscar uma ajuda com o Senhor Jesus. Alguns já estavam parados, sem forças para voltar a caminhar. Tempos difíceis. Difíceis pelas muitas ofertas de pecado. Difíceis pelas muitas cobranças. Estudos, trabalho, mais responsabilidades. Por outro lado, a questão da aceitação nos grupos, a experiência do primeiro amor. O namoro sem santidade. O mundo dos adultos não é definitivamente um lugar confortável, senão estranho e hostil. O que é muito valorizado pelos adolescentes não crentes de hoje, é repugnante diante dos olhos de Deus. Manter a fidelidade ao Senhor exige compromisso.

Muitas coisas eu poderia dizer olhando para os micos e bandeiras de aconteceram na minha adolescência. Até os 18, era muito raro ter algum dinheiro no bolso. Quando recebi meu primeiro salário, gastei tudo em roupas, cinto e perfume. Na maioria das vezes, eu olhava as coisas com um olhar comprido. Sonhos de consumo impossíveis. E muitos desistem muito facilmente da fé, quando param pelo meio do caminho e buscam se dar bem roubando, se prostituindo e vendendo drogas. Estes não têm ouvidos para os testemunhos que contam muitas vitórias que Deus tem dado aos santos.

Aos 18 aceitei a Jesus como meu Salvador. Aos 19 eu me firmei na fé. No dia do meu aniversário. Foi quando eu entendi muito claramente o que significava aceitar Jesus como SENHOR da minha vida. Me batizei nas águas pouco depois, e também recebi a promessa do batismo com o Espírito Santo. A partir daí eu também entendi o que era a verdadeira alegria, trazida pela presença de Deus em minha vida.

Passei por aflições bem difíceis, mas nunca perdi a alegria. E uma dessas aflições foi a "sugestão" de meus pais para que eu saísse de casa, pois eles eram católicos e eu me tornara um crente. Isto basta.

Depois que Jesus fez morada em mim, eu aprendi o exercício do perdão. Que devemos perdoar sempre, mesmo que isto seja muito difícil. O perdão mantém a presença de Deus em nossas vidas. Isto é muito importante para receber as respostas de nossas orações. Se eu fosse examinar cada ano de minha fé, para definir o que foi mais importante para me aproximar de Deus eu diria que foi o exercício do perdão. Eu não fiquei parado à beira do caminho.

Algumas orações têm respostas imediatas. Mas para que a nossa fé cresça, Deus sabe que não pode nos dar tudo o que queremos. Ele quer que aprendamos também a esperar pelas respostas. E esperar não é muito do nosso feitio. Mas é bíblico: Esperei com paciência no Senhor e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. O Senhor sempre nos ouve.

Não pare no meio do caminho. Abandonar a esperança e descrer das promessas da palavra de Deus é uma triste realidade. Existe uma guerra espiritual e o diabo conta com as frustrações e decepções do nosso dia a dia para enfraquecer a nossa fé. Eu sei que o SENHOR existe e que confia em nós nas batalhas que travamos para não sermos envenenados pelas coisas do mundo.

Santidade é separação das coisas do mundo. O domínio da nossa vontade é uma batalha crucial. Ou agradamos ao Senhor e a seu tempo colhemos os bons frutos da nossa oração ou se desistirmos de esperar damos de "bandeja" nosso futuro para o diabo. Se permanecermos fiéis durante as tribulações, Deus nos dará vitória naquilo que precisamos.

Não importa quem ou o que esteja afligindo você. Não importa o tamanho da "pedra" no seu sapato. Confie nas promessas do Senhor. Fique firme. Seja fiel. Pois chegará um tempo, em que você vai receber a resposta de Deus para todas as suas necessidades.

Para isso, não tenha comunhão com o mundo. Não tenha amizade com colegas mundanos. Seja separado daquilo que não presta, e Deus vai amá-lo como filho, como filha. E tudo que você pedir vai receber.

Eu sei disso, é assim que vem acontecendo comigo há 34 anos. O Senhor tem sido fiel. Tenha você também um firme compromisso de fidelidade com ele. Como Daniel. Se você não firmar este compromisso de fidelidade e santidade com o Senhor, não haverá oração que baste.

Depende de você. Se você for fiel, você conseguir ajuda do Senhor para estudar, se graduar, se casar, comprar sua casa, criar uma família abençoada, possuir um carro novo, ser uma bênção para você e a sociedade. Jacó não tinha nada quando fugiu de casa. Deus o fez rico. Mas Jacó aprendeu a ser fiel com o Senhor.

Seja fiel em tudo. Nunca fique parado no meio do caminho, pois as maiores bênçãos da sua vida, ficam para ser recebidas depois.







.

7 comentários:

Anônimo disse...

Belo post, amado irmão.Me identifiquei pois eu mesma quando adolescente já precisei de muito de ajuda.Não é fácil servir ao Senhor nessa fase.Mas a gente aprende.
Fica na paz!

Edu Dantas disse...

faz tempo que a internet precisa de conteúdo relevante para essa faixa etária.

Parabéns pelo post e pela iniciativa.

mercado, mercado, mercado.
dinheiro, dinheiro, dinheiro.

o "gospel" se tornou altamente lucrativo.

será que na próxima já vai ter lasca da cruz e água dor jordão, faz tempo que essas pérolas não aparecem

http://luzparaseudia.blogspot.com

Unknown disse...

D+..................vou postar no meu blog será que posso? bj

PATRICIA disse...

a graça e paz!
muito bem postado essa mensagem , eu tenho adolecentes e eu mesmo sei como é dificil lidalos, temos q ter estrategias e jesus pra nos ajudar, por isso q levo comigo prar igrejas para conhecer a palavra, um grande abraçoa e que Deus continua te usando com essas palavras para levar a quem precisa,

fica na paz!

Anônimo disse...

oie bom gostaria de compartilhar isto com irmãos bom antes de ler este txto tava olhando o orkut do meu ex namorado porque estava orando pelo meu EX namorado quando algo tocou meu coração de ver o orkut dele mas quando vi so tinha mensagens de mulheres quando vi aquilo minha vontade foi de morrer mas quando fechei o orkut abriu uma aba do google sem eu querer coloquei la mesagens para adolescentes cristã quando comecei ler aquilo senti uma paz imensa no meu coração eu louvo a deus por isso MOÇAS E RAPAZES naum faça como eu ja iria desistir mas eu pude ver quem e o DEUS que sirvo obrigada a todos DEUS ABENÇÕA

HERIVELTON MARCULINO disse...

Saudações com a paz do Senhor! Achei interessante seu post e gostaria de lhe pedir para postá-lo no blog JOVENSADA. Por favor, envie sua resposta: heriveltonmarculino@hotmail.com

azilbrasil disse...

Gostei muito do seu blog, já estou te seguindo e gostaria que fosse meu seguidor também ...

htpp://esperadoamado.blogspot.com
http://decolandonaadoracao.blogspot.com
http://espacoparamudancas.blogspot.com