sábado, setembro 19, 2009

Salmo 55 - Incentivo à oração em tempos muitos difíceis


"De tarde, e de manhã, e ao meio-dia orarei;

e clamarei, e Ele ouvirá a minha voz"

Túmulo de Absalão(E), Jerusalém
João Cruzué

"Inclina, ó Deus os teus ouvidos à minha oração e não te escondas da minha súplica. Atende-me e ouve-me; lamento-me e rujo, pois o clamor do inimigo e a opressão do ímpio lançam sobre mim iniquidade e com fúria me aborrecem." Este é o início de um Salmo de David, o rei que orava e dependia das respostas de Deus.

David era músico. Atarefado com a guerra e os deveres do reino, receio que não tinha tempo para fazer poesias. Imagino que orava junto a alguém, algum profeta ou secretário, Natã por exemplo, que anotava suas palavras. E elas não eram frutos de ficção, mas de um cotidiano muito difícil.

Os eruditos dizem que o Salmo 55 foi escrito durante a rebelião promovida por Absalão, um dos filhos do rei, que buscava tomar pela força o trono do pai, aconselhado por Aitofel, ex-conselheiro de Davi. Em guerra contra o próprio filho, uma situação desesperadora. Consciente da sua fraqueza, o rei fugiu de Jerusalém para nãos ser morto (ou matar) pelo próprio filho. Absalão, estava envenenado e disposto a qualquer coisa. Que situação. Verdadeiramente as portas do inferno estavam abertas dentro da casa de Davi.

E foi assim que David percebeu que devia orar mais e clamar com mais força a Deus. Passou a orar sobre o assunto três vezes ao dia. E para um judeu fazer isto, significava que sua necessidade era angustiante. De tarde, pela manhã e ao meio-dia.

A principal mensagem do Salmo 55, para mim, está registrada no penúltimo versículo: Lança o teu cuidado, sobre o Senhor, e Ele te susterá, e não permitirá que um justo seja abalado. Isto quer dizer que em situações tão difíceis como aquela não há outro caminho senão orar mais e depender de Deus. Como esta promessa está vinculada à justiça, é bom ordenar sua vida com Deus para evitar impedimentos.

Se você entrar dessa forma diante de Deus, ele vai parar a fúria do inimigo. Você dará a volta por cima, porque o Senhor conquistará a vitória por você. Não se cale nem se apequene diante da fúria do diabo.

Irmão João - cruzue@gmail.com



7 comentários:

Newton Carpintero, pr. disse...

Prezamdo João Cruzoe,

A Paz do Senhor!

Excelente matéria que nos faz refletir nos cuidados de Deus, e a importância em sempre deixar-mos todos os problemas e desafios em suas mãos.

Confiar, será sempre a mola mestre que nos posicionará no camjnho da vitória, e assim alcançarmos, bem acima dos nossos objetivos, os objetivos de Deus.

Confiar significa depositar nossas forças naquele que tudo pode.

O Senhor seja contigo!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
www.editoresapologeticos.com

Anônimo disse...

Fico muito grata com este texto, pois me ajudou ainda mais a esclarecer o que Deus espera de mim.

Há um tempo atrás, num momento de provação grande e confrontamento com o diabo, Deus me deu essa palavra que me trouxe muitas respostas.

Hoje eu estava refletindo nela quando decidi procurar mais na internet. Entender um pouco mais o que acontecia com o Rei Davi no momento deste salmo me ajudou a entender grandes coisas também para a minha vida.

Agradeço muito ao autor do post, hoje você foi usado por Deus pra falar à minha vida.

Fique com o Senhor Jesus,

Ingrid Abreu.

FAGNA disse...

Tenho lido algumas de suas postagens, e que me auxiliaram muito em momentos que passei.Deus nunca nós abandona,isso Ele tem mostrado na minha vida,glória e louvores sejam dados ao SENHOR. Que através do que você escreve, muitas vidas continuem sendo fortalecidas. parabéms pela dedicação. Que a paz do Senhor permaneça contigo.

Ivonete disse...

AGRADEÇO POR ESTE TEXTO, POIS NUM NOMOMENTO DE MUITAS PROVAÇÕES COMO O QUE EU ESTOU PASSANDO AGORA É MUITO IMPORTANTE SER LEMBRADO DE QUE DEUS NUNCA VAIS NOS DEIXAR DESAMPARADO E QUE CONFIAR NO SENHOR SEMPRE É A MELHOR SAÍDA PARA QUALQUER PROBLEMA QUE O DEMÔNIO COLOQUE EM NOSSAS VIDAS.

Beth Diamantino disse...

Esta noite, às 03:00 h da madrugada Deus me deu essa maravilhosa palavra do Salmo 55 e, procurei estud´-la mais ainda pela internet e estou maravilhada com o que o Senhor Deus quiz me fazer compreender. Deus o abençoe pelo lindo estudo de seu blog!


Joao Cruzue disse...

Obrigado, Beth! Que Deus faça em sua vida, aquilo que você precisa e é da vontade dele. De preferência em um tempo mais curto!

Irmão João.


Francielle Miranda disse...

Mensagem maravilhosa observando que era o próprio filho contra o Pai ..hoje vivo isso de uma maneira diferente porem ,atormentada pelos da minha "casa" ..mas com tudo hoje tive mais uma experiencia com o Senhor através dessa mensagem..Deus é tremendo ..obrigado por abrir mais minha mente sobre essa maravilhosa mensagem!A paz do Senhor Jesus!!