sábado, agosto 15, 2009

A violação de um princípio


JC

"Amai-vos uns aos outros, como eu também vos amei" Jesus Cristo

Joao Cruzué

"Violar um princípio
é muito mais grave que transgredir uma norma qualquer. A desatenção ao princípio implica ofensa não apenas a um específico mandamento obrigatório, mas a todo o sistema de comandos. É a mais grave forma de ilegalidade ou inconstitucionalidade, conforme o escalão do princípio atingido, porque representa insurgência contra todo o sistema, subversão de seu valores fundamentais, contumélia irremissível a seu arcabouço lógico e corrosão de sua estrutura mestra. Isso porque, sem ofendê-lo, abatem-se as vigas que o sustêm e alui-se toda a estrutura nelas esforçada."
Celso Antônio Bandeira de Mello.

Coisa parecida pode acontecer na vida do cristão. Uma vez caído no pântano do egoísmo tudo é mais racional, relativo. De isso-não-faz-mal em isso-não-faz-mal, uma brasa exposta ao frio dos pecadinhos lentamente vai se transformando em cinzas.

Jó foi um homem que recebeu elogios do próprio Deus, pois seguia quatro normas de vida: sinceridade, retidão, temor de Deus e se mantinha à distância do mal. Estas normas derivam do princípio da santificação. Mesmo que você não tenha o todo o caráter de Jó, uma coisa precisa ter: o desejo íntimo de agradar ao Senhor.

A diferença está no olhar. Enquanto o olhar de Deus é compassivo e suas palavras são amorosas, o diabo olha tudo com desprezo e suas palavras são sempre críticas e destruidoras.


Rebeldia, é o nome que se dá à forma de comportamento proposital que se insurge contra todos princípios divinos estabelecidos. Despreza-os. Desmerece-os. Longe de procurar agradar, o rebelde tem prazer em quebrar regras, desobedecer princípios e desconstruir sujeitos Quando isto faz, expõe a natureza egoísta e maligna do reino onde vive.

Este egoísmo, esta rebeldia em ação não ofende apenas princípios, mas o próprio autor deles que é Deus!



"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo,
e ele fugirá de vós". Tiago 4:17



cruzue@gmail.com


.

2 comentários:

Paulo Mororó disse...

Caro irmão, a Paz do senhor.

Louvado seja Deus por esta mensagem!
Um abraço
PAULO MORORÓ

Elaine Cândida disse...

Verdade...

Por pensar em si acima de Deus, o diabo virou o que virou. Cai a máscara e ficou bem claro o que há por trás da rebeldia...

Deus nos guarde desse mal.

Bom conhecer seu blog.

Paz de Cristo.