segunda-feira, agosto 03, 2009

Curso Blogs Evangélicos - Perguntas Respostas


Blogs - Acenda uma Luz na Internet

para testemunhar do amor de Cristo.


Autor: João Cruzué

Material didático disponibilizado para fomento de publicação de conteúdo cristão na Internet. A Missão da União de Blogueiros Evangélicos é compartilhar conhecimento e tecnologia virtual para que todas as facilidades e gratuidades oferecidas pelas grandes plataformas se tornem conhecidas de toda liderança cristã. Considerando que os recursos virtuais de nossa época ficam disponíveis 24 horas por dia, acessíveis a qualquer lugar do planeta onde haja computador e internet, deixar isto sem repercussão seria desperdício de tempo. E dinheiro.


1 - O que é um blog?

João Cruzué: Blog é um site online. Escreveu, publicou, seu texto fica disponível para qualquer lugar do mundo em poucos segundos. Não é preciso ter um técnico em programação. Você pode fazer tudo sozinho e rápido.


2 - É preciso saber linguagem de programação para editar um blog?

Não. Quando eu comecei a escrever em blogs, há uns cinco anos, não fazia a mínima ideia do que era linguagem HTML. Basta saber digitar. Tenho visto adolescentes de 13 anos publicando blogs.


3 - É difícil criar e escrever em um blog?

No começo, como qualquer outra coisa, você acha um pouco esquisito, pois ainda não está acostumado com a ferramenta. Mas é tudo muito simples. Todas as atividades que você realiza em um blog foram planejadas para o nível mais simples possível. Se você sabe digitar, você vai conseguir publicar textos em blogs.


4 - O que significa a palavra "blogueiro"?

Blogueiro ou blogueira é um neologismo; é a pessoa que publica um blog.


5 - Por que publicar um blog evangélico na Internet?

Há muitas razões. A primeira delas é que se trata de uma ferramenta com um poder de comunicação inigualável. Se você publicar um texto agora, um leitor pode lê-lo em qualquer lugar do mundo. Basta que tenha um computador plugado na rede. Em números atuais, 2,5 bilhões de pessoas já têm acesso à rede.


6 - Existe comparação entre a Imprensa e a Internet?

Assim como Martinho Lutero soube usar a máquina de imprensa no século XIV para imprimir a Bíblia, cujos benefícios tecnológicos vieram até nossos dias, a Internet ou tecnicamente a Rede Mundial de Computadores (interligados entre si) pode levar a Palavra escrita do Evangelho a todos os cantos do planeta.


7 - Quanto custa para se criar e publicar um blog?

Se você tem rede banda larga em casa, não vai custar nada. Se você não tem, conheço blogueiros que publicam suas coisas em lanhouses a R$2,00 a hora. Ou menos que isto. As maiores plataformas de criação de blogs oferecem o serviço sem cobrar nenhum centavo. São elas: www.blogger.com, www.wordpress.com, www.vox.com, além de outras menores.


8 - E quanto à língua portuguesa?

O medo de escrever errado não deve limitar o Blogueiro. O problema pior é ter medo de escrever. Se você tem um propósito com Deus, vai investir no conhecimento da língua. Vai se debruçar sobre uma gramática. Comprar um dicionário... Todavia, existe uma forma bem simples PROVISÓRIA reduzir tais erros. Se você usa o Word como editor de textos, ele possue um corretor ortográfico que não só aponta possíveis erros de ortografia como também possíveis erros de concordância. Eu não publico textos, sem antes levá-los para teste no Word. Investir na língua portuguesa é uma atitude de respeito ao leitor. Deixar de publicar um blog por não saber escrever bem, não se justifica.


9 - Como foi que João Cruzué começou a publicar blogs?

Primeiro, sempre gostei de trabalhar com literatura para evangelização. Mas, não foi este o fator principal. Há cinco anos, quando eu fui digitar a palavra "church" na barra de endereços do navegador (Internet Explorer) esperava que se abrisse o site de uma Igreja evangélica. Não foi isso que aconteceu. Em seu lugar veio o site de uma igreja satanista, com a foto de um bode com chifres e barbicha. Eu me assustei. Não esperava a "surpresa". Depois pensando comigo mesmo cheguei a esta conclusão: como o povo do Senhor é devagar no uso das tecnologias criadas pela inteligência (que Deus deu) do homem. Depois, cheguei a outra conclusão: que a carapuça me servia, pois eu fazia parte deste povo "devagar."


10 - Por que se deve criar e publicar um blog evangélico?

Em princípio, todo crente que tenha erudição ou que goste de escrever deveria publicar um blog. Eu vou além. Todo crente que exerce algum tipo de liderança na Igreja, o faz por uma razão: deve ter uma vocação, uma chamada de Deus. Se ele faz uso da Bíblia para ensinar também deveria escrever. As palavras faladas são boas, mas se elas forem escritas vão ter uso contínuo. Imagine se Deus não tivesse ordenado aos santos que escrevem os livros que deram origem à Bíblia? Existe também outra razão. O mundo publica coisas na internet. Ali se encontra de tudo. Inclusive coisas más. Então, em minha opinião, se a função da Igreja é sal e luz, devemos publicar textos que levem a luz à escuridão dos cativos do diabo e sal para que a sociedade não apodreça e se destrua.


11 - É perda de tempo publicar textos cristãos em blogs na Internet?

Com certeza não! A resposta esta no Livro do Profeta Isaías. "Porque assim com desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." Isaías 55: 10 e 11.


12 - Sugestão de textos para publicação em blogs?

Eu creio que os leitores gostam principalmente de saber o que pensamos e o que estamos fazendo. Não é à toa que o Twitter começa com uma pergunta desse tipo. O povo de Deus é muito rico em inspiração. Também muitos de nós ouvem constantemente a voz de Deus. Isso é importante publicar. Uma das outras razões por que publico em blogs é para testemunhar. Contar as bênçãos que Deus tem me dado. Há uma coisa interessante sobre isso. Às vezes você não tem oportunidade para contar sua bênção na congregação. Pois, use um blog e publique sua bênção e compartilhe sua história em todo planeta. Literalmente.


13 - Que outros tipos de textos pode sugerir para publicar em um blog?

Vamos lá: Poesias, comentários sob a ótica cristã de coisas da atualidade. Refutações de heresias. Apologia da fé cristã. Folhetos evangélicos digitais. Reportagens sobre projetos, acontecimentos, missões, perseguições, eventos futuros e acontecidos, divulgação de notícias de utilidade pública, como da área de saúde por exemplo. Há um leque variado de opções para trabalhar. Sou um ferrenho partidário de que a Internet é um território a ser conquistado pelas lideranças cristãs. Se ela foi democratizada e popularizada para compartilhar conhecimento e distribuir oportunidades não vejo porque Cristo deva ficar ausente. O povo crente no Brasil tem um interesse muito grande em comunicações. Por exemplo, todo pastor seja erudito ou não gostaria ter ou continuar com um programa de rádio. Eu mesmo ja fiz programas de rádio. Então precisamos levar este interesse, esta forma de comunicação em massa também para os blogs na Internet.


14 - É verdade que Barack Obama ganhou a presidência dos Estados Unidos pela Internet?

Posso dizer que sim. Ele ganhou a guerra no terreno das comunicações pela internet. Seus eleitores e colaboradores de campanha vieram da população mais jovem. Da geração que se comunica pela rede. Conseguiu mais fundos, aplicou os recursos em todos Estados e se tornou o primeiro Presidente negro nos Estados Unidos da América. Não estou dizendo com isto que aprovo suas opiniões de campanha, mas afirmando que ele ganhou as eleições porque usou melhor a Internet.


15 - Como faço para aprender mais sobre blogs?

Até o fim do ano a União de Blogueiros Evangélicos vai tornar disponível um Curso completo sobre Blogs. Enquanto isto, há um serviço de suporte publicado por nós em Como Blogar que acessado de qualquer lugar do mundo. Também já existe alguma coisa no endereço onde vamos publicar o curso: Curso de Blogs. Nesses dois endereços, se você pesquisar com paciência vai tirar muito de suas dúvidas.


16 - O que faz a União de Blogueiros Evangélicos?

A UBE foi criada com uma visão: agregar blogs evangélicos e, depois, compartilhar conhecimento de como blogar e publicar conteúdo cristão na Internet. Hoje, ela possui uma comunidade com mais de 4.000 blogueiros evangélicos. Dentro desta comunidade, você pode trocar informações, fazer amizades, pesquisar estilos e formas de blogagem. Olhando e aprendendo. Além disso, dentro da comunidade da UBE você pode divulgar e aprender a divulgar seus textos através de um Mural que tem por lá. Para fazer parte dessa comunidade você pode se inscrever e aguardar a moderação neste endereço: www.ubeblog.ning.com


15 - O que mais a União de Blogueiros Evangélicos tem a oferecer?

Ela vem oferecendo suporte para que uma pessoa que não saiba como criar e publicar seu blog possa fazê-lo com facilidade. Assim que o blogueiro ou a blogueira é aceita pela moderação, a UBE deixa um texto de boas vindas na sua caixa de recados. Neste texto, entre outras coisas, tem um Manual de Orientações, para que o novo admitido veja com blogar com sabedoria e responsabilidade. Neste manual estão endereços, conselhos, avisos, regras, e a instrução de como colocar o Selo da UBE nas laterais dos Blogs.


16 - De onde são os Blogueiros afiliados na UBE?

A princípio eram somente do Brasil e Portugal. Blogueiros que publicam em língua portuguesa.A partir do início de 2009 isso mudou. Agora já estão conosco muitos irmãos dos países de língua espanhola da América Latina. Argentinos, uruguaios, chilenos, salvadorenhos, panamenhos, venezuelanos, colombianos, mexicanos, etc. Temos também blogueiros que publicam em língua portuguesa, de Angola e Moçambique na África.


17 - Conclusão.

Se a Internet nos traz uma oportunidade de publicar a palavra de Deus a custos baixíssimos, para não dizer de graça, precisamos entender que, hoje, é possível deixar a palavra de Deus disponível em todas as nações. Penso que esta tecnologia nos foi dada aos homens por Deus, para que o mundo inteiro seja evangelizado. Quem tiver sede vai achar Deus de alguma forma na Rede mundial de computadores. Blogs não substituem a função da Igreja. Blogs servem para ensinar, evangelizar, refutar, informar bem, etc. A Igreja opera no mundo real. O batismo deve ser real. A visita deve ser real. O pão e o vinho da ceia devem ser reais. O amor deve ser real. O discipulado deve ser real. Da mesma forma que uma bíblia não substitui as funções da Igreja.


Espero que tenha gostado.

Irmão João Cruzué - cruzue@gmail.com
SP - 03.08.2009


.

3 comentários:

Fabrício de Souza Pinto disse...

Vim convidar você para participar do sorteio que estou promovendo no meu blog... passe lá e inscreva-se!

Márcia Gizella disse...

Muito bom Pastor João,nos ajuda bastante, nós os iniciantes...
Paz querido...

Gê e Dé Nascas disse...

Gostamos mto do seu blog amado irmão!Continue propagando a Palavra de Deus segundo o evangelho de Jesus Cristo.Graça e Paz!
Gê e Dé Nascas
Manhuaçu-MG

Qdo tiveres um tempinho visite nosso blog e comente.

www.nascas.blogspot.com