sexta-feira, agosto 07, 2009

Como trocar o banner nos modelos do blogspot


Por João Cruzué

Algumas coisas a "gente" aprende ouvindo. Outras escrafuchando. Taí um assunto que desafiou minha paciência de blogueiro por um bom tempo. Meu blog sempre tempo habilitava o Menu Cabeçalho em Layout, o que eu achava muito bom, pois me permitia trocar o banner (header) sempre que quisesse. Até que um certo dia o memu "Cabeçalho" foi desabilitado e eu fiquei "na mão". Ou melhor, com este retângulo vertical no cantinho da esquerda na figura abaixo.


Então eu lutei bravamente! Mas nada dava certo. Até que apelei para uma tentativa extrema: trocar o modelo do blog! Então veio-me uma luz, que levou embora meu desespero (ou será frustração?) e eu mostrei definitivamente quem é que "mandava"no blog!

E foi assim mesmo que aprendi a resolver sozinho o problema. Para trocar o banner eu aconselho efetuar a troca em cinco passos.

1) Acesse Layout ou Configurações e clique duas vezes em Editar HTML. Faça uma cópia das configurações do seu blog. Salve no bloco de notas (Typepad). Caso não saiba fazer isso anote: Dentro de "Editar Html" dê um clique no centro da caixa de Html. Depois selecione e copie (Ctrl+A e Ctrl+c).

2) Escolha um novo modelo para o Blog. Isto é, escolha de novo o mesmo modelo. Depois salve A figura abaixo mostra que o Como Blogar usa um modelo Rounders 3.


3) Feito isso, quando você acessa de novo os Elementos da Página (Configurações) o bendito menu cabeçalho voltou. Então você vai clicar em editar.

4) A clicar em Editar no menu cabeçalho, vai abrir a caixa de seleção abaixo. Para substituir o Banner antigo, basta clicar em "Remover Figura". Depois você faz o Upload do Banner novo. Complete a substituição com Salvar.


5) Colando as configurações antigas. Lembra-se da cópia das Configurações de HTML do seu blog do primeiro item? Agora você vai substituir a nova configuração que veio junto com a re-escolha do "novo" modelo. Acessando Layout/Editar Html, clicando com o mouse no centro das configurações. Selecionando com Ctrl+A; Deletando com del; e colando a configuração que salvou no inicio.

6) Salve.

Pronto. Você já tem o banner novo no Lugar. Não esqueça heim! O blogspot aceita dois tamanhos de Banners. O pequeno com 650px para colocar no espaço(maior) de 660px. O Grande com 940px, para caber no espaço de 955px.


Gostou?

João Cruzué. Visite o Blog
Olhar Cristão.



7 comentários:

Mateus Santana disse...

Nem me fale, já passei uma luta pra fazer isso... lembra? hehehe
Mas aprendi que no final da tudo certo. O importante é não desistir e a prática, nesse ponto, leva a perfeição! =]
abraço

Nascendo uma mamãe disse...

Olá..
estou muito perdida nesse negocio de blog estou tentando fazer um mais está dificil...como faço pra por fotos??? na pagina de nova postagem não aparece essa paisagem pequena como faço pra por ou acha-la???
queria personalizar tb mais não consigo como faço???
desde já agradeço
abraços
Angelica

Joao Cruzue disse...

Angélica:

Para colocar imagens ou fotos na Postagem, copie este endereço abaixo, e procura na dica 14

http://arq-comoblogar.blogspot.com/


Paz.

Nascendo uma mamãe disse...

João...
muito obrigadaaaaaaa

abraços

Angélica.

Igreja Vida Plena disse...

Valeu João!!!

Anônimo disse...

joão quando eu fui cola o novo tempelte voltou o mesmo banner que tava mais na hora de troca nao tem como! como que eu faco para troca o banner

Informativonb disse...

Boa dica, valeu!