terça-feira, julho 28, 2009

Livro - Os Dez Mandamentos do Futuro Jornalista


Aos blogueiros evangélicos que desejem aceitar o desafio de publicar conteúdo cristão na Net e aparecer bem na "fita" na primeira página de busca do Google, competindo com a grande mídia. Ontem isto era impossível. Mas se fizermos o possível de cada dia, amanhã poderemos ir além do impossível. (João Cruzué)

"OS DEZ MANDAMENTOS DO FUTURO JORNALISTA"
Publifolha

1. O domínio da língua portuguesa é requisito básico na profissão. Habitue-se a ler diariamente jornais, revistas e livros e a manter-se atualizado com os demais meios de comunicação.

2. Prepare-se para passar alguns sábados e domingos dentro de uma redação ou na rua apurando uma matéria. A notícia não cumpre agenda e precisa ser divulgada todos os dias, sem descanso.

3. Saiba que o trabalho em equipe é importante na profissão. Ouça o que as pessoas têm a dizer, aprenda com os mais velhos e respeite os mais jovens. O jornalismo é uma carreira dinâmica, e nada melhor do que construir uma sólida rede de contatos.

4. Nem o melhor dos jornalistas sabe tudo de todos os assuntos. Seja humilde e, em dúvida, não tenha vergonha de perguntar.

5. Domine as ferramentas básicas de informática e aprenda um ou mais idiomas, em especial o inglês.

6. Descubra "quem é quem" na área; mais do que isso, saiba construir sua rede de relacionamento, sua network, importante em qualquer carreira, principalmente na área de comunicação.

7. Seja curioso, busque novos conhecimentos e amplie seus horizontes. Um bom jornalista tem na bagagem um vasto repertório de informações.

8. Seja ético e honesto em seu trabalho, pois só assim conseguirá o respeito e a credibilidade que o distinguirão na carreira.

9. Procure especializar-se numa área pela qual você tenha interesse genuíno.

10. Valorize a vida acadêmica e desenvolva senso crítico para ingressar e permanecer no mercado de trabalho.

Fonte: Publifolha
Livro: "Jornalista", Publifolha, 144 páginas, R$21,90. Nas principais livrarias
.
Comentário sobre a opinião do autor do post dessa foto: eu discordo da opinião dele. Por causa do desequilíbrio que o Google tem feito.
.

Um comentário:

1001 Contos disse...

Parabéns! Ótimos esclarecimentos em todos o post.Deus abençoe a todos Abçs da Tânia Míriam.