quinta-feira, junho 25, 2009

Angola - reinauguração de templo da Igreja Batista



Reinaugurado templo da Igreja Evangélica Baptista em M'banza-Kongo


Jornal de Angola - 28.Fev.2009

M'banza-Kongo – O templo da Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA) em M'banza-Kongo foi reinaugurado hoje, sábado, naquela cidade, após sete meses de trabalhos de restauração financiados pelo Governo Provincial do Zaire.

Procedeu o corte da fita de reinauguração deste templo, o governador do Zaire, Pedro Sebastião, que na sua intervenção reconheceu o importante papel desempenhado pela Igreja na pacificação dos espíritos, constituindo-se numa verdadeira parceira privilegiada do Governo Angolano.

A capela, cujo restauro não afectou o seu aspecto arquitectónico original, passa agora a dispor de um aparelho de som de alta potência e um espaço para mais de 800 assentos, cujo interior ganhou um novo e moderno visual.

Pedro Sebastião enalteceu, na ocasião, todos que de forma directa ou indirecta, se empenharam para que a capela da IEBA em M'banza-Kongo ganhasse um novo visual, para o orgulho dos seus fiéis e dos citadinos de uma forma geral.

O governante apelou no sentido de uma boa conservação destes e outros bens que o seu executivo, que não tem poupado esforços, tem colocado à disposição das comunidades locais.

Para além do templo, foi também inaugurado um outro edifício anexo à igreja contendo quatro gabinetes devidamente apetrechados e climatizados, passando doravante a funcionar como escritórios pastorais.

As obras de reabilitação destes imóveis estiveram a cargo de duas empresas de construção civil, nomeadamente, Artur Nzau, Construções e Eusébio Angola, tendo sido aplicados USD 444 mil.

O cemitério onde jazem os corpos dos primeiros missionários britânicos, localizado no mesmo perímetro do templo, também foi reabilitado.

Ao usar da palavra, o pastor da IEBA no Zaire reverendo, Álvaro Rodrigues, agradeceu o gesto do executivo local e do presidente, José
Eduardo dos Santos, que por sua orientação foi possível a concretização dos trabalhos de recuperação física deste templo, construído em 1899 por indicação dos primeiros missionários ingleses.

A cerimónia inaugural, que decorreu no interior da igreja, contou com centenas de fiéis desta denominação religiosa, membros do governo local, da administração de M'banza-Kongo, autoridades tradicionais, representantes de partidos políticos, de defesa e ordem pública, entre outros.

Vários grupos corais afectos a IEBA animaram esta cerimónia, que foi antecedida por uma invocação e oração de intersecção orientada pelo reverendo Álvaro Rodrigues.

Fonte: Portalangop.co.ao




.

Nenhum comentário: