domingo, junho 21, 2009

A busca da Igreja perfeita para congregar

.

Quadro de T. Kinkade

João Cruzué

Venho observando há algum tempo um processo de busca pela Igreja ideal. Sei também da existência de pessoas, que ao longo da vida, têm visitado Igrejas após Igrejas, procurando por aquela que lhes produza uma emoção mais forte na alma. E quanto mais buscam, e quanto mais visitam, mais se frustram por que em lugar algum encontraram Deus.

Para ter um encontro com Deus é preciso buscar a Deus.

Assim falou o apóstolo Paulo diante dos filósofos no Aerópago de Atenas: "O Deus que que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens"...e Deus fez toda a geração dos homens para habitar a terra. Para que buscassem ao Senhor, ainda que tateando, o puessem achar, por que não está longe de cada um de nós.

Deus está mais próximo de nós do que uma Igreja.

Para encontrar a Igreja perfeita você precisa primeiro ser encontrado por Deus. Deus é Espírito. Onipresente. Onisciente. Onipotente. Se houver um interesse, uma sede, um desejo intenso de sua parte para se encontrar com Ele, não vai ficar frustrado ou frustrada. A partir do momento que você decidir encontrá-lo, e mais que isso: decide servi-lo de verdade, o próprio Deus estará atento para ouvir o que você tem a dizer.

Por que é tão simples assim? Não se esqueça de que Deus é o Criador.E que seu filho, Jesus Cristo, veio a esta terra, para ser o caminho para chegar até a presença de Deus. Fora de Cristo não há nenhum outro Deus intermediário. Até Maria, a mãe de Cristo, a mulher mais bem-aventurada em todos os tempos na terra, disse: Fazei tudo o que Ele [Cristo] vos disser.

Não existe uma fórmula mágica nem um lugar especial para conversar com Deus. O lugar quem decide é você. Basta que seja tranquilo, onde você possa conversar com Deus, sem interrupções. É como um namoro: um lugar onde os dois possam estar a sós. No quarto, na sala, na cozinha, em rua sossegada. Fale com Deus como se Ele estivesse assentado ao lado de sua cama. Ou no sofá de sua sala; na cadeira da cozinha; caminhando ao seu lado na rua. Abra o seu coração e fale com ele. Deus já sabe o que vai no seu coração, mas tem interesse em ouvi-lo, para que você aprenda a dialogar com ele.

Se você fizer isto com sinceridade, pergunte para Ele onde você deve congregar. Peça ajuda para encontrar a Igreja onde você vai congregar. A Igreja que Ele sabe que você vai ser bem instruído, edificado. A Igreja onde você vai servir, trabalhar em vez de ser servido.

É por isso que há milhares de pessoas que já passaram por tantas Igrejas, e nunca encontraram a Deus. Uma pessoa com desejo sincero de ter um encontro com Deus, com certeza vai ver seu desejo realizado. Quem visita igrejas apenas por curiosidade, sem um interesse verdadeiro, sem ter nehuma sede de Deus, vai procurar a vida toda. Pior, pode se achar congregando na Igreja errada.

Também tenho uma palavra para quem já é cristão há muito tempo, e anda insatisfeito, ou deixou de congregar, permancendo em casa. É um lindo sermão de Martinh Luther King, que traduzi e sua mensagem fala muito comigo: Redescobrindo os Valores Perdidos. É lindo e esclarecedor.

Assim está escrito no Livro do Profeta Jeremias: Assim falou o Senhor Deus: "Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."

A Igreja perfeita é o coração de um crente onde a presença de Deus habita. E isto depende primeiro de um concerto, de um compromisso pessoal, um comprometimento de se involver com algo que agrade ao Senhor. Se isto não for feito, você nunca vai encontrar a igreja perfeita, porque você é parte dela.


Deus lhe abençoe.

...

Se quiser ler mais: Primeiros Ensinos

.




9 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro irmão João Cruzue,
A Paz do Senhor!

Pertinente e necessário esse artigo que o amado publicou.

Muitos, por não conseguirem encontrar a igrej perfeta estão se afastando do caminho do Senhor!

Parabéns pela abordagem e atualidade do tema.

Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

Anônimo disse...

Concodo com o Nobre blogueiro sobre a igreja perfeita ser o cristao ! mas venhamos e conhenhamos que algumas denominaçoes estao muito lonje do modelo cristao primitivo! algumas sao mais zelosas pelas sagradas letras e cultivam melhor os valores cristaos!

Felipe Huvos Ribas disse...

Aeee João, estou conseguindo comentar sem ter uma conta no Blogger (heheh). Legal o texto João, o Valmir do blog "E agora como viveremos?" também postou um texto sobre pessoas que deixaram de frequentar igreja também, se não me engano.
Eu estou indo em uma igreja com a minha mãe no domingo a noite e indo em uma assembléia de Deus no domingo de manhã (a do ministério belém - lapa). Estou frequentando a escola dominical. Pra falar a verdade, eu quero virar membro da assembléia, espero que em breve dê certo. Conheci umas pessoas muito bacanas e amorosas lá.
Até mais João, fica na paz do Senhor Jesus Cristo.

Irmão João Cruzué disse...

.

Ao anônimo do "Venhamos e Convenhamos"

Sabedor de sua sábia ponderação, deixei claro no texto que: quando você tem um encontro de verdade com Deus, é muito provável que não vai congregar em uma igreja errada.

O que muitos erram é ficar buscando uma Igreja segundo os próprios interesses, achando que Deus é o secundário.

O carro na frente dos bois.

Obrigado pelo comentário

nobre "anônimo"


.

Irmão João Cruzué disse...

.

Irmão Carlos Roberto, e irmã Virgínia.

Vocês sempre foram meus incentivadores.Conselheiros. São almas muito generosas.

A paz do Senhor Jesus.

Lainizinha disse...

O problema das pessoas é que elas querem que a Igreja se molde ao estilo de vidas delas, qdo somos nós que devemos nos moldar a Palavra de Deus e ter um estilo de vida que traga honra a Deus!

Fiquem na Paz!
;**

André disse...

Este foi um texto realmente feliz e direcionado pelo Espírito Santo. Fiquei muito feliz em ler este artigo.
Recentemente escrevi um post falando exatamente a cerca deste assunto, que também vale apena ler. Pois o que escrevi complementa, respalda acrescenta o conhecimento para a busca de uma igreja.
link: http://www.osabetudo.com/como-posso-saber-qual-e-a-melhor-igreja-para-congregar/

Anônimo disse...

PAZ DO SENHOR

No meu modo de ver a igreja somos nós, porém se não congregarmos estamos deixando de nos alimentar e prestar um culto a Deus, porém nos dias de hoje ando observando que a maioria das igrejas infelizmente viraram um grande comércio, tudo é em torno do maldito dinheiro.

AS VEZES ME PERGUNTO A IGREJA DOS DIAS ATUAIS VERDADEIRA MENTE ESTÃO ADORANDO A DEUS OU A MAMON?

Mateus 6:24
Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou será leal a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mâmon. Descanso na providência divina

Não é à toa que está escrito: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10). Isso significa que é ruim ter dinheiro? Claro que não. As riquezas e a prosperidade vêm de Deus, o problema não está no dinheiro, mas em como lidamos com o dinheiro.

Certa vez Jesus estava ensinando através de parábolas e o tema era justamente o dinheiro e Jesus disse uma palavra que pareceu bem dura aos fariseus, conhecidos comerciantes e avarentos por natureza e por vício de ofício.

O que Jesus disse de tão ofensivo? Nada de mais, eles é que vestiram a carapuça, como sempre. O Mestre advertia sobre as riquezas acumuladas de forma injusta e dizia que quem é fiel no pouco, também é fiel no muito e quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito.

A IGREJA EM NOSSOS DIAS ANDA MUITO PREOCUPADA COM DIZÍMOS E OFERTAS, MAS NÃO ESTÁ PREOCUPADA COM ORFÃOS, VIÚVAS E ETC...

Tiago 1:27
A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como sincera e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e, especialmente, não se deixar corromper pelas filosofias mundanas. Capítulo 2 Não fazer acepção de pessoas.

Existe uma preocupação com a estrutura da igreja, sonorização, telão, cadeiras e não existe aquela preocupação tão grande em manutenção de almas.

lembrando que toda regra tem exceção (não generalizando)!

Joao Cruzue disse...

Resposta ao perfil: Semeando a Semente

Razão para não aceitar seu comentário: Por favor não coloque número de what zap no texto. Pode ser que você seja uma pessoa bem intencionada e a Igreja que cuida muito boa. Contudo, os tempos são maus e não gostaria de divulgar endereços de contatos quer não posso conferir. Mmnha interpretação é a de que está tentando usar o meu blog para fazer publicidade gratuita para você. Isso é não é ético para mim, e desse jeito eu não publico.

Sinto muito.

Irmão João.