domingo, junho 21, 2009

As Assembleias de Deus do México

.HOMENAGEM AOS IRMÃOS MEXICANOS
.

Tradução: João Cruzué

O Conselho Nacional das Assembleias de Deus [do México], associação religiosa, é uma igreja evangélica de raiz protestante, que surgiu a partir do movimento pentecostal iniciado no final do século XIX.

As Assembleias de Deus tem presença em todo México. Atualmente conta com cerca de 6.000 congregações onde se ministram a aproximadamente um milhão de fiéis. Esta tarefa é levada a cabo por 7.000 ministros reconhecidos pela Igreja e devidamente acreditados diante das autoridades em matéria de culto público.

A estrutura eclesiástica nacional é presidido por uma Diretoria Geral, composta da seguinte maneira: Superintendente Geral, Secretário Geral, Tesoureiro Geral, três superintendentes adjuntos para cada uma das Regiões: Norte, Centro e Sul e quadro de governos denominados Presbitérios Executivo e Geral, que representam os 23 distritos (Estados) onde a Igreja nacional está estruturada.

A nível distrital (estadual) a organização é dirigida por uma Diretoria de Distrito (Superintendente, Secretário e Tesoureiro) e um corpo de governo chamado Presbitério de Distrito. Ademais, administrativamente estão presentes os Presidentes de Seção, que fazem parte dedicam conselho e cuidado em sua respectiva Seção.

As Igrejas locais são pastoreadas por um ministro das Assembleias de Deus e sua forma de governo é eminentemente congregacional e representativa.

Com registro na Secretaria de Governo [nacional] sob o nº SGAR/164/93, as Assembléias de Deus [do México] respeita as leis do país e se esforça para abençoar o México através da pregação do Evangelho.

As Assembleias de Deus são uma Igreja nacional, ainda que possua filiação na Fraternidade Mundial das Igrejas Assembleias de Deus, organismo colegiado de presidência rotativa, por eleição, que aglutina cerca de 66 milhões de membros em 210 países.

As Igrejas com esta denominação evangélica efetuam obras de assistência social mediante hospitais, caravanas de saúde, orfanatos, albergues, centros de reabilitação, refeitórios públicos, e dirigem escolas de educação pré-primária, secundária e preparatória. Além de 48 seminários utilizados para a formação teológica de seus ministros.

As Assembleias de Deus são firme elemento contribuinte para a consolidação de uma verdadeira identidade nacional, plural e inclusora, ao inculcar a seus membros não apenas o respeito pelos símbolos nacionais, mas também fomentando a prática vivencial dos ideais mais sublimes de igualdade, liberdade, justiça, solidariedade e democracia.

A superação de vícios e condutas patológicas de seus fiéis, aquisição e desenvolvimento de uma consciência de responsabilidade espiritual, individual, familiar, civil e social, fazem dos pentecostais uma espécie de cultura dentro do contexto geral.

A mensagem das Assembleias de Deus é um instrumento de reconciliação que construa relações fraternais frutíferas e positivas, encaminhadas até a consecução da paz eterna.

Desta forma, satisfazer as profundas necessidades espirituais do homem é seu propósito enfático, mas de nenhuma forma desestima a busca do bem estar físico e material do ser humano. Pelo contrário, isto igualmente toma parte, por direito próprio, bíblico se diria, da estrutural eclesial evangélica.



cruzue@gmail.com



.


Um comentário:

itamar dias de oliveira disse...

sou prof. da escola dominical do distrito 16 safira congregação jardim protasio alves , em porto alegre capital do rio grande do sul , brasil e gostaria de trocar experiencia de ministerio com outro professor pois acredito que nossas experiencias poderam enriquecer a obra de deus por sinal estamos estudanto atualmente a 2 carta aos corintios e gostaria de conhecer a experiencia de vocês em escola dominical. meu nome é itamar dias de oliveira meu i-mail é saojeron@hotmail.com