sexta-feira, maio 22, 2009

Como a visão pode mudar o futuro


João e Mané

Autor: ainda não conhecido

João era um importante empresário. Morava na zona nobre da cidade. Naquele dia, deu um beijo em sua esposa, fez em silêncio a sua oração matinal, agradeceu a Deus por sua vida, trabalho e realizações. Após tomar café da manhã com a família, levou as crianças ao colégio e se dirigiu para uma de suas empresas.

Chegou e cumprimentou com sorriso os funcionários, inclusive Dona Teresa, a faxineira. Tinha inúmeros contratos para assinar, decisões para tomar, reuniões, contatos com fornecedores e clientes, mas a primeira coisa que disse para sua secretária foi: "Calma, faça uma coisa de cada vez, sem stress".

À hora do almoço foi para casa. Curtir a família. À tarde soube que o faturamento do mês superou os objetivos. Mandou anunciar aos funcionários que teriam gratificações salariais no mês seguinte. Apesar da sua calma, ou por causa dela, conseguiu resolver toda a agenda daquele dia. Como já era sexta-feira, foi ao supermercado. Voltou para casa. Levou a família para jantar e depois foi dar uma palestra para estudantes sobre motivação para vencer na vida.

Enquanto isso, num bairro pobre de outra capital, vive Manoel, ou Mané, como era mais conhecido. Como em todas as sextas-feiras, foi para o bar jogar sinuca e beber com amigos. Já chegou nervoso, pois estava desempregado. Um amigo tinha lhe oferecido uma vaga em sua oficina. Auxiliar de mecânico. Ele recusou. Não gostava daqule tipo de trabalho. Não tinha filhos nem companheira. Sua terceira mulher partiu dias antes, dizendo que estava cansada de ser espancada. E, de viver com um inútil.

Estava morando de favor, num quarto imundo no porão de uma casa. Naquele dia, jogou e bebeu mais algumas, até o dono do bar pedir para ele ir embora. Pediu para pendurar a sua conta, mas seu crédito havia acabado, então armou uma tremenda confusão e o dono do bar ocolocou-o porta afora.

Sentado na calçada, Mané chorava pensando no que havia se tornado sua vida, quando seu único amigo, o mecânico, apareceu. Levou-o para casa, e perguntou a Mané: Diga-me, o que fez com que você chegasse até o fundo do poço desta maneira? Mané então desabafou.

--Foi minha família. Meu pai foi um péssimo exemplo. Bebia. Batia em minha mãe. Não parava em emprego. Tínhamos uma vida miserável. Quando minha mãe morreu doente por falta de condições, eu saí de casa. Revoltado com a vida e com o mundo. Tive um irmão gêmeo, que também foi embora no mesmo dia. Foi para um rumo diferente e nunca mais o vi. Deve viver desta mesma forma".

Enquanto isso, João terminava sua palestra para estudantes na outra capital. Já estava se despedindo, quando um aluno ergueu o braço e lhe fez a seguinte pergunta: "Diga-me por favor, o que fez para que chegasse até onde está hoje, um grande empresário e um grande ser humano? João, emocionado, respondeu:

-
-Foi minha família. Meu pai foi um péssimo exemplo. Ele bebia. Batia em minha mãe. Não parava em emprego. Tínhamos uma vida miserável. Quando minha mãe morreu, por falta de condições, eu saí de casa. Decidi que aquela vida não serviria para mim nem para minha futura família. Tinha um irmão gêmeo, que também saiu de casa no mesmo dia. Foi para um rumo diferente e nunca mais o vi. Deve viver desta mesma forma.

Moral da história: o que aconteceu com você até agora, não vai definir seu futuro, e sim a maneira como você vai reagir diante de tudo que aconteceu. Não se lamente pelo passado. Sua vida pode ser diferente. Construa você mesmo o seu futuro, mas sempre segurando na mão de DEUS. Encare tudo como uma lição de vida. Aprenda com seus erros e até mesmo com o erro dos outros. O que aconteceu é o menos importante. O que realmente importa é o que você vai fazer diante do que acontecer.

Colaboração: Irmã Dra. Ismênia Ferreira S. Silva


.

Nenhum comentário: