terça-feira, março 24, 2009

A Importância dos blogs na Igreja Evangélica

João Cruzué
Os blogs ainda continuam desconhecidos e pouco usados pela maioria das lideranças evangélicas. Afinal o que é um BLOG e para que serve do ponto de vista prático, para o uso da Igreja? Depois de cinco anos lidando com eles, posso considerar-me capacitado para responder essas perguntas.

Os blogs funcionam como endereços digitais para publicação da palavra escrita. Seu alcance é mundial. Qualquer pessoa que saiba ler o português pode acessar este texto que estou escrevendo em qualquer lugar do mundo. Sabe aquele folheto de evangelização que você já viu alguém entregar, ou você mesmo entregou? Um blog pode ser acessado por qualquer computador seja em prédio, em mansões, em escolas em lanhouses em qualquer lugar do mundo. Tempos atrás eu postei o Evangelho de João em vietnamês e ele foi lido por uma adolescente em um cibercafé lá em Hanoi no Vietnam. Sermões e mensagens na língua inglesa atingem um universo de usuários incomensurável.

Eles servem para publicar um sermão, um folheto, uma mensagem, uma reportagem, uma foto, uma biografia. Blogs servem para publicar notícias do campo missionário, ensino para novos convertidos, aulas de Escola Dominical, reportagens de congressos de jovens, adolescentes, crianças... No Estados Unidos há mais de 10 anos os Blogs tem sido úteis nas campanhas presidenciais. Comparativamente, enquanto você precisa de uma fortuna para divulgar uma mensagem ou pregar um sermão pelo rádio ou pela TV, com um blog você trabalha gratuitamente. De qualquer Lanhouse você pode criar e publicá-los

Um detalhe muito importante deve ser dito: é preciso certo tempo de trabalho para que ele atinja o potencial esperado. Escrevendo regularmente no Blog Olhar Cristão estou me aproximando de uma média de 1.000 leitores diários ou 1.500 páginas acessadas por dia. Você não vai começar escrever hoje, e atingir um público desses na mesma semana. Você vai escrevendo, investindo, aprimorando, orando, e quando menos espera o tempo passou e você caminhou um longo percurso. Um percurso que para ser atingido por outros, vai levar tempo semelhante.

Por que é importante criar e escrever em um blog? Porque Deus sempre honrou a palavra escrita. A Bíblia é um exemplo vivo de escritos que foram feitos há cerca de 4.000 anos. O que se falou naquele tempo o vento levou, mas o que se escreveu chegou até a nós. Da mesma forma, todo texto inspirado por Deus não volta vazio. Ele vai e prospera naquele propósito que está na vontade de Deus. Só isto basta para responder por que um blog merece nossa atenção.

Para terminar quero comentar que tenho visto garotos de 13 anos blogando com a experiência de gente adulta. Para escrever em um blog não precisa conhecer programação. Com 10 minutos se cria um blog e com meia hora é possível escrever e publicar um texto que fala do amor de Deus. A simplicidade com que se pode fazer isto é surpreendente. Se você prega, publique seu sermão; se você ora, publique sua oração; se você ensina, publique seus ensinos; se você é poeta, publique suas poesias; se é jornalista, publique suas reportagens; se gosta de fotos, publique seus flashes; se você ama missões, escreva sobre missões; se você lidera, publique sobre liderança; se Deus fez grandes coisas em sua vida, escreva seus testemunhos em blogs porque é possível lê-los de qualquer lugar do mundo. Alguém está precisando ouvir a voz de Deus, ela pode estar em seus textos.

Quer um exemplo? Veja você mesmo estas fotos dos crentes chineses que eu editei de um documentário francês: Fotos da Igreja da China 5. Estas fotos têm falado ao coração de muita gente. Quer ver mais sobre o poder de fogo de um blog? Veja esses ensinos cristãos que publiquei: Primeiros Ensinos Cristãos. Quer ver biografias? que tal estas: Biografias Cristãs e por fim, veja esse blog de mensagens: Mensagens de João Cruzué. Seu eu consigo, você também vai conseguir.

A Internet, esta grande rede mundial de computadores, está disponível para uso tanto para o mal quanto para o bem. O mal nunca dorme, todo dia há milhões de páginas de coisas ruins sendo publicadas na Internet. Eu e muitos irmãos fizemos um propósito com Deus: escrever e publicar coisas bíblicas e construtivas para a Glória de Deus.

Eu escrevo em blogs para a glória de Deus. Venha se juntar a nós para publicarmos juntos muitos textos inspirados e santos que podem livrar muito almas do inferno. Você escreve, ora, publica e o Espírito Santo vai cuidar para seu texto chegue até os olhos de quem precisa.

cruzue@gmail.com

.

3 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro irmão João Cruzue,
A Paz do Senhor!

Obrigado pelo incentivo registrado aos novatos e iniciantes na blogosfera.
O Senhor é contigo, avance nesse ministério virtual.
Publicarei o link deste post no Point Rhema.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

Matias Borba disse...

Prezado irmãos João Cruzué,
Paz do Senhor!

Muitas vezes as pessoas acham que realmente não conseguem administrar um blog porque acham uma tarefa trabalhosa, eu por exemplo passei a aconpanhar alguns blogs no começo do ano passado e só em Novembro decidi criar e editar meu próprio blog.

Qualque trabalho feito para o Senhor sera difícil, pois pregar o Evangelho nunca foi algo fácil, mas se nós convencermos as pessoas de como é gratificante ter seu próprio blog para divulgar o Evangelho, o resultado disso será a gratidão que essas pessoas terão quando vierem os resultados.

Parabéns por seu trabalho, estou aprendendo a cada dia, e sua ajuda a mim no começa até agora tem sido uma coluna em meu blog.

Deus te abençoe!

Anônimo disse...

É verdade, concordo com o irmão Matias!