quarta-feira, fevereiro 04, 2009

UBE - União de Blogueiros Evangélicos


Photobucket
UBE - selo "2000 peixinhos"
João Cruzué


Em 2007 meu irmão blogueiro Eliseu Antonio Gomes enviou-me um email divulgando o endereço digital de uma associação de Blogs chamada União de Blogueiros Evangélicos. Blogando desde 2004 e conhecendo poucos blogueiros evangélicos, comecei a observar de longe o trabalhar da UBE.

O conceito de uma comunidade virtual agregadora de blogs era uma novidade para mim na época. Se já existia antes aqui no Brasil, eu só tomei conhecimento por alto com o trabalho da irmã Poliana Latta da Blogosfera Cristã. A concepção da UBE veio pelos irmãos Valmir Milomem, Altair Germano e Esdras Bentho, mas coube ao irmão Eliseu Gomes através de um incansável trabalho de divulgação tornar a UBE conhecida entre os blogueiros, a mim inclusive.

A princípio não me uni por ainda não conhecer o propósito de seus fundadores. Continuei a observar a evolução da comunidade. Em determinada ocasião, aconteceu um fato que marcou do início de minha empatia pela UBE, pois compreendi que se tratava de um projeto sério. Foi no momento que o Irmão Valmir mediou um conflito de comentários nascidos de picuinhas ministeriais. Hoje sou muito grato a Deus pela atitude do administrador, pois daquele dia em diante, a comunidade foi moldando uma cultura de equilibrio e tolerância indispensável para receber blogueiros de outras denominações evangélicas. Entre os afiliados que congregam na UBE estão: assembleianos, batistas, presbiterianos, metodistas, adventistas, anglicanos; irmãos da Deus é Amor, Universal, Cristã no Brasil, Igreja da Graça, e outras mais. E essa convivência tem sido pacífica e respeitosa. Um exercício de tolerância que esperamos seja duradouro.

Em nosso entendimento, a UBE está no caminho certo, pois 2009 pode ser o ano da popularização dos Blogs, principalmente no meio evangélico. Os blogs são uma ferramenta com grande potencial de divulgação. Eles são mais dinâmicos para publicar que qualquer site, principalmente porque não há necessidade de conhecer uma linguagem de programação. Até uma criança poderia editar um. Os blogs aceitam texto, fotos e textos+fotos. Um blog pode se tornar um site se criar vários outros blogs e encadeá-los no blog principal. A rapidez de publicação é surpreendente. Escreveu, corrigiu, ilustrou, publicou!

O crescimento da UBE tem sido surpreendente. A partir do momento que focou, como seu objetivo primário, a publicação de conteúdo cristão na grande Rede mundial que interliga centenas de milhões de computadores pelo protocolo "http", a UBE não para de crescer. Foram mais de 400 pedidos de filiação, somente no mês de janeiro. Cerca de 95% dos pedidos vêm de lideranças evangélicas que já criaram seus blogs, e estão publicando textos do Evangelho, cultura evangélica e artigos em defesa da fé.

Com tanto conteúdo secular e adulto espalhado na WEB a presença dos blogueiros cristãos ali é indispensável, para levar "ar" fresco, luz, esperança, salvação, reconciliação, restauração, oração e tudo o mais que tenha o bom cheiro de Cristo. A era digital chegou e a UBE está consciente de que Deus também opera salvação através da palavra digital inspirada. O que Deus dita, não volta vazio.

Segundo os blogueiros que administram a UBE existe uma perspectiva de agregar 4.000 blogueiros até o final de 2009. Um número bem pequeno se considerarmos que existem mais de 25 milhões de evangélicos no Brasil. Acreditamos que haja um espaço muito grande a ser explorado por blogueiros evangélicos. Se considerarmos uma relação de um blogueiro para cada mil evangélicos, seriam 25.000 blogueiros. Se apenas 1% desta população evangélica criasse um blog, teríamos 250.000 blogueiros. Por quanto tempo as plataformas manterão os blogs gratuitos não sabemos, todavia como elas vendem espaços publicitários, e esses anúncios aparecem em algum momento na leitura de um blog, isto continuaria sendo lucrativo para elas, principalmente para o Google.

Falando sobre o futuro, o próximo passo da UBE será investir na América Latina. Em termos de Evangelho, evidentemente, é muito interessante congregar blogueiros de língua espanhola na comunidade. A língua (para leitura) não gera empecilho; além do que, existe uma grande possibilidade de melhoria tanto em comunciação como em informações . Não se conhece quase nada sobre o que ocorre nos países latino-americanos em termos de evangelho e cultura evangélica. Não há fontes de informações oficiais, é tudo muito obscuro. Quando a UBE facilita uma aproximação entres blogueiros nativos dos países latino americanos, também pode resolver o problema da falta de notícias. Resumindo: podemos partir e compartilhar o pão juntos.

Depois da língua espanhola, o maior desafio da UBE é agregar blogueiros de todo o mundo usando a língua inglesa como meio de comunicação. O grego do começo da era cristã foi substituído pelo inglês de hoje. Enquanto aquele era a língua da cultura; o inglês é a língua dos negócios e das missões cristãs mundiais. A cada nova geração que surge são mais e mais pessoas que se comunicam em inglês. Sem nenhum receio de erro escatológico, o idioma inglês, a tecnologia de comunicação digital, e a Rede mundial de computadores são a maior oportunidade jamais disponível em outras eras à divulgação do Evangelho.

A União de Blogueiros Evangélicos já está consciente disso.



4 comentários:

Anônimo disse...

Irmão João,é mesmo um grande prazer fazer parte de um trabalho tão abençoado quanto a UBE!
Quando comecei meu blog, por não ter nenhuma experiência nisso, foi um pouco difícil, mas fazer parte da UBE fez a diferença!
Sem contar a rede social,outra bênção de Deus para nós!

Que Deus possa continuar guiando e multiplicando esse trabalho!

Parabéns pela dedicação de vocês!

Obs: Já havia escrito uma postagem sobre a UBE em meu blog, mas ainda não havia tido a honra de ler esse seu texto.Tomei a liberdade de colocar um link para sua postagem em meu texto.

Que Deus continue lhe usando sempre...
A Paz...

Eliseu Antonio Gomes disse...

João

Eu me lembro que a grande preocupação na época em que o UBE foi criado era criar um lastro de navegação virtual, onde o internauta pudesse navegar de site em site sem sair de conteúdo cristão evangélico.

Com alegria, digo que isso já é possível.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes
http://belverede.blogspot.com/

INTERATIVIDADE CRISTÃ disse...

Gostari de saber como participar pois tenho um blog cristão!!!! deixei um recado na UBE mas ate omomento não obtive resposta!! um abraço e parabêns pelo blog

Anônimo disse...

.

Agradecendo e retornando.

1 - Meire: muito obrigado pelos cumprimentos, agradeço seu incentivo em nome dos irmãos que vêm cuidando da UBE. Peço suas orações

2 - Irmão Eliseu, é verdade. Hoje as páginas de busca do Google estão cheias da presença dos blogs - principalmente, evangélicos. No começo eu fiquei um pouco longe, mas hoje tenho as mãos na massa.

Precisamos trabalhar, mas como disse Einstein, a imaginação é maior que a ciência.Sonhar é imprescindível. E hoje o sonho da UBE já está fora do Brasil, não porque deseja ser grande, mas porque pode servir mais longe.


3- Interatividade Cristã: já responde uma primeria vez ao seu pedido de inscrição à UBE. Como seu blog vem da área de MP3, gostaria de conversarmos por email para ouvir um compromisso de sua parte sobre os objetivos de seu Blog. Não vejo a hora que esteja confraternizando conosco, por isso aguardo seu contato, em seu nome pessoal.


Irmão João Cruzué


.