sábado, fevereiro 14, 2009

Novas regras ortográficas da língua portuguesa

.

João Cruzué

1 - O alfabeto terá 26 letras, pelo acréscimo de: k, w e y.

2 - O trema foi definitivamente eliminado das palavras da língua portuguesa.

3 - Não se acentuam mais os ditongos abertos "oi" e "ei" das palavras paróxitononas. Assim não mais serão acentuadas palavras como "as-sem-blei-a", "ji-boi-a", etc.
Obs: A acentuação das oxítonas "ei", "oi" "eu" continuam: cha-péu, fi-éis, cons-trói, etc.

4 - Não haverá mais acento diferencial. Como em "para", "pelo", etc.
Obs.: O acento continua no verbo "pôr" e na flexão "pôde" (passado)

5 - Não mais se acentuam palavras em hiatos terminadas em "oo" e "ee". Agora se escreve assim: creem, voo, leem, etc.

6 - Não se acentuam mais os "i" e "u" tônicos em hiatos depois de ditongos. Como em baiuca, feiura, bocaiuva, etc.

7 - Sobre o uso do hífen: há tantas exceções e particularidades adicionadas às regras que à medida que fui anotando, mais confuso ficava. Minha impressão de usuário: a língua portuguesa ficou sem a mínima racionalidade quanto ao uso deste sinal gráfico. Irritante.

Veja aqui o: uso do hífen - novas regras


.

3 comentários:

Anônimo disse...

Como permitir que um Joãozinho Cruzué (só se for)tente explicar o que ele próprio não sabe? separando em sílabas palavras como "as-sem-ble-ia", "ji-bo-ia", etc,tão simples, com os hiatos errados precisa mesmo é ESTUDAR e muiiiiiiiiiitoooooooo! Vamos lá João, come os livros, bebe os livros, namora os livros, dorme com os livros, toma banho com os livros, enfim, faz tudo com os livros, tá???!!!!!

NOVOS EXPEDIENTES GRAMATICAIS disse...

OH SEU ESTÚPIDO, ESTÁ CERTA A FORMA COMO O RAPAZ SEPAROU AS SÍLABAS DAS PALAVRAS "ASSEMBLEIA" E "JIBOIA". VOCÊ É QUE TEM QUE ESTUDAR, SEU IDIOTA.
SIMPLES: AS-SEM-BLEI-A e JI-BOI-A. NÃO HÁ, NESSAS PALAVRAS, SEU BURRO, HIATOS, E SIM DITONGOS. LEMBRE-SE, SEU JUMENTO, QUE, ANTES, A REGRA DE ACENTUAÇÃO ERA APLICADA AOS DITONGOS ABERTOS, DITONGOS ABERTOS, DITONGOS ABERTOS, ENTENDEU?! E QUAIS SERIAM ESSES DITONGOS ABERTOS, ORA, MEU CARO ESTÚPIDO, O EI e o OI. DEIXA DE SER METIDO A SABICHÃO E SÊ (NO BOM PORTUGUÊS LUSITANO) MAIS COMPREENSIVO.
AGORA, SE VOCÊ FIZER UMA ANÁLISE FONÊMICA, TER-SE-Á A-SÊ-BLEY-YA e JI-BOY-YA, ASSIM COMO EM PIAUÍ, PI-AW-WÍ. O Y e o W SÃO SEMIVOGAIS QUE SURGEM NA PRONÚNCIA, COMO SE ESSAS PALAVRAS TIVESSEM DOIS DITONGOS. NO ENTANTO, QUANTO À SEPARAÇÃO SILÁBICA, ESTÃO CORRETAS AS FORMAS AQUI APRESENTADAS. PORTANTO, FICA NA TUA, SEU OBTUSO.

transobjetivo@hotmail.com

meu email, caso você queira aprender mais gramática, literatura e redação.

Anônimo disse...

NADA COMO PESSOAS CULTAS,CONVERSANDO..............