quarta-feira, janeiro 14, 2009

O sonho da liberdade se cumpriu

15 de janeiro 2009
Data comemorativa do nascimento do Pastor Martin Luther King, Jr.
Prêmio Nobel da Paz de 1964

Pastor Martin Luther King, Jr.
(15.01.1929 - 04.04-1968)


Levaram 40 anos, mas as palavras do Pastor Martin Luther King não ficaram no vazio. Dentro das veias do 44º presidente dos Estados Unidos da América corre um sangue 50% negro e 50% branco, fruto de um amor interracial de um universitário queniano e uma jovem americana. O Pastor King disse certa vez que tinha um sonho, onde uma criança branca caminharia de mãos dadas com uma criança negra. Que no futuro (hoje o presente) seus filhos não seriam julgados pela cor de suas peles, mas pelo conteúdo de seus carácteres. Barack Obama está aí para mostar que Deus ainda cumpre os sonhos de quem sonha mas não fica de braços cruzados nem de joelhos lisos. João Cruzué

"I Have a Dream"
King Center

Tradução de João Cruzué

"Eu lhes digo hoje, meus amigos, apesar das dificuldades que enfrentamos hoje e amanhã, eu ainda tenho um sonho. É um sonho enraizado no Sonho Americano. Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e dará testemunho do verdadeiro significado do seu credo; nós conservamos estas verdades para que fique auto-evidente: que todos os homens foram criados iguais. Eu tenho um sonho, que um dia sobre as colinas vermelhas da Geórgia os antigos donos de escravos serão capazes de assentarem-se juntos à mesa da irmandade. Eu tenho um sonho que um dia, mesmo o estado do Mississipi, sufocado pelo calor da injustiça, sufocado com o calor da opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.

Eu tenho um sonho: Que um dia esta nação se porá de pé e viverá o verdadeiro significado de sua crença: Nós conservamos esta verdade para ser auto-declarada, que todos os homens foram criados iguais. Eu tenho um sonho, e nele, meus quatro filhos pequenos viverão em uma nação em que não serão julgados pela cor da sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter."


Eu tenho um sonho que meus quatro filhos um dia viverão em uma nação onde eles não serão julgados pela cor de suas peles mas pela conteúdo de seus caráteres. Eu tenho um sonho hoje. Eu tenho um sonho que um dia lá embaixo no Alabama com seus vícios racistas, com seu governador tendo em seus lábios palavras de interposição e nulificação, um dia bem ali no Alabama, os garotinhos negros e meninas negras serão capazes de andar de mãos dadas com os garotinhos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho este sonho hoje.


Esta esperança é nossa esperança. É com esta fé que eu me volto para o Sul. É com esta fé que nós seremos capazes de transformar a montanha do desespero em uma pedra de esperança. Com esta fé nós seremos capazes de trabalhar juntos, lutar juntos, para juntos ficarmos de pé pela liberdade, sabendo que um dia, nós seremos livres"

"Deixe a liberdade ressoar. Nos cumes das colinas prodigiosas do Novo Hampshire, deixe a liberdade repicar. Nas montanhas poderosas de Nova York, deixe a liberdade ressoar. Nas elevações dos Alleghenies da Pensilvânia, deixe a liberdade repicar. Mas não só isto; deixe a liberdader essoar no Monte Stone da Geórgia. Deixe a liberdade repicar em cada colina e até nos montículos de terra das toupeiras do Mississippi.

E quando isto acontecer, quando nós a deixarmos ressoar, vamos nos apressar para aquele dia quando nós, todos os filhos de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e pagãos, Protestantes e Católicos, seremos capazes de nos dar as mãos e cantar as palavras do velho Negro Espiritual:


------------------------------------------------------------
"Livre por fim, livre por fim /


Graças ao Poderoso Deus / Por fim eu estou livre."
------------------------------------------------------------


OPINIÕES E PENSAMENTOS DE M.L.K.
Time.com

Tradução: João Cruzué

SOBRE A PAZ
"Mais cedo ou mais tarde todos os povos do mundo terão de descobrir um modo de viver juntos em paz, e por meio disso transformar esta elegia cósmica inacabada em um salmo criativo de fraternidade. Eu recuso aceitar a visão de que a humanidade é tão tragicamente atada à uma meia-noite sem estrelas de racismo e de guerras que a aurora brilhante da paz e da fraternidade nunca possa tornar-se uma realidade. É por isso que o direito, temporariamente derrotado, é mais forte do que a maldade triunfante." (1964)

Photobucket

AS PALAVRAS DE M.L.K.
"As palavras de Martin Luther King têm notável poder e graça, quase 40 anos depois da sua morte em Memphis, no dia 4 de Abril de 1968. Em homenagem ao dia comemorativo do aniversário do Pr. King - 15 janeiro de 2008 - apresentamos uma galeria de fotografias do famoso defensor do movimento dos direitos civis, feitas pelo fotógrafo Flip Schulke da Time.com, acompanhadas pelo texto, traduzido por nós, das próprias palavras de King sobre: não-violência, raça, paz, movimento Black Power, sonhos, etc. Nosso propósito com a publicação é trazer à consciência de que as palavras devem ser cimentadas com atitudes. No início ninguém presta muita atenção, mas o tempo da realização vai chegar para quem persistir em pedir, bater e buscar. Venham conosco aprender do Pastor M.L.King". João Cruzué.

Photobucket

A ORAÇÃO DO PEREGRINO
Em 1957, aproximadamente 250 mil militantes ajuntaram-se no Memorial Lincoln de Washington D.C, por três horas de cânticos e discursos, exigindo do governo federal o cumprimento do Estatuto da Educação, contra a segregação racial nas escolas americanas, declarada inconstitucional pela Corte Federal. O último discurso do dia foi proferido por King.

Photobucket
Manifestação em Washington contra a segregação racial nas escolas

O SONHO DA LIBERDADE
"Então, mesmo que enfrentemos as dificuldades de hoje e de amanhã, ainda tenho um sonho. Tenho um sonho que um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado do seu credo... de que todos os homens são nascidos iguais. Eu Tenho um sonho, que um dia até o Estado do Mississippi, um estado que sofre com o calor, com o calor da opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça. Eu Tenho um sonho, que meus quatro filhos pequenos viverão um dia em uma nação onde eles não mais serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. E se a América está para ser uma grande nação, isto deve tornar-se verdadeiro(1963).

Photobucket

DETIDO
Em Três meses de greve, 156 manifestantes, inclusive King, foram detidos por violar uma lei de 1921 por " impedimento" de um ônibus. King foi condenado a pagar uma multa de 500 dólares ou passar 386 dias na cadeia. Ele passou duas semanas na prisão, e o movimento explodiu porque ele chamou a atenção nacional para seu protesto.

Depois da prisão de Rosa Parks, King e seus amigos: Ralph David Abernathy, Edgar Nixon e Bayarde Rustin, ajudaram a organizar protestos contra a segregação nos transportes coletivos. Foi decidido que os negros de Montgomery recusariam-se a andar de ônibus até que os passageiros fossem completamente integrados. King foi preso e sua casa sofreu um atentado à bomba. Outras pessoas envolvidas no boicote dos transportes coletivos de Montgomery também sofreram assédios e intimidação. Mas o protesto continuou.

Durante 13 meses, os 17 mil negros de Montgomery andaram a pé para trabalhar ou conseguiram carona em pequenos carros da própria comunidade negra da cidade. Conseqüentemente, com a perda de receita e a decisão da Suprema Corte, favorável a King, forçaram a Companhia de Transportes Coletivos de Montgomery a aceitar a integração. E assim, o boicote terminou em 20 de dezembro de 1956.


Photobucket
Ônibus "batendo lata" em Tallahassee

SIMPATIA PELA GREVE
Comunidades negras de outras cidades organizaram boicotes similhares.

Photobucket

Photobucket
negros e brancos assentados no mesmo ônibus

VITÓRIA!

Em Junho de 1956 a Corte do Distrito Federal determinou que a segregação racial em ônibus era inconstitucional. Depois de sobreviver a desafios até a Suprema Corte, a norma tornou-se regular; no dia 20 de Dezembro de 1956 King declarou o fim do boicote. No dia seguinte, os membros da comunidade negra, inclusive Rosa Parks, embarcaram nos ônibus pela primeira vez, em mais de um ano.

Photobucket
Na cadeia, com o filho

NÃO-VIOLÊNCIA
"Em seu comunicado,[falando ao jornalista] você afirmou que as nossas ações, apesar de pacíficas, devem ser condenadas porque elas precipitam a violência. Isto não seria como condenar Jesus porque a sua consciência de um único Deus e a devoção incessante à vontade de Deus precipitou o mau ato da Crucificação?"Cartas da prisão de Birmingham, 1963.

Photobucket

OS NEGROS NA AMÉRICA
"Antes que os peregrinos aportassem em Plymouth, estávamos aqui. Antes de que a caneta de Jefferson grafasse, com tinta indelével através das páginas da história, as palavras majestosas da Declaração da Independência, estávamos aqui. Se as crueldades inexprimíveis da escravidão não nos puderam parar, a oposição que agora enfrentamos seguramente falhará. Ganharemos nossa liberdade porque a herança sagrada da nossa nação e a vontade eterna de Deus é personificada nos ecos de nossas exigências."Cartas na prisão de Birmingham, 1963.

Photobucket

NÃO CONFORMISMO

"Nesta hora da história é preciso um círculo dedicado de nonconformistas transformados. As paixões perigosas de orgulho, ódio e egoísmo estão entronizadas em nossas vidas; a verdade está prostrada nas colinas ásperas de Calvários sem nome. A salvação do nosso mundo do juízo virá, não pelo complacente ajustamento da maioria de conformados, mas pelo desajuste criativo de uma minoria não conformada."(1963).

King viajava pelo país fazendo discursos e inspirando o povo a se envolver no movimento pelos direitos civis. Além de defensor da não violência no protestoestudantil, King também incitou boicotes econômicos similares ao que acontecera em Montgomery. Ele alegava que os afro-americanos eram 10% da população e tinham um poder econômico considerável. Através de compras seletivas eles poderiam premiar empresas que era simpáticas ao movimento dos direitos civis enquanto que ao mesmo tempo puniriam aquelas que ainda segregavam sua força de trabalho.

Photobucket

MOVIMENTO BLACK POWER
"O desespero de hoje é um pobre formão para fincar a justiça de amanhã. O movimento "Black Power" é uma crença implícita e muitas vezes explícita no separatismo dos negros. Todavia atrás da preocupação legítima e necessária do Black Power de uma unidade de grupo e identidade negra, jaz numa crença que pode ser para o negro uma estrada separada para o poder e realização. São idéias curtas e irreais. Não há nenhuma salvação para o Negro através do isolamento" (1967).

Photobucket

MARCHA PELOS DIREITOS CIVIS
"Como uma idéia cujo tempo chegou, nem mesmo a marcha de exércitos poderosos pode parar-nos. Estamos nos mudando para a terra da liberdade. Vamos marchar para a realização do Sonho Americano. Vamos marchar sobre o alojamento segregado. Vamos marchar sobre escolas segregadas. Vamos marchar sobre a pobreza. Vamos marchar sobre as urnas eleitorais, marchar sobre as urnas até que os molestadores de raças desaparecerem da arena política, até que os Wallaces da nossa nação estremeçam longe, em silêncio." (Selma a Montgomery, 1965).

Photobucket

LIBERDADE
"Deixe a liberdade raiar. Dos cumes das colinas prodigiosas do Novo Hampshire, deixe a liberdade raiar. Das montanhas poderosas de Nova York, deixe a liberdade raiar. Das Elevações dos Alleghenies da Pensilvânia, deixe a liberdade raiar. Mas não só isto; deixe a liberdade raiar no Monte Stone da Geórgia. Deixe a liberdade raiar em cada colina e até nos montículos de terra das toupeiras do Mississippi. E quando isto acontecer, quando nós a deixamos raiar, vamos nos apressar para aquele dia quando nós, todos os filhos de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e pagãos, Protestantes e Católicos, seremos capazes de nos dar as mãos e cantar as palavras do velho Negro Espiritual:

"Livres por fim, livres por fim,
Graças ao Poderoso Deus,
Por fim, nós estamos livres."

Photobucket

O ÚLTIMO SERMÃO
Dito na noite de 03 abril de 1968, anterior ao seu assassinato:

traduzido do vídeo abaixo

"Temos alguns dias difíceis pela frente. Mas isso realmente não importa para mim agora. Porque eu tenho estado no cume do monte. Não me importo. Como qualquer um, eu gostaria de viver uma vida longa. A longevidade tem seu lugar. Mas não estou preocupado com isto agora. Somente quero fazer a vontade de Deus. Ele permitiu que eu subisse até o cume do monte. Eu dei uma olhada, e vi a Terra Prometida. Posso não chegar lá com você, mas quero que, nesta noite, saiba que nós como pessoa alcançaremos a Terra Prometida. Portanto estou feliz nesta noite. Eu de nada tenho medo; não temo nenhum homem; os meus olhos já viram a glória da vinda do Senhor."




Fonte:http://www.time.com/time/photoessays/


cruzue@gmail.com


Um comentário:

Anônimo disse...

"Deus ainda cumpre os sonhos de quem sonha mas não fica de braços cruzados nem de joelhos lisos"
Que palavras abençodas, Irmão João Cruzué!!!
Como é bom nos lembrarmos dos filhos de Deus que fizeram a diferença e perceber que esse também é o nosso papel: FAZER A DIFERENÇA.
Parabéns pelo blog e por todo o trabalho que vem desempenhando na UBE!!!
Poder acompanhar o seu trabalho é um grande presente.
Que Deus possa usá-lo a cada dia mais!!
A Paz do Senhor...